6 de julho de 2013

Polêmica, eu? #5 - Ah... o anonimato...

ANÔNIMO
Substantivo
1. aquele que não assina o que escreve
2. aquele cujo nome não é conhecido
3. aquele que se quer manter desconhecido

Pois é... Às vezes fico me perguntando qual é o real propósito do anonimato na internet... Segurança? Zelo pela privacidade? Vergonha? Curiosidade? Zoação? Covardia? Medo? Falta de senso? São vários os motivos que levam as pessoas a não mostrarem quem são na verdade, escondendo seus nomes e rostos, em diversas situações... Desde aqueles bate papos pornográficos para satisfazer desejos pervertidos e absurdos em que são utilizados nicknames "super criativos" como "powerguido38cm" ou "htinha22ka_safadenha", passando pelo perfil anônimo para que ninguém veja o registro da passagem do sujeito por ali, até chegar nos comentários em textos/videos que são publicados em blogs, sites e etc... E é sobre esse último tipo que resolvi falar hoje, pois são esses os fofos que merecem MUITO respeito... Oh, wait.. só que não...

Muitas pessoas tem alguma coisa pra falar a respeito de um tantão de assuntos bacanas, ou chatos, ou o que for e acredito que se a pessoa escreve algo de forma imparcial, expondo a opinião DELA baseada em experiências ou gosto pessoal, sem intenção de ofender ninguém, defendendo seu ponto de vista, tem argumentos para mantê-lo e, principalmente, está aberta a discussões saudáveis acerca do tal assunto, ela está no seu direito de livre expressão, não é mesmo? E da mesma forma que essa pessoa falou sobre alguma coisa, mostrando a cara e assinando seu nome logo abaixo, o que se espera é que se existe alguém que queira falar sobre aquilo (para concordar, ou até mesmo para discordar daquela opinião, que seja), que tenha a mesma postura, que também mostre quem é.

Se eu não gosto de conversar pessoalmente nem com quem está usando óculos escuro, pois não posso nem olhar nos olhos da criatura, quem dirá conversar com quem está na frente de um monitor muito longe de mim, e ainda escondido atrás de um apelido ou perfil "anônimo"... Qual é a moral e o respeito que quem se comunica assim pretende ter? Anônimos parecem fantasmas... aparecem do além só pra atormentar nossas vidas.
E como se isso não bastasse, ainda há os que usam desse "artifício" para denegrirem a imagem alheia, fazerem comentários maldosos, ofenderem e instalarem o caos em espaços abertos que tem como finalidade a discussão saudável sobre determinado assunto, independente da discordância. O que, em nome de Deus, alguém que se esconde atrás do anonimato pretende conseguir xingando os outros? Elas ficam mais ricas? Mais bonitas? Estão salvando alguém da morte? Ganham um Oscar? Acham que ofensas vão resolver os problemas do mundo? Gente... Convenhamos... Se alguma coisa desagrada, é muito melhor a pessoa falar numa boa, sugerindo mudanças ou qualquer outra coisa do que partir pro ataque gratuito. Gentileza gera gentileza, (ok, às vezes gera gente folgada) e é muito mais agradável as pessoas conviverem em harmonia do que ficarem perdendo tempo a toa com bobeiras, se colocando em situações ridículas, tentando constranger os outros por picuinhas bobas que não levam ninguém a nada nem a lugar nenhum. Às vezes é muito melhor a pessoa agir com dignidade, deixar o assunto pra lá e evitar a fadiga do que ficar deixando o recalque a consumir por dentro e resolver "causar"... na internet... usando o Caps Lock pra "gritar", e isso só porque não foi com a cara alheia ou não concorda com outro ponto de vista, que outra pessoa teve a decência de expor, mostrando quem é, coisa que o anônimo não tem a capacidade de fazer...
Pra quem não sabe, até na própria Constituição Federativa do Brasil varonil há um artigo sobre a liberdade de manifestação do pensamento, desde que não seja feito de forma anônima. Interessante, não? (Capítulo 1, Artigo 5, Parágrafo IV)
E outra coisinha muito séria que ninguém leva em consideração, ignoram ou não sabem... Vítimas de ataques ofensivos, inclusive esses que partem de anônimos, podem registrar boletim de ocorrência na polícia e, mediante ordem judicial, é possível haver a quebra de sigilo. Dessa forma o Google é obrigado a fornecer a identificação dessa pessoa e isso pode dar um belo processo, e por mais que demore, vai dar uma dor de cabeça mais bela ainda pra quem não teve escrúpulos e resolveu esconder a cara pra conversar fiado... Super desnecessário ter que passar por isso, né? Imaginem a vergonha...
Há muito tempo atrás já sofri perseguições de anônimos no orkut, quando eu administrava uma comunidade enorme do The Sims 2, comunidade com regras que eu e os outros moderadores prezávamos muito pra manter a organização e o fácil acesso pra facilitar a vida dos próprios membros (a comu ainda existe e por parar de acessar o orkut - coisa que muitos fizeram - e colocar outras prioridades na vida, abandonei aquele cantinho que cuidei com tanto carinho e dedicação, como tudo que faço, e deixei nas mãos de uma das moderadoras por tempo indeterminado rsrs)... Mas sempre tinha algum abençoado que começava a avacalhar com tudo, e se fosse chamado atenção ou expulso, era o próprio Deus nos acuda... E eu me pergunto... O que gente assim ganha com atitudes rebeldes assim? Ficam nervosinhos, extravasam aquela raivinha xingando os outros de graça e o que mais? O quê? A comunidade não mudava por causa dos caprichos de gente mimada. Sempre aceitei críticas e sugestões, desde que plausíveis, coerentes e que realmente viessem a acrescentar, e continuo aceitando até hoje. Claro que não dá pra agradar a todos, nem fazer tudo na vida pensando em agradar a todos, porque isso é impossível, mas dá pra evitar situações chatas e desnecessárias, a começar por parar com essa bobagem de usar o anonimato com intenção de NADA.

Um exemplo?
Livros polêmicos, do tipo que as pessoas amam e/ou odeiam... Crepúsculo, Cinquenta Tons de Cinza...
Eu não gostei desses livros, mas há quem tenha adorado, mas isso é problema de quem? Que direito eu tenho de julgar alguém por gostar desse tipo de história? Aí, alguém lê e faz uma resenha expondo todos os motivos para não ter gostado. Argumentos válidos, baseado na experiência que teve com aquela leitura. Na tal resenha há argumentos para explicar os motivos pelos quais o livro não funcionou pra ela. Não é nada a Deus dará e raso como "Odiei essa merd@, não leia." Não considero isso como uma opinião decente a respeito de nada e não é sobre esse tipo de opinião que estou me referindo, por favor.
Mas aí, alguém não concorda com o ponto de vista dela, porque ama o Edward, quer ser mordida por ele, quer fisgar o Sr. Christian Grey e ser amarrada e despida por ele durante todos os dias do resto de sua vida, ou pelo motivo que seja, não importa (rsrsrs)... Se a pessoa comenta algo como "Olha, eu li o livro mas não concordo que o livro seja ruim como vc disse porque penso x e tal ponto pra mim é bacana por causa de y.", é uma opinião completamente válida, que dá brecha para uma conversa sobre os diferentes pontos de vista, né? É assim que pessoas que frequentam clubes de livros fazem... Assim que pessoas inteligentes se portam. Discutem sobre o livro, o que foi legal e o que não foi, e o motivo, sem briga, sem ofensa, sem julgamentos. Mas aí vem alguém, anônimo, com mil pedras na mão e fala "Sua v@d!@#!!! mal c*m!d@ do c@r@lh*!!! Seu blog é um lixo!"!!!. Gente, oi? Parece mentira, mas tem gente que faz isso, e eu morro de vergonha por elas... O único comentário que tenho sobre esse tipo de "opinião" (que só pode vir de gente com sérios atrofiamentos mentais já que quem é normal e está em seu juízo perfeito jamais faria alguma coisa desse tipo, afinal, nossas mães nos ensinaram a ter educação e respeitar os outros desde crianças), é: "morro de dó, mas nem ligo."
E eu sei muito bem que tem pessoas por aí que demonstram ser super bacanas, mas não perdem a oportunidade de comentarem como anônimos, pra alfinetar, talvez porque elas acreditem que isso faz delas pessoas melhores... vai entender o que se passa nessas cabeças... Falsidade e hipocrisia definem.

Enfim... Eu posso discordar do seu pensamento, assim como você pode discordar do meu, mas não preciso necessariamente baixar o nível colocando um saco pardo de pão na cabeça com dois buracos nos olhos, sentar na cadeira com um saco de Doritos na mão, selecionar o "anônimo" ou criar um perfil fake qualquer com a foto da Dercy Gonçalves e ir xingar os outros de todos os palavrões conhecidos e desconhecidos. Discordar dos outros sem brigar, mantendo a elegância, sabendo opinar com classe e mostrando quem é, é algo completamente possível e BONITO, e de quebra você ainda pode conquistar o respeito e despertar a admiração dos outros por não se prestar a um papel ridículo e lamentável, que é se esconder. É possível usar a internet pra falarmos o que quisermos sem sermos inconvenientes e sem nos escondermos com intenção de mostrar "atitude e rebeldia" ou a necessidade de um combate verbal inútil a troco de nada, sendo que na vida real muitas dessas pessoas vivem com o rabo entre as pernas e com a cabeça baixa com medo do olhar a laser da mamãe ou da voz de trovão do papai... Muita gente usa a internet pra demonstrar ser alguém que não é, mesmo que não ganhe nada com isso. Experimentem agir de forma nobre e se esconder, abrindo mão de reconhecimento e status... Opa... mas isso ninguém quer, né? Só o Peter Parker...
Inteligência, maturidade e bom senso são qualidades admiráveis, e usa quem é esperto! ;)

Lembrando que, como sempre, minha intenção não é direcionar o post pra ninguém em particular, nem ofender ninguém, nem fazer uma tentativa de ameaçar ou alfinetar, nem nada do tipo... Quem me conhece sabe como sou na minha... Aqui no postagens anônimas não são liberadas e fico muito agradecida por nunca ter tido problemas do tipo com ninguém aqui. Obrigada, seus lindos!
Achei que seria legal dar um toque e expor minha opinião sobre o tema depois de ter visto alguns casos parecidos e até ter relembrado do que já passei em outros carnavais. Acho que nessa vida temos muitas outras coisas pra nos preocuparmos e muitas outras pra investir nosso precioso tempo em vez de gastá-lo com esse tipo de coisa fútil e banal...

Bjo e obrigada!

28 comentários

  1. Do contrário de você, eu tive meu problema ontem com essa gentalha, mas isso não irá se repetir. E se o intuito do recalcado/recalcada era me ofender e rebaixar, passou longe, porque agora estou até mais crítico comigo mesmo e meu blog. Bj, recalque!
    Belos exemplos que você deu, Flavia. Quer amar o Edward? Ame. Que dar pro Christian? Dê. Não estou nem aí, mas o que me enerva é a falta de vergonha na cara de criar um perfil pra ir avacalhar a pessoa. Eu sou digno, e se tiver que comentar algo, uso o meu próprio perfil, como fiz anteontem num blog, e não desrespeitei ninguém, fui até educado na critica. Pessoas assim pensam que abafam, mas no fundo tem um cérebro menor que um grão de feijão, e vão passar a vida delas se escondendo, se esgueirando, para criticar as pessoas sem ser corajoso o suficiente para mostrar a cara. Se eu tiver que dizer algo diretamente, eu digo, como já fiz com algumas pessoas, não me escondendo de nada. Anônimos, tenham vergonha e apareçam, bandi recalcados!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Eu já estava me pergunta quando iria ter o novo Polêmica eu? Adorei essa coluna no LC! Bem, o que posso dizer, sobre os Anônimos, que gostam de se acharam os donos da razão e preferem se esconder, a dar a cara a tapa e mostrar quem. Sinceramente, acho muito feio a pessoa vir se esconder para expôr sua opinião, se quer fazer, que mostrei quem é, e que não venha com má educação. Infelizmente, acho que uma das modas na internet, é querer ser chato e xingar a torto e a direito, usando o anonimato...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Flavia. Concordo com tudo. A gente tem liberdade de dizer o que pensa e tem que ter coragem pra mostrar a cara e também para ouvir a resposta, desde que com educação e bons argumentos.
    Também adoro falar o que penso e não costumo escrever direcionando a ninguém, ainda que às vezes algumas pessoas tenham me inspirado rsrs, mas sempre tem uns que gostam de vestir a carapuça e respondem com quatro pedras na mão. Coisas da internet rsrs.
    Adoro essa coluna! :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o que você escreveu.Eu sinceramente não entendo o que essas 'pessoas' veem de interessante em insultar,denegrir e ofender.Todos nós temos direito de livre opinião e seria chato que todos em geral tivesse as mesmas.Debates e críticas SAUDÁVEIS são fundamentais na vida de qualquer um,assim podemos crescer como pessoa e sermos melhores ainda.
    Há maneiras de dizer o que você pensa sem ofender ninguém!
    Esconder-se para fazer comentários pejorativos não leva ninguém a lugar nenhum e fica mais chato ainda saber que esse indivíduo se oculta.

    #TENHAMOS BOM SENSO :)

    Parabéns pela coluna!
    Besos :*

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tive um caso desses no meu blog ou alguma rede social. Vejo muitos depoimentos sobre isso e fico revoltado, mas ao mesmo tempo triste.
    Me pergunto pq o Google (em sua plataforma) criou o anonimato nos perfis. Será que eles já acreditavam que existiria essas picuinhas e apostava nelas p/ a rede social ficar mais conhecida? Isso é o que me pergunto sempre.
    Acho saudável uma discussão sobre temas/livros, mas que a pessoa mostre a sua cara e que não tenha medo de ser contrariado. Até pq todos nesse globo de terrestre não tem a mesma opinião. Já pensou todos tendo as mesma idéias e impressões? Não iriamos nos relacionar um c/ os outros pq todos teriam os mesmo assuntos p/ falar e só iria relembra uma parte do pensamento "universal". Sei que deve estar sendo confuso o que eu digo, mas resumo tudo isso em uma frase: "Ter opiniões diferentes é normal".
    Se eu não gostei de um post ou opinião e estou sem vontade de pensar a respeito p/ discutir (saudavelmente) então eu nem comento. Se eu tenho uma idéia/opinião errada prefiro mostrar o meu rosto publicamente do que me esconder atrás de um "anonimo". Fora que eu acho hilário ver o anonimo respondendo ao comentario de alguém que o repreendeu.
    Parabéns pelo post Flávia-chan e vc, sempre sendo polêmica. Rsrsrsr...
    Que o LC nunca passe por esses tipos de situações chatas e incovenientes.
    Bjs Flávia-chan e sucesso para o blog *-*

    ResponderExcluir
  6. O único problema que tive no meu blog e que resolvi (tirando a postagem do ar) foi com o resumo foi livro Os lusíadas, sério, nunca pensei que um RESUMO fosse me tirar do sério. vários comentários, todos anônimos, uns poucos positivos, mas a maioria era não dá para fazer mais detalhado, precisa melhorar, assim não me ajuda em nada, não posso usar na prova desse jeito: no começo até perdia meu tempo respondendo se a pessoa já tinha pensado em ler o livro, depois tirei do ar. Achei que não valia a pena disponibilizar o material se na maior parte só havia falta de respeito.

    bjos
    Pah
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Flá,

    Já aconteceu no DLL esses comentários anônimos ofensivos contra mim e contra os próprios comentaristas e seguidores do blog, fico revoltada com isso. Realmente respeito a opinião de todos, pois gosto que respeitem a minha e todo mundo tem o direito de pensar diferente, mas as palavras tem uma mágica, isto é, elas podem ir contra meu pensamento/ideia/opinião sem ser ofensiva, através de argumentos e explicações decentes. Entretanto já passei por situação de gente falando palavrões p/ mim e para quem tinha concordado comigo no blog e dizendo p/ irmos ler bons livros pq estávamos lendo porcaria. WTF? Todo mundo tem um gosto o respeito e diversidade devem existir sob qualquer circunstância.
    Mas sabe o que acho? Que pessoas que comentam em anônimas não merecem respeito e, sinceramente, não seguem ou acompanham o trabalho da gente, pq caso contrário não faria isso. Então, particularmente estou deixando de dar atenção a anônimos e evitando esquentar a cabeça... não vou mais aceitar comentários anônimos no blog.

    bjs.
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca tive problemas com esse tipo de coisa. E eu jamais fiz algo dotipo. Se eu não curto algo eu digo numa boa, mesmo que a pessoa não goste. Eu acho isso a coisa mais desnecessária, quer dizer, na Internet você nem ao menos conhece a pessoa então pra quê fazer isso? BNão faz sentido.

    ResponderExcluir
  9. eu já tive problemas assim no meu blog, no mu antigo ask e cara acho que esse tipo de gente é mt problemática cara. não é possivel viu.

    ResponderExcluir
  10. Adorei esse post!
    Espero nunca passar por isso, sou pavio curto!
    Mas tem muitas pessoas sem a menor noção de inteligencia
    e acaba comentando essas coisas eu tenho pena!
    bjs
    livrosajaneladaimaginacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nome perfeito para um blog hein?! adorei e to seguindo, da uma passadinha no meu e se curtir me segue tb♥
    luxuriademenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. O que posso dizer... Sou totalmente contra o anonimato, e ainda, contra a qualquer tipo de briga pela internet. Por mais "visíveis" que os briguentos estejam, não gosto, não participo e pretendo nunca participar de brigas na internet. Mas voltando ao anonimato, eu vejo isso muito no Youtube, quem ai não viu o clássico: "Perdi cinco minutos da minha vida assistindo está &%$¨&". Claro, ela não poderia parar o vídeo e procurar outro, ela preferiu assistir tudo e depois xingar ele, fácil, e assim os cinco minutos de vida dela voltaram! Acho que não. Nunca me escondi no anonimato, e por que tivesse que criar um nick, nunca usei desse artificio para ofender algo ou alguém. Sinceramente, Flávia, adoro está coluna por isso, é a forma mais legitima de "dar a cara a tapa" que já vi, sem se esconder e expondo sua opinião com coerência e respeito. Parabéns XD
    Bjss!

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho muito problema com comentários anônimos lá no Balaio, volta e meia eles aparecem, alguns são tipo spans outros são ofensivos mesmo, é mesmo muito bom saber que posso entrar com processo e descobrir quem está por trás dos comentários ofensivos, seria mesmo muito bom!!!!

    Um super beijo, Van - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Seguindo, seu blog é muito bonito *---*
    Concordo com você, estamos aqui para expor nossas opiniões, sem agredir/difamar ninguém. E devemos ter respeito acima de tudo, é uma pena que nem todos pensem assim =S

    Beijos
    http://slothreaders.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Felizmente, nunca tive problemas com comentários anônimos, mas sei que esse tipo de coisa acontece e muito. Além de não ter opinião válida e educação, a pessoa ainda não tem coragem de mostrar quem é... isso é um absurdo. Acho que para concordar ou discordar da ideia de alguém, é preciso ter não só argumentos, mas também educação. Beijos. (:

    Gloria, Leitura e Pipoca.

    ResponderExcluir
  16. Oii..
    Hoje a internet abre espaço para anônimos, infelizmente né.
    Mas graças a Deus nos meus comentários, nunca tive um comentário assim.
    Mas como voce falou também, muita gente que entra em bate papo para satisfazer as besteiras que tem na mente..ridiculo, mas infelizmente tem.

    Ótimo post..

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu vivo recebendo comentários anônimos, e o pior, em inglês! Nem me dou ao trabalho de traduzir. Não coloco verificador no blog, pois acho que todos tem direito a opinião e não irei bloquear ninguém. Mas é o fim alguém comentar e se esconder.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  18. Vou te mandar a real, haha, pensei seriamente em dá uma lida meia boca no texto pra poder fazer meu comentário - e ganhar o top comentarista, hihi - mas li do começo ao fim e não me arrependo nenhum pouco, nunca passei por tal situação no meu blog ou em qualquer outra "mídia social" e me coloquei no lugar de quem já sofreu isso, eu me sentiria péssimo, sério. Seria difícil deixar passar.

    Parabéns pelo texto, ficou "supimpa", a partir de agora lerei todos os seus textos enormes, haha.

    Abraços.

    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Menina, adorei teu post! Ri horrores aqui que meu marido veio até ler um pedacinho. Mas concordo contigo em várias partes. Primeira vez que leio a coluna. Adorei.

    xoxo

    ResponderExcluir
  20. Excelente postagem, Flavia... inclusive vou compartilhar. Concordo com tudo que tu escreveu... tem pessoas que entram com perfis fakes, anônimos, apenas para "causar" na internet, bem como tu disse, na falta de argumentos já partem para os xingamentos, já que a internet é considerada uma "terra-sem-lei". Tem quem pense que se escondendo atrás de uma máquina pode fazer o que quiser, mas certamente não é bem assim que as coisas funcionam. Adorei os esclarecimentos acerca do Google sobre a privacidade e achei todos os lembretes muito válidos para aqueles que não sabem se comportar no mundo virtual. Arrasou!

    ResponderExcluir
  21. No meu atual blog ❝Professora Estagiária❞ nunca tive este problema, mas no meu primeiro que era aqueles do uol lembra?
    Então, tive muuuuuuuita dor de cabeça.

    Beijos❣❣❣

    ResponderExcluir
  22. Dia desses passei por essa situação mas foi no face. Fiz um comentario p minha sobrinha, inclusive marquei o nome dela, e apareceu gente de tudo que é lado me criticando. Achei o cúmulo. Acho sim que as pessoas podem dar sua opinião em alguma coisa, mas quando alguem pede. Vejo mto disso no twitter, gente se metendo no papo alheio e dizendo "essa é a minha opinião". Tá, pergunta-se: E quem perguntou? Quem está interessado? Num blog deve ser pior ainda, coisa feia ficar maltratando as pessoas que dedicam seu tempo fazendo uma resenha,tudo com carinho para a gente. Se não concorda tudo bem, mas fala com educação e respeito, ou melhor nem comente. Amei o post. Parabéns. Bjkssss

    ResponderExcluir
  23. Vivemos em uma sociedade onde pra algumas pessoas você pode ter sua opinião... desde que não seja diferente à delas. Isso é ridículo!

    Com educação, cada um pode concordar ou discordar do que você escreveu, mas quem entra só pra xingar, na minha opinião é realmente um coitado carente que só quer atenção.
    No meu blog ainda não tive esse problema (Graças à Deus), mas conheço quem já passou por isso e acho uma falta de humanidade quem faz esses comentários "haters". Tem gente que não se ofende, mas para alguns blogueiros mais sensíveis, isso pode estragar o dia...

    Muito bom o seu texto!!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Já passei muito por isso. Se expressar as vezes fica mesmo complicado!
    Não posso comentar nada no Face que já vem alguém sem nem saber do que estou falando, reclamando de tudo e dizendo que está certo e eu errada.
    Em um blog então deve ser mais difícil ainda lidar com isso.

    ResponderExcluir
  25. Menina, amei seu texto e concordo com muito do que você escreveu e sim, tem muita gente doida na internet que simplesmente não aceita a opinião alheia se for contrária a sua e simplesmente ataca a pessoa. Eu costumo ser bem sincera no que escrevo, já que na vida "real" você precisa suprimir algumas opiniões se não quiser ser apedrejada, mas não sou agressiva com ninguém e acho ridiculo quem vem com 4 pedras na mão porque você não gostou deste ou daquele livro/filme/série e se posicionou ^^
    Bj,Aris.

    ResponderExcluir
  26. Adorei o texto. Concordo plenamente.
    Se a pessoa tem coragem de expressar o que pensa, tem que ter coragem também de colocar a cara a tapa.
    No meu blog eu já tirei a opção de pastagens anonimas , já por causa disso!
    Critica é sempre bem-vinda, desde que não seja de forma agressiva.

    ResponderExcluir
  27. Gostei do texto.
    Concordo com a sua crítica em relação ao anonimato.
    Embora eu acredite q mtas vezes é falta de informação mesmo.
    Para mtos, a internet é um "lugar perigoso".
    Há quem pense q só de ter um perfil, vc já corre riscos :P

    ResponderExcluir
  28. Flávia, acho que as pessoas deviam fazer boletim de ocorrência mesmo, sabe? Quando os anônimos são em grande escala, devia ter um bo e dar como exemplo pra pessoa que ela não vai sair impune. Nunca sofri isso e quando comento numa postagem sobre tal livro que a pessoa gostou e eu não ou vice versa, eu tento mostrar meu ponto de vista e mesmo não gostando da opinião alheia respeitar. Dar aquela zoadinha básica e só. HSUASHUASHA Acho que pra alguém que quer virar advogada não é bonito se exceder, né?Na verdade pra ninguém é e gentileza gera gentileza, um comentário bonito recebe uma resposta educada. u.ú' É o que eu penso e se quiser pode me bulinar que eu nem ligo.
    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir