18 de dezembro de 2015

Easy - Tammara Webber

Título: Easy - Contornos do Coração #1
Autora: Tammara Webber
Editora: Verus
Gênero: New Adult
Ano: 2013
Páginas: 308
Nota
Onde comprar: Saraiva | Submarino | Americanas
Sinopse: Quando Jacqueline segue o namorado de longa data para a faculdade que ele escolheu, a última coisa que ela espera é levar um fora no segundo ano. Depois de duas semanas em estado de choque, ela acorda para sua nova realidade: ela está solteira, frequentando uma universidade que nunca quis, ignorada por seu antigo círculo de amigos e, pela primeira vez na vida, quase repetindo em uma matéria. Ao sair de uma festa sozinha, Jacqueline é atacada por um colega de seu ex. Salva por um cara lindo e misterioso que parece estar no lugar certo na hora certa, ela só quer esquecer aquela noite — mas Lucas, o cara que a ajudou, agora parece estar em todos os lugares. A atração entre eles é intensa. No entanto, os segredos que Lucas esconde ameaçam separá-los. Mas eles vão ter de descobrir que somente juntos podem lutar contra a dor e a culpa, enfrentar a verdade — e encontrar o poder inesperado do amor.

Resenha:  Easy, best-seller escrito pela autora Tammara Webber, é o primeiro livro da trilogia Contornos do Coração, publicado no Brasil pela Verus.

Jacqueline Wallace é uma excelente estudante de música e embora tenha talento o bastante para ser aceita em qualquer escola de música que quisesse, decide cursar o mesmo curso que Kennedy, seu namorado, escolheu. Os dois saem da cidade onde moram e vão estudar juntos na mesma faculdade pública e no começo tudo parecia ir muito bem. O que ela jamais poderia esperar era o namorado perfeito lhe dar um fora alegando que queria ter novas experiências sexuais com outras garotas da faculdade. Sem poder acreditar, Jacqueline fica completamente arrasada. Como Kennedy teve coragem de abandoná-la depois de tanto tempo juntos e depois de tudo o que ela fez por ele?
Duas semanas depois a ficha cái e ela percebe que está numa realidade difícil de se encarar... Jacqueline está sozinha, numa universidade que não queria estar, está indo mal no curso e ainda está sendo ignorada por quem ela acreditava serem seus amigos. Ela decide ir a uma festa para espairecer as ideias, mas, ao ir embora, é atacada. Os momentos de pavor que enfrentou foram terríveis, mas ela foi salva por um cara misterioso, encantador e completamente irresistível que estava no lugar e na hora certa. E a partir daí os dois tem uma aproximação que mudará tudo... A atração é forte, mas mágoas, medo e segredos são obstáculos que eles devem enfrentar. O amor é inesperado mas somente juntos eles encontrarão forças para lutarem contra a dor e os sentimentos de culpa que os cercam.

Através de uma escrita simples e fluída, o livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Jacqueline e vamos acompanhando seu progresso numa realidade diferente da qual ela estava acostumada quando namorava Kennedy, onde era "Jackie", uma segunda versão de si mesma que abria mão de quem era de verdade e do que sonhava em nome do "amor".
A autora conseguiu abordar um tema polêmico, forte e delicado, que é o abuso sexual, de forma bastante realista sem deixar a história pesada ou dramática demais, ressaltando que deve-se haver respeito pelo próximo e por nós mesmos.

Por mais que Jacqueline tenha ficado fragilizada, tanto pelo abandono quanto pelo ataque que sofreu, ela quer ter uma nova chance de se reconstruir e voltar a ser quem era. Uma coisa que achei bastante interessante era que ao lado de Kennedy Jacqueline não se permitia olhar além, mas na ausência dele, ela passou a notar quem sempre esteve alí. Então não é que depois que Lucas a salvou ele passou a estar em todos os lugares... Ele sempre esteve alí, ela que nunca havia percebido...
Lucas é aquele tipo de cara que todas garotas se apaixonam, cheio de tatuagens, mas gentil e prestativo como ninguém. Mas seu passado, que o marcou profundamente, o impede de se relacionar com outras pessoas da forma como gostaria, e Jacqueline tenta descobrir o que ele está escondendo que a mantém afastada dele.
Esses dois personagens são muito humanos e reais, com personalidades e atitudes que convencem, erram e acertam mas que só querem ser felizes. A química existe e é óbvia, e as imperfeições e os obstáculos que eles enfrentam tornam a história algo que realmente poderia acontecer, que foge da ficção e está longe de ser um conto de fadas.
Gostei da colega de quarto de Jacqueline, Erin. Ela dá um toque de humor à história com seu jeito de ser e com seus conselhos. Ela é leal e o apoio que sempre dá à amiga é um ótimo exemplo de amizade verdadeira  e duradoura.
Não posso deixar de falar sobre Landon, o personagem que dá um toque de "suspense" na história, pois como Jacqueline estava quase sendo reprovada na matéria de economia, que ela só se matriculou para poder ficar perto de Kennedy enquanto ainda eram namorados, seu professor percebe sua dificuldade e lhe encaminha para aulas extras. Porém essa ajuda que Landon dá para Jacqueline recuperar suas notas é feita através de emails devido a incompatibilidade nos horários, logo fica no ar o mistério sobre quem é esse monitor tão sensível e atencioso que também lhe desperta o interesse, principalmente quando Lucas se recusa a se abrir com ela... A criação de uma figura misteriosa foi bem previsível pra mim, mas ainda assim gostei...

Acho que o ambiente universitário é um fator que colabora nesse gênero new adult pois a faculdade é uma fase que fica marcada na vida de qualquer um e nunca será esquecida, é a transição que faz a pessoa adentrar na vida adulta e assumir responsabilidades que ela não precisava lidar antes (ou pelo menos é o que se espera que aconteça). É possível se adquirir uma real percepção do mundo e o que nos aguarda lá fora no futuro, seja no que diz respeito ao que escolhemos seguir profissionalmente ou não.
Ao longo da história vamos descobrindo novas camadas que envolvem o passado dos personagens que vão sendo expostas aos poucos, revelando características importantes para uma maior compreensão dos fatos.
Lucas e Jacqueline ganham vida nas páginas, suas alegrias e tristezas, e os momentos memoráveis que passam juntos fazem deles um casal perfeito. O desenvolvimento do relacionamento deles foi construído de forma lenta, terna e bonita, e foi exatamente isso que me conquistou e me fez suspirar.
Easy é o tipo de livro que levanta questões sérias, delicadas e que podem acontecer na vida real, mas é capaz de emocionar ao trazer uma história de amor intensa e emocionante entre dois jovens que lutaram para superar o passado até descobrirem um no outro o significado de um sentimento que vale a pena ser vivido quando é real e verdadeiro.

Nenhum comentário

Postar um comentário