8 de janeiro de 2014

Quando Você a Viu Pela Última Vez? - Lemony Snicket

Lido em: Janeiro de 2014
Título: Quando Você a Viu Pela Última Vez? - Só Perguntas Erradas #2
Autor: Lemony Snicket
Editora: Seguinte
Gênero: Infanto Juvenil/Aventura/Mistério
Ano: 2013
Páginas: 270
Nota:
Sinopse: Ainda na cidade de Manchado-pelo-mar, o jovem aprendiz Lemony Snicket terá mais um caso para resolver junto com sua tutora, S. Theodora Markson. Desta vez eles foram contratados pelos Knight para encontrar Cleo, a filha desaparecida do casal. A primeira hipótese é a de que ela teria fugido com o circo - mas, ao contrário do que Theodora pensa, não se trata de uma resposta inteligente e adequada para esse mistério, já que Cleo era uma química brilhante (e não uma artista) e com certeza teria deixado um bilhete.
Será que ela havia sido sequestrada? As versões das duas principais testemunhas que viram Cleo no dia de seu desaparecimento são divergentes. Ela foi vista pela última vez no mercado Comidas Incompletas ou no restaurante Faminto’s? E foi embora de táxi ou em seu carro novinho em folha?
Lemony Snicket contará novamente com a ajuda da jornalista-mirim Moxie Mallahan e dos irmãos taxistas Juca e Chico. Mas será que ele desvendará esse mistério? Ou só fará as perguntas erradas mais uma vez?
Resenha: Quando Você a Viu Pela Última Vez? é o segundo volume da série Só Perguntas Erradas lançado pela editora Seguinte em que Lemony Snicket, o autor, continua sendo protagonista de mais um caso a ser resolvido na cidade de Manchado-pelo-mar. Dessa vez, Lemony em companhia de sua tutora S. Theodora (continue sem querer saber o que o S. significa) foram contratados pelos donos da maior empresa de tintas da cidade (que alias já está a beira da falência devido a falta de tinta pois não existe mais mar e consequentemente, não existem mais polvos, de onde a tinta vem), para investigar o desaparecimento da filha, Cleo Knight, uma química muito inteligente envolvida com a fórmula da tinta invisível. S. Theodora acredita que Cleo fugiu com o circo, mas o que alguém que não tem nada a ver com esse mundo iria fazer lá? Algo de errado tem nessa história...
Lemony com suas perguntas erradas, sempre feitas nas horas mais inadequadas, conta com a ajuda de Juca e Chico, os taxistas malucos, e de Moxie, a jornalista mirim, para investigar e tentar desvendar esse caso de desaparecimento muito, muito estranho...

Levando em consideração que me diverti horrores com o primeiro livro, vou ser sincera em afirmar que este segundo, apesar de ter uma narrativa que segue o mesmo padrão e é bem peculiar, não superou tão bem minhas expectativas por não ter prendido minha atenção como eu achei que prenderia.
A trama é bacana e é bem divertido acompanhar Lemony embarcando nessa aventura, que desta vez está bem mais cheia de ação, dando tudo de si e sendo o responsável por juntar todas as pistas enquanto sua tutora incompetente parece nem saber o que está fazendo ali, como se adultos só servissem para atrapalhar mesmo. É como se houvesse uma inversão muito bem bolada onde crianças tomam o papel dos adultos, sendo mais maduras e inteligentes, tendo mais tato para poder lidar com todos os mistérios e problemas que se deparam, enquanto os adultos são todos caricatos e se comportam como malucos.
Talvez por ser mais voltado ao público infantil, tanto pela forma de ser narrado, e até as explicações para palavras "difíceis" que aparecem, fiquei com a impressão de que o foco do livro era descobrir o paradeiro de Cleo, e coisas tão importantes quanto, como prender o vilão, ficaram jogadas para escanteio. Devido aos mistérios que envolvem a cidade, que já surgiram no primeiro livro e continuam sendo mantidas nesse segundo, também acredito que apesar de cada volume trazer um mistério, a série em si guarda algo bem maior, pois a medida que perguntas vão sendo respondidas, outras não são, e outras surgem, o que acrescenta um certo tipo de profundidade um pouco obscura nas histórias que vai além de uma simples trama infantil. A cada livro vamos descobrindo um pouco mais sobre a organização secreta da qual Lemony faz parte e até mais um pouco de sua personalidade, como se fosse um segredo sendo revelado aos poucos.

A diagramação do livro é uma graça! Tem várias ilustrações e todas elas me fizeram observar a fim de saber se poderiam ter algum elemento que servisse como pista e Lemony sempre aparece com um boné que faz sombra nos olhos, dando um ar de mistério sobre ele, como se quisesse esconder alguma coisa. A capa, seguindo o mesmo padrão do primeiro livro além de ser linda ainda já demonstra que o livro tem uma história que se trata de algum mistério.
Quero continuar acompanhando a série pois acredito que há muito sobre a cidade de Manchado-pelo-mar a ser descoberto, assim como sobre Lemony e suas particularidades.

14 comentários

  1. Olá, Flavinha. Já pela capa dá para se ver que a trama é mais infantil, e sendo da série é um humor né. Não é tão meu estilo, as vezes me arrisco... mas sei lá. Mas mesmo assim parece ser divertido, e um tanto instigante, mas como é voltado mais para infanto/juvenil, quem sabe não seja tão instigante assim, né.
    Bjs mil.

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia, eu li o primeiro este ano e sinceramente não gostei... tem umas tiradas engraçadas, mas nada que me fizesse rir e nem ter vontade de acompanhar a série completa.
    As capas são lindas, adorei também as ilustrações que tem no volume um.
    Gostei de saber que Juca e Chico reaparecem assim como Moxie, estes me conquistaram mais que o protagonista.

    ResponderExcluir
  3. Eu não curti muito o livro não, não me identifiquei muito com a narrativa dele,e mais, não sei muita coisa sobre o primeiro volume, ser mais teen com palavras difíceis, personagens sendo um pouco jogados de lado... Mas a sua resenha ficou muito boa viu... Abraços! Saphiy

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Estou vendo ideias bem contraditórias sobre esse livro.. Pelo menos quanto ao primeiro vejo muitas coisas positivas mesmo, que bom que você gostou!
    Agora preciso ler para saber o que eu acho, mesmo sendo um livro voltado ao público infantil, não tem como não ter curiosidade com essa capa.

    beeijos

    depoisdeumlivro.blogspot.com
    espero a sua visita (:

    ResponderExcluir
  5. Oi Flávia!
    Adoro as capas dessa série (livro 1 e 2) me chamaram atenção!
    Gosto de livros infanto juvenil acho bem bacana, um gênero que me encanta e me chama muito á atenção!
    Quero muito ler o primeiro, parecem ser legais!
    Adorei a resenha, me deixou até + um pouquinho curioso hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum livro desta série, mas gostei do enredo deste! Adoro livros com investigações e este me deixou muito curiosa, parece ser muito bom acompanhar os personagens enquanto solucionam este mistério!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. É ruim quando isso acontece, a expectativa não é alcançada sendo que no livro anterior ela até chegou a superar. Uma pena isso ocorrer!

    ResponderExcluir
  8. cara não li ainda o primeiro livro, mas tenho vontade.
    sem contar que a capa desses livros me atrai de tal forma que acho que eu compraria a serie só por causa delas uhauhsuh

    ResponderExcluir
  9. Pela capa já parece um livro bem infantil, não curto muito essre tipo de leitura...
    Mas valeu a dica
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Acho que estou com a Alice Aguiar
    A capa é tão atraente que dá até vontade de pagar pra ver.

    ResponderExcluir
  11. Super fofa essa capa, deu vontade de ler só olhando para ela! Não gosto muito de livros de Infanto Juvenil,mas amei tanto esses desenhos que me deu uma vontade de ler e descobrir esse mistério! jahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Flávia, a capa é bem ilustrada deixando-a como um toque especial do livro, a resenha foi bem legal. O livro parece ser bem interessante!

    ResponderExcluir
  13. Olá Flavinha!
    Não li nenhum livro da série, mas fiquei em dúvida se irei ler essa história!
    Adorei sua resenha!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li nenhum livro desse autor e esse me pareceu ser bem interessante...bem bobinho mas muito divertido..e adorei a capa ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir