1 de janeiro de 2014

Balanço Literário 2013

Oie, gentem!
Em 2012 fiz um Balanço Literário com listas de melhores e piores livros que li durante o ano e nada mais justo do que repetir a dose sobre minhas leituras de 2013. Nesse último Balanço, inclui coisas que estava a fim de por em prática no blog, tentei organizar as leituras pra não focar somente em livros de parceria, resolvi aderir a um desafio literário e outras coisas, mas infelizmente nem tudo que eu queria deu pra fazer, mas apesar disso, ainda achei bem proveitoso considerando como 2013 foi um ano tão corrido com relação ao tempo curto misturado com a correria que tive.
Como o post é grande, pro blog não ficar pesado, clique no botão "Continue lendo" para espiar...


• Meta de Leitura 2013
Minha meta de leitura, juntando livros comprados por mim que eu queria ler com os recebidos de parceria, totalizou 150 livros... Desses 150, consegui ler 81. Eu sei, era uma meta impossível pra mim devido ao meu tempo corrido e foi uma vergonha, mas no ritmo que estava lendo, com o tempo que eu tinha pra me dedicar as leituras, o que consegui fazer foi isso. Mas 80 é melhor do que nada e ainda estou surpresa por ter atingido esse número! Hahahahaha!



• Livros Lidos em 2013
Veja a lista do que li aqui.
E vou falar que dessa lista só 11 livros não foram de parceria... Snif


• Top 10 dos melhores livros lidos de 2013
Difícil fazer um Top 10 diante de tantos livros bons, mas vou considerar aqui os que mais me surpreenderam, que superaram minhas expectativas, que realmente indico por ter gostado bastante e ainda mantenho a história bem fresca na memória!

10º - A Corrida de Escorpião - Maggie Stiefvater
Considerações: Pra quem gosta de histórias originais, cuja narrativa é perfeita, convidativa e sedutora, com toques de humor leve, drama, paixões intensas e cavalos selvagens, precisa ler.
Amor condicional e verdadeiro, fidelidade absoluta e coragem pra lutar quando não há mais nada a se perder ficam evidentes, deixando a história muito mais mágica do que parece...




9º - Morte Súbita - J.K. Rowling
Considerações: J.K. acertou em cheio quando descreveu o próprio livro como sendo "uma grande história sobre uma pequena cidade", pois trata de fazer uma enorme crítica a hipocrisia da sociedade, e como as pessoas, talvez por agirem por um impulso egoista buscando pelo que desejam sem pensar no próximo ou nas consequências de seus atos, acabam por desencadearem a própria ruína, e que talvez aquela "vacância" esteja somente nas entrelinhas, não significando necessariamente que o espaço ou vaga a ser preenchida em algum lugar seja de algo físico ou material...

8º - Reino das Névoas - Camila Fernandes
Considerações: Histórias que envolvem e que despertam todas as emoções do leitor, com personagens marcantes e bem construídos, que trazem elementos conhecidos como cenários medievais e animais míticos ou encantados, e que nos leva a conhecer princesas que possuem personalidades fortes e que lutam por seus ideais, não importa os obstáculos, pois nem sempre a vida de um personagem de contos de fadas é perfeita, feita de sonhos, sorrisos e finais felizes...




7º - A Descoberta das Bruxas - Deborah Harkness
Considerações: gostei muito da história e da forma como foi contada, mesmo que de forma lenta, e confesso ter demorado pra terminar de ler porque não queria que acabasse. A história é incrível, fantástica e genial, e entrou pra minha listinha de favoritos. Pra quem é fã de histórias desse tipo, é leitura obrigatória.




6º - Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes
Considerações: É o tipo de história que emociona, que toca, que faz chorar... Tanto pela simplicidade dos atos e pela beleza dos gestos, como pela dor de perder parte de quem você é, ou viver na aflição, correndo contra o tempo, tentando alcançar o inalcançável, ou simplesmente desistindo do que não se pode ter mais... Nem sempre o dinheiro compra a felicidade, nem sempre a falta dele é sinônimo de tristeza. Pessoas podem viver de aparências, podem ter tudo mas ao mesmo tempo não ter nada, enquanto outras estão alí só pra trazer cor a uma vida totalmente cinza...
Um dos dramas mais bonitos que já li, que me fez ficar com os olhos cheios de lágrimas e que faz com que o leitor reflita sobre o que mais tem valor nessa vida tão curta que temos...

5º - Divergente - Veronica Roth

Considerações: Por ser uma distopia, é um pouco difícil não comparar com outras histórias do gênero escritas por outros autores, afinal, o que muda são os personagens, os interesses e o rumo que a história leva. A crítica a sociedade, a luta pela liberdade e o governo controlador, que dita o que pode e o que não pode ser feito, são fatores comuns nessas histórias, então, por mais difícil que seja, são livros que devem ser lidos sem a intenção de comparar. Então, depois de pensar bastante e levar o gênero em consideração, não acho que houve falta de originalidade aqui como muitos por aí dizem...

4ª - Cinder - Marissa Meyer
Considerações: Como não amar uma versão futurística de Cinderela, com perna e pé biônicos em vez de um sapatinho de cristal, suja de graxa em vez de coberta por andrajos, com uma ajudante androide munida com um chip de inteligência em vez de ratinhos e passarinhos, com um carro velho tirado do meio das sucatas em vez de uma abóbora transformada em carruagem e sua própria força de vontade em vez de uma fada madrinha?
Simplesmente irresistível e imperdível!


3º - A Seleção - Kiera Cass

Considerações: Por me fazer lembrar de elementos de outra história, não vou afirmar que A Seleção seja 100% original, mas a história me prendeu e me conquistou de tal forma que simplesmente me apaixonei por ela, pela forma como foi contada, pela forma como foi desenvolvida e adorei o rumo que levou até chegar ao final que é muito inesperado! Terminei de ler já com saudades, com vontade de não ter acabado nunca e com vergonha por não ter lido antes!

2º A Elite - Kiera Cass
Considerações: unindo toda a emoção e reviravolta dos acontecimentos, com a narrativa perfeita da autora que me prendeu e envolveu do início ao fim, mais a premissa da história que é uma delícia, posso afirmar que A Elite conseguiu superar todas as minhas expectativas e se tornou um dos melhores livros que já li, não só em 2013, mas até hoje!




1º - Garota Exemplar - Gillian Flynn
Considerações: Fechei Garota Exemplar, incrédula, chocada, estarrecida, mas ao mesmo tempo maravilhada com tamanha maestria e genialidade por parte da autora que escreveu uma história que mexeu com as minhas emoções a ponto de me fazer colocá-lo no hall das melhores leituras que tive até hoje na minha vida.







• Top 5 dos Piores livros lidos em 2013
Da mesma forma como me surpreendi de forma positiva com algumas leituras, outros não superaram minhas expectativas...

5º - O Eterno Barnes - Salustiano Luiz de Souza
Considerações: Pela sinopse, fiquei bastante interessada, mas no decorrer na leitura, devido a todos os fatores que apontei, não consegui gostar nem me prender a história, nem senti afinidade por nenhum dos personagens. Talvez, quem goste de ler histórias não muito originais, que tragam termos técnicos carregada de filosofia e informações, a caráter de conhecimento ou curiosidade, aproveite bem mais.




4º - O Espadachim de Carvão - Affonso Solano

Considerações: Como um todo, é uma história fascinante e fantástica, digna de Tolkien, mas senti que o livro foi destinado ao público masculino. Acho que os meninos, sim, vão aproveitar melhor e se interessarem mais por esse tipo de leitura. É uma boa e válida leitura, mas que não me conquistou por completo por falta de identificação.



3º - Trocada - Amanda Hocking
Considerações: A impressão que tive é que a autora quis segurar o máximo de informações possível com a intenção de prender o leitor para que ele continue devorando cada página e lendo sem parar a fim de descobrir logo o que está acontecendo alí, mas a gente lê, lê, lê e lê mais um pouco, mas continuamos sem explicações e sem sair do lugar. Me senti enrolada!




2º - A Menina Que Fazia Nevar - Grace McCleen
Considerações: No geral, é um livro que faz pensar, tanto pela questão da fé, dos milagres, da questão social, das injustiças do mundo e dos malefícios de tudo que é feito em excesso. Foi um livro que pra mim não funcionou muito bem, mas talvez pessoas com outro tipo de visão sobre o assunto vejam outro tipo de mensagem na história, ou aproveitem e absorvam melhor.



1º - Métrica - Colleen Hoover
Considerações: No mais, é uma história que fala sobre as dificuldades de um amor cheio de barreiras, as mudanças que, às vezes, somos obrigados a enfrentar, os problemas familiares que nos deparamos, as perdas que sofremos e a forma difícil de superarmos... Enfim, é como uma lição de vida cheia de exemplos trágicos (e muitas vezes irritantes) para se refletir, mas contada de uma forma que simplesmente não me agradou como achei que seria depois de tantos elogios que vi por aí. Ou talvez eu seja muito insensível pra não ter conseguido enxergar toda essa "beleza" de que ouvi falar, vai saber...



• O Blog em 2013
Mais um ano se passou e fiquei muito feliz pelo blog ter crescido bem e ter tido uma melhor visibilidade. O Lucas, veio para poder acrescentar me dando uma mega força com resenhas bem bacanas e queria muito poder agradecer a ele publicamente por dedicar uma parte do seu tempo aqui no LC. Obrigada, Lucas! ♥
A coluna "Polêmica, eu?" com temas "delicados" acerca da blogosfera foi algo que me deixou bastante satisfeita pois ela fez bastante sucesso entre os leitores.
Fiquei super feliz e agradecida pelas parcerias firmadas, principalmente com as quase 30 editoras que apostaram na credibilidade e no alcance desse cantinho (e os livros que ficaram pendentes obviamente serão lidos o mais rápido possível para eu liberar as resenhas).

Queria agradecer a todos os blogs que se uniram ao LC para promovermos sorteios para os leitores, aos próprios leitores por acompanharem o blog e tudo que escrevo, aos autores que confiaram no meu senso crítico e me enviaram suas obras e principalmente aos amigos e amigas que fiz e que com certeza levarei comigo para sempre no coração já que a distância impede uma proximidade maior. Muito obrigada! ♥
Sobre os acessos, fiquei muito orgulhosa pois foram mais de 220 mil visualizações de página só em 2013! Quase 300 mil durante os 2 anos de blog! É um baita progresso, né?! ♥ Obrigada por terem me aturado ahahaha!



• O Blog em 2014
A coluna "Polêmica, eu?" vai continuar, porém, somente quando surgir algum tema relevante para que eu possa falar sobre. Para sugestões de temas ou outras colunas, é só enviar um email para contato@livrosechocolate.com.br

A Política de Parceria do blog será reformulada no que diz respeito as parcerias com blogs e editoras.
Como ando sem tempo, não acho muito legal manter o termo blog parceiro, pois como não posso visitar e comentar nos blogs por falta de tempo, é chato, eu sei, mas não vejo como posso me encaixar no título de "parceira" sendo que não posso dedicar um tempo só pra isso, e só deixar o banner do blog a mostra não significa muita coisa, né? Esse ano, deixarei o link/banner dos blogs amigos, aqueles com quem costumo fazer promoções, cujos donos mantenho um contato fora do blog e afins. As parcerias com autores também irão funcionar de outra forma.

Se vocês repararem bem, falhei miserável e horrorosamente ao cumprir o Desafio Literário 2013...
Penso em entrar ou eu mesma bolar um desafio diferente e um pouco mais leve de forma que eu consiga conciliar com meu tempo, com os livros pendentes de parceria e com os comprados que quero muito poder ler, afinal, além desse compromisso com as editoras, ainda trabalho em casa, tenho minhas filhas, mais um (ou uma) está a caminho (pra início de maio) e o tempo vai ser suuuper corrido, dá pra imaginar...

Um novo layout já está em fase de testes e acabamento visando uma maior organização, leveza e principalmente o amadurecimento do blog depois de 2 anos de caminhada, mas ainda não tem data definida pra ser instalado... Junto com o novo lay entrará a nova política e as outras mudanças relacionadas a ela. Aguardem novidades...

Acho que no mais, é isso tudo.
Obrigada mais uma vez a todos, um feliz começo de ano e que 2014 traga mais conquistas, sucesso e tudo de bom pra gente!

Bjodoce!

22 comentários

  1. Queria ter lido pelo menos metade do que vc leu =P da sua listinha só li A seleção,A Elite e Métrica que eu amei ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Coloca correria, não sei como vocês conseguem com filhos pequenos e ainda arrumar tempo para estar atualizando o blog.
    Dos que você leu só li Como eu era antes de você.

    ResponderExcluir
  3. Não li nenhum dos livros que você citou, mas estava doida para ler Métrica e A Menina Que Fazia Nevar e achei muito triste eles terem ficado entre as suas piores leituras. Queria ler Morte Súbita, A Seleção e A Elite.
    Beijos e um feliz 2014!

    http://temponaoperdido.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, você leu 81 livros e ainda achando pouco, eu não cheguei nem nos 50 e achando muito, uhauhauhaua.
    Morte Súbita vai ser uma das minhas próximas leituras, to ansiosa pra ver se o livro é bom mesmo, mas sabe como é né?! Tem livro de parceria na frente... ai já viu... hahha.
    Beijo e Feliz 2014

    ResponderExcluir
  5. Divergente e Cinder são duas distopias perfeitas, mas prefiro Divergente. A Seleção e A Elite também são perfeitos, apaixonada por essa série.
    leituramagnifica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Garota Exemplar foi o melhor livro de 2013 sem dúvidas. Me arrependo de não tê-lo começado antes. Sensacional. Foi um ótimo ano, Flávia, hehehee, eu que o diga. Aprendi a gostar desse cantinho que é o LC de coração. E com certeza vou estar aqui, acompanhando tudo bem de pertinho agora em 2014

    ResponderExcluir
  7. Li morte súbita e Como eu era antes de você. São dois livros muito bons! Adoro.
    Muito sucesso com seu blog em 2014!
    Beijo.
    segredos-de-moda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Da sua lista "Top 10 dos melhores livros lidos de 2013", eu só li o nº 1 da lista :D
    Não foi minha melhor leitura, mas eu adorei e fiquei bem brava (hehe) quando li criticas negativas.... Estou ansiosa pelo filme, Ben Affleck, aiai ♥

    Acho que todos da sua lista estão na minha meta de leitura para 2014... e saber que vc gostou me deixou louca pra ler todos e jááá...

    Feliz 2014; saúde e mais sucesso ao Blog. Bjks

    ResponderExcluir
  9. Puxa, 150 é pra quem tem tempo né... esse ano também foi muito corrido pra mim, e minha meta de leitura é bem baixinha, comparada a outros anos ):
    Estou doida para ler Morte Súbita, e saber que esta em 9º de 81 livros é uma critica um quanto ótima (:
    Eu acho uma graça essa capa de Como eu era antes de você, e a história parece ser muito linda.
    A Seleção esta na minha estante, e ja estou pensando em comprar A Elite pra aproveitar e ler tudo (:
    Garota Exemplar parece ser ótimo, li resenhas, e adorei a premissa.
    Um top 10 muito divo o teu (:
    Vish, eu sou péssima em dizer sobre livros ruins, pois de cada um eu tiro algo... quem sabe o pensamento de um personagem, quem sabe depois pensando na história... e fico bem triste o top três ser de livros que estão a tempo na minha lista, e que alias, li criticas otimas, o que me encoraja a ler. Alem de que A menina que fazia nevar está como uma das minhas capas favoritas.
    Conheci o blog a pouquíssimo tempo, e é um dos meus favoritos...
    Isso mesmo Lucas, também agradeço, pois é um querido que ajuda aqui (:
    Claro que as editoras apostam aqui no LC, ele é muito divo, que nem você que cuida tanto dele (:
    Olha, eu venho aqui todos os dias, e quando sinto falta de posts entro ainda mais hahahha, é um prazer acompanhar as novidades literárias. E acredite, minha lista ficou ainda mais enorme depois que comecei a entrar aqui (:
    Sobre sua meta de leitura e afins, acho que você deve se focar em ti, Flavinha... o blog é uma diversão, sei que deve ser prazeroso, e ninguém aqui quer que você se mate por ele ahhaha, faz tudo com tranquilidade, se cuida sobre isso. Ebaaa, layout novo *---*
    Bjsss

    ResponderExcluir
  10. Me sinto honrado de aparecer aqui no post, Flavia ♥
    Obrigado você, sua linda! Adoro fazer parte desse cantinho doce rs
    E morto estou com seu top 10, porque quase saiu igual ao meu UHAUAHU Como Eu Era Antes de Você tá em sexto também. Cinder em 3ª e Garota Exemplar em 2ª. Quase, hein rs
    Beijodoce e que 2014 nos brilhemos mais!

    ResponderExcluir
  11. Flávia, feliz ano novo! Bom estar contigo há tanto tempo!
    Eu já não tava muito a fim de ler A menina que fazia nevar, agora então... rsrsrsrs Só preciso ler o tal "Como eu era antes de você" que todo mundo falou tããão bem! A colaboradora lá no blog vai postar as impressões dela e achou tão lindo que eu tô mais curiosa do que nunca


    beijos

    ResponderExcluir
  12. Flávia, o seu blog é um dos melhores que eu já entrei. Não comento sempre porque também ando meio sem tempo, mas eu entro sempre e adoro as suas postagens. Espero que em 2014 ele possa crescer ainda mais e muito sucesso pra você.

    ResponderExcluir
  13. Achei muito legal o balanço literário de 2013! Dos livros que você citou no Top 10 dos melhores livros lidos de 2013, eu só conhecia A Seleção e Cinder, parecem ser muito bons e dos piores, só conhecia Métrica, mas ainda não tinha lido!
    Parabéns pelo crescimento do blog, espero que continue sempre assim! :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. gente vc leu muitoooooooo esse ano flavinha, eu li apenas 69 e fiquei mega trite ;w;
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  15. 80 livros!? Não consegui ler nem 50! E minha pilha de leitura pra esse ano tá gigante.
    Quero ler Morte Súbita esse ano, e ontem terminei Divergente. Minha primeira leitura do ano e me deixou louca de ansiedade pelo filme.
    E hey, parabéns pelo bebê que está a caminho. Não tem presente melhor que esse no mundo!
    Estou curiosa pra ver o novo lay. Estou tão acostumada com esse que vai ser um pouco difícil me acostumar com um novo. Mas mudança são boas e necessárias, as vezes.

    ResponderExcluir
  16. Nossa 81 é pouco?! Acho um bom número! É um pouco complicado ler e depois ainda ter de pensar numa resenha legal aqui pro blog! Mas espero que esse ano você supere essa marca! Assim teremos mais resenhas vindo por ai!! rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Conheci o LC em 2013, tanta coisa boa que aconteceu nele!
    Amei suas leituras, achei um número ótimo de livros lidos!
    Espero que 2014 seja um ano de ótimas leituras para mim e para você \õ/
    Um Ano de paz, amor e carinho :)
    Amei tudo que aconteceu no blog em 2013, espero amar ainda + em 2014!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelos 80 livros para você pode ser decepcionante mas para mim ainda é muita coisa, almejo chegar a essa quantidade de livros lidos em uma ano, um dia ainda conseguirei, do top 10 é li os dois livros de A Seleção e também adorei fiquei muito feliz de você também ter gostado.
    Parabéns pelo blog, se esse layout já é lindo e super organizado imagine o próximo!
    Eu te desejo tudo de bom, que o blog cresça ainda mais e com certeza esse ano vai ser mais um ano de muitas conquistas.
    Beijo Tchau

    ResponderExcluir
  19. Ufa... que lista
    Parabéns pelo ótimo ano e tenha a certeza de que 2014 será melhor ainda :)

    ResponderExcluir
  20. Ótima lista de leituras heim! Poxa,''A Menina que Fazia Nevar'' funcionou super bem para mim,entrou para lista dos meus livros preferidos.Parabéns pelos livros.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelas leitura ótimas que teve este ano. Poxa, Métrica via tantas resenhas boas e agora foi o pior livro? Decepcionante!
    http://livroseestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá amiga!
    Também tinha uma meta alta que seria impossível cumprir, mas li bastante também. Esse ano você consegue completar o que faltou do ano passado ;)
    Gostei dos 10 mais que você gostou e os 10 mais que menos gostou, me decepcionei com alguns que pensei que fossem bons!

    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir