26 de janeiro de 2014

Feitiço - Sarah Pinborough

Lido em: Janeiro de 2014
Título: Feitiço - Encantadas - Livro 2
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única
Gênero: Fantasia/Releitura
Ano: 2013
Páginas: 248
Nota:
Sinopse: Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades. Feitiço é o segundo volume da trilogia iniciada com Veneno, um best-seller inglês clássico e moderno ao mesmo tempo em que recria as personagens mais famosas dos irmãos Grimm com personalidade forte, uma queda por aventuras e, eventualmente, uma sina por encrencas. Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles!
Resenha: Feitiço é o segundo volume da saga Encantadas escrita por Sarah Pinborough e lançada no Brasil pela Editora Única. O primeiro livro, Veneno, deu uma versão nova à história de Branca de Neve, e este segundo, acompanhamos uma versão bastante curiosa e empolgante para a história de Cinderela.
Morando numa casinha simples com seu pai, sua madrasta e sua irmã de criação, Rose, Cinderela sempre sonhou em fazer parte da realeza desde criança, e seu objetivo, mesmo parecendo algo impossível, visto que ela não passa de uma criada da plebe, é se casar com o príncipe e ter uma vida de princesa.
O casamento era algo realmente necessário para os negócios da família real e o príncipe deu um baile a fim de poder encontrar uma noiva de quem gostasse e se comportasse como alguém digna do trono. Rose recebeu toda a atenção e cuidados a fim de se preparar para que despertasse o interesse do príncipe no baile, e ninguém cogitou a ideia de Cinderela ir... Mas o desejo da moça de conhecer e conquistar o príncipe era tanto que ela acabou recebendo uma ajudinha vinda da Fada Madrinha, que, com mágica, lhe presenteou com um vestido novo e sapatinhos de diamante enfeitiçados para que Cinderela se tornasse irresistível aos olhos do rapaz no baile (pelo menos enquanto os usasse), porém com uma condição: enquanto estivesse no castelo, teria que explorar os aposentos em busca de algo de extremo interesse da Fada... E mesmo tendo que aturar o cocheiro que veio nesse “pacote mágico”, um homem rústico e arrogante do qual ela tomou antipatia a primeira vista, Cinderela ficou disposta a marcar presença e conquistar o príncipe durante os dois dias que o baile iria acontecer, desde que não deixasse passar de meia noite... No segundo dia, ao ouvir as badaladas do relógio, Cinderela corre e perde um dos sapatinhos, e nos dias seguintes o príncipe manda que seus criados procurem pela moça cujo pé se encaixasse com perfeição no sapato perdido. Até que Cinderela, enfim, é encontrada e nomeada noiva do príncipe, se mudando para o castelo junto com sua família e tendo seu sonho realizado... ou será que não?

Depois de ter lido Veneno e ter gostado principalmente pelo final totalmente imprevisível e chocante, iniciei a leitura de Feitiço sem muitas expectativas e sem esperar nada de grandioso, e vou ter que assumir que além da história ter se superado completamente, se tornou um dos melhores livros que já li sobre adaptações dos clássicos até hoje. Cinderela é uma moça que apesar de ser muito sonhadora, tem a sexualidade bastante aflorada e não tem medo nem vergonha de explorar isso em suas fantasias mais secretas... Não pensem que se trata de uma saga infantil... Ela morre de pavor de ratos e animais asquerosos do tipo, mas fica curiosa por um ratinho em particular que parece sempre a seguir por onde vai, até mesmo quando ela se muda para o castelo para esperar pelo casamento. Ela é o tipo de personagem que tem um sonho, mas entende que nem tudo acontece como queremos, principalmente porque nenhuma ajuda vem de graça e tudo tem um preço...
Narrado em terceira pessoa, a leitura é super fluída e tem um ritmo super empolgante. Feitiço mostra o ponto de vista de Cinderela (incluindo suas cenas de fantasia que considerei como sendo bem “picantes”) e dos personagens secundários mais importantes, como o próprio príncipe que se mostra alguém bastante mesquinho e interesseiro; da irmã de criação dela, Rose, que aparece como alguém bastante madura mesmo que tenha ficado infeliz por ter sido “descartada” pelo príncipe que escolheu Cinderela em seu lugar; e do caçador que também foi o cocheiro grosseirão que levou a garota ao baile e que a mando da Fada Madrinha faz visitas a Cinderela no meio da noite que a desagradam muito a fim de saber sobre o progresso da busca pelo castelo, até que eles se tornam aliados. Todos os personagens têm personalidades distintas e são muito bem construídos.

Com relação a parte física, a capa é um luxo só e a diagramação, seguindo o mesmo estilo do primeiro livro, é cheia de ornamentos nos inícios e finais de capítulos. A revisão foi impecável, as páginas são amareladas e a fonte tem um tamanho ótimo que torna a leitura, além de agradável, bastante rápida.

A princípio a história parece ser bastante independente da primeira, mas não aconselho que a leitura seja feita fora de ordem, pois há alguns personagens e acontecimentos muito importantes ligados ao primeiro livro e sem um conhecimento prévio sobre eles a leitura pode se tornar vaga, sem que o leitor saiba de onde vieram ou o que estão fazendo ali, principalmente ao final do livro. E por falar em final, mais uma vez me surpreendi e fiquei chocada com tamanha audácia por parte da autora e em como ela pode ter feito ligações tão surpreendentes com os personagens dos livros! Todo o desenrolar da história e a tensão para saber dos mistérios que surgem e o que poderá acontecer a seguir são super viciantes e é impossível terminar um capítulo sem querer começar o próximo logo! É empolgação do começo ao fim. E que fim! Deixa qualquer um de boca aberta.
Pra quem curte releituras (bem modificadas) com certeza vai curtir muito a história de Feitiço! O próximo livro da saga é “Poder”, a releitura dessa vez será da Bela Adormecida, e já estou super ansiosa por ele!

13 comentários

  1. Eu li esse livro sem muitas expectativas também, mas me apaixonei u-u to viciada na série Encantadas.
    http://recantodapaah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Uau! Fiquei com muita vontade de ler esses livros agora.
    Sou muito fã dos Grimm e das releituras que fazem dos seus contos. A imaginação dos autores voam longe e as surpresas são enormes!
    Li Branca dos Mortos e os 7 Zumbis e outros contos macabros e me apaixonei. Os personagens fazem coisas extraordinárias e os finais são muito bons.
    Quando eu tiver a saga, ou pelo menos Veneno, vou ler.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Me interessei por essa série por causa das capas, primeiramente, depois pelas sinopses, que são incríveis!
    Quero ler Veneno logo, logo!!!!!
    A editora fez um trabalho ótimo com as capas, as cores, está tudo ótimo!
    Gostei da sua pontuação para o livro, me deu + um ânimo para ler logo!
    Beijos (Amei a resenha) <3

    ResponderExcluir
  4. Cara, essa serie é muito boa, é uma serie daquelas que voce não quer soltar o livro..amei sua resenha ficou demais!
    amo seu blog!

    ResponderExcluir
  5. cara eu já achei veneno com um final tipo: wtf, se imagina minha vontade de ler feitiço!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  6. Estou louca para ler essa série... Já vou ler Veneno (pra depois não ficar perdida!) A ideia de contos nem tão de fadas assim é muito legal... Com toda a certeza lerei feitiço!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Flavinha, estou doidinha por essa série, adoro contos de fadas por si só, e curto muito reescritas, e morro de curiosidade das cenas picantes, e de todo o resto também, parece se tratar mesmo de uma obra prima da escrita. Cinderela sempre foi meu conto de fadas favorito, adoro as adaptações do cinema e tudo mais, e tenho certeza que essa leitura será muito prazerosa. Ansiosa para começar a série. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto algumas resenhas negativas sobre o livro mas sempre tive curiosidade para ler.Depois da sua resenha,me deu mais curiosidade ainda.Você tocou exatamente nos pontos que gosto em livros,simplesmente adorei,pretendo ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Sempre vejo muitas resenhas positivas sobre estes livros, tanto Veneno como Feitiço parecem ser bons! Infelizmente ainda não li nenhum deles, mas adorei a resenha e só aumentou minha vontade de ler! Parece ser muito bom mesmo, adoro releituras :D
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá amiga!
    Tenho que concordar com você, Feitiço também superou as minhas expectativas e superou Veneno na minha opinião. Adorei essa nova Cinderela apresentada no livro, me fascinou.
    Amei sua resenha!
    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nenhum dessa serie mas tô louca pra ler..amoo a capa dos 3 livros mas essa se superou linda deeemais!!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Li a resenha por alto, pois eu não li nenhum dos livros da série, e quero evitar spoilers, o enredo me cativou bastante, pea história de conto de fadas "ao contrário", quero logo iniciar a leitura de Veneno, para ler toda a série, me encantei com todos os livros. Perfect!

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é bom demais né amiga!? Eu iniciei a leitura como vc. Sem saber o que esperar depois do final totalmente chocante de Veneno e caceta... Veneno se superou e muito! Tbm ameeei loucamente e quero muuuuito Poder! *-*

    Bjuuu

    ResponderExcluir