19 de dezembro de 2012

Legend - Marie Lu

Lido em: Dezembro de 2012
Título: Legend - Legend - Livro 1
Autora: Marie Lu
Editora: Rocco (1ª edição pela Editora Prumo)
Gênero: Distopia
Ano: 2012 (relançado pela Rocco em 2014)
Páginas: 256
Nota
Sinopse: Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.
Resenha: "Legend" é uma distopia que foi muito aguardada pelos leitores aqui no Brasil. Temos como pano de fundo um EUA pós apocalíptico, no ano de 2130, em que tudo foi devastado por todo tipo de desastre natural, e o que antes era conhecido como governo agora é conhecido como República da América. A República ainda vive em guerra com os vizinhos, as Colônias e os Patriotas, pois estes são considerados marginais e malfeitores.
E como se todo esse conflito armado já não fosse suficiente, a população ainda sofre com constantes e misteriosos surtos de pragas virais e contagiosas, e só os militares da República e os cidadãos endinheirados tem direito a vacina.
A República ainda submete as crianças que completam 10 anos de idade à "Prova" a fim de poder selecionar e separar os mais inteligentes e aptos (tanto física, psicológica e intelectualmente), a serví-la, dos incapazes, e determinar, de acordo com suas notas, onde irão viver e o que irão fazer de suas vidas.
E é neste cenário que conhecemos Day e June.

Day é um garoto de 15 anos e é o criminoso foragido mais procurado pela República. Ele foi criado nas favelas e tem uma agilidade e habilidade incríveis, tanto pra enganar os oficiais quanto pra fugir quando é perseguido. Day é simpático, leal, bem humorado e sempre se preocupa em ajudar o próximo. Ele se tornou um tipo de "lenda" das ruas.
June é uma jovem que também tem 15 anos, e bem diferente de Day, cresceu numa família com posses e acabou sendo beneficiada pela República, porém com a morte misteriosa dos pais, foi criada pelo irmão. Ela ainda é uma jovem prodígio super inteligente que após ter tirado nota máxima na Prova, o que é bem raro, se tornou um soldado perfeito que serve a República, e ser lógica, observadora, fria e calculista (e até antipática de início) só colaborou para que a "carreira militar" se encaixasse como uma luva para ela.
A única coisa que esses dois tem em comum é o amor incondicional por seus familiares, e é o motivo maior que os move a viver nesse mundo e lutar pelos seus ideias.

Quando a família de Day é afetada pela praga, ele parte numa tentativa de salvá-la da morte invadindo um hospital para roubar remédios, mas no meio da confusão, acaba sendo acusado de assassinar Metias, irmão de June.
E é aí que a coisa começa a esquentar, pois June, agora sozinha, fica encarregada de capturá-lo e prendê-lo, e a sede pela vingança e o ódio que ela está sentindo é o que a deixa motivada a caçá-lo e persegui-lo freneticamente, usando de sua inteligência e de todos os artifícios dispostos pela República.
Essa perseguição é o que dá todo o clima de ação de tirar o fôlego, pois mesmo sendo procurado, Day não desiste de tentar salvar sua família. E durante essa busca, vários fatores começam a vir a tona... E numa reviravolta incrível, o destino desses dois, a partir daí, nunca mais será o mesmo...

"Legend" tem uma narrativa espetacular, ágil, fácil e impossível de largar, que além de ser super envolvente, ainda me fez sentir na pele dos personagens, questionando sobre a realidade, os valores, a ética, a moral e até onde podemos ser manipulados e enganados pelo sistema.
A história é contada do ponto de vista de Day e June, com capítulos alternados para sabermos o ponto de vista de cada um deles sobre toda aquela situação.
A dosagem de ação, mistério, crueldade e até o pouco de romance (que mesmo parecendo impossível foi esperado, claro) foram certeiras e impecáveis, mas devido a agilidade da narrativa, e talvez por ter sido contada em primeira pessoa, outros personagens secundários não foram tão bem trabalhados e explorados, mas isso não interferiu em nada e a história ficou ótima do mesmo jeito.
A diagramação ficou maravilhosa: as páginas tem as bordas envelhecidas, que lembram sujeira num pergaminho e cada capítulo se inicia com o nome de um dos protagonistas.

Para todos aqueles que curtem uma distopia eletrizante, "Legend" é leitura obrigatória! Super recomendo!

32 comentários

  1. Estou louca pra ler esse livro desde que o vi em um blog americano. Já comprei o meu exemplar da Prumo - chegou ontem *.* - e tô louca pra lê-lo. Sua resenha me fez querer colocá-lo como próxima leitura. Acho que vou fazer isso mesmo, já que ele é fininho. Se for uma leitura ágil, assim como você diz, vou terminar rapidinho.
    Adorei a resenha!!!

    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro
    Mas parece ser muito bom
    A resenha também ajuda bastante

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li uma resenha negativa de Legend.
    Ele esta na minha lista desde a primeira resenha que li. Amo distópicos!
    Amei a resenha!!!

    bjus

    www.terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. gente adorei a resenha, eu nao sou tao boa com distopia as vezes, mas essa parece uma bem leal.
    e nossa eu queria ver as páginas *-* fiquei curiosa em ver o detalhe de páginas envelhecidas.

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    eu não conhecia o livro, mas parece ser bem legal :)

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Flavia, tudo bem?

    Legend é um livro que realmente tenho visto ser muito comentado, como estou começando a ler distopias agora - depois de ler Estilhaça-me e me encantar por esse gênero - eu tenho prestado mais atenção as resenhas desse livro.
    Adoro livros que tem uma escrita eletrizante, me animam e me fazem devora-los rs

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  7. Então o livro já fala de uma época futura pós desastres, tipo, pós dia 21/12/2012, hehehehe! Gostei da parte que tu disse que ele faz pensar sobre o quanto o sistema pode interferir e manipular, isso sim é questão para refletir inclusive hoje já. Pelo que li, os protagonistas são opostos e ao mesmo tempo similares... opostos em termos de posição social, mas ambos ágeis e inteligentes... é, sempre acaba rolando um romance, que mulher não curte um malandro? Nem as mais duronas escapam....kkkk Se bem que esse parece ter objetivos nobres, querendo salvar sua família e lutando contra a injustiça de apenas a República ter benefícios quanto a tal vacina. Gostei, parece ser um daqueles livros que a gente não sossega até saber o fim.

    ResponderExcluir
  8. Gente! Este livro parece ser demais!!!
    Me empolguei na resenha que, quando acabou eu fiquei só olhando para tela, sem um ponto fixo. kkkk'
    Gosto de livros deste tema, sem dúvidas, Legend entra para minha lista de desejos!
    Parabéns pela resenha, muito boa mesmo - como sempre.
    Só não gostei desta capa =( Achei ela meio simples, porém em sintonia com a história, ela pode fazer sentido.
    Melhor eu ficar neutro neste quesito Capa. kkk'
    beijs

    ResponderExcluir
  9. Esta é minha leitura atual e agora que a história engrenou está funcionando... no começo, achei meio parado e boring!
    Adorei a resenha e retrata exatamente o que se passa no livro... bem fiel!!!

    Beijos
    Chrys

    ResponderExcluir
  10. Oi, Flavia. ADOREI! Vai pra listinha de 2013 com certeza!
    Estou gostando cada vez mais de distopias. E essa parece ser ótima, com explicações bem trabalhadas sobre como funciona esse futuro.
    Tomara que as sequências saiam logo. Estou preferindo comprar séries inteiras pra não ficar séculos esperando rs em falar que sempre tem umas promoções boas! ;)

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa Flavia, muito boa sua resenha. Tenho que admitir que no começo eu não me empolguei pra ler mas no final dela, fiquei desejando ter o livro em mãos. Adoro distopias e esse livro vai entrar na minha meta de leitura, mas só de 2013. Gosto muito de capítulos alternados entre os personagens mostra bem o ponto de vista de cada um, adorei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Sou apaixonada por distopia então, é claro que eu quero muito ler esse livro!
    Adorei a resenha ;)

    beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adoro distopias e livros que são contados em primeira pessoa por mais de um personagem. Parece ser um tipo daqueles livros inesquecíveis mesmo. :)

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. To feliz em saber que o livro é bom, estava querendo comprar mas não tinha certeza que era bom. Muito boa sua resenha, parabéns

    ResponderExcluir
  15. Preciso ler esse livro!
    Está na minha listinha para 2013!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro livros com mais de um narrador *_*
    Já me ganhou aqui "ainda me fez sentir na pele dos personagens, questionando sobre a realidade, os valores, a ética, a moral e até onde podemos ser manipulados e enganados pelo sistema".
    Por isso amo distopias *o* hehe
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu estou numa fase em que praticamente só leio distopias e essa ai parece bem interessante! Eu andei lendo algumas resenhas em vário blogs e só vi resenhas positivas. Pretendo ler esse livro em breve... só não entendi uma coisa: é uma série ou é livro único?

    Bjus!
    http://lendomeuslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nahim...mais uma distopia! Elas estão em alta e adorei sua dica.È bom quando achamos livros que não queremos largar mais. Curiosa sobre esse.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  19. Cara, eu não conhecia esse livro. O_O Gente, e eu adoro distopias!!! Sua resenha ficou show de bola... impossível quem gostar da premissa não querer ler. Adorei!!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Não tinha escutado falar desse livro, mas o tema me chamou a atenção. Gosto dessas coisas futurísticas e tal.

    Lindinho seu blog! Seguindo já!

    Bjs, Babi

    A Viajante dos Livros

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Eu já ouvi falar muito desse livro, mas não tenho muita vontade de lê-lo. Minha paciência por distopias já se foi após ler "Jogos Vorazes" que eu não gostei.
    Mas pela resenha, confesso que fiquei tentado a lê-lo. Pode ser que eu curta esse.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  22. Legend!!!! Eu adorei esse livro!!! Um dia vou compra-lo, já que peguei emprestado^^
    é muito bom, amei cada personagem^^

    ResponderExcluir
  23. Oi Flávia, sinceridade é tudo.. não li sua resenha, pois,quero ler o livro logo e não posso saber mais detalhes do que já sei! Mas li o finalzinho,o que me deixou com mais vontade de lê-lo logo!
    MauMau
    http://www.sonhosresenhas.blospot.com

    ResponderExcluir
  24. Sinceridade? Distopias não me conquistam. Sua resenha foi boa, gostei, foi bem explicada. Mas não vai ... acho que é preconceito meu. Sinto receio por sempre ser meio igual a história do governo e bla bla bla. Não posso dizer que sim nem que não lerei, mas posso comprar ele um dia.
    Bjs ... acho que to na vibe de romances agora hehe

    ResponderExcluir
  25. Ja tinha ouvido falar do livro mais pelo que vejo é mais um livro meio jogos vorazes misturado com outra coisa!
    Adorei a capa mais não leria o livro!
    xoxo

    ResponderExcluir
  26. Parece ser muito bom, detalhes envelhecidos nas paginas eu acho muito legal, parece que da mais emoção a história, dependendo do que tiver na borda, pode parecer romantico, com ação, adrenalina, triste....

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pela resenha, o livro parece bem interessante, fiquei curiosa!!!!

    ResponderExcluir
  28. Ultimamente eu estou viciada em distopias e sempre fico de olho nos lançamentos desse gênero. Eu já tinha visto Legend nas livrarias da minha cidade, mas estava esperando ler algumas resenhas antes de comprá-lo. A sua já é a segunda que leio (já deve haver várias outras pela blogosfera, mas como não estou com muito tempo ultimamente só leio as dos blogs que sigo) com bons comentários a respeito do livro, agora estou cada vez mais curiosa para lê-lo.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. O que dizer dessa distopia? Um sonho de consumo.
    Ainda bem q consegui *-*
    Venho aqui agradecer imensamente a vc Flavia por ter postado uma promo espetacular desse livro e fiquei muito surpreso quando o ganhei. Meus parabens também para a editora Prumo por apostar nessa distopia q faz sucesso. As bordas das paginas são mesmo d+.
    O proximo livro q vou ler vai ser ele e vou correr p/ fazer a resenha dele especialmente p/ vc Flavia-chan.
    E a sua resenha está mega hiper super interessante e sedutora *-* bjs

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Flávia do céu, eu li legend ontem!
    Ainda to aqui em uma ressaca literária sem vontade de ler nada rs.
    O livro foi tão cursinho! Queria mais!
    E oq sao aquelas páginas?? Muito lindas!!
    Ainda nao consegui fazer uma resenha rs, empacada. Adorei a sua :)

    Bjoo

    ResponderExcluir
  31. Oi Flavia,
    Resenha simplesmente MARAVILHOSA!
    Esse é o único livro em inglês que tenho na estante (por enquanto),
    não tenho muita paciência de esperar meses pela entrega, a ansiedade me
    consome! rsrsrs
    Enfim, fico feliz em ler uma resenha tão positiva de um dos meus livros favoritos!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  32. Estou com tanta vontade de ler esse livro e agora que vi sua resenha aqui, fiquei com mais vontade ainda. Está ótima.
    Realmente o livro é muito bom mesmo.

    ResponderExcluir