18 de fevereiro de 2015

Clube da Liga #1: Caixa de Pássaros - Josh Malerman

Oie, pessoas! Hoje a resenha vai ser diferente! Ela vai funcionar como uma coluna mensal, na qual vocês, leitores, poderão conferir a resenha feita em grupo seguida da opinião individual de cada blog participante, e ainda vão poder participar da promoção para concorrer ao livro do mês! Aproveitem!

Lido em: Janeiro de 2015
Título: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Gênero: Terror/Suspense/Thriller Psicológico
Ano: 2015
Páginas: 272
Nota
Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.


Resenha: Caixa de Pássaros, do autor Josh Malerman e publicado no Brasil pela Editora Intrínseca foi a primeira leitura do Clube do Livro da Liga!
Um misterioso surto começou a ser noticiado na TV, se espalhou pela internet e a população entrou em pânico. Alguma coisa desencadeou uma reação terrível nas pessoas de forma que elas atacassem as outras brutalmente, e depois cometiam suicídio da forma mais bizarra possível. Ninguém sabe de onde isso surgiu, ou por que se espalhou em escala global... a única coisa que se sabe é que basta estar de olhos abertos para ser afetado...
E a partir dessa premissa apocalíptica, onde as poucas pessoas que restaram no mundo agora vivem com os olhos vendados e escondidas em casas lacradas para se manterem seguras, conhecemos Malorie, uma mulher que quer sobreviver nesse caos ao mesmo tempo que mantém seus filhos em segurança e atentos a qualquer ruído...

A história tem como pano de fundo o mundo tomado por uma epidemia já conhecida, principalmente entre aqueles fãs de histórias de zumbis que imaginam um apocalipse do tipo acometer o mundo um dia, porém, os elementos usados pelo autor são bem mais misteriosos e sombrios. A narrativa é feita em terceira pessoa e se alterna entre o passado e o presente de Malorie, quando ela está atravessando o rio com os filhos, quando estava em Detroit com a irmã, descobre sua gravidez e logo em seguida sabe sobre o surto quando começa a pandemia, e quando chegou em Riverbridge numa casa onde se uniu a um grupo de sobreviventes que se ajudam como podem depois que as coisas fugiram do controle.
A trama mexe com os sentidos do leitor, envolve, aflige e a sensação é de estar as cegas como os personagens. O autor consegue descrever sons e ruídos com perfeição o que torna tudo muito mais tenso e assustador, como se o leitor estivesse vivenciando tudo aquilo ao mesmo tempo que não sabe o que está acontecendo devido aos olhos estarem "vendados". A narrativa também é bastante dinâmica, principalmente quando transpassa acontecimentos simultâneos entre os personagens envolvidos na cena mas que estão em locais diferentes, o que dá uma sensação de agonia extrema.
Cada personagem tem suas particularidades, e todos são importantes na trama para torná-la ainda mais angustiante e nada previsível.
Vou ser sincera em afirmar que a história, por mais que tenha um final "fechado", ainda deixa muitas perguntas fazendo com que os leitores fiquem muito curiosos e ansiosos por respostas e esclarecimentos, ou bolando teorias mirabolantes para alguns elementos presentes na trama, mas também posso afirmar que devido ao ritmo frenético e angustiante, o texto muito bem escrito e fluído, e considerando o quanto Caixa de Pássaros mexeu comigo, me fazendo pensar por dias a fio sobre o quão genial o autor foi em, talvez, deixar o mistério em aberto justamente para que as pessoas reajam querendo discutir sobre o livro e procurando opiniões alheias, o livro foi uma das melhores leituras que já tive até então.
A leitura em grupo foi uma viagem, pois a ideia de bolar teorias para tentar explicar os elementos do livro foi o que elevou a discussão e nos fez interagir como nunca fizemos antes. A questão da protagonista em preparar os filhos durante um certo tempo também nos fez refletir sobre medo x amor.

Caixa de Pássaros é o livro de estreia de Josh Malerman, cantor e compositor da banda de rock High Strung, e foi lançado no Brasil pela Intrínseca.
Super indico para quem curte thrillers psicológicos carregados de muito suspense, que mostram do que as pessoas são capazes quando sentem medo, o que fazem para se sentirem seguras e até onde vão, ultrapassando todos os limites, para protegerem quem mais amam.
Recomendo de olhos fechados.


PARTICIPEM DA PROMOÇÃO!




Termos e condições
- Ter endereço fixo no Brasil.
- Comentar na resenha de um dos blogs participantes.
- A promoção começa dia 18/02 e termina dia 15/03.
- Perfis fakes ou criados exclusivamente para promoções serão desclassificados.
- O sorteado receberá um email e terá 48 horas para respondê-lo. Caso não seja respondido, será feito um novo sorteio.
- O livro será enviado em até 30 dias.
- Não nos responsabilizamos por eventual extravio ou problemas com o correio, nem caso o endereço para envio seja passado errado.

a Rafflecopter giveaway
Boa sorte!
O "Clube do Livro da Liga" é formado por amigos que resolveram arriscar uma leitura coletiva e se surpreenderam com a interação que foi proporcionada. Temos muitos gostos e ideias em comum, além de muitas discussões e risadas. Ninguém nunca irá nos entender, ainda bem.
Os blogs: Arquivo Passional | Entre Palcos e Livros | Este Já Li | Leitora Viciada | Leituras da Paty | Livros e Chocolate | Mais que Livros | Meus Livros, Meu Mundo | Meus Livros Preciosos | MoonLight Books | Prazer, me chamo Livro | SA Revista | Segredo entre Amigas | Seguindo o Coelho Branco | Todas as Coisas do Meu Mundo

36 comentários

  1. Esse filho da mãe do Josh acabou com a minha vida, me deixando curiosa e sem uma conclusão satisfatória. Se pelo menos fosse como Mentirosos, a gente pensava e chegava a uma resposta, mas desse jeito me deixou pau da vida. Mas ao mesmo tempo achei genial essa sacada dele de não explicar e nos deixar em polvorosa.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Flá,
    Curti muito essa nova experiência da leitura coletiva!
    Achei que o teor psicológico é mais intenso que a causa daquilo em si! Muita coisa pra refletir, pra conspirar e isso que tornou o livro genial, além da narrativa impecável!
    Beijos
    www.todasascoisasdomeumundo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoro e odeio livros que são frenéticos e deixam perguntas sem respostas no fim. Você quer saber mais e...nada. Mas é bom quando bem escrito e quando é capaz de mexer com o leitor, não sair da cabeça. Não achei que seria tanto, o livro parece fantástico e om jeito de favorito. A sinopse me deixou curiosa, a resenha?, louca por mais! Preciso ler, adorei.

    ResponderExcluir
  4. Assim que coloquei os olhos nesse livro me apaixonei. A capa é linda, mas depois que li a sinopse adorei mais ainda. PRECISO deste livro. E parabéns... amei a resenha... fiquei com mais vontade de ler. ;)

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser muito interessante. É muito legal ver no desenvolvimento da história o desenrolar dos acontecimentos, como tudo começou até onde chegou. Gosto de livros assim, que me deixam ansiosa a cada página lida, não são nada previsíveis e ainda dão a devida importância aos personagens secundários. Quando existem perguntas sem resposta, o leitor fica com aquela história mais tempo na cabeça, pensando numa solução para aquilo tudo, o que nos deixa mais envolvido com a trama. É algo arriscado de se fazer, mas se o autor consegue fazer com perfeição, a história se torna genial.
    Espero ler o livro assim que puder, só ouço elogios.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Flá, está para existir um autor que mexa mais comigo. Ele foi genial no mundo que criou, nos questionamentos... mas ele não me deu todas as respostas que eu queria e isso é muito frustrante! Claro que um dos momentos mais legais, que foi o debate de teorias, só aconteceu por conta dessa falta de respostas, mas enfim.
    E faço coro, um dos melhores livros que já li.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, ja tava curiosa com o livro simplesmente pela capa e o titulo, depois que li a sinopse do livro, e agora com essa resenha preciso muito ler esse livro.

    ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi Flá!!
    Quero muito esse livro desde que lançou, mas tem muita coisa que me fez quere logo de cara.
    Primeiro que essa capa é lindíssima!!! E segunda que depois que eu li a sinopse fiquei de boca aberta e pensei: "Quero esse livro agora!!" hahaha, só não comprei ainda porque não tinha dinheiro e agora tem essa promoção né haha
    O livro é uma mistura de tudo que eu gosto: Suspense, Thriller, Terror e me parece ser até um pouco distópico (eu achei).
    Acho que esse livro vai ser um dos meus queridinhos :)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Olá :)
    Gostei dessa modalidade de resenha coletiva :) Além de ter a consideração de cada blogueiro no final. Bem interessante.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávia! Fiquei curiosa com esse livro desde que vi ele entre os lançamentos da editora esse mês. Ele me parece ter uma trama bastante complexa, cheia de mistérios e enigmas, e eu gosto de livros que nos desafiam a desvendar suas páginas. Gostei muito da resenha coletiva, super original e interessante, vocês deram todos os detalhes sem soltar nada de spoiler. Agora é torcer para que eu tenha sorte na promoção hahahaha
      Beijos,
      Patrini Viero (patyvii02@hotmail.com)
      http://livroosviajantes.blogspot.com.br/

      Excluir
  11. Oi Flá!

    Até eu que não sou muito fã do gênero recomendo esse livro de olhos fechados! O autor foi mesmo genial! Só não me fala de zumbis que eu tremo, rs, ainda bem que eles não estão presentes nesse livro, só têm em comum com ele o clima sombrio.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Vocês fizeram uma resenha perfeita! Esse nem é meu gênero preferido, mas fiquei morrendo de vontade de ler esse livro e me envolver com esse suspense e descobrir os mistérios dos quais vocês tanto falam. O mais legal é que me interessei em ir em todos os blogs e ler a resenha individual de cada um. E mesmo tratando de um mesmo livro, mesmo já tendo feito uma resenha coletiva, vocês conseguiram inovar e me prender em cada uma de suas resenhas individuais. Até as postagens foram bem diferentes entre si. Amei! Parabéns. Vocês fizeram um ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que história envolvente em, amo ficção cientifica, que envolve mistério, destruição em massa, e perseverança.
    Nada mais me envolve do que isso.
    Sua resenha como sempre mais que satisfatória, nos faz querer ler cada dia mais.
    E já estou participando =D

    ResponderExcluir
  14. Oi, Flá!
    Então, eu não fui muito feliz com essa leitura, né!? rsrs
    Mas admito sim, que Josh tem uma escrita brilhante, e com certeza se lançarem outros livros dele, eu sei que preciso ler pra ver qual a minha reação.
    Acho que meu problema com essa historia foi expectativa demais, esperava algo diferente quando vi falarem em terror, e não é bem isso que encontrei.
    Mas é uma excelente historia. Que bom que pra você deu super certo.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  15. Oi Flávia!
    Essa leitura foi uma grata surpresa para mim, eu não imaginava que iria curtir tanto, pois não costumo me interessar por thrillers. Mas como você disse, a história tem um ritmo frenético e envolvente e quando eu percebi, já estava quase no final, que aliás, eu curti bastante, o mistério deixado pelo autor que me fez refletir sobre que tipo de "criaturas" nos causam medo ou pânico na vida real. Estou adorando participar do Clube da Liga :)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  16. Nossaaa! Adoro esses enredos misteriosos de epidemias *-* Não imaginava que o livro fosse sobre esse tipo de assunto.. Quero para ontem! Vou providenciar já e vai passar na frente de todos da minha lista kkkk

    Beijos ;*
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
  17. cara eu nao sou fã desse gênero e já fiquei maluca pra ler alguma coisa. principalmente se esse autor escrever mais coisas. esse com certeza estreou com tudo.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  18. Como disse a Alice Aguiar ↑ "eu não sou fã desse gênero..." mas pela resenha fiquei louca pra ler. Vou adiciona-lo a minha próxima lista de compras *-*

    Parabéns pela resenha :*
    Baixei ontem mas só vou poder assistir segunda. Estou super ansiosa *-* Sempre leio algo positivo desse seriado. Espero realmente gostar.

    Beijos, parabéns pelo blog!

    → http://blog-revelando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Sempre fico com um pouco de medo de pegar um livro assim para ler e sei lá, me assustar muito e não querer continuar. rs Mas a história parece muito interessante e a resenha já me deixou curiosa, então vou me arriscar a ler um dia.

    coisasdebelaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Primeira resenha que leio desse livro e confesso que já fiquei arrepiada. Sou fã de thrillers psicológicos então senti que essa indicação foi feita para mim!!
    A ideia de uma carreira de suicídios é bem interessante, somos mesmo capaz de ver até que ponto chega uma pessoa quando está com medo extremo.
    Uma pena que o final ficou "no ar", mas concordo que talvez seja para deixar o leitor divagar sobre as possibilidades.
    A capa parece mesmo sensacional, isso sem falar da textura e do interior que devem ser melhores ainda. Com certeza, já está na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  21. Amei a resenha! sempre tenho medo de começar a ler um livro desse, sempre é um desafio, sabe?? tava muito curiosa pra saber mais sobre esse livro, agora to mais ainda!! hueh

    ResponderExcluir
  22. A obra é bem interessante começando pela capa! É possível perceber que o fenômeno da Internet se torna uma febre e se espalha rapidamente, podendo causar um caos na sociedade se a informação for falsa, pois, a histeria coletiva toma uma proporção gigantesca. O medo, o panico e talvez a sensação de estar tudo perdido leva o ser humano a se tornar um ser não pensante e racional, levando-o a dar fim na própria vida! Sem dúvidas, já está na minha lista dos desejados.

    ResponderExcluir
  23. Já fiquei com vontade de ler... Adoro livros, filmes e séries de suspense... Vai entrar na lista con certeza!

    ResponderExcluir
  24. Oi Flávia..
    Adorei essa ideia do clube da liga, de uma resenha coletiva..muito legal!
    Eu vi esse livro no skoob esses dias atrás e li somente a sinopse dele..e logo já marquei como desejado, sou fã de suspense e thrillers psicológicos.
    Essa eh a primeira resenha que vejo sobre o livro e com certeza me deixou ainda com mais vontade de ler..já to sentindo aquela necessidade de passar ele na frente de todos os outros..hahaha.
    Beijos e parabéns ao clube da liga pela resenha!

    ResponderExcluir
  25. Oi, Flá, este entrou para a minha lista top 10 de thrillers psicológicos perfeitos e completos :) Também fiquei refletindo por dias... tô até agora ahaha tanto que até peguei logo outro do mesmo gênero pra ler, porque ainda estou no clima! Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Pelo que já li, esse é mesmo um excelente livro. Gosto de thrillers, mas ainda não pude ler esse livro. Espero poder fazê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  27. Quero muitooooo lê-lo!!!
    Ameeei a capa e todas as resenhas - coletivas e individuais - dele que estou lendo, e estou amaaaando!!!
    Ele me lembrou um filme que assisti há anos atrás, se não me engano o nome é Fim dos Tempos, em que por cerca de 24 hrs quem ficasse em contato com o ar natural das árvores mesmo, se suicidava.
    Muitooooo estranho e foi de arrepiar!!!
    AAAH, mas eesse livro parece ser muito melhor!!!
    Já está na minha listinha, rsrs
    E espero que o fim seja bem traçado, pois esse tipo de livro dá muito no que pensar, e um final mal elaborado é dose!!!!!
    #necessito!
    bjooos

    ResponderExcluir
  28. Muita vontade de ler, parece ótimo!

    ResponderExcluir
  29. O livro parece ser ótimo, amo thrillers/suspense! Queria muito ganhar a promoção, seria maravilhoso :) Adoro o blog,beijos :*

    ResponderExcluir
  30. Parece um suspense e tanto, fiquei bem curiosa pra ler. Adoro o gênero. Espere que eu seja uma das sorteadas, Vou torcer muito! Valeu!

    ResponderExcluir
  31. Depois dessa resenha tem como querer não ler? Só penso em ler esse livro!!
    Bianca Valente
    biancasvalente@gmail.com

    ResponderExcluir