15 de julho de 2013

O Futuro de Nós Dois - Jay Asher e Carolyn Mackler

Lido em: Junho de 2013
Título: O Futuro de Nós Dois
Autores: Jay Asher e Carolyn Mackler
Editora: Galera Record
Gênero: Ficção Juvenil
Ano: 2013
Páginas: 384
Nota:
Sinopse: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...

Resenha: Nostalgia foi o sentimento que tive enquanto lia O Futuro de Nós Dois, livro escrito por Jay Asher (Os 13 Porquês) e Carolyn Mackler, lançado aqui no Brasil pela Galera Record. Ele nos traz a história de Emma e Josh, dois adolescentes que vivem nos anos 90, que foram melhores amigos há uns meses atrás mas se afastaram um pouco, e aproveitam toda a tecnologia disponível da época, que muita gente desconhece ou não tem acesso, inclusive a internet... Josh ganha um CD da AOL mas dá de presente pra Emma, que logo instala em seu computador "de última geração" que acabou de ganhar do pai, que fica tentando compensar sua ausência dando presentes pra ela. O que ela não esperava era conseguir acessar o Facebook, e menos ainda, ver que nele existe um perfil com centenas de amigos, dela mesma e de seu amigo Josh, dali 15 anos... Conhecendo um pouco de suas vidas no futuro, Emma começa a se questionar se atitudes que eles possam vir ter no presente pode, de alguma forma, mudar seus destinos... Josh não quer se envolver nessa história pois pode ser perigoso, mas Emma, depois de perceber que o futuro do amigo é ser feliz com outra pessoa, começa a se sentir incomodada e com ciúmes, mesmo que não admita, principalmente porque o havia rejeitado há uns meses atrás, motivo pra eles terem até se afastado...

Pode não parecer, mas eu também já ganhei um CD da AOL há uns 15 anos atrás e já comecei a ficar toda sorridente com a história quando comecei a ler. Me senti voltando ao passado, lá na minha infância/adolescência, descobrindo o computador com acesso a internet, ou arrasando com um discman por aí hehehe.
A narrativa é alternada entre Emma e Josh, contando esses acontecimentos na semana que se passa, e é super leve, divertidíssima, de fácil compreensão e flui muito bem.
O único porém, é que às vezes a história parece não sair do lugar, pois Emma fica fissurada em querer saber tudo do futuro quando descobre que além dela, muitas pessoas que ela conhece estão na mesma rede social, compartilhando suas vidas felizes, enquanto ela assiste tudo de camarote e acha que é infeliz pelas coisas que publica, e algumas vezes simplesmente não aceita determinada situação e quer fazer alguma coisa pra mudar tudo, o que soou um tanto egoísta, como se tudo girasse em torno de seu próprio umbigo.
A impressão que dá é aquela velha história... que só damos valor quando perdemos... O tema é muito interessante e bacana, só acho que poderia ser explorado de outra forma devido ao comportamento irritante de Emma. Mas ainda assim, é o tipo de livro que até faz com que a gente reflita... Temos que dar valor ao que importa. Se pudéssemos fazer alguma coisa hoje, sabendo que isso iria interferir no futuro, mudando assim nossos destinos, o que seria? Acho que se pudéssemos nos ver daqui 15 anos, talvez a gente se preocupasse em mudar algo que não agradasse, mas e se isso fosse interferir na vida de alguém também?

Quem nasceu nos anos 80 deve aproveitar bem mais, pois com certeza vai se identificar com muitas coisas nessa história, assim como eu me identifiquei. E uma atenção especial para o descanso de tela de labirinto com paredes de tijolinhos vermelhos no computador da Emma: clássico!

11 comentários

  1. Parece ter um enredo muito legal. Esse negócio de ver o futuro entre aspas parece ser bem interessante... Fiquei super curiosa pra ler :) Não sabia que esse livro abordava esse tema, já tinha visto em várias livrarias.

    Beijos
    queridosquinze.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser incrível, quanto mais leio resenhas mais fico curiosa e com vontade de ler...
    Isso de saber do futuro através do facebook foi uma jogada de mestre da autora, muito criativo. Fora que o livro é lindo né?!
    Beijos

    http://girlfreakbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Pois é, nessa época eu ainda era um bebê de alguns meses, mas este livro me conquistou. Não sei se é o fato de o Facebook estar na história, ou se, o que eles veem como futuro eu vivo no presente e isso, pra mim, é surreal. Adorei a resenha XD

    Bjss!

    ResponderExcluir
  4. Oie :)

    Nossa acho que vou curtir esse livro, pelo o que você disse que ele nos faz refletir e tudo mais acho que posso esperar muita diversão e reflexão kkkkk, beijos !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  5. Oi Flavia, nossa eu nasci em 1979 e acho que irei me identificar sim, hehe esse descanso de tela, eu lembro dele...
    Já li resenhas tanto positivas quanto negativas, gostei da sua resenha, pois vc é sempre bem sincera, não gosto muito de como a personagem Emma é, mais vou ler e ver o que vou achar deste livro..
    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Deve ser uma história curiosa... principalmente se os autores não deixarem de lado a questão de como as pessoas "editam" suas vidas no facebook para parecer tudo melhor do que é.

    ResponderExcluir
  7. Flávia,

    Recentemente li esse livro e até escrevi sobre ele no meu blog!
    Assim como você, fiquei bem nostálgica quando lia sobre alguns aspectos da história; nasci no início dos anos 90, então, muita coisa ali me fez recordar a infância...Mas olha, me irritei MUITO com a Emma. Que menina chata e egoísta, né? Acho que demorei um pouco para terminar o livro justamente por conta da personagem...

    Também acho que a ideia geral é muito boa, mas pouco explorada...

    Gostei bastante da resenha!

    Beijos,

    Michas

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante o livro,o contexto em si.Sua resenha ficou ótima e gostaria muitíssimo de ler!
    Acho que é um ótimo livro para um fim de tarde *.*

    ResponderExcluir
  9. Apesar de não ter tido computador na adolescência, também me identifiquei com esse livro através das resenhas que li. Quando ia na casa das amigas eu via esse bendito CD da AOL. Gostei da ideia do livro, afinal quem nunca teve vontade de dar uma espiadinha no futuro? Porém espero que Emma não tenha se esquecido de viver o presente.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  10. Este é o tipo de livro que eu julgo pela capa!
    Não gostei da capa e nem da sinopse, apesar de depois de ler a sua resenha ter batido uma curiosidade!!

    ResponderExcluir
  11. Achei a estória tão original...
    que não sei nem se eu iria ou não gostar de ler hehe
    Na dúvida, daria uma chance ;)

    ResponderExcluir