16 de janeiro de 2015

Coração de Pedra - Charlie Fletcher

Lido em: Janeiro de 2015
Título: Coração de Pedra - Stoneheart - Livro 01
Autor: Charlie Fletcher
Editora: Geração Editorial
Gênero: Fantasia/Aventura/Infantojuvenil
Ano: 2007
Páginas: 464
Nota:
Sinopse: Nas profundezas da cidade, uma força foi acordada, algo tão antigo que as pessoas têm passado por alí há seculos sem notar nada...
George Chapman vive em Londres, é um menino de 12 anos, introvertido e infeliz na escola. Um dia, num passeio ao Mudeu de História Natural, ele quebra, num impulso de raiva, a cabeça de um dragão de pedra. Esse acontecimento provoca, num universo paralelo que só o próprio George pode ver, uma guerra violenta entre estigmas (estátuas de bestas mitolóicas) e cuspidos (estátuas de seres humanos).
Perseguido nos corredores do museu por um pterodáctilo assustador, George mal pode imaginar o que ainda o espera...

Resenha: Coração de Pedra é o primeiro volume da trilogia Stoneheart escrita pelo autor Charlie Fletcher e publicada no Brasil pela Geração Editorial.
O livro conta a história de George Chapman, um garoto de 12 anos muito introvertido e reservado que durante uma excursão da escola no Museu de História Natural, acaba ficando de castigo por ter levado a culpa por algo de errado que não fez. Num acesso de raiva, ele quebra a cabeça de uma gárgula em forma de dragão e foge, mas o que ele jamais poderia imaginar era que uma guerra se desencadeasse entre as estátuas de Londres que representam o Bem e o Mal, e tudo isso num universo paralelo que só George consegue ver. O garoto precisa escapar da perseguição e evitar ser morto por aquela criatura pavorosa, mas no caminho se depara com outras estátuas, e com Edie, uma garotinha cheia de personalidade que também consegue enxergar o mesmo que George. Agora ele precisa colocar a cabeça do dragão no Coração de Pedra a fim de consertar esse terrível erro...

A história é narrada em terceira pessoa e se passa em um único dia, mas devido aos acontecimentos no universo paralelo, esse dia parece se estender em semanas. Uma coisa que ainda não decidi como sendo algo positivo ou não é a questão do autor desenvolver a história fazendo com que o leitor deduza os motivos das coisas acontecerem. Não fica explícito que a guerra foi provocada por George ter quebrado a cabeça da gárgula, o leitor só pode supor que tudo aconteceu devido ao tal acontecimento, fora outras coisas que só começam a se revelar pra lá da metade do livro. Por um lado não me incomodei tanto pois sempre levo em consideração de que um primeiro volume sempre é mais introdutório e, ou ele tem detalhes demais, ou falta explicações se tornando bem raso para que em livros posteriores tudo possa ser explicado, e acho que Coração de Pedra, por mais que tenha uma premissa interessante e bem original, se mostrou um pouco fraca em alguns pontos, mas muito complexa e sombria em outros, e a história, que começa meio fraquinha, só vai ficando realmente boa a medida que George vai amadurecendo e vamos percebendo que, ao que parece, tudo que acontece tem muito mais a ver com quem o garoto é, e o acidente com a estátua foi somente o estopim para fazer com que ele possa se descobrir.
A história tem muitas reviravoltas, é rica em detalhes e tendo Londres como pano de fundo foi algo bastante agradável, principalmente porque no início do livro há um mapa da cidade com a localização das estátuas que realmente existem.
A capa é linda linda linda! A gárgula tem uma textura áspera que realmente lembra pedra e o título tem um tom acobreado e metalizado. As páginas são amareladas, a diagramação é simples, os capítulos são curtos e não encontrei erros.
Um livro de mais de 450 páginas que devido a sua fluidez, espaçamento e tamanho de fonte bem agradáveis pode ser lido tranquilamente em questão de horas.
Uma aventura inesquecível para todos aqueles que prezam por amizades verdadeiras e curtem jornadas que promovem o autoconhecimento.

Um comentário

  1. Oi Flávia!!
    Fiquei curiosa para ler esse livro, além da capa que me chamou muita atenção!
    Um beijo ♥

    http://leitoresesuasmanias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir