10 de maio de 2015

Contos de Fadas & Pesadelos - Melissa Marr

Lido em: Março de 2015
Título: Contos de Fadas & Pesadelos - Contos de Wicked Lovely
Autora: Melissa Marr
EditoraRocco  
Tradutora: Daniela P. B. Dias
Gênero: Antologia/Fantasia/Sobrenatural/YA
Ano: 2014
Páginas: 384
Nota
Sinopse: Doze histórias de romance sobrenatural e fantasia gótica, recheadas de amores proibidos, situações de tensão, sacrifícios e escolhas difíceis, compõe a antologia Contos de Fadas & Pesadelos, de Melissa Marr. Muitas delas são ambientadas no universo da série bestseller Wicked Lovely, trazem de volta personagens queridos pelos leitores, além de novos seres fascinantes que vão conquistar os fãs de reinos de contos de fadas e terror.

Resenha: Composto por 12 histórias envolvendo fantasia gótica e sobrenatural, Contos de Fadas & Pesadelos, da autora Melissa Marr e publicado pelo selo Jovens Leitores da Editora Rocco é um livro que se funde ao folclore sombrio e sinistro, porém é assustadoramente encantador.

Pra quem leu e curtiu a série Wicked Lovely, vai gostar de saber que muitos dos personagens que fizeram parte dela aparecem nesta antologia muito mais encantadores do que nunca. Com um toque sublime, o velho se mescla ao novo, criaturas e personagens novos dão um toque especial à história, surgindo dos lugares mais improváveis e nem sempre com boas intenções. A autora entrelaça de forma única um romance sobrenatural com o lado obscuro da fantasia trazendo algo bastante original aos leitores.
A escrita se inspira na mitologia fantástica que envolve fadas, duedes, vampiros e outras criaturas e também em pesadelos, com cenários mágicos e encantados imaginados pela autora ou baseados em outros que existem de verdade. A narrativa dos contos, em terceira pessoa, tem um toque poético mas intenso. E devido a esta intensidade, a leitura fluí bem, chega até a remeter ao perigo e à sedução, e isso acaba atraindo o leitor pra dentro de suas páginas. A mistura chega a ser requintada, revelando uma magia invisível aos nossos olhos mas que se insinua de forma sutil no nosso cotidiano nos levando a crer que, de certa forma, toda essa fantasia, por mais bela ou terrível que seja, realmente existe em algum lugar. A imaginação da autora e o que ela coloca no papel é algo incrível e sem limites.
Mas, preciso ser sincera e dizer que por se tratar de contos curtos, apesarem de terem começo, meio e fim, senti em alguns momentos que li introduções de histórias com bastante potencial pra serem transformadas num livro próprio e fiquei com aquela sensação de querer mais daqueles personagens.
Outro ponto é que é possível que quem não tenha lido a série inicial, Wicked Lovely, fique perdido com trechos de determinados contos que complementam algum livro anterior, ou talvez quem tenha lido já faça tempo fique parando pra pensar e tentando relembrar o que aconteceu ou quem é o tal personagem da vez. Talvez tenha sido intenção da autora, quem sabe...
Os personagens são muito bem retratados em cenários bem descritos e o livro, num geral, me agradou bastante.

O trabalho gráfico é impecável. A capa é misteriosa e sombria (e combina bem com os livros da série) e o título, assim como o nome da autora, são em alto relevo em tinta prateada. A diagramação em cada início de capítulo é linda, com ornamentos que ocupam duas páginas.

Os contos são fascinantes, confesso, e com certeza fogem dos clichês. Pra quem procura por um livro diferente, original e que leve o leitor a um outro nível da fantasia como nenhum outro, deve conferir.

Nenhum comentário

Postar um comentário