Com que Roupa? - Giovanna Nader

8 de outubro de 2021

Título:
Com que Roupa?
Autora: Giovanna Nader
Editora: Paralela
Gênero: Não ficção
Ano: 2021
Páginas: 200
Compre: Amazon
Nota:★★★★★
Sinopse: Você já parou para pensar no impacto que uma única blusinha tem no meio ambiente? Uma peça simples como essa pode parecer inofensiva, mas, considerando os agrotóxicos e pesticidas utilizados nas plantações de fibras de tecido, a desigualdade social entre trabalhadores e consumidores e a quantidade de poliéster e microplásticos liberados por nossas roupas na lavagem, é impossível separar o mercado da moda da crise climática. Ao mesmo tempo, é impossível pensar na vida sem a existência da moda. Então qual é a melhor maneira de se relacionar com esse universo tão complexo e essencial?
Em Com que roupa?: Guia prático de moda sustentável, a comunicadora e ativista ambiental Giovanna Nader convida o leitor a participar de uma jornada para reinventar sua relação com a moda. Nestas páginas você vai encontrar dicas de estilo, técnicas para preservar mais as suas roupas e orientações para consumir menos e melhor.

Resenha: Giovanna Nader é ativista ambiental, consultora de moda e apresenta o programa Se Essa Roupa Fosse Minha na GNT, e em seu livro Com que Roupa?, publicado pelo selo Paralela da Companhia das Letras, a mineira vai mostrar aos leitores, através de um guia super prático de moda sustentável, que é importante que as pessoas se unam em prol de ajudar o planeta a partir de escolhas relacionadas ao consumo mais conscientes.

A autora se aprofunda em tópicos importantes, como os impactos causados no meio ambiente desencadeados pela alta produção, sobre condições de trabalho das pessoas que trabalham nesse meio de consumo e que muitas das vezes são bem precárias, e sobre como a indústria gira num ciclo vicioso e sem fim, que incentiva o consumismo desenfreado das pessoas cada vez mais, trazendo reflexões - e não soluções - sobre problemas sérios e atuais que estão presentes no cotidiano, mas que por costume ou ignorância acabamos nem percebendo os malefícios que comportamentos, aparentemente inofensivos que temos, podem causar.

Sendo assim, mesmo que não haja nenhuma imposição por parte da autora, podemos encontrar no livro alternativas inteligentes e informações esclarecedoras para impulsionar e melhorar hábitos, e ajudar a amenizar essa problemática trabalhada, tendo acesso a opções diversificadas para se renovar o guarda roupa, reaproveitar ou personalizar uma peça esquecida e "fora de moda", dicas de estilo e economia na hora de comprar, e etc.

É um livro super legal que todos deveriam ler, seja pra esfriar a cabeça e sair de uma ressaca literária após uma leitura mais densa, ou simplesmente a título de curiosidade sobre os impactos da moda em geral no meio ambiente. Recomendo muito!

"Por uma moda mais ética, humana e sustentável."

0 Comentários pelo Blogger
Comentários pelo Facebook

Nenhum comentário

Postar um comentário