13 de janeiro de 2014

Tamanho 42 e Pronta para Arrasar - Meg Cabot

Lido em: Dezembro de 2013
Título: Tamanho 42 e Pronta para Arrasar - Mistérios de Heather Wells - Livro 4
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Gênero: Mistério/Chick Lit
Ano: 2013
Páginas: 400
Nota:
Sinopse: Neste quarto volume da série de Heather Wells, a protagonista vai precisar resolver mais um dos mistérios que parecem a perseguir. Tania Trace, a mais nova celebridade teen, está noiva do ex-namorado de Heather, Jordan Cartwright, e os dois ganham um reality show só para eles. O problema é que Tania resolveu gravar o programa em um dos alojamentos da faculdade de Nova York, mais especificamente aquele onde Heather trabalha, e acidentes suspeitos começam a acontecer. Agora Heather vai precisar descobrir quem está por trás disso antes que algo pior aconteça.
Resenha: Tamanho 42 e Pronta para Arrasar é o 4º volume da série Mistérios de Heather Wells, escrita por Meg Cabot e lançada pela Galera Record.
Nos volumes anteriores, Heather descobriu que tem o dom da investigação, e aproveitando que seu local de trabalho se transformou no "alojamento da morte", ela poderia colocar esse dom em prática ao mesmo tempo que delirava por comida e alimentava uma paixão platônica por seu senhorio e ex futuro cunhado, Cooper.
Dessa vez, Jordan (o ex noivo de Heather e irmão de Cooper) e Tania (a bonitona com quem Jordan traiu Heather) estão juntos e esperando um bebê, e por serem o maior sucesso em meio às celebridades teen, ganharam um reality show, e o local escolhido para as gravações foi o alojamento da faculdade. O problema é que em meio aos funcionários, estudantes e a um grupo de dezenas de fãs adolescentes que estão ocupando os dormitórios para "povoar" o cenário, eventos estranhos e acidentes suspeitos que parecem estar em volta de Tania começam a acontecer e alguém acaba morrendo... E Heather, mais uma vez, embarca nesse mistério para tentar descobrir quem é o responsável antes que a possível vítima, Tania, sofra com o pior. E em meio a confusão, tenta encobrir seu noivado com Cooper para manter o assunto longe do olhar dos curiosos...

Apesar de não ser minha série favorita da Meg Cabot, Mistérios de Heather Wells me agrada por sempre ter uma narrativa fluída e uma protagonista que tem personalidade e atitude, mesmo que às vezes ela viaje na maionese quando o assunto é Cooper. Porém, neste 4º volume, senti que a história deu muito mais destaque para Tania do que para a própria Heather, principalmente porque agora ela, enfim, está noiva de Cooper. Não sei se é pelo tempo que se passou quando li os 3 primeiros livros, (e isso é um problema quando os livros de uma série demoram séculos para serem publicados em vez de terem um tempo menor de intervalo porque a impressão que dá é que o próprio autor se perde na história sem saber como dar a continuidade que os leitores esperam) mas até então pensei que Tania fosse só um tipo de "intrusa" que teve o papel de separar Heather do noivo para que ela pudesse dar um rumo em sua vida até que foi parar no alojamento, e depois acabou ficando na vida de Jordan, como se tivesse caído de paraquedas, mas é possível perceber que Tania tem muito mais segredos e importância do que imaginei. Antes Tania era uma modelo, agora já é cantora com um vozeirão que desbanca até Mariah Carey desde os primórdios e não lembro disso nos outros livros...
Enfim... descobrimos o motivo real de Tania ter se envolvido com Jordan e que apesar de ter sido "a outra" lá no primeiro livro, não fez nada com intenção de prejudicar Heather, mas, sim, buscando o que acreditava ser melhor para ela mesma, o que acaba não a colocando no papel de uma "vilã", mesmo que tenha sigo egoísta em não pensar nos envolvidos.
Jordan já não está hilário e impagável como nos livros anteriores, e parece que enfim tomou jeito agora que tem um relacionamento sério e que está na boca do povo.
E a história inteira praticamente se passa com Heather lidando com problemas que envolvem a fama de Tania e os mistérios em torno das coisas estranhas que acontecem no alojamento. Já seus delírios com comida, sacadas inteligentes e engraçadas, e até mesmo o relacionamento com Cooper que enfim alavancou, ficaram em segundo plano, e quando Tania revela seu maior segredo que tem tudo a ver com os acidentes que andam acontecendo, aí é que Heather perde sua vez mesmo.
Por um lado gostei de Jordan e Tania terem sido muito trabalhados pois antes eram personagens que apareciam vez ou outra, mas teria gostado mais se Heather e Cooper não tivessem perdido espaço para esses dois a essa altura do campeonato, depois de tantos obstáculos que enfrentaram até ficarem juntos e noivos, afinal, era o que Heather mais queria... O final não foi tão satisfatório pra mim, porque tudo foi descoberto e resolvido de uma vez só, então senti que a história toda se tornou um pouco enrolada pra ter um desfecho tão rápido.
A narrativa continua sendo em primeira pessoa e a leitura é bem divertida, fácil e fluída, só senti que devido ao destaque pro outro casal e a falta de uma morte exagerada e sanguinolenta para ser investigada, a história saiu do padrão dos livros anteriores. Os capítulos são curtos e sempre se iniciam com algum trecho de música composta por alguém, ou com avisos ou formulários da universidade orientando alunos ou quem quer que seja que queira entrar nas dependências.
A série terá ainda o 5º volume, "The Bride Wore Size 12", e provavelmente deve falar a respeito do noivado e os preparativos do casamento enquanto alguma morte medonha acontece, quem sabe, mas não faço ideia da previsão de lançamento dele aqui no Brasil. E pretendo ler pois é uma série bem bacana de se acompanhar.

15 comentários

  1. Oi Flávia!
    Assim como você, essa série também não é das minhas favoritas da Meg. Li o primeiro e o segundo e não estou com muita pressa para ler os demais.
    Bjos

    Samy
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amo a escrita da Meg Gabot. Não li essa série mas é triste quando ocorre o que você disse: há um espaço muito tempo entre lançamentos, eu me perco por completo até reunir tudo na minha cabeça do anterior, já perdi muito. Mas, infelizmente é o que mais ocorre em lançamentos de séries.

    ResponderExcluir
  3. Não gostei muito da série porque o título não tem muita coisa a ver com o tema principal... Já não gostei mais um pouco pela personagem principal perder o foco... Estranho... Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Oi Flá!
    Como sempre digo nos comentários dessa série da Meg, tenho muita curiosidade em lê-la!
    Como você mesma disse, parece ser uma série bem gostosa de se acompanhar, bem leve!
    Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Legal a preocupação da Meg em mostrar um pouco mais de Jordan e Tania, mas a ponto de praticamente tirar o foco da Heather?
    Mas ok espero o próximo ;)

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha, ainda não li nenhum livro desta série mas gostei de saber que tem investigações e mistério, esse tipo de estória sempre me chama a atenção e este livro me deixou bem curiosa! Mesmo com você ter destacado alguns pontos negativos, acho que é uma ótima leitura!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. confesso que tenho que criar vergonha na cara e ler algo da meg, mas nunca li. a não ser a participação dela em zumbis x unicórnios.
    a serie pra mim é interessante, mas não sei pq nunca li. vou ver se quem sabe adquiro o primeiro livro :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Flavinha, acho uma graça as capas dessa série, mas tenho receio em ler a série, pois o nome não instiga nada da história, e sim bem o oposto, e sempre vejo tuas pequenas criticas, mas se tratando da Meg acredito que a leitura fluida ajuda a gostar. Estou com um pingo de vontade de começar a série, pois parece ser divertida, mesmo com as mortes e tudo mais. Pena que nesse volume a protagonista perdeu um pouco o foco, mas ok.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nenhum livro da série, mas livros de mistérios são sempre boa pedida! Talvéz eu dê uma chance a série! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Adoro a escrita da Meg,mas até hoje,não li nenhum livro dessa série.Não sei se é porque estou dando um tempo para livros que tem uma continuação ou se é porque esse título me faz lembrar livros de auto-ajuda.Mas gostei de saber que a escrita é feita em primeira pessoa,porque adoro livros com essa narrativa!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Eu até gosto, li o 1º e o 2º, mas não tenho pressa.
    Não acho o Cooper grande coisa também. Pelo menos o Jordan é tão sem noção que me faz rir. hahaha

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler a série, e essa resenha aumentou mas ainda minha vontade de ler. Meg Cabor sempre alegre!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  13. Nossa Flavinha!
    Agora você me deixou em uma tremenda dúvida se irei ler esse livro ou não, pelos fatos que você ponderou.
    Quem sabe um dia tire a prova dos nove né?

    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  14. Faz um tempão que tô com esse livro aqui e ainda não li..apesar de ter visto alguns comentários positivos ainda não me deu aquela vontade de ler..vou tentar ler esse livro ainda esse ano.

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. '- Sempre amei a Meg, acho que a leio desde o doze anos, mais ou menos, a série " Os mistérios de Hather Wells " é sem dúvida a minha favorita, compre o tamanho 42 e arrasando ontem, ai fui procurar uma resenha, todas as que localizei foram mais negativas do que positiva. Estou MORRENDO de medo de acabar odiando esse livro.

    Beijos

    ResponderExcluir