O Desafio das Décadas foi originalmente criado por ZombieCleo, e consiste em passar pelas décadas de 1890 até 2010, criando uma linha do tempo histórica de acordo com eventos marcantes que aconteceram nos EUA e no mundo até a atualidade, respeitando costumes, tradições, culturas e limitações a medida que novas gerações vão nascendo, crescendo e envelhecendo, assim como a forma que foram evoluindo com o tempo.
Já fiz uma postagem anterior explicando porque comecei a fazer esse desafio, e falando também sobre algumas adaptações que fiz pra iniciar. Lá tem orientações sobre a forma de contar o tempo que fez mais sentido pra mim (que é o que vou adotar pra mim, mas sinta-se livre pra contar da forma que fizer mais sentido pra você), e indicações dos mods que serão úteis nessa jornada.
Ao final das décadas eu volto fazendo a retrospectiva do que aconteceu com a família pra registrar o progresso.
Então, vamo lá:
Começando o Desafio
- Crie um casal de Sims Jovens adultos, casados e da mesma etnia;
- Eles podem morar em qualquer mundo e deverão comprar um lote vazio onde a casa inicial será construída;
- O dinheiro inicial é $20.000;
- Uma década corresponde a um ciclo completo de 4 estações (ou 28 dias);
- O casal principal não pode se mudar da casa inicial, somente seus herdeiros à medida que forem se casando;
- Reformas na casa só podem ser feitas a cada início de década;
- Configure o calendário de eventos mantendo somente os feriados "Festival da Colheita" e "Festival de Inverno". Adicione o feriado "Espírito de Gratidão" em todos os Domingos para simular a missa e "Caçada aos Ovos" em qualquer dia da Primavera para simular a Páscoa. Decorações de feriado na casa não são permitidas. Com exceção de casamentos, qualquer outro festival ou evento não é permitido;
- Cheats ou mods de edições de dinheiro e personalidade só podem ser usados em situações específicas, e haverá a informação sobre isso na década indicada;
- Ao iniciar a década, não deixe de consultar as regras para não esquecer de cumprir o que se pede.
A casa inicial- A casa deve ter paredes e pisos feitos somente de madeira, sem papel de parede;- Móveis também devem ser de madeira (nada que seja de plástico é permitido);- Cozinha sem eletrodomésticos, somente fogão e geladeira dos mais simples e antigos;- A privada deve ser colocada do lado de fora da casa (construa uma "casinha");- Chuveiros são proibidos, é permitido somente uma banheira de madeira;- Sem eletricidade: Somente velas ou lampiões;- É permitido criar galinhas e vacas;- Traço do lote: Fora da rede;
Sobre as Guerras- Para simular as Guerras, você irá precisar da Planta-Vaca;- Como a primeira guerra só vai acontecer em 1910, temos até o início de 1900 para procurar a semente da planta no mundo e cultivá-la;- Quando a planta já estiver adulta e os Sims tiverem que ser mandados pra Guerra, a forma de fazer com que o Sim "lute" e sobreviva ou não de forma aleatória, é fazer com que ele pegue o bolo/isca na boca da planta. Se ele for comido, significa que ele morreu na Guerra, caso contrário, ele sobreviveu;- É preciso que o Sim tente pegar o bolo da boca da planta por pelo menos 2x, pois as chances do Sim ser engolido, de fato, e morrer só valem a partir da segunda tentativa. Na primeira vez ele sempre será cuspido então ele sempre vai sobreviver, o que iria estragar essa "simulação" de luta (caso prefira, escreva "vivo" e "morto" em dois pedacinhos de papel e sorteie, se ele sair vivo, ele sobreviveu, se sair morto, faça ele comer o bolo da planta até ser engolido);- Sobreviver à Guerra tem consequências, e alguns traços de personalidade (que serão indicados nas regras da década específica) devem ser editados a fim de simular o "trauma";- Caso não queira ter a Planta-vaca em casa, ela pode ser incluída num outro lote. Nesse caso, quando chegar a hora, basta reunir todos os Sims "convocados" e mudá-los pro lote onde a planta está e, assim, simular a luta.
♥ 1890 - A virada do séc. XIX
- Proibido arranjar emprego ou seguir alguma carreira. Para ganhar dinheiro e sustentar a família somente o homem pode trabalhar em casa através da jardinagem, carpintaria, pesca ou pintura;
- Com a falta de energia e encanamento, os Sims deverão pegar água num lago para abastecer a casa sempre que necessário;
- Casamentos só são permitidos entre Sims da mesma etnia e gênero oposto;
- O divórcio é proibido;
- Nas intimidades, os Sims devem sempre "Tentar ter um bebê". Oba-oba não é permitido;
- Todo bebê deve nascer em casa e deve ser alimentado exclusivamente pela amamentação;
- Proibido adotar crianças;
- As meninas que nascerem na família devem ter o traço de Criatividade;
- Somente as mulheres devem cuidar das crianças e ensiná-las;
- Mulheres devem fazer todas as tarefas domésticas e só é permitido lavar roupas na bacia (roupas lavadas devem ser penduradas no varal);
- Homens não podem cuidar nem ensinar nada aos filhos, e não realizam tarefas domésticas a não ser reparar itens quebrados;
- As filhas mulheres devem sair de casa com seus maridos ao se casarem, a partir da adolescência;
- Apenas herdeiros do sexo masculino podem ter herança, se não houver meninos, o marido da filha que se casou primeiro se torna herdeiro;
- Em caso de morte, é permitido que o viúvo se case novamente o mais rápido possível, mas a viúva só pode se casar novamente com um homem pobre e após um luto de 14 dias;
- Viúvas podem conseguir dinheiro através de jardinagem e pintura.
♥ 1900 - A Era Eduardiana
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
♥ 1910 - A Primeira Guerra Mundial
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
♥ 1920 - Os Direitos Femininos e a Lei Seca
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
♥ 1930 - A Grande Depressão
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
♥ 1940 - A Segunda Guerra Mundial
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
♥ 1950 - A Guerra Coreana e a Ameaça Vermelha
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
♥ 1960 - Direitos Civis, Movimento Paz & Amor e A Geração X
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
♥ 1970 - Feminismo, Ambientalismo e o Fim da Guerra do Vietnã
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
♥ 1980 - A Era Yuppie e a Geração Y (Os Millennials)
- Eletricidade passou a ser permitida somente para iluminação (sem lustres modernos, somente lâmpadas simples);
- Remova o traço "Fora da Rede";
- Banheiro/vaso pode ser passado pro interior da casa, porém chuveiros ainda não são permitidos
- Papel de parede é permitido;
- Móveis estofados são permitidos;
- Homens podem trabalhar nas seguintes carreiras: Criminal, Médico, Entretenimento (como músico), Militar, Político, Cientista, Escritor, Negócios (até nível 6) ou Culinária (até nível 5); - Observação: No The Sims 4 não existe o entregador de jornal para se conseguir um emprego através dos classificados. Somente nesse caso é permitido usar o celular para conseguir emprego simulando o jornal.
- Empregos de meio período não são permitidos;
- Se tiver dinheiro suficiente, é permitido abrir um restaurante;
- Mulheres ainda não podem trabalhar formalmente, mas podem conseguir dinheiro com pintura, jardinagem, bordado e arranjo de flores mesmo que sejam casadas;
- Ao fim dessa década a Planta-vaca deve estar completamente crescida.
♥ 1910 - A Primeira Guerra Mundial
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
- Todos os homens da família (incluindo os maridos das filhas) que sejam pelo menos jovens adultos são convocados para a Guerra;
- É permitido aos homens casados "Tentar ter um bebê" antes da "partida";
- Para simular a Guerra, faça com que o Sim tente pegar o bolo da Planta-vaca uma vez. Se forem comidos, é porque morreram na Guerra, se escaparem, são sobreviventes e podem voltar pra casa.
- Os sobreviventes só podem trabalhar na carreira Militar (simulando que estão na Guerra) pelo menos até a idade adulta, e é permitido movê-los pra outro lote;
- Como consequência do "trauma" desencadeado pela Guerra, todos os Sims do sexo masculino devem ter pelo menos um dos traços de personalidade a seguir: Soturno, Cabeça-quente, Desajeitado, Insano ou Preguiçoso;
- Paredes pintadas e tapetes sem estampas são permitidos;
♥ 1920 - Os Direitos Femininos e a Lei Seca
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
- As mulheres podem ser herdeiras e ao se casarem não são mais obrigadas a se mudar de casa;
- As mulheres podem trabalhar como pintora ou musicista se não forem mães, ou se o marido não ganhar dinheiro o suficiente para pagar as contas;
- O traço de Criatividade não é mais obrigatório para as meninas;
- Homens podem cuidar das crianças e fazer pequenas tarefas domésticas;
- Todas as iluminações estão liberadas;
- Rádio permitido;
- Bebidas alcoólicas estão proibidas;
- Remova o feriado "Festival da Colheita" do calendário;
♥ 1930 - A Grande Depressão
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
- Sims que trabalham devem perder seus empregos por pelo menos duas semanas;
- Se o Sim tem um comércio, este deve ser fechado;
- Para conseguir dinheiro, os Sims devem vasculhar o bairro durante essas duas semanas e vender o que for encontrado;
- Contas só podem ser pagas após o corte da eletricidade na casa;
- Sims que atingirem a fase adulta nessa época devem ter o traço de Soturno, Evasivo ou Maldoso;
- Bebidas alcoólicas estão liberadas;
- Adicione o feriado "Gostosuras ou Travessuras" às tradições para comemorar o Halloween no final do Outono.
♥ 1940 - A Segunda Guerra Mundial
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
- Homens que entrem na década como Jovens adultos e Adultos devem ir pra Guerra no mesmo esquema anterior;
- Sobreviventes da Guerra podem se mudar pra outro lote;
- Adolescentes que se tornarem Jovens adultos durante essa década não vão pra Guerra e devem ingressar em alguma das carreiras permitidas somente após se tornarem Adultos;
- Carreiras permitidas para homens adultos: Criminal, Médico, Entretenimento, Jardineiro, Militar, Político, Cientista, Escritor, Crítico, Culinária, Pintor, Detetive, Agente Secreto e Atleta;
- Carreiras permitidas para mulheres: Atleta, Pintora, Culinária, Entretenimento;
- Adolescentes podem conseguir trabalhos de meio período como Babá (somente mulheres), empregado de fast-food, Pescador (apenas homens), Salva-vidas, Artesanato e Atendente de loja;
- Trabalhos autônomos como Veterinário e Dono de restaurante são permitidos
- Sobreviventes da Guerra devem ter algum dos traços de personalidade a seguir: Soturno, Cabeça-quente, Desajeitado, Insano, Preguiçoso, Malvado ou Evasivo;
- Deve haver um rádio na casa e alguém deve ouvir as notícias durante 1hr por dia;
- Máquina de lavar e secadora são permitidas;
- Deve haver um jardim na casa;
- Sims podem fazer somente uma única refeição cozida por pessoa durante o dia. Qualquer outro alimento deve ser preparado fora do fogão com produtos da horta;
- Relacionamentos interraciais passam a ser permitidos, mas o casamento ainda é proibido;
- Decorações para comemorar os feriados são permitidas.
- Bebês já podem nascer no hospital e serem alimentados com mamadeira.
♥ 1950 - A Guerra Coreana e a Ameaça Vermelha
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
- O casal de filhos mais velhos que sejam jovens adultos e ainda não estiverem casados devem ir pra Guerra no mesmo esquema anterior (o homem é recrutado, a mulher vai como enfermeira voluntária);
- É permitido ter uma televisão na casa (a mais barata disponível), mas os Sims só podem assistir de 6hs às 10hrs e das 18hs às 24hrs;
- Carreira de Ator/Atriz é permitida, e Sims podem se tornar famosos;
- Computador mais barato é permitido, mas só pode ser usado para escrita;
- Chuveiros passam a ser permitidos nos banheiros;
- Micro-ondas são permitidos;
- É permitido decorar a casa com popart;
- Adicione o feriado "Véspera de ano novo" no último dia do Inverno para comemorar o ano novo.
♥ 1960 - Direitos Civis, Movimento Paz & Amor e A Geração X
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
- O controle de natalidade é permitido: O casal não precisa ficar condicionado ao "Tentar ter um bebê" pois o "Oba-oba" finalmente está liberado;
- O casamento interracial está permitido;
- Relacionamentos homoafetivos são permitidos, mas o casamento ainda é proibido;
- Meditação e incensos são permitidos;
- Carreira de Agente Secreto e Astronauta são permitidas;
- Tv's de tubo são permitidas;
- Em caso de gravidez, os Sims podem tirar folga para se dedicarem ao nascimento e aos cuidados com o bebê;
- É permitido fazer tatuagens;
- Homens podem fazer qualquer tarefa doméstica para manter a casa limpa e organizada;
- Remova os feriados "Espírito de Gratidão"
♥ 1970 - Feminismo, Ambientalismo e o Fim da Guerra do Vietnã
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
- O casal de filhos mais velhos que sejam jovens adultos deve ir pra Guerra novamente, no mesmo esquema anterior;
- Sobrevivente devem ter pelo menos um dos seguintes traços: Soturno, Cabeça Quente, Desajeitado, Insano, Preguiçoso, Enjoado, Maldoso ou Evasivo;
- Toda criança nascida nessa época deve ter um dos seguintes traços assim que liberados: Ativo, Seguro de Si, Amante do Ar Livre, Vegetariano ou Extrovertido;
- O computador pode ser usado somente para escrita e jogos;
- Divórcio é permitido;
- Sims que saem de casa, casados ou não, podem morar em apartamentos;
- Cafeteiras, máquinas de lavar louça e itens de plástico são permitidos;
- É permitido trocar ou aprimorar os eletrodomésticos para modelos melhores;
- É permitido trocar ou aprimorar pias, vasos e chuveiros para modelos melhores;
- Festivais e eventos na cidade estão permitidos;
♥ 1980 - A Era Yuppie e a Geração Y (Os Millennials)
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
♥ 1990 - A Globalização e a Era da Internet
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
♥ 2000 - O Novo Milênio
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
♥ 2010 - A Geração Z e a Explosão da Tecnologia
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
- Toda criança nascida nessa época deve ter um dos seguintes traços assim que liberados: Seguro de Si, Glutão, Ambicioso, Materialista ou Esnobe.
- Nova carreira permitida: Guru da Tecnologia;
- Pelo menos um Sim da família deve estar na carreira de Negócios;
- Horário para ver TV é restrito das 6hs às 14hrs;
- Acampamentos são permitidos;
- Tv's podem ser melhores e mais caras, mas as de tela plana ainda não são permitidas;
- Video game é permitido;
- Permitido usar pisos de mármore na reforma da casa;
- Bebês devem nascer somente no hospital;
- Adoção é permitido;
♥ 1990 - A Globalização e a Era da Internet
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
- Todas as carreiras, profissões, trabalhos autônomos e trabalhos de meio período são permitidos;
- Não há mais restrições de construção, mobília e eletrodomésticos;
- Tv's de tela plana ainda não são permitidas;
- Notebooks são permitidos e computadores não possuem mais restrição de uso;
- O uso do celular está permitido;
- Esteiras de yoga são permitidas;
- Fones de ouvido são permitidos;
- O feriado "Véspera de ano novo" deve ser removido;
- Na última semana ou estação da década, a família teme o fim do mundo e deve se preparar para o famigerado bug do milênio na virada, construindo um bunker/porão no subsolo da casa;
- A mobília do porão deve ser a mais barata, não é permitido usar computadores nesse período, deve haver estoque de comida, pois os Sims devem permanecer lá embaixo nos últimos 3 dias da década sem ir à escola ou ao trabalho;
- Bebês só podem nascer em casa se a família estiver no porão;
♥ 2000 - O Novo Milênio
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
- O feriado "Véspera de ano novo" deve ser incluído novamente;
- Tv de tela plana é permitida;
- Aparelhos de ginástica são permitidos;
- Robô aspirador é permitido;
- Gestantes podem escolher ter o bebê em casa ou no hospital;
- Homens podem tirar um dia de licença-paternidade;
♥ 2010 - A Geração Z e a Explosão da Tecnologia
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
- Sims do mesmo sexo finalmente podem se casar;
- Carreira de Jornalismo deve ser evitada (a mídia impressa está deixando de existir);
- Sims podem buscar fama através de redes sociais;
- Não há mais restrições do que o Sim pode ou não fazer da vida;
Bom jogo!
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