20 de dezembro de 2012

Branca de Neve - Irmãos Grimm

Lido em: Dezembro de 2012
Título: Branca de Neve
Autor: Irmãos Grimm
Ilustrações: Camille Rose Garcia
Editora: Geração Editorial
Gênero: Fantasia/Conto/Infanto Juvenil
Ano: 2012
Páginas: 80
Nota
Sinopse: Originalmente surgida no folclore francês do século XVII, a história de Branca de Neve há muitos anos vem sendo um dos mais memoráveis contos infantis de todos os tempos, repetido durante gerações ao redor do mundo. É a história de uma rainha maligna determinada a se livrar de uma menina – com a pele tão branca como a neve, os lábios tão vermelhos quanto o sangue e os cabelos negros de ébano – que ameaça o desejo da rainha de permanecer a mulher mais bela de seu reino. Esta nova edição destinada a presentear as crianças modernas, apresenta a versão completa do conto dos Irmãos Grimm, com uma interpretação artística original da famosa ilustradora Camille Rose Garcia, que imaginativamente combina o humor com um toque tenebroso de romantismo.
Em comemoração aos 200 anos dos contos dos famosos Irmãos Grimm, hoje trago o conto original e completo da Branca de Neve pra vocês.
Todos conhecemos a história da moça branca como a neve, de lábios vermelhos como o sangue e cabelos negros como o ébano que foge para a floresta depois de uma tentativa de assassinato a mando da rainha invejosa e encontra a casinha dos sete anões, e lá vive feliz até morder a maçã envenenada que a bruxa lhe dá e o príncipe salvá-la da morte com o beijo do amor verdadeiro, né?

O que muitos não sabem é que a versão da Disney pra Branca de Neve, o desenho que todos assistiram e usam como referência pra contar a história, foi uma adaptação, com muitos floreios e enfeites para que ficasse maior, mais "feliz" e menos trágica. A versão original é um "pouco" diferente...

Como todo mundo já conhece a história, já que é clássica, vou contá-la com minhas palavras, claro, incluindo seu final sombrio e macabro, então não considerem essa postagem como uma resenha. Só leiam se tiverem curiosidade pela história e se não se importarem com o "spoiler" hehehe. Só achei bacana trazer a história pra cá, devido a comemoração, e aproveitar para falar sobre esse livro em particular, pois ele é simplesmente perfeito, lindo, de encher os olhos e genial!

No conto original, por mais que não seja muito detalhado, pegamos a história desde o princípio, em que a mãe da menina, após ter espetado o dedo que sangrou na neve, ficou com o desejo de ter uma filha com essas mesmas características, e claro, um tempo depois, nasceu Branca de Neve do jeitinho que ela sonhou. A mãe morre após o parto e o pai, sozinho, se casa com outra mulher (típico). Os anos passam, Branca de Neve vai crescendo e aos sete anos já é dona de uma beleza extraordinária, o que desperta a fúria e a inveja de sua madrasta, pois ela não aceita que ninguém seja mais bela do que ela. Diante disso, ela manda que o caçador leve Branca de Neve para a floresta e a mate, e como prova, pede que ele lhe traga seus pulmões e fígado, porém, o caçador deixa Branca de Neve fugir para a floresta depois de ela ter suplicado pela sua vida. Ele mata um javali e leva os órgãos do animal para a rainha, fingindo ser da menina. A rainha manda cozinhar e ainda devora tudo com gosto!


Branca de Neve fica perdida na floresta e com a ajuda dos animaizinhos fofos encontra a cabana dos Sete Anões, homenzinhos trabalhadores que acabam aceitando-a em troca de favores domésticos, como cuidar da casa, cozinhar, costurar e etc...


Branca de Neve vivia feliz e acreditava estar segura, mas o que ela não sabia, era que a rainha possuia um espelho mágico que lhe respondia toda a verdade sempre que ela perguntava algo. E sua pergunta sempre era "- Espelho, espelho meu, existe no mundo mulher mais bela do que eu?". E quando ela soube que Branca de Neve ainda vivia, e que estava sendo cuidada pelos Sete Anões, ficou furiosa e começou a arquitetar um plano malígno para acabar com a vida de Branca de Neve de uma vez por todas.
Ela se disfarça de uma velha vendedora ambulante, fica irreconhecível e vai atrás da menina.


Diferente do que muitos pensam, a rainha não leva a maçã logo de cara... Ela tenta matar Branca de Neve com uma fita para amarrar seu espartilho de forma que ficasse sem respirar, depois tenta matá-la com um pente envenenado e só depois ela tem a ideia da maçã. Branca de Neve sofreu QUATRO atentados contra sua vida!
Depois de morta, os anões não têm coragem de enterrá-la, e a colocam num caixão de vidro para que pudessem observá-la e lamentar sempre. O tempo vai passando, e como mágica, o corpo não se deteriora. Branca de Neve parece estar num sono gostoso e eterno...


Um dia, um príncipe passava pelas redondezas e viu o caixão onde Branca de Neve jazia. Ele negocia com os anões para levar o caixão com Branca de Neve dentro embora, alegando que não poderia viver se não pudesse vê-la, e que seu desejo era cuidar dela, como sua amada. Os anões, com pena, deixaram que ele levasse o caixão, mas enquanto seus servos o carregavam, um deles tropeçou e devido ao solavanco, o pedaço da maçã envenenada saltou da boca de Branca de Neve e ela voltou a vida!
Eles então resolvem se casar, e ainda convidam a rainha para o banquete de casamento. Sem acreditar, a rainha, movida pela inveja e curiosidade, vai ao casamento para ver a menina com os próprios olhos, mas ao ser reconhecida por Branca de Neve, acaba sendo castigada: foi obrigada a calçar sapatos de ferro e ainda teve que dançar sobre o carvão em brasa até cair morta no chão...

Ok, algumas coisas nessa história são absurdas, mas oi? É um conto e não precisa fazer muito sentido! Mas isso tudo nos leva a pensar em como Branca de Neve pode ser tão ingênua, pois mesmo com os avisos constantes dos anões de que a rainha estava tentando matá-la e que ela não deveria abrir a porta nem aceitar nada de ninguém, ela continua se deixando enganar. Mas como se trata de uma criança, podemos perceber toda essa inocência e pureza.
Mas isso, meus queridos, me fez enxergar que nem sempre alguém é tão ingênuo, puro e bobo assim a ponto de não alimentar um sentimento de vingança quando alguém tenta lhe prejudicar. O lado bom está lá, mas o sombrio e perturbador, também. E é aquela velha história: "Aqui se faz, aqui se paga". Ou melhor ainda: "Quem com ferro fere, com ferrão será ferido". Hehehe


Essa é a história original de Branca de Neve e realmente é um pouco diferente daquela que estamos acostumados, e nesse livro lançado pela Geração Editorial, as ilustrações fantásticas, góticas e super macabras só serviram para acentuar ainda mais a sua essência.

Sabe aquela sensação de pegar um livro e considerá-lo um tesouro, uma obra de arte? Pois então... O livro tem a capa dura, as páginas são grossas e brilhantes e a diagramação é simplesmente perfeita! Pra quem é fã dos contos dos Irmãos Grimm, e em especial do conto da Branca de Neve, não pode deixar de ter esse livro em sua coleção! É a história sendo contada de uma forma que muitos nunca viram, e ao lerem e apreciarem, com certeza vão adorar, assim como eu!
Adorei o cuidado e o trabalho que a editora teve com esse livro para torná-lo tão maravilhoso e encantador visualmente, e eles estão de parabéns! Fiquei morrendo de vontade de outros contos nesse mesmo estilo! Hahaha!
Recomendo muito e entrou pra minha lista de favoritos!

64 comentários

  1. Parece bem legal a historia original, vou procurar pra ler o livro ^^

    ResponderExcluir
  2. OI :)

    Nossa sua resenha ficou enorme é eu li tudo eu juro hahahahahaha , parabéns adorei nossa achei um pouco macabra mesmo a estória mais como você disse é um conto tudo é possível eu sei que é esquisito mais prefiro essa versão muahahaha beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. eu já havia lido o conto da braca de neve pelo irmãos grimm, mas nao nesse livro
    as imagens são muito lindas *-* omg eu necessito ter esse livro.
    a capa então divando horrores.
    amei a resenha.
    p.s; quando li que o livro era capa dura eu quase infarto *--* adoro livros de capa dura, hoje em dia quase todas são moles ;w;

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser bom, e as imagens são muito engraçadas e bem feitas kk'

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito esse livro, Flavia! Amei o post! As ilustrações são incríveis mesmo.
    Eu adoro o conto da Branca de Neve. Assisti a várias versões e já até me fantasiei dela rs. Certamente entrará pra a minha coleção. :)

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Aaah, eu adorei esse livro. Minha irmã de 7 anos comprou pra ler e depois deixou aqui, peguei e li e adorei! As ilustrações são maravilhosaaaas.
    beijos
    http://16livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Flávia,

    Esse livro parece ser realmente lindo. O que mais me atraiu é que ele conta a história original, sem os floreios da Disney. Vou procurar, porque adoro Contos de Fadas. Sério que tem outros livros? Que maravilha!! :)

    Beijos,

    Michas
    http://michasborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahaha flor, não tem (pelo menos não que eu saiba), mas bem que podia, né? É perfeito!

      Bjos!

      Excluir
  8. Babei nas ilustrações! O conto com ares mais macabros me atrai bem mais que a versão floreada. E as ilustrações levando para o gótico são um charme muito especial, diferem um pouquinho do que a gente costuma encontrar nos contos clássicos para crianças.

    Bjs
    livrolab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ótima resenha Flávia! Gostei muito de conhecer a clássica história da Branca de Neve pelos irmãos Grimm e agradeço por sempre nos trazer novidades fantásticas no blog. Big beijo!

    ResponderExcluir
  10. Amei as ilustrações!!!! Devo confessar que peguei um monte de marca paginas com a ilustração da capa ^^
    O conto é realmente incrível quando li o original mudou completamente meu conceito sobre a Branca de Neve ( e já fiz ela na peça da escola^^)
    E se você gostou recomendo que leia os contos originais dos grimms, você verá que nenhuma das princesas são tão ingenuas e menos vingativas do que a maioria pensa^^
    Valeu pela resenha

    ResponderExcluir
  11. Bem legal o livro, são linda as ilustrações.
    Agora Flávia que história é essa que vi um comentário seu em um blog dizendo que tem os quatros livros da série instrumentos mortais e ainda não leu? E eu querendo saber como continua Cidade dos Ossos. rsrs

    Adorei o lay de natal. Parabéns!


    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  12. Existem várias versões do conto de Branca de Neve anteriores a dos irmãos Grimm e elas geralmente são bem piores :-) Na versão mais antiga que encontrei era a própria mãe que tentava destruir a moça por ciúmes do marido. Na verdade os irmãos Grimm costumavam amenizar os contos ao adaptá-los. Tem um livro muito bom chamado A Psicanálise dos Contos de Fadas, de Bruno Bettelheim que analisa vários conto mostrando várias versões deles.
    Sobre o livro, que arte fabulosa. Eu fiquei encantada pelas ilustrações, em especial pelos cílios da Branca :-D
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
  13. Eu vi essa edição numa Bienal que eu fui, achei super linda. *o*

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Flavia, adorei o/
    Assim que vi o que falou cmg ja gostei o/ Eu confesso que prefiro o da Disney rsrsrs é mais fofinho >< Mas esse parece bem interessante tbm.
    Beijos e ótima "resenha".

    ResponderExcluir
  15. Claro amiga, todos conhecemos essa história sim...
    HUmmm Eu quero esse livro!! hehe
    Claro né amiga, os homens sempre arranjam outra mulher e rápido...
    hehehe
    Gostei do final;..
    bjs
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Da pra se ter uma ideia do que esses caras fizeram nas nossas vidas!?
    Imagina a história da literatura, sem esses contos lindo e incríveis! Todos fazem parte da minha vida! E pretendo repassa-los para a próxima geração! Lindas ilustrações!

    bjs
    MauMau
    http://www.sonhosresenhas.blospot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Flavia!

    Não sabia que a Branca de Neve tinha sofrido 4 tentativas de assassinato e nem da sua vingança... a Branca de Neve da Disney é tão doce, inocente e pura, hehehehe! Inclusive ontem estava lendo algumas curiosidades sobre o longa-metragem produzido pela Disney... diz que levou 4 anos e meio para ficar pronto, muitos se referiam como a "tolice da Disney", pois não acreditavam que uma animação poderia dar certo (imagina né... hoje esses desenhos da Disney são clássicos e representam uma indústria milionária) e, o que me chamou a atenção nas curiosidades foi justamente esse trecho:

    "Algumas cenas, como o desfecho da madrasta má, são consideradas bastante assustadoras para os pequenos. Por isso, cenas semelhantes são raras nas produções atuais do estúdio."

    Agora, lendo o final como tu descreveu, concordo mesmo que este não é mesmo o final ideal para as criancinhas assistirem...kkkkkk

    ResponderExcluir
  18. meu sonho é comprar o livro com as originais de todos os contos na visão dos Grimm. Depois da serie de mesmo nome deles na Universal (Irmãos Grimm) eu fiquei mais animada ainda pra ler os contos! *-*

    ResponderExcluir
  19. Fiz resenha desse livro faz pouco tempo e simplesmente amei!
    Tão macabro e perfeito ao mesmo tempo.
    Amigo Secreto - AR Fortaleza.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Sempre quis comprar um livros só com historias dos irmãos Grimm.(e todas as historias) Amo de paixão ler, e achei essse blog lindo e cheio de conteúdo! Ah, histórias da Branca de Neve, já li algumas formas da historia, essa tb é bem legal!

    Dá uma passada noo meu blog?Se gostar, segue?
    www.Be--Different.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Prefiro mais a original do que a da Disney que eles ficam enfeitando, tirando isso e aquilo ¬¬'
    Adorei a resenha Flavisinha ^^ E esse livro é realmente lindo, cada ilustração hein uiui
    Recebeu de cortesia da Geração maluca?

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  22. Amei o post vc manda bem.Postagem ótima!!
    ta rolando uma promo de natal bem legal que vai te ajudar na divulgação do seu cantinho passe lá se vc puder...
    BJS
    www.biaalini.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Amei a resenha, amei as ilustrações... Amei esse livro! Também quero! Eu já tinha visto uma resenha desse livro e meu Deus! Parece ser bem...peculiar mesmo! E diferente das história original, né? :O
    Entendo rsrs
    Quero leeeer! *-*
    Um beeeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu quero ler!
    uM BEIJO.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Nossa que desenhos diferentes !
    Adoorei viiw *-*
    mas a versão mais fofa da Branca de Neve sempre vai ser a da Disney XD
    HAUAHUA
    pelo menus pra mim !
    Bjoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Flavia, eu já conheço quase todas as histórias de conto de fadas originais. Acho incrível como o povo conseguiu mudar as partes macabras, hehe.
    Adorei as ilustrações!
    Beijos,
    http://alanahomrich.blogspot.com.br/2012/12/filme-o-hobbit.html

    ResponderExcluir
  27. Eu simplesmente ADOREI! Amo contos de fadas!
    E sei bem como os contos dos irmãos Grimm são diferentes dos clássicos adaptados na Disney hehe
    Lembro de quando li "Rapunzel" e é vi as diferenças!

    Adorei! Achei o livro lindo e esse toque macabro é demais! ;)

    Beijos
    Pri
    http://obaudehistorias-p.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Cara, que ilustrações lindas de morrer! Vale a pena ter na estante só por isso. Gosto da versão mais sombria dos clássicos, nos contam muito mais da história e cultura da época do que a disney HUDASHDAS

    ResponderExcluir
  29. Oi Flavia! Eu li contos de Grimm faz tempo, mas a versão dos contos de fadas deles, é a melhor sem dúvida. Achei linda a edição deste livro e fiquei com muita vontade de ler. Para sua classificação ter sido tão alta, realmente vale a pena conferir.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  30. Floor, que ilustrações lindaas *-*
    Amei, a diagramação aparenta ser linda mesmo e a capa, bom, sonho com um livro de capa dura kkkk.
    Fiquei passada com " foi obrigada a calçar sapatos de ferro e ainda teve que dançar sobre o carvão em brasa até cair morta no chão..." kkk, mas o que você falou é bem verdade, por maior que seja a ingenuidade o sentimento de vingança permaneceu e a madrasta teve que pagar pelos seus males, mas acredito que a disney tenha feito boas alterações, principalmente tendo em vista o público alvo, rs
    Beijoo!!

    ResponderExcluir
  31. Adorei as ilustrações do livro ele parece ser bem legal!
    A graça nessas historinhas infantis á a ingenuidade dos personagens!
    xoxo

    ResponderExcluir
  32. Gostei principalmente por que ela sofre mais tentativas de morte, não é só apenas a maçã, entrando na lista de desejados *-*!!!

    ResponderExcluir
  33. Preciso confessar que não li o seu post, hahahaha, vi as imagens e fiquei com muita vontade de ler e não queria estragar a surpresa, mas mesmo assim, parabéns pela resenha =)

    http://diariodegarotas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Amei seu post em homenagem ao irmãos grimm. O livro parece lindo mesmo, adorei saber um pouco mais desse clássico.

    ResponderExcluir
  35. Adorei o post. A verdadeira história tem muito mais charme...rs. Até achava que a história era mais aterrorizante, pelo menos é melhor que a fantasiada da Disney...rs.
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  36. Eu ainda não conhecia o conto original do Irmãos Grimm, sabia apenas que era diferente da versão açucarada e fofinha da Disney.
    Também gostei dessa ilustrações góticas, são lindas! E com todos esses detalhes da capa e tipo do papel que você falou é realmente como uma edição de luxo. Vou procurar com certeza.
    beijos.

    ResponderExcluir
  37. Eu já conhecia a história original, muito boa!

    Comprei um livro em 2009, "Contos dos Irmãos Grimm", só que as histórias não eram as originais, só o que valia mesmo eram as belas ilustrações do Arthur Rackham (pesquisa depois, são muito lindas, digo, todas as imagens que temos dos contos de fadas hoje vieram das artes dele).

    Gosto muito da história original da Chapeuzinho Vermelho, bem tensa.

    abraços,
    http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Preciso ler esses contos urgentemente. Claro q gosto da versão infantil da Disney da Branca de Neve, mas deve ser muito melhor a versão dos Irmãod Grimm principalmente pq eu tenho gostos um pouco macabro e eles saciariam um pouco*-*
    Branca de Neve é um clássico q ninguém não consegue comparar histórias c/ a dela.
    Espero ler esse livro o mais rapido possivel e as ilustrações em estilo gotico super adorei. Muito kawaii.
    E a sua escrita está espetacular Flavia-chan. Ainda bem q vc escreve bem *-* bjs

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Acho um livro muito interessante e necessito!
    http://juliabottoni.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Nossa, que imagens lindas! A resenha ficou grande, mas interessante. Tambem achava que a versão da Disney era a verdadeira..

    ResponderExcluir
  41. As ilustrações são lindas, me fez lembrar o filme Coraline.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  42. Não há como não gostar da história da Branca de Neve, principalmente depois que Walt Disney a imortalizou no cinema. Creio eu, que é a história de todos, pois quando éramos crianças, essa história nos foi contada e nos mostrada em livros.

    ResponderExcluir
  43. Que lindo, fiquei encantada com as ilustrações.
    Não sabia que Branca de Neve era uma adaptação. Fiquei curiosa pra ler a versão original.
    Adorei sua resenha, perfeito!

    ResponderExcluir
  44. Ilustrações lindas!
    Gostaria de ler esse conto e perceber todas as diferenças do clássico da Disney,vale a pena.

    ResponderExcluir
  45. Que ilustrações diferentes :) Gostaria bastante de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  46. Achei bem interessante o livro.Parece ser bem legal. Acho que vou ler sim.

    ResponderExcluir
  47. Pois é Flávia!
    O fascínio dos contos de fadas é justamente poder usar a criatividade de forma exacerbada e causar curiosidade ao leitor. Temos de usar a mente para imaginar determinadas cenas e isso nos desenvolve como pessoa.
    Sou encantada pelos contos dos Irmãos Grimm e com esse não é diferente, viajei na sua resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  48. As ilustrações lembram o estilo peculiar de Tim Burton....quero ler essa versão dos Irmãos Grimm para Branca de Neve!!

    ResponderExcluir
  49. Adorei essa outra versão do conto.
    Achei bem interessante e pretendo ler.
    Amei a resenha, bem detalhada.

    ResponderExcluir
  50. Adorei a resenha e as ilustrações.
    A história realmente é diferente do que a Disney mostra, mas gostei dessa versão dos Grimms, mesmo sendo um pouco macabra (como assim a Rainha cozinhou e devorou órgãos que pensava ser da Branca de Neve?).

    ResponderExcluir
  51. Achei essas ilustrações incrivelmente lindas e góticas e gostei de saber que a editora caprichou na edição xD

    Estou relendo os contos dos irmãos Grimm aos poucos e essa versão aprece ser realmente legal.

    Parabéns pela resenha bem detalhada.

    xoxo

    Ana

    ResponderExcluir
  52. Noossa, que livro lindo!! Essas ilustrações são maravilhosas...
    Adorei a sua resenha, me deu ainda mais vontade de ler.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  53. Eu já sabia que a Disney tinha "embelezado" esse conto, mas não conhecia o final do conto verdadeiro. Posso dizer que gostei do verdadeiro, pois fica mais próximo do real. Rsrsrs
    Gostaria de ler esse original em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  54. Eu ja vi esse livro na Cultura e fiquei louca de vontade de ler! Parece ser a melhor adaptação do que as dos filmes. Quero muito ler em breve esse livro.

    ResponderExcluir
  55. Oiiii Flavia!!

    Eu amooo a branca de neve, a da Disney :p
    Já tinha visto que a história foi embelezada, e conhecia boa parte da história original, mas eu nunca li ela, e nao conhecia o final. Quando li fiz um, "oh" e fiquei parada com a boca aberta rs. Branca de neve vingativa eh novidade!

    Morro de curiosidade para ler todos os contos nas versões originais, devem ser bem diferentes.

    Bjooo

    ResponderExcluir
  56. AH... eu amo contos de fadas, desde suas origens (mesmo sendo um pouco assustadoras), até as mais modernas adaptações. Sempre amei, é uma paixão de infância e se eu pudesse teria todos os livros sobre contos de fadas existentes... rsrsrs Mas, se tem uma coisa que me encanta mesmo, como aspirante a desenhista que sou, são as ilustrações desde os ilustradores mais clássicos como Arthur Rackham até os mais modernos como minha favorita Carol Lawson, que tem ilustrações muito lindas. Esta edição de Branca de Neve é muito bonita mesmo e com um estilo bem diferente do comum para contos de fadas. Vontade infinita de te-lo, assim como Alice no País das Maravilhas, também ilustrado pela Camille Rose Garcia!

    ResponderExcluir
  57. a resenha me encantou, fiquei super interessada por esse livro .

    ResponderExcluir
  58. Amei a resenha =)
    Agora estou doida pra ler do início ao fim =)

    ResponderExcluir
  59. A resenha como no outro da coleção me encantou muito!

    ResponderExcluir
  60. Que legal essas ilustrações, de perto devem ser mais lindas ainda.
    Bem legal esse livro, quero muito ler!

    ResponderExcluir