13 de maio de 2016

Tag - Cálculos Literários



Ei, gente! Faz um tempo que deixei essa postagem em rascunho depois de ter visto alguns blogs respondendo a tag mas até que enfim, entre mortos e feridos, hoje saiu essa bendita!
A tag consiste em reunir conceitos matemáticos para relacioná-los com elementos literários, então bora acompanhar o que separei aqui pra mostrar.

1 - Adição: Um livro que você adicionaria fatos

Criei milhões de expectativas sobre esse livro já que quem escreveu foi a querida Colleen Hoover que me conquistou com Um Caso Perdido. A história de Nunca Jamais é envolvente e tudo mais, mas achei que faltaram mais fatos que tornassem a história mais sólida.
Confira a resenha: Nunca Jamais - Colleen Hoover e Tarryn Fisher

2 - Subtração: Um livro que você tiraria fatos

Marian Keys e seus famosos chick-lits sempre despertam as curiosidades das leitoras que adoram seus romances e embora seu último lançamento, A Mulher que Roubou a Minha Vida, seja muito bom, daria pra tirar vários acontecimentos que se repetiram de forma desnecessária ou que simplesmente não eram relevantes para a trama.
Confira a resenha: A mulher que roubou a minha vida - Marian Keyes

3 - Multiplicação: Um livro com personagens gêmeos

Ainda não entendo como diabos uma série tão boa quanto essa não seja tão popular. Grace e ConnorTormenta são os protagonistas da série Vampiratas. Tive a ideia de falar sobre eles por que, embora sejam gêmeos, eles fogem dos clichês que envolvem esse tipo de irmãos. Eles se separam após um naufrágio e começam a viver vidas diferentes das quais estavam acostumados. Os dois ainda têm uma frte ligação, mas são completamente diferentes um do outro no que diz respeito a personalidade, caráter e comportamento.
Confira a resenha: Demônios do Oceano - Justin Somper

4 - Divisão: Um livro com um personagem que tem a mente dividida/dúvidas ao fazer escolhas

Encruzilhada nos apresenta Addie, uma personagem que faz parte de um complexo onde todos os moradores possuem algum tipo de poder paranormal ou psíquico. O poder dela é o da "Invetisgação", ou seja, sempre que se vê diante de uma situação que envolve escolhas, ela pode "investigar" o futuro de acordo com a situação que ela poderia tomar, podendo, assim, escolher o melhor caminho a seguir sem se arriscar em algo que poderia não dar certo.
Só acho que, às vezes, eu queria ter esse poder viu...
Confira a resenha: Encruzilhada - Kasie West

5 - Raiz quadrada: Um livro com um personagem que quer ser mais do que realmente é

Eu adoro a série A Seleção, da querida Kiera Cass, mas no início fica bem evidente que America é uma pelinha que só pensa em si, buscando por algo que, até que se provasse o contrário, ela não era digna e nem merecia...
Confira a resenha: A Seleção - Kiera Cass

6 - Porcentagem: Um livro que tinha tudo para ser bom e não foi

Trocada é o primeiro volume da trilogia Trylle e traz uma fantasia cujo elemento sobrenatural são os trolls. Porém não se trata daquelas criaturas grotescas como as que aparecem em Harry Potter. Em Trocada os trolls são pessoas comuns que poderiam se passar por qualquer outra, mas que guardam segredos e abusam de práticas praticamente criminosas para atingir seus propósitos. Com a premissa pensei que a história fosse me surpreender, mas o desenvolvimento da história e até mesmo a construção dos personagens deixam e muito a desejar. Se a história tivesse ido pra outro caminho e os elementos fossem explorados de outra forma poderia ter sido muito melhor...
Confira a resenha: Trocada - Amanda Hocking

7 - Pi (3,14159...): Um livro que não teve um final concreto

Caixa de Pássaros foi o primeiro livro que li participando de um Clube do Livro. Ele gerou milhões de discussões por ter despertado todos os tipos de sensações durante a leitura e os acontecimentos misteriosos geraram várias teorias que até hoje estão sem respostas. O final não é concreto e é digno de uma continuação para maiores detalhes, mas isso não tira o brilho da trama e nem a empolgação que tive durante a leitura.
Confira a resenha: Caixa de Pássaros - Josh Malerman

8 - Diferente: Um livro com um final inesperado

Eu gostei muuito de Mentirosos e o final é, sim, inesperado, mesmo que com ressalvas. Confesso que é o tipo de livro que se a pessoa se atenta a todos os mínimos detalhes, vai captar que há algo além e pode não se surpreender tanto, mas ainda assim, a intenção da trama é caminhar para o inesperado então com certeza muitos irão se surpreender quando juntarem as peças.
Confira a resenha: Mentirosos - E. Lockhart

9 - Delta: Um livro com um triângulo amoroso

Eu o-d-e-i-o triângulos amorosos. Pra mim não é algo natural e nem compreensível. Em O Resgate do Tigre, isso começou de um jeito impossível pois é aquele tipo de livro que, independente das circunstâncias, o final é manjado e previsível e enfiar um triângulo amoroso no meio é só pra criar obstáculos, encher linguiça e causar um sentimento de frustração, no mínimo, desnecessário.
Confira a resenha: O Resgate do Tigre - Colleen Houck

10 - Igual: Dois livros parecidos

Na onda de que sexo vende, independente de como seja, uma avalanche de livros de teor erótico começaram a ser despejados nas livrarias causando alvoroço e deixando muitas leitoras extasiadas.
O problema maior não está na questão da história ser boa ou ruim, mas na questão de trazer romances com uma fórmula que segue os mesmos padrões, tanto de comportamento quanto de desenvolvimento. Colocar uma pitada de algo a mais com intenção de ter um diferencial não é suficiente pra tornar a história diferente. Romances eróticos cujo homem é podre de rico, lindo de doer e com tendência a ser dominador são fatores mais do que batidos, e se ainda nos deparamos com um contrato ridículo em meio ao tal "relacionamento" ditando o que a mocinha submissa deve ou não fazer, o que podemos esperar?
Confira a resenha: Obsessão - Maya Banks | Cinquenta Tons de Cinza - E.L. James


Um comentário

  1. Hey!
    Ouvi dizer que Nunca jamais é bem curtinho mesmo :/
    E abandonei os livros da Marian depois de (tentar) ler Melancia porque é muuuuuita enrolação!
    Amei Caixa de pássaros e até que aceitei o final, apesar de ter ficado curiosa haha

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir