12 de julho de 2013

Reino das Névoas - Camila Fernandes

Lido em: Julho de 2013
Título: Reino das Névoas - Contos de Fadas para Adultos
Autora: Camila Fernandes
Editora: Tarja Editorial
Gênero: Fantasia
Ano: 2011
Páginas: 168
Nota:
Sinopse: Um livro. Sete contos de fadas para adultos. Novos contos de fadas, não releituras dos clássicos, que brincam com seus elementos tradicionais: príncipes e princesas, bruxas (boas e más), maldições, bosques misteriosos, feras falantes. Mas com uma roupagem adulta, sem censura nem maniqueísmo. Nada de lutas do bem contra o mal: a dualidade está presente em todos e é dentro de cada um de nós que a grande luta ocorre. Estas narrativas procuram resgatar a essência dos contos de fadas originais, contados ao pé do fogo numa época em que não havia divisão entre “histórias para adultos” e “histórias para crianças”.
Compre o livro direto com a autora por R$25,00, autografado e com frete grátis! É só enviar um email para milaf.autora@gmail.com e fazer seu pedido.

Resenha: "Reino das Névoas" reúne sete contos de fadas inspirados em alguns contos clássicos que muitos de nós conhecemos desde a infância. Talvez nem todos saibam que muitos desses contos foram modificados para uma maior aceitação pois, hoje em dia, quem iria imaginar, ou até mesmo ler a história para os filhos pequenos, que a Bela Adormecida, por exemplo, era violentada pelo príncipe enquanto dormia? Ou que a Branca de Neve não despertou de seu sono eterno com um beijo de amor verdadeiro? E imaginem a pobre Chapeuzinho Vermelho sendo devorada nua pelo Lobo Mau já que não existia nenhum caçador valente para salvá-la?
"Essas histórias sem censura diziam muito mais sobre  a natureza humana do que os finais felizes a que estamos acostumados." - Introdução - pág. 12
Procurando resgatar um pouco da originalidade sem nenhuma censura destes contos, a autora nos apresenta histórias baseadas nesses contos e escritas para adultos, algumas com fins felizes e outras nem tanto, e vou ter que assumir que gostei muito mais das novas tramas criadas ou adaptadas por ela, pois colocam os personagens a prova de forma que seus destinos são traçados de acordo com atitudes que eles próprios tomam ou pelos caminhos que eles escolhem seguir. Os textos são maravilhosamente bem escritos, e nos levam até o passado, em épocas medievais, tanto pelos termos usados, pelas descrições com detalhes da medida certa de cenários ou diálogos dos personagens. A narrativa é impecável, fluída, empolgante, viciante... É impossível não se apaixonar pela forma como a autora escreve, e nem terminar um conto sem querer começar a ler o outro imediatamente.

A capa é linda e o cuidado com a diagramação tornaram o livro uma relíquia pra mim. Cada conto traz uma ilustração feita pela própria autora, com traços perfeitos, cheios de expressão, sentimento e significado, que retrata um pouco do que a história apresenta.

"O Chifre Negro" expõe a pureza da donzela que por se igualar a pureza do unicórnio, seria uma arma para que ela conseguisse se aproximar dele e conseguir o que buscava, no caso, o chifre para salvar seu pai da morte... Porém, o unicórnio não é tão bonzinho como se imagina... o final é inesperado e surpreendente!
Não consegui associar nenhum conto ao "O Lenhador e a Sombra", pois ele conta a história de um lenhador que salva uma gata prenhe e tem uma mensagem muito bacana sobre os valores e bondade.
"A Outra Margem do Rio" é um conto muito interessante que retrata um jovem que estava a caminho de outro reino para seu casamento arranjado, mas seu pai acaba morrendo e uma bruxa oferece ressucitá-lo em troca dos olhos do rapaz.
"A Torre Onde Ela Dorme" foi inspirado em "A Bela Adormecida" e é o conto mais sombrio dessa coletânea.
"A Filha do Fidalgo" é o menor conto do livro e foi baseado em "O Príncipe Sapo". É trágico, porém cômico.
"A Espera" é um conto de amor bem poético de uma princesa a espera de seu príncipe.
"Reino das Névoas" é o último, maior e mais trabalhado conto do livro, e foi inspirado principalmente em "Branca de Neve e os Sete Anões", e a princesa, que está se descobrindo como mulher, foge depois de saber que a própria mãe, dissimulada, egoísta e extremamente fria, mandou matá-la, porém, mesmo encontrando refúgio, ela sabe que ninguém iria escondê-la sem ganhar nada em troca...

Histórias que envolvem e que despertam todas as emoções do leitor, com personagens marcantes e bem construídos, que trazem elementos conhecidos como cenários medievais e animais míticos ou encantados, e que nos leva a conhecer princesas que possuem personalidades fortes e que lutam por seus ideais, não importa os obstáculos, pois nem sempre a vida de um personagem de contos de fadas é perfeita, feita de sonhos, sorrisos e finais felizes...

Reino das Névoas é um dos melhores (se não o melhor de todos), livros nacionais que já li até hoje.

15 comentários

  1. Diante sua resenha eu pensei: Tenho que ler este livro! Livros nacionais sempre foram vistos com olhares críticos, confesso que os que eu li (pelo menos) eu gostei.
    Esse parece ser muito bom! O fato de contos que eu ouvia quando era criança na sua real essência e sem censura me deixou na expectativa de encontrar esse livro em alguma livraria.

    Beijos, Carol
    http://queridosquinze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oooooow Me lembrou Irmãos Grimm hahaha
    Essas estórias com uma roupagem mais adulta é sempre ótimo de se ler hehe
    Saudades de passar por aqui comendo chocolate parceira \o haha

    Até mais \o
    www.TeNerdificando.com.br

    ResponderExcluir
  3. Flávia, reitero meus agradecimentos a você. Estou muito feliz que tenha gostado tanto do meu livro! Para uma autora, uma das maiores recompensas é saber que seu livro realmente deu prazer a quem o leu. ;-)

    ResponderExcluir
  4. Flávia, esse livro promete ser MUITO bom!
    Deve ser muito legal como a autora coloca essa nossa roupagem nos contos clássicos e o livro deve ficar ainda mais lindo com as ilustrações. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Contos de fada como eles realmente são ?
    Sem finais felizes ?
    CURTI !

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nada desse tipo. De contos de fadas mais adultos. Bem que eu queria rsrs
    Acho que até riria um pouco com as safadesas rs
    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a inciativa de recontar ou seria recriar estes contos de fadas. Mas todo o cuidado é pouco ao fazê-lo, e quando é feito com qualidade, dão obras marcantes como essa, que apesar de serem recriações tem uma originalidade própria. XD

    Bjss!

    ResponderExcluir
  8. Adoreei, Flavia.
    Tá na lista, sem dúvida nenhuma. Adoro contos de fada: originais, versões, novas roupagens mais adultas, de qualquer jeito eu gosto.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá Flávia, tudo bem?
    Venho aqui pedir desculpas pelo meu sumiço. A faculdade e o trabalho (além do Estúdio) estavam me sugando todo meu tempo e por isso acabei me afastando dos meus queridos e amados livros, do blog, da fanpage do blog e de você, minha queridas parceira nesse fantástico mundo blogueiro da leitura. Aproveito também para avisar que estou voltando à ativa, e que de agora em diante não sumirei. Será que podemos refazer nossa parceria? Se sim, vc encontrará meu banner na página de parceiros no meu blog.

    Me desculpe!

    Bjs... Fik com Deus!

    Evanete Lima - Cada Livro, Uma Viagem

    ResponderExcluir
  11. Que livro incrivel. Esse tema de conto de fadas adulto parece ser muito bom. Fiquei muito curiosa para saber mais sobre esse livro.
    No inicio me lembrou Once Upon a Time (série) por ser contos de fadas hehe
    Quero esse livro *-*

    ResponderExcluir
  12. Adoro um livro nacional e apesar de ler poucos contos fiquei interessada. Principalmente quando na sinopse fala que não se trata de uma luta entre o bem e o mal, que horror a bruxa pedir os olhos do rapaz o.O Não consegui associar a nenhum conto. Quero ler o conto da Branca de Neve e da Bela Adormecida :) Adorei a dica.

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Adoro historias medievais!!*-*
    Fora que eu sou uma adoradora da literatura nacional!!

    ResponderExcluir
  14. Achei bem legal essa ideia de adaptação de contos.
    Curti ;)

    ResponderExcluir