31 de dezembro de 2012

Balanço Literário 2012

Olá, pessoal! Fim de ano sempre é correria, o povo viaja, se concentra em festas e por mais que a gente tente deixar tudo nos trinques, nem sempre é possível porque simplesmente o tempo é curto demais!
Inspirada na postagem da Aline do blog Livro Lab, em outras postagens dos melhores livros do ano pela blogosfera afora, e na minha mania de escrever muito, resolvi fazer um apanhado geral do que li esse ano, minhas considerações sobre o que valeu a pena e o que não valeu, e o que pretendo fazer ano que vem, tanto no blog quanto com a fila de livros que tanto me aguarda aproveitando que o mundo não acabou!
Então, let's go para a última postagem do ano pra fechar 2012 com categoria!




• Meta de Leitura 2012
Eu, usuária assídua do Skoob, faço de tudo pra manter minha estante o mais atualizada e organizada possível. Qualquer livro adquirido, desejado, lido, avaliado e etc está lá, lindamente. Só assim pra eu ter um pouco de controle e organização com o que tenho e o que faço com meus filhos hehehe.
No início do ano, eu tinha estabelecido uma meta de 150 livros, porém, devido a vários fatores tive que reduzir um pouco essa meta, excluindo alguns e substituindo outros livros da lista. Até a metade do ano eu já tinha lido quase 100 livros, e usava o tempo que gastava dentro do ônibus, indo e voltando do trabalho pra ler. Mas saí do emprego e ler em casa é super difícil pra mim. Aqui em casa parece um hospício e o pessoal não me dá sossego, o que me faz ler somente de madrugada, quando já estou um pouco cansada, então leio pouco. O que antes era lido de um dia pro outro, agora demora uma semana ou mais. Minha média de leitura era de 15 a 20 livros por mês, mas desde junho não consegui passar de 5! É uma vergonha, mas ano que vem pretendo recuperar o tempo perdido. Minha meta ficou em 125, e desses 125, li 125! \o/


• Livros Lidos em 2012
Pra darem uma espiada nos livros que li esse ano, é só clicar na página "Lidos em 2012" que fiz aqui no blog com a "listinha", pois se deixasse pra postar aqui, esse post ia ficar ainda maior do que já está.
Não tirei foto pois alguns eram ebooks e outro era de booktour, então a pilha ia ficar faltando hehehe.


 Top 15 dos melhores livros lidos de 2012 

De todos esses livros que li em 2012, não posso deixar de destacar os que mais me marcaram. Iria fazer um Top 10, mas diante de tantos livros fica difícil escolher só esse pouquinho, então vai 15. Eu também considerei duas trilogias como sendo um livro só!
Então, vamos aos que mais gostei:

15º - Milagres do Ágape - Carol Kent e Jennie Afman Dimkoff
Considerações: Milagres do Ágape foi uma leitura imprevisível. Como é um tema que não costumo ler e nem me interessar, li sem saber como seria minha reação, e fiquei bem surpresa pois se trata de um livro que mostra o poder que Deus tem na vida das pessoas que tem fé!
Sei que a leitura não faz o estilo da maioria, mas como disse na resenha, acho que qualquer tipo de leitura é válido, principalmente quando nós traz algo de bom, mesmo que só uma sensação meio que inexplicável hehehe. E por isso mesmo, pela mensagem passada e da forma como foi passada, gostei muito de ter lido esse livro!

14º - Maus - Art Spiegelman
Considerações: Maus é um livro em forma de quadrinhos que conta a história real de Vladek Spiegelman, pai do autor do livro, um judeu-polonês que sobreviveu ao Holocausto.
"Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto." - SinopseÉ difícil acreditar nos horrores que aconteceram nos campos de concentração e o relato é tão intenso e verdadeiro que em varios momentos me senti angustiada e confesso ter derramado algumas lágrimas enquanto lia...

13º - Alcateia Prateada - Eddie Van Feu
Considerações: Alcateia Prateada também foi outra surpresa pra mim. O livro conta a história de um mestiço que sofre nas mãos dos outros membros do clã que não o veem como igual. É um livro que testa a tolerância do leitor devido ao excesso de drama e sofrimento que Phillipe, o personagem principal, passa, mas que ainda assim traz uma mensagem maravilhosa sobre força de vontade, esperança, fé e superação! Vale muito a pena ler!


12º - Hex Hall - Rachel Kawkins
Considerações: Hex Hall é uma leitura ótima e por tratar de magia, sobrenatural e fantasia, meus temas preferidos, não poderia ficar de fora dessa lista.
Sophie descobriu que é uma bruxa e para não causar maiores problemas já que omeçou a atrair atenções indevidas, é mandada pra Hex Hall, uma escola/reformatória para esses jovens prodígios e rebeldes.
Lá ela consegue arrumar mais confusão, mas passa a percorrer um caminho onde descobrirá muito mais do que imaginavan.
Os elementos do livros são clichês, lembram outros livros mais famosos do tipo, mas a forma como a história é contada e como esses personagens são inseridos, fazem bastante diferença!

11º - Lilac - Deise Müller
Considerações: Lilac é o tipo de livro que pela capa não fazemos ideia do que se trata a história, e o elemento surpresa muitas vezes é um ponto positivo.
O livro conta a história de Meg, uma feiticeira que só quer distância do dom da magia que possui. Mas devido a alguns acontecimentos, ela se vê obrigada a mudar de vida de forma drástica, e isso inclui correr risco de vida, descobrir mais sobre suas origens e se apaixonar por Craft! E tudo isso com cenas super calientes que deram um toque a mais para mostrar o quanto o casal tem química! E o final ainda é daqueles que nos tira o fôlego! A combinação de sobrenatural + toque de drama + muita ação + mais erotismo super hot + uma narrativa eletrizante e impossível de largar, Lilac entrou pra lista dos melhores que li esse ano!


10º - Coração de Bicho - Angélica Lopes


Consideração: Com uma capa fofa, Coração de Bicho é um livro de fábulas modernas que traz situações do cotidiano, vividas por animais.
Não é um livro infantil como parece. Ele é cheio de significado e mensagens de todos os tipos, desde abandono, decepção, amor e até vingança.
E justamente por essas mensagens serem embutidas nas fábulas de forma muito inteligente é que gostei muito e se tornou um dos meus livros favoritos.



9º - O Garoto da Casa ao Lado - Meg Cabot
Considerações: O primeiro livro que li que é todo escrito em forma de emails que conta a história de Mel, uma jornalista que após se deparar com o corpo desfalecido de sua vizinha, passa a tomar conta de seus animais. Mas como estava deixando a vida social de lado por causa deles, resolve entrar em contato com um parente da velha para passar a responsabilidade pra ele. Porém, o tal parente é um cara super folgado e oportunista que acaba cobrando um favor para um amigo obrigando-o a se passar por ele e ir cuidar dos bichos. E a partir daí,a  vida dos dois se cruza e muitas confusões, situações hilárias e o mistério de quem apunhalou a velhota paira no ar.
Por ser super original e super bacana, entrou pros favoritos!

8ª - Trilogia A Rainha da Fofoca - Meg Cabot
Considerações: Impossível escolher um único livro dessa série, pois ela é toda ótima! A série conta a história de Lizzie Nichols, uma mocinha que sempre fala alguma coisa na hora mais imprópria e acaba estragando alguma coisa. Sonha em trabalhar com restauração de vestidos de noivas e depois de se meter numa roubada com quem achou seu seu verdadeiro amor, encara uma hilária aventura em busca de seu próprio casamento com alguém que nem imaginava.
Meg cabot é diva e dispensa comentários, e essa foi a série que mais gostei dela!


7º - Legend - Marie Lu
Considerações: Legend é uma distopia eletrizante, que conta a história de dois jovens que aparentemente não têm ligação entre si, mas que tem os caminhos cruzados quando Day é acusado de matar o irmão de June. Ela passa a caçá-lo para vingar a morte de quem era a única família que ela tinha, enquanto Day foge e ao mesmo tempo fica na captura da cura para a doença que atingiu sua família. E tudo isso num cenário de ruínas depois que o mundo foi devastado por todo tipo de desatre natural e agora é controlado por um sistema duvidoso.

6º - Malícia - Chris Wooding
Considerações: Malícia foi mais uma surpresa pra mim. Primeiro porque recebi o livro sem esperar, e segundo, porque a história e a forma como é contada é genial e super criativa! Fiquei super empolgada quando peguei o livro. Há uma lenda em que existe um mundo secreto, Malicia, para onde vários adolescentes são levados por um vilão macabro. Só que o tal mundo é uma revista em quadrinhos e ninguém sabe se a lenda é real ou não. Até que alguém decide fazer o teste e incovar Jake Gigante, o vilão que leva os garotos pra lá.
Com uma narrativa super envolvente e impossível de largar, o livro ainda traz algumas partes que se passam em Malicia na forma de quadrinhos!

5º - Emily, The Strange - Os Dias Perdidos
Considerações: Emily é uma garotinha que acorda na cidade de Black Rock, sem memória. Ela, então, passa a investigar a fim de descobrir o que aconteceu e passa por várias situações hilárias até descobrir. O mais interessante do livro é a diagramação, que é genial. Em forma de diário, o livro trás as anotações e todas as pistas coletadas por Emily, ou Laraia, como prefere ser chamada! Super fofo e bacana!


                                 4º - Eu Sou o Número Quatro - Pittacus Lore
Considerações: Quando resolvi investir na leitura desse livro, não sabia o que esperar. A capa parece meio pobre e por mais que a sinopse seja chamativa não dá ideia do que realmente se trata. Mas aí comecei a ler e me empolguei! "Eu Sou o Número Quatro" é o primeiro volume da série Os Legados de Lorien e conta a história de Quatro, ou John Smith, que precisa viver figindo junto com seu guardião, pois alienígenas hostis estão caçando-o. John e seu guardião passam a viver em Paradise, e lá, Quatro começa a demonstrar interesse em Sarah, faz amizade com Sam, e começa a desenvolver seus poderes. Num primeiro momento pode soar bobo, mas é uma história genial, fantástica e impossível de largar! Uma das minhas favoritas!

3º - O Poder dos Seis - Pittacus Lore 
Considerações: A continuação de Eu Sou o Número Quatro. Aqui a história ganha novos ares, pois há dois personagens em que a narrativa é intercalada entre eles. Enquanto John vive constantemente em perigo devido a fuga com seu amigo Sam e Seis, número Sete, que vive escondida na Espanha, conta como lida com a situação em que está, preocupada em tentar localizar os outros membros da garde e ao mesmo tempo se sentindo sozinha pois sua guardiã desistiu de lutar. Esse é ainda melhor do que o primeiro!


2º - Trilogia Jogos Vorazes - Suzanne Collins
Considerações: Acho que quem ainda não leu, ou assistiu ao filme ou ouviu falar dessa distopia fantástica que se passa num futuro pós apocalíptico m que os EUA não existem mais, e em seu lugar, surgiu Panem, governada pela Capital. O livro conta a história de Katniss Everdeen, que se oferece como tributo no lugar de sua irmã para participar dos Jogos Vorazes, um evento sanguinário em que 24 tributos, 2 de cada distrito, lutam entre si até que só reste um sobrevivente, e tudo é televiosionado, como num reality show macabro, organizado pela Capital para mostrar para os moradores dos 12 distritos que existem quem é que manda. Com uma narrativa ágil, envolvente e fantástica, a trilogia entrou pra minha lista de melhores livros lidos nesse ano!


1º - O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson
Considerações: O Diário de Suzana para Nicolas é um romance super envolvente, emocionante, bem escrito e que me fez chorar até! O livro começa com Matt terminando seu relacionamento com Kate sem maiores explicações. Ele somente lhe deixa um diário para que ela entenda o motivo de seu afastamento. No diário, Kate descobre que há outra mulher na vida de Matt, Suzana, e ela passa a ler esse diário a fim de poder descobrir o que aconteceu e como as coisas chegaram aquele ponto. "Maravilhoso" é pouco pra descrever esse livro.

 Top 5 dos Piores livros lidos em 2012 

 Assim como houve livros fantásticos, também me decepcionei com a leitura de alguns livros. História ruim e sem sentido, apelativa, livro mal escrito... são vários os fatores que levam alguém a detestar e achar que a tal leitura não vale a pena. Sei que cada um tem seu gosto, indiscutível, e o que foi ruim pra mim pode ser excelente pra outra pessoa, e vice versa, mas esses, infelizmente não desceram aqui, sorry:

5º - O Mendigo - Edson José
Considerações: Participei do Booktour desse livro e estava bem animada pra ler. Achei a capa bonita, a sinopse é chamativa mas a história não me agradou... O livro não superou minhas expectativas pois a mensagem, por mais que seja bonita e válida, não foi passada de uma maneira muito legal. Achei muito forçado e as vezes até impossível de engolir certas descrições e acontecimentos... Sei que teve quem amou (a maioria inclusive), mas acho que fui exceção nesse caso...

                    4º - Sirensong - Jenna Black
Considerações: Dei 3 estrelas pra esse livro e o considerei como bom levando em consideração toda a trilogia Faeriewalker, mas ainda assim foi uma das piores leituras do ano. Isso porque o livro trouxe uma continuação arrastada, em que o único acontecimento foi uma viagem eterna! O livro inteiro me enrolando com a tal viagem. E pronto, chegaram, rolou uma briguinha e acabou! Mais decepcionante, impossível...

                             3º - Pegando Fogo - Meg Cabot
Considerações: Meg Cabot!!?? Como pode essa diva ter escrito esse lixo literário? Dá a impressão de que só porque foi ela quem escreveu, vai vender, então que se dane... Pensem numa história ridícula... É essa! Conta a história de Katie, uma mentirosa de carteirinha que trái o namorado e acha isso normal, e que se vê em mals lençóis quando o melhor amigo retorna a cidade depois de alguns anos de sumiço... A história é péssima e deu vontade de abandonar logo no início. Sei que Meg escreve em vários estilos, mas esse livro em particular, merece o "Troféu Caveirinha Odiosa do LC" com louvor.
             
 2º - Cinquenta Tons de Cinza - E.L. James
Considerações: Gente, oi? Preciso mesmo explicar o motivo desse livro ter entrado nessa lista? Cinquenta Tons de Cinza é tosco, pobre, chulo... Acho que quando alguém se dá o trabalho de escrever um livro sobre determinado assunto, deve no mínimo pesquisar sobre ele a fundo, e esse livro é um exemplo de que a autora não sabia do que falava na questão BDSM... A única coisa que salva nesse livro é a capa, e olhe lá...

                                    1º - Não Leia Essa Carta - Darlan Hayek
Considerações: Esse livro foi um problema... Mal escrito, com erros de ortografia de perder as contas e com a história mais pobre e absurda que já vi na minha vida. Conta a história de Andrew, um cara filho de um assassino serial que matava casais em que o homem era feio e a mulher bonita, ou crianças adotadas (??). O maluco então, se aposenta. Mas, oi? Como a pessoa se aposenta de uma doença (a psicopatia, no caso) que o levou a matar e depois vive normal e tranquilamente como se nada tivesse acontecido? Andrew e seu amigo, Lorenzo, começam a receber cartas ameaçadoras e misteriosas, e ao que tudo indica algum assassino está a solta, mas todo o suspense que gira em torno disso tudo é lamentável. Os personagens são pobres e nada teve um aprofundamento melhor, ou explicações que me convencessem de todos aqueles absurdos que aconteceram alí. O livro inteiro é lamentável... O pior livro que já li na minha vida...



• O Blog em 2012

Esse foi o primeiro ano do blog (Yes! Dia 05/01 ele faz 1 aninho de vida!)! Fiquei muito feliz por ter chegado até aqui pois quando o criei, foi com intenção de escrever sobre o que amo e poder compartilhar isso com outras pessoas com o mesmo interesse. De início eu não divulgava, demorei quase 4 meses pra criar coragem e começar a falar com as pessoas que tinha criado esse cantinho... morria de vergonha hihihi... E o tempo foi passando, e além das parcerias com as Editoras e com autores que conquistei, o que pra mim foi uma grande prova de reconhecimento de que o que faço realmente vale a pena e que estou no caminho certo, também conheci muitos blogs legais e que adoro visitar, e através deles muitos livros que nunca tinha ouvido falar, e claro, fiz muitas amizades com pessoas lindas e bacanas que jamais vou esquecer e nem quero perder contato. Queria fazer uma lista enorme para agradecer todo mundo, a quem me deu força e até a quem me aturou em meus momentos de lingua ferina (eu sei, apesar de calma e tranquila, às vezes sou terrível e nem eu me aguento >.<), então vou deixar o meu MUITO OBRIGADA A TODOS! Principalmente aos que sempre visitam esse cantinho, gostam e comentam quando podem no que me dedico pra escrever! 

Nesse ano que passou, foram 14 Editoras (e aqui vai um agradecimento especial para a Arqueiro/Sextante, Linhas Tortas, Escrita Fina, Prumo, que foram as que me aturaram mais que qualquer outra ahaha), 19 autores (um beijo e um abraço apertado para a Deise Müller, Kamila Denlescki, Eddie Van Feu e Renato Rodrigues, que também me aturaram), muitos blogs parceiros, que perdi as contas já que alguns foram desparceirados (rsrsrs), e aos mais de 2000 seguidores pelo GFC e aos mais de 70 mil acessos ao blog!! Como agradeço gente? É muita emoção pra uma blogueira só!


E que 2013 seja tudo muito melhor!


• O Blog em 2013

- Colunas
Em 2013, o blog continua apenas literário e penso em organiza-lo com colunas fixas, com dia certo pra entrar de preferência. Talvez eu abra vaga para 1 ou 2 colunistas, mas como isso é sério e exige responsabilidade, ainda vou pensar direitinho nisso.
Penso em deixar a caixa de correio e o resumo como colunas mensais, e vou fazer de tudo pra fazer a caixa em video! Será que crio coragem pra isso? Hahaha!
Aceito sugestões de ideias de colunas, sugestões de livros para ler e dar minha opinião depois na hora de resenhar, etc... Só comentar aqui ou mandar email!

- Livros de parceria
Pra poder me organizar melhor com as leituras e não deixar nada acumular, também estou pensando em seguir tipo uma agenda, lendo uma quantidade de livros de parceria por mês para eu poder ler os meus livros que comprei também, senão vai só acumulando e ficando pra trás, os coitados hehehe, e são muitos!

- Resenhas
Pretendo postar duas resenhas por semana. A avaliação usando estrelas continua, e a minha opinião sincera também...

- Politica de parceria
A política de parceria será reformulada para blogs e autores. Nada muito diferente do que já é, mas já adianto que não vou manter parceria com autores que não puderam/podem enviar o livro para resenha por qualquer motivo. Acho justo incentivar a literatura nacional, mas também acho justo o blogueiro, desde que faça um trabalho sério e bem feito, (e isso não é só eu, claro) receba algo em troca pelo espaço cedido para divulgações, principalmente para poder indicar para os leitores. Eu não gosto e nem costumo indicar o que não curto, e adoro espalhar e indicar o que gostei, mas só vou saber se o livro é bom ou não, se puder ler, né?

- Top Comentarista
Também irei manter o Top Comentarista do mês no blog, porém, as regras serão modificadas de forma que seja justo para todos aqueles que visitam e comentam, e assim que as postagens entrarem vocês poderão espiar as regrinhas!

- Promoções
Além de premiar os que mais comentam através do Top Comentarista, penso em fazer pelo menos uma promoção por mês! Quem não gosta de promoções? Eu adoro, só não ganho rsrsrs! Também penso em organizar gincanas bem legais pra sair dessa mesmice de promoções em que ninguém se interage direito!


• That's all, folks!
Taí o Balanço e algumas das coisas que pretendo implementar no blog em 2013! Bjokas e até ano que vem, que espero ser um ano de muitas leituras boas, estante cheia e muitas conquistas e emoções para todos nós! Um Feliz ano novo, cheio de realizações e felicidades pra todos!

30 comentários

  1. Adorei o post foi bem completo em :D Nossa preciso muito ler alguma coisa da Meg Cabot o mais urgente possível menos ( Pegando Fogo ) kkkkkkkk , feliz 2013 e tudo de bom !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Quanta coisa boa
    Gostaria de ler Trilogia A Rainha da Fofoca e Jogos Vorazes
    E você leu 124 livros esse ano Oo'
    Uau, um sonho para mim

    * Feliz 2013 *

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post, Flavia!
    Desejo que o blog continue sendo produtivo como foi em 2012 e que você consiga cumprir suas metas! ;)
    Alguns do seu Top estão na minha lista para 2013! :)
    Cinquenta Tons de cinza também entrou na minha lista de piores do ano.

    Feliz ano novo! Tudo de bom! Saúde, amor, paz, alegria e realizações!

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Excelente post, Flávia! É muito bom fazer esse balanço de final de ano e ver o que foi bom e o que pode melhorar. Da lista dos melhores, gostei de Legend, que pra mim foi uma excelente leitura.

    Feliz 2013 e que seja muito melhor do que esse ano que passou!

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Flá,
    Amei seu top 15... e fiquei ainda mais feliz por o Diário de Suzana para Nicolas estar em 1º, pois tb está no meu!!!
    Adorei as considerações e que as melhoras venham para lhe trazer mais e mais sucesso!
    Não deixe que nenhuma crítica ou comentário mude sua sinceridade na opinião sobre um livro, esse é seu direito e nossa segurança como leitores de que aqui as coisas são reais!!!

    Beijos
    Chrys
    Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  7. Isso ai parceira, vou fazer quase o mesmo la no Nerdificando, mas vce precisa muito ler A Ascensão dos Nove, é muito bom! *-*

    Abrç'z \õ Happy New Year !
    tenerdificando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja li e já tem resenha aqui no blog... :p

      Excluir
  8. FELIZ ANO NOVO!!!! Espero que este ano tenha sido muito bom para você, e pelo jeito foi mesmo com toda a bagunça da mudança que você estava fazendo e mudanças são sempre bem vindas além das parcerias e a valorização do seu blog, e que este ano novo seja ainda melhor ^^
    Goste dos top 15 ao meu ver esta muito justo...parabéns pelo seu blog ele é muito fofo e adoro as suas resenhas, de verdade, me ajudaram muito nas minhas escolhas de leitura ^^
    Também gostei das novas políticas que serão implementadas no próximo ano e boa sorte com seu blog!!!
    Bom fim de ano e bom recomeço também para você e sua família ^^

    ResponderExcluir
  9. 125 livros? 20 por mês? Uaaaau!!! :D :D
    Quem dera :D Esse ano foi tão corrido, tantas mudanças que me detive em poucos, mas quero ver se me organizo para o próximo ano e coloco mais livros na minha lista de "lidos".
    Mas os poucos que li foram fantásticos!

    Desejo então tudo de bom, que 2013 seja um ano de muitas conquistas! Que alcances teus objetivos!!
    Beijão!
    Pri
    Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Nossa senhora. Será que todo mundo leu mais de 50 livros? 125! CENTO E VINTE E CINCO livros que você leu só nesse ano? Eu, apesar de ser novata nessa questão de ser leitora, li menos de 20 - todos choram. Concordo com você, acho o Skoob uma rede MUITO boa, e nos dá controle, sobre qual livro temos, emprestamos, já foram lidos e etc. Gostei das suas dicas de livros. Vou tentar me lembrar de alguns que mais gostei, porque talvez os leia nesse ano que está chegando agora. Gosto do jeito que se expressa, Flávia. Feliz ano novo! \o/

    Demorei pra passar aqui, não me mate. Fiquei um tempão sem postar no blog, voltei hoje! Beijão.
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi,

    adorei o post! Sério que você não gostou de Pegando Fogo? Eu adorei, quando li! Ah, feliz aniversário adiantado para o blog!

    Beijos e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Flavia! estou tentando dividir as leituras entre parcerias e o que já tenho também, meus livros estão ficando esquecidos. Eu comecei o ano devagar e consegui aumentar as leituras depois, mas tem tantos que preciso ler ainda. Feliz 2013 amiga e parceira, vamos completar 1 ano nesta vida de blogueiras.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Adorei tudo. Parabéns e feliz ano novo!!!

    ResponderExcluir
  14. Feliz ano novo Flavinha!! Vou pegar umas dicas com sua lista dos melhores do ano ;)

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Já estamos em 2013. Yes *-*
    o q posso dizer do LC? Agradeço muito a Deus por ter encontrado esse blog onde me senti acolhido e nunca me incomodei com nenhum dos posts. Desejo muitas felicidades a vc Flavia-chan e a sua familia.
    Que nesse ano consigamos realizar nossas metas e sorrir por somente sorrir *-*
    Vc le muitas livros menina e fiquei com uma pontada de ciume pq só vim começar a conta e resenhar os livros q li em agosto.
    Tomare q vc conseguia mais parcerias e, principalmente, seguidores.
    Aqui a pouco o blog completa um ano e será mais uma felicidade p/ vc menina.
    Eu também achei uma droga o Cinquenta Tons de Cinza, mas isso foi antes de lê-lo. Concordo c/ vc q a autora deveria ter pesquisado mais, mas retirando as partes calientes, ela mostra a vida de uma pessoa normal q passa despercebido pelos outros. Bjs *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Flá, como passou o ano novo? :)

    Flá, segue listinha das minhas melhores leituras nesse ano. Recomendo todos esses livro à você, a maioria são romances, você gosta de romance?
    Obs: Os livros estão em ordem aleatória, rs.

    1- Muito mais que uma princesa
    2- Perdida
    3- Procura-se um marido
    4- Sussurro
    5- Estilhaça-me
    6- Cilada
    7- O filho de netuno
    8- Série Fazendo meu filme
    9- Liberte meu coração
    10-P.s. Eu te amo

    50 Tons de cinza também está na minha lista de piores livros lidos em 2012, nossa, pelo amor de Deus! :/

    Beijokas Flá :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  17. Oie,
    Dos melhores lidos, concordo com vários deles, e dos piores tb concordo com 50 tons, desperdicio de tempo!!

    adorei o post!!!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Flavia, tudo bem?
    Flor, quanta coisa, e quantos livros lidos *-*!!!
    Gostei do seu top quinze, alguns eu já tive o prazer de ler, e outros eu já vou colocar na listinha de leitura. com relação ao seu Top piores, concordo plenamente com 50 tons, só para constar.
    Flor, parabéns, que nesse novo ano de vida do blog (já que ele faz um aninho daqui a 3 dias)ele cresça cada vez mais. E espero ter sempre tempo para visitar o seu cantinho. Foi um prazer conhecer o seu blog.
    Um grande abraço.
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  19. Oi Flávia!!

    Muito legal a postagem, gostei de ver o balanço literário do teu blog. Alguns livros das tuas listas eu li as resenhas, inclusive esses dias ainda conversei com uma tia minha sobre o Cinquenta Tons de Cinza, pois li aqui que o livro não era grandes coisas, mas minha tia adorou... vai entender... acho que é o típico livro: ou tu ama ou tu odeia, hehehe!

    Logo então o blog faz 1 ano, que tri! Adorei conhecê-lo e continuarei visitando neste ano que segue. Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Oii linda, nossa adorei o seu bolg estamos retribuindo a visita e desculpa pela demora, estamos seguindo o seu blog..
    beijos

    http://modaafemiinina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. 50 tons de cinza meio que não tem assunto, a autora parece que ficou dando voltas e voltas... Afz... e pra completar, o livro só tem pornografia.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Flavinha.

    Eu também viajei, aliás, ainda estou no interior. Na casa em que estou não tem net, então meu blog está com tudo embolado. kkkk... Estou tentando organizar alguma coisa por aqui mesmo, está difícil, mas vamos lá. =)

    Amei suas listas. Eu não sou muito de fazer listas não, porque sou muito sistemática e não quero que meus perfeccionismos terminem desencadeando TOC. kkkkkkk.... Eu também não gostei de Cinquenta Tons de cinza, ainda estou decidindo se vou ler a continuação.

    Feliz 2013!

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  23. Hey flor!!
    Sorri com Eu sou o número quatro ter ficado em quarto kkkkkkk, sou besta, sim, eu sei, haha.
    Adoro a trilogia Jogos vorazes e amei a leitura de O diário de Suzana para Nicolas tbb!!
    Também não gostei de Pegando fogo, não parecia de jeito nenhum ter sido escrito pela Meg, mas não entrou no meu Hall dos piores, rs.
    BeijooO!!

    ResponderExcluir
  24. Eu também sempre organizo meu skoob, todo livro que tenho, que li ou que quero ler está la no meu perfil.
    Adoro a sensação de ler um livro e marcar como lido no skoob, é tão gratificante hahah

    ResponderExcluir
  25. Saiam da minha frente que eu quero passar (8) hahaha
    já vi o post antes de todos vocês, e adorei, claro. Gostei mais do top FAIL de 2012 aahuahauhaauah
    Beijos Flavia.

    ResponderExcluir
  26. Eu tinha colocado na minha meta ano passado quase 60, li mais ou menos um 46,lá diz que eu só li 12 ano passado.. não entendii nada..

    ResponderExcluir
  27. Ah isso é normal, até hoje não conheci um leitor que tenha conseguido alcançar a sua meta de leitura do ano, é impossível, todo os meses são lançados novos livros, sem falar daqueles já lançados que a gente fica desejando na vitrine da livraria, é impossível ler todos, por isso eu nem me incomodo mais em fazer essas metas.
    Legend e a trilogia Jogos Vorazes são os livros que mais me interessaram ler desta sua lista.
    Eu ri quando vi 50 Tons de Cinza como um dos piores do ano, apesar de ter tido algum interesse em lê-lo quando ele começou a ficar famoso, agora eu quero distância dele, não gosto de perder tempo lendo livros ruins e tá na cara que ele é ruim, tudo bem que eu não posso julgar um livro antes de lê-lo, mas francamente ele é apenas uma fanfic cheia de erros e vícios de linguagem. Com todo o respoeito com quem gosta dele claro.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Oi Flaaavia!! que post grande rs.

    Vou comentar por partes pq gosto de falar de tudo =P
    Vc lia 15 a 20 livros por mes??? genteee que inveja! e que velocidade rs. Tb uso o skoob como controle, se nao me perco, compro livro repetido ou comeco a ler um livro que ja li e so percebo depois de algumas paginas(sim ja aconteceu, e eu estava no onibus =|)

    Como sempre, depois de ler seus comentários, adicionei alguns livros na minha lista de desejados rs, outros eu ja tinha add :P
    Da sua lista eu so li os legados de lorien, jogos vorazes e legend(esse foi esse ano rs) certeza que estariam no meu "top 15".

    O blog fez um ano e nao dei parabens!!! sei que deve ter um post disso, mas vou demorar a chegar nele(gosto de ler todos rs) entaaao, pra nao ficar mais tarde. Parabens pelo um ano Flavia!! e que venham muitos mais =)


    Bjooo


    ResponderExcluir
  29. Os comentários de outros meses interferem na lista de top comentarista do mês vigente?

    ResponderExcluir