28 de julho de 2013

Esconderijo Perfeito - Meg Cabot

Lido em: Julho de 2013
Título: Esconderijo Perfeito - Desaparecidos vol. 3
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Gênero: Juvenil
Ano: 2013
Páginas: 288
Nota
Sinopse: Quando Amber Mackey desapareceu Jess estava de férias. Só que agora todo mundo na Ernest Pyle High School culpa a Garota Relâmpago pela morte brutal da líder de torcida. No entanto, ela se sente totalmente isenta de qualquer responsabilidade. Afinal, como poderia ter impedido que a garota aparecesse morta se nem mesmo sabia sobre seu desaparecimento? Além disso, tinha que manter o segredinho sobre seus poderes a salvo. Mas quando outra líder de torcida também some do mapa, Jess tem a chance de se redimir. E, de quebra, de ainda se tornar popular.

Resenha: "Esconderijo Perfeito" é o 3º volume da série Desaparecidos, da autora Meg Cabot publicada no Brasil pela Galera Record, que dá sequência às aventuras e confusões de Jessica Mastriani que após ter sido atingida por um raio sem sofrer nenhum arranhão, passou a ter o dom de simplesmente saber onde as pessoas desaparecidas estão, como conta o 1º volume, "Quando cai o Raio". No 2º volume, "Codinome Cassandra", Jessica, cansada de todos esses problemas e de não ter um pingo de paz, decide espalhar que perdeu seus poderes, e vai para um acampamento para prodígios musicais e se mete em mais uma enrascada quando, por pena, resolve ajudar um pai a procurar sua filha desaparecida.
Nessa continuação, a "Garota do Raio" é praticamente acusada da morte da líder de torcida da escola, Amber Mackey, que, depois de ter desaparecido, foi encontrada morta. Mas quando tudo aconteceu, Jess além de estar fora, "perdeu" os poderes... Como poderia saber de alguma coisa? O problema é que ninguém acredita que Jessica perdeu seu dom e ainda a acusaram de não ter feito nada pra ajudar a encontrar e evitar a morte de Amber, e outra líder de torcida desaparece. Se sentindo um pouco culpada, pois poderia ajudar se estivesse por perto, ela resolve dar uma força pra tentar impedir mais uma morte, o que colabora ainda mais para que os agentes do FBI que ficam em sua cola não a deixarem em paz, querendo que ela se torne "propriedade do governo". E entre a confusão envolvendo o sumiço da garota, seu relacionamento mal resolvido com Rob (o motoqueiro bad boy que faz o coração dela disparar), uma aproximação com o ex namorado da menina que morreu e as brigas que ela arranja na escola, Jess, mais uma vez, vai dar uma de heroína para tentar se redimir e diminuir sua "culpa".

Com relação a parte física, a capa do livro, cheia de pompons tem tudo a ver com a história. A diagramação é simples, os capítulos são curtos (em média 15 páginas) e as páginas são amareladas.
A narrativa é ótima e feita em primeira pessoa, então podemos saber de tudo o que acontece pelo ponto de vista de Jessica. Às vezes, durante alguns diálogos, Jessica acaba interrompendo muita coisa com seus pensamentos, e por isso fiquei com impressão de que ela, por mais que esteja preocupada em resolver as questões a sua volta por ter um espírito super altruísta, fica um pouco alheia ou dispersa, e acaba até distraindo a atenção do próprio leitor. Não sei se outras pessoas são assim, mas quando, no meio de um diálogo, o personagem começa a lembrar de outras coisas, até voltar ao diálogo novamente, me faz esquecer do que ela estava falando. Talvez seja por ela ser adolescente e isso fazer parte de sua personalidade, mas talvez seja um fator de distração proposital da autora devido ao mistério e as investigações para descobrir quem é o assassino, como se ela tivesse a intenção de desviar nossa atenção mesmo.
Jessica continua preocupada em ajudar as pessoas, preocupada em chamar a atenção de Rob, preocupada com sua família e preocupada em fazer com que todos acreditem que ela não tem mais o poder de encontrar os outros. Ela só não se preocupa em enfiar a mão na cara de quem a irrita ou se intromete com quem ela gosta, principalmente se alguém mexer com Douglas, seu irmão esquizofrênico que ganhou mais destaque nesse volume. Os pais de Jess também aparecem mais e até chegam a correr perigo devido a Jessica se intrometer no caso. Morri de rir do pai dela, que sempre se demonstra preocupado, controlador e super protetor, mas qualquer indício de que está tudo bem, fica completamente desligado ou desinteressado em continuar se preocupando com o assunto, como se nada tivesse acontecido. Ruth continua sendo a melhor amiga de Jess, sendo companheira, lhe abrindo os olhos e puxando sua orelha sempre que necessário, afinal, amigas de verdade têm esse papel.

No mais, eu adorei esse volume e o desenvolvimento da trama. O desfecho é um pouco previsível, mas isso não tira a empolgação de continuar lendo. Achei que a história tinha caído um pouco depois de ter lido o segundo volume, então comecei a ler sem tantas expectativas, mas esse veio pra dar um up nas coisas e posso afirmar que superou e muito! Comecei a ler e em menos de 3hrs já tinha terminado! É impossível largar depois que a gente começa!
Uma história super envolvente, carregada de mistério, com perigos, toques de ação, suspense e humor dignos da diva, Meg Cabot!

13 comentários

  1. Oi, Flavia.
    Poxa, não li nada dela ainda. Fiquei super curiosa com tantos elogios. Achei a premissa da série interessante. Parecem aquelas séries de TV de suspense com um quê de sobrenatural. E pelo que você escreveu, tem também um toque de humor. Quero ler.

    Beijos.

    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro da Meg Cabot,mas confesso que estou querendo muito ler,pois seus livros,pelo que já li,são ótimos.
    Mais um dela entra na minha lista!
    Gostei da resenha e vou com certeza ler :D

    ResponderExcluir
  3. Hmmm.. interessante. Eu curto os livros da Meg.
    Beijos
    barradosno-baile.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Bem, não li sua resenha porque ainda não li nenhum dos outros volumes :(
    Só sei que estou louca por mais livros da Meg, adoro tudo o que ela escreve!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha, mas ainda tem os outros dois primeiros volumes, certo?! E ainda não li nenhum livro da Meg Cabot e fico indignada toda vez que me dou conta disso. Falam super bem dos livros dela...
    com certeza esse aí, vai entrar pra minha listinha no skoob :D

    beijos
    DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Estou louca para ler um livro da Meg... quem sabe não começo lendo o primeiro dessa série.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia essa série da Meg, na verdade, são tantos livros dela, que as vezes fica até confuso discernir uma série de outra. Gostei da ideia em si, um poder incomum de achar pessoas desaparecidas, bem bacana. A capa é linda mesmo! Ótima Resenha XD

    Bjss!

    ResponderExcluir
  8. Menina,
    eu adoro essa série, alias, amo a autora rsrsrs
    Li a série inteira em ingles por ebook e amei, então recomendo que continuem a leitura!!!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Quando se fala em Meg Cabot eu já fico de olho!!*-*
    eu tenho o primeiro volume só, nunca li, mas tenho vontade!!
    adorei a resenha, sem spoilers!! #eba.
    hahahhaa

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho um pé atrás com estas séries mais juveins da Meg Cabot, li dois livros daquela série "Tamanho não Importa" e meio que a abandonei, acho que prefiro a Meg como Patricia Cabot. Porém, curiosamente alimento uma vontade de ler Quando cai o Raio e daí quem sabe eu engreno no resto da série né...

    Beijos, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Acho que ainda não tinha ouvido falar dessa série... Mas a Meg tem tantos livros que não dá nem pra me sentir culpada. lol
    A premissa é interessante e esse poder me lembrou um dos personagens de O Apanhador de Sonhos do Stephen King. :D
    Enfim, estou de coração aberto pra série. Se surgir a oportunidade, lerei.
    Abraços!

    Me in the Bucket

    ResponderExcluir
  12. Nossa eu nunca ouvi falar desta série da meg! :O
    Mas parece ser bem bacana!

    Beijos.
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Até que enfim, um livro que é beeeem o meu estilo aqui no blog haha
    ^^
    A resenha me deixou morrendo de vontade de conhecer a série!
    ;)

    ResponderExcluir