15 de dezembro de 2015

Difamação - Renée Knight

Título: Difamação
Autora: Renée Knight
Editora: Suma de Letras
Gênero: Suspense/Mistério/Thriller
Ano: 2015
Páginas: 336
Nota
Onde comprar: Saraiva | Submarino | Americanas
Sinopse: Imagine que você encontre um livro sobre a sua vida, que revele um segredo que você manteve escondido da sua família por vinte anos e que você achava que ninguém mais soubesse. Um segredo devastador.
Catherine Ravenscroft chegou à meia-idade levando uma vida perfeitamente normal: é casada, tem um filho, ama o emprego, gosta de ler nas horas vagas. Agora que o filho cresceu e seguiu seu próprio rumo, ela e o marido decidiram se mudar para uma casa menor. Em meio ao caos da mudança, Catherine encontra O completo estranho, um livro que não se lembra de ter comprado.
Intrigada, ela inicia a leitura, mas logo se dá conta de algo terrível. O que está ali não é ficção. A narrativa traz, com riqueza de detalhes, o dia em que Catherine se tornou refém de um segredo sombrio. Até então, ela achava que ninguém mais sabia o que havia acontecido naquele verão, vinte anos antes. Pelo menos ninguém ainda vivo.
Agora o mundo perfeito de Catherine está desmoronando, e sua única esperança é encarar o que realmente aconteceu naquele dia fatídico. Mesmo que a verdade possa destruí-la.

Resenha: Difamação é o livro de estreia da autora britânica Renée Knight publicado pela Suma de Letras no Brasil.

Catherine e Robert vivem em Londres e a vida e o casamento estável que levam, aparentemente, os tornam um casal feliz. Eles se mudaram pra uma casa menor agora que o filho saiu de casa a estudos mas tudo muda quando Catherine encontra um livro entitulado "O Completo Estranho" que ela nunca ouvira falar. O livro não era dela e ela não sabe como ele foi parar em suas mãos. Ao começar a ler o misterioso livro, Catherine percebe que se trata de sua história sendo revelada nas páginas, um segredo terrível de vinte anos atrás, que aconteceu em outro país e que ela guardou durante todos esses anos,agora está descrito nos mínimos detalhes. Se seu marido e seu filho, Nicholas, descobrirem, ela estaria arruinada. Catherine, que sempre foi independente e forte, teme que alguém esteja a chantageando e vê sua vida desmoronar diante de seus olhos, com medo de que o livro chegue aos seus familiares. Quem será essa pessoa que quer fazer com que Catherine pague por algo que aconteceu em 1993? Catherine acreditava que a única pessoa a saber do seu segredo havia morrido há muitos anos. Mas será que Catherine é o tipo de pessoa que fará qualquer coisa para manter sua integridade?
Entrelaçada com a narrativa da protagonista, conhecemos Stephen, um ex-professor viúvo que quer descobrir a verdade sobre a morte de seu filho. Ele ainda não superou essa perda, e dia após dia vive nutrindo muita raiva dentro de si, descontando em pessoas que nada tem a ver com sua situação.

Difamação é um thriller psicológico que traz questionamentos ao leitor sobre os segredos que as pessoas guardam e que fazem com que elas não sejam exatamente quem imaginamos. Será que conhecemos bem nossos familiares? Podemos ter certeza de que eles não mentem ou estão livres de segredos? E quanto aos nossos segredos? Somos totalmente sinceros ao expormos nossas vidas a quem amamos?

O livro é narrado em terceira pessoa quando o foco está em Catherine, e em primeira pessoa pelo ponto de vista de Stephen, e a trama foi magistralmente bem delineada e escrita. A história começa de forma lenta, mas a autora consegue manter o leitor por dentro dos fatos, que vão sendo construídos aos poucos. A cada detalhe revelado percebemos o quanto a história foi bem arquitetada, e percebemos isso quando pensamos que temos certeza sobre algo até que uma nova informação vem a tona e descobrimos que não sabíamos de nada. A autora deixa várias pistas falsas e o segredo acaba se tornando um jogo não só para os personagens, mas para o próprio leitor.

A história é instigante, engenhosa, perturbadora e o enredo e os personagens convencem por serem bem reais. O suspense se mantém através de várias reviravoltas inesperadas e a cada capítulo nos pegamos na expectativa do próximo acontecimento.
Para aqueles que gostam de thrillers psicológicos (ou que querem se aventurar iniciando nesse gênero) que envolvem segredos de pessoas que falham por serem extremamente humanas mas ao fim lhes restam a redenção, Difamação é uma ótima pedida.


Nenhum comentário

Postar um comentário