14 de dezembro de 2012

Os Dragões de Titânia: A Batalha de Argos - Renato Rodrigues

Lido em: Dezembro de 2012
Título: Os Dragões de Titânia: A Batalha de Argos - Vol. 1
Autor: Renato Rodrigues
Editora: Escala
Gênero: Aventura/Fantasia/Literatura Nacional
Ano: 2011
Páginas: 270
Compre o livro clicando AQUI
Nota
Sinopse: Quando Telus, um anão fazendeiro, saiu por aí em busca de aventura, nunca imaginou que arrumaria tantos inimigos. Felizmente, não estava sozinho. A ele se juntou um mago que sempre dormia com um olho fechado e outro aberto, um centurião alcoólatra, uma maga politicamente engajada em derrubar o governo, um pugilista aposentado e sem noção, uma freira que amava um profano, um guerreiro que desconfiava da própria sombra, uma noviça rebelde que não sabia cantar e um elfo que se tornaria seu maior desafio. Se você tiver coragem de prosseguir irá conhecer uma história de magia e heroísmo repleta de seres fantásticos e dragões. E é sobre dragões que eu gostaria de falar. Sobre dragões e sobre 12 Armas Mágicas criadas por eles para combater um inimigo de toda a criação. Também sobre uma família que se formou sem ter nada em comum. Igualzinha a sua!
Resenha: "Os Dragões de Titânia: A Batalha de Argos" traz a história de um grupo de personagens incomuns e corajosos que lutam contra as forças e a tirania do auto intitulado Barão de Argos, que resolveu mandar no lugar por conta própria, e que ainda conta com o apoio de um Bruxo das trevas, mandando armaduras fantasma para aterrorizar os moradores da região. E é contra esses inimigos que o grupo formado por Telus, o anão esquentadinho e brigão; Peter Paul; Galileia, a freira com o dom da cura; Khosta, o mago que adora apostas; Cronus, o elfo destemido; Alambique, um centurião que pelo apelido percebe-se seu gosto pela cana; Miranda, a maga; e Lerandra, a elfa corajosa.
Porém, durante a luta, Lerandra acaba sendo morta, e depois disso, o grupo precisa levar o corpo dela para a terra dos elfos de onde veio para que a mesma tenha um funeral digno.
Outros personagens se juntam ao grupo no decorrer da história: Sylvester, o guerreiro; Diane; Ed Mãos-Leve; e Shokozug, o guerreiro desconfiado. E é a partir dessa união, rumo a Alfheimr, que a aventura realmente começa, pois embarcamos num mundo fantástico com direito a dragões, armas mágicas, elfos malígnos, reviravoltas, muitos perigos e muita emoção.

O livro é narrado em terceira pessoa, e a impressão que dá é que o próprio autor está nos contando a história da forma mais descontraída e engraçada do mundo, e adorei como a narrativa flui bem e tem um ritmo rápido, em que os acontecimentos não tem enrolação.
Independente da situação em que os personagens se encontravam, toques de humor e sarcasmo estavam presentes pra que a história não ficasse pesada e confesso ter rido horrores com todas aquelas tiradas hilárias. A história se passa no ano de 1001, mas tem alguns termos bem atuais e por isso fiquei com uma sensação maior de que estava ouvindo a história sendo contada com bastante irreverência, como se estivesse sentada numa roda.

Só achei que o começo ficou um pouco confuso, principalmente para aqueles que se distraem ou perdem a concentração muito fácil (como eu), pois enquanto está rolando alguma coisa emocionante, de repente nos deparamos com algum acontecimento do passado, que explica um pouco mais sobre os personagens, ou como se conheceram, para depois voltar ao que estava acontecendo e retomar o raciocínio. Eu confesso que isso me incomodou um pouco, pois pra não me confundir, precisei ler ignorando essas partes para só ao fim do capítulo eu voltar nelas novamente, e assim entendi bem melhor, sem interrupções. Talvez se essas situações dos flashbacks fossem colocadas num capítulo a parte, com mais aprofundamento, ficaria mais fácil e mais bacana, pois por mais que a leitura seja fácil e envolvente, acho que um leitor mais desatento iria ficar bem perdido no início.

Mas enfim, no meio das páginas ainda podemos observar as ilustrações de alguns dos personagens, e como adoro ilustrações, fiquei encantada com tamanha perfeição. A capa é linda, mas os mais atentos irão desconfiar o rumo que a história leva ao olharem a parte de trás...
Enquanto os personagens partem nessa viagem, me senti viajando junto com eles, vivendo todos os perigos que eles viveram pois é impossível não se envolver. Outra coisa que percebi é que por mais "machões" que os personagens sejam, eles conservam valores e tem grande senso de justiça, e geralmente histórias antigas desse tipo, sempre nos apresentam personagens com características típicas, são machistas, ignorantes e donos da verdade, e em Dragões de Titânia não senti isso e gostei muito!
Super recomendo a leitura para todos aqueles que adoram uma boa história fantástica, cheia de ação, aventura, mistérios e muito humor! Estou super ansiosa pra começar a ler a continuação, "A Queda do César".

51 comentários

  1. Oi, Flavinha.

    Diferente de você, ainda estou tentando mergulhar no mundo da literatura fantástica - sou bastante seletiva até. Mas li dois livros sobre dragões e amei, o que significa que é um dos temas da fantasia que poderei ler outras vezes sem medo de odiar.

    Talvez eu goste desse livro, comecei a escrever uma história meio parecida há dois anos, com os colegas do fórum para novos escritores Escreva Seu Livro, e me diverti bastante.

    Ah, eu sou meio lenta em começos de livros, especialmente quando o estilo do autor é diferente ou quando a história não está me interessando tanto. Entretanto, eu amo digressões! É a forma que utilizamos para desviar o foco da narração do tema principal e dar início ou abertura a novos temas. Geralmente, utilizamos o recurso para embasar algum acontecimento futuro na história.

    Amei a resenha, como sempre. É um livro que eu não conhecia e gostaria de ler agora. =)

    Beijinho,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  2. Oii flor, o livro apesar de parecer bastante legal e tudo mais, não me conquistou ou me causou interesse suficiente para despertar a curiosidade e a vontade de comprar e devorar, rs. Achei bastante interessante o ponto que você frisou deles não serem machistas e possuírem valores bem definidos e certos, curto bastante essa distinção de alguns outros livros "antigos" que encontramos por aí. Nunca li um livro de dragões, mas vou começar pela série que acabei de comprar, rs. As ilustrações no meio do livro também parecem bem interessantes, enfim, gostei, haha.
    Quanto ao ponto negativo, também sinto isso e até uma certa dificuldade de me concentrar em livros que mudam o foco demais para explicar algo, enfim..
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. te seguindo flor!
    vem retribuir,pinkbjs
    http://pinkbelezura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie querida,
    não sei, fiquei na dúvida com esse livro, gosto de aventuras, mas só algumas, talvez eu leia, mas não agora.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiiie Flávia!!
    Não conhecia esse livro, e pela sua resenha dá pra perceber que é um bom livro, apesar que eu não compraria o livro, motivo não curto esse tipo de capa...Maaaas se lesse a sinopse eu compraria...
    Bom, me desanimou na parte onde vc fala que é meio confuso e tals e eu sou assim como vc me distraio muito fácil, então deixarei para ler o livro algum dia em um futuro próximo.
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Flavia. :)
    Nossa, fiquei louca pra ler esse livro. A sinopse já é super divertida e a sua resenha me deu mais vontade. Sem falar que tem vários elementos de que eu gosto: dragões, magia...
    Às vezes acontece de eu ficar confusa no início. Vários livros eu até quis abandonar no início porque achei confuso ou arrastado, mas depois me surpreendi e adorei! Tem que ter paciência rsrs.
    Também adoro ilustrações. A capa é linda mesmo!
    Adorei que os personagens não são machistas e ignorantes. Bem mais fácil se envolver com eles assim. :)

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ola nós do Leitores do Futuro estamos amando seu blog!
    Acho que esse livro por ser confuso vai me confundir haha
    Ja estamos seguindo e acompanhando;
    E se possível , esperamos que faça o mesmo.
    Beijoos

    http://leitoresdofuturo021.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. eu tenho esse problema de me distrair no ocmeço dos livros por algumas paginas, ai é complicado esses começos confusos.
    eu gostei da capa do livro, me lembra o legolas *--*
    Vc me deixou mega curiosa para ver as ilustraçoes do livro
    espero ter a oportunidade de ler ele logo.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Flavia.
    Eu adoro dragões, então o livro já me chamou a atenção logo de cara.
    E, para completar, ainda tem ilustrações? Acabou de me ganhar rs
    A capa é linda, já dá para imaginar como são as ilustrações.
    Ultimamente eu tenho gostado mais de ler livros em terceira pessoa, não sei por que rs
    Fiquei encantada com o livro, já entrou para a minha listinha
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa, a capa me lembrou o Orlando Bloom vestido de elfo em O Senhor dos Anéis, hehehe. Já gostei do livro por ser literatura fantástica, com dragões e outros personagens fabulosos. Melhor ainda por ter bastante senso de humor e tiradas de sarcasmo, o que faz com que a leitura seja sempre bem divertida... isso aguça a imaginação... legal também ele conter ilustrações, também gosto. :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Falvia, seu blog ficou lindo em estilo Natal ^^
    Adorei sua resenha, adoro toques de humor, sarcasmo nos personagens, também gosto quando é em terceira pessoa, pois nos dá uma visão mais apurada..
    Eu também me distraio, mais temos muiitos pontos positivos.. Quero ler este livro!!
    Eu amo literatura fantástica!!

    bjs
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Também gosto de leituras mais descontraídas, acabam sendo muito mais envolventes do que outras que são mais rebuscadas, parece ser realmente um livro bom, e a resenha também ficou boa. :)

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Flavia, adorei o livrinho! Já li só uma série sobre dragões, mas ela ficou marcada positivamente em mim. Espero poder conferir esta algum dia, ainda mais que ela conta com ilustrações! Tô bem curiosa.
    Beijinhos,
    http://alanahomrich.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre tenho um pé atrás com literaturas fantásticas porque o que anda saindo ultimamente beira ao detestável. Mas esse parece realmente interessante. :D
    Adorei sua assinatura natalina, aliás. ♥
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Me parece bom os livros, to jurando para mim que ano que vem quero ler muitos livros, beijão!


    Poetizando em Pensamentos

    ResponderExcluir
  16. Gostei da capa, mas sinceramente eu não me interessei pela sinopse. Talvez um dia, quem sabe, eu leia e acabe gostando...

    Beijokas Fláh!
    Ah, e manda um beijão p/ Vivi também!

    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  17. Olá, Flavia e saudações aos leitores chocólatras! Obrigado pela bela resenha, fico feliz que tenha feito uma doce viagem! Agora os Dragões te aguardam para tomar um chocolate quente na Pensão da Adria no Volume II! Abraço e Boa Páscoa Garoto... Digo, Boas Festas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Volume II é igualmente ótimoooo!!!!! Adoro!

      Beijo pra ti Renato

      Vanessa - Blog do Balaio

      Excluir
  18. Ótima resenha Flavia! Gostei muito deste livro. Parece ser uma ótima história de fantasia! Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Cara, amo livros de fantasia + aventura. Adorei a indicação, nunca havia ouvido falar!

    ResponderExcluir
  20. Me interessei pelo livro.se tem uma coisa que eu quero de natal é um livro...
    Oii conheci o blog através da Alice do seguindo o coelho branco.
    E gostei do blog,eu estou seguindo e espero que voc me siga.

    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Por mais que a sinopse seja bem interessante, eu acho que não estou no "clima" de ler livros assim. Estou mais pro romance rs
    Mais gostei da sua resenha!
    Beijos
    www.souseuastral.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Flavia.
    Amei essa resenha, o livro, a sinopse, a capa, tudo!
    A estória parece ser muito interessante e faz muito o meu estilo. Vou colocar esse livro na minha listinha de desejados.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Flávia, estou bastante ansioso para ler livros do Renato, as temáticas usadas são muito legais, e eu adoro literatura fantastica. E a linhas tortas tem títulos ótimos. Eu tbm adoro as ilustrações da Carol M. ficm perfeitas, que bom que você gostou bastante!
    Bjs

    http://www.sonhosresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Flávia
    obrigada pelo comentário no blog. Como eu faço p desativar a verificação de palavras? Eu antes não tinha e depois passei a ter...kkkk, acho que meti a mão onde não devia. Mas esse fim de semana vou tentar retirar, valeu a dica.
    O blog está muito fofo com esse fundo de natal. eu não tive tempo de mudar pq estou muito ocupada, mas vou fazer um fundo novo com calma para o ano que vem.Bjs
    Nathal
    http://mromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Olha, gostei muito da sua resenha. Mas confesso que no momento esse não é o tipo de leitura que me interesse. Tenho buscado temas novos, mesclando a leitura ao meu modo, de acordo com o meu humor, ahahaha. Mas acho muito bacana a literatura fantásticas, ainda mais quando o autor sabe criar uma trama diferente e original, que surpreenda. ((:

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Adorei os personagens, cada um com seus problemas e defeitos. Gosto de personagens desse tipo ^^
    A história é bem interessante e como adoro um sarcasmo provavelmente vou ler... Se as ilustrações forem iguais ao da capa realmente devem ser lindas.
    E flashbacks no meu de um acontecimento no presente às vezes pode deixar meio confuso, mas se bem escrito dá pra acompanhar ^^
    Muito boa a resenha assim como o livro que com certeza vou ler!

    ResponderExcluir
  27. A história parece ser boa. A capa do livro é legal. Eu gosto de livros assim, que a historia acontece em uma época bem antiga más os personagens são bem modernos, não seguem aqueles costumes chatos e injustos com os outros, nos quais os homens tem mais poder.
    Eu também fico meio confuso quando eles colocam esses flashbacks kk'

    ResponderExcluir
  28. Eu acabei de ler um livro de fantasia e já fiquei interessado por mais fantasia. Eu curti muito o enredo e a capa do livro, acho que entrará na minha lista de livros para ler.

    abraços,
    http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi, Flavia! Então, não conhecia esse livro - só pra variar um pouco, você sabe, hehe - mas me interessei demais pela sua resenha! Pela capa eu achei que fosse ser um livro chato, mas pelo visto, me enganei. Acho que gosto de literatura fantástica (sou péssima em distinguir gêneros literários. Péssima mesmo!).
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Não conhecia esse livro tb, mas a capa chama muito a atenção.
    Adorei a resenha, tb sou meio avoada e me perco em pensamentos enquanto leio kkkkk. Normal.
    Livros em Série #04.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  31. Oi!
    Eu já tinha visto essa capa pela blogosfera, mas não tinha parado para ler a sinopse ou alguma resenha. Ao ler a sua resenha, fiquei bastante interessado. Parece ser uma história cativante e deliciosa.
    Enfim, uma ótima dica e eu fiquei deveras interessado. (:
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  32. Até fiquei com saudade deste livro agora, naõ faz muito tempo que tive o prazer de ler o segundo volume que gostei tanto quanto do primeiro, sem falar na diagramação que é perfeita! Eu adoro esta série!

    Van - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  33. Ainda não conhecia nada do livro
    E to vendo que sou a unica
    Pois vejo muitos comentarios bem positivos

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Também estou no grupo das desatentas Flávia, a história parece interessante, mas eu sou péssima com esses livros cheios de personagens com poderes e tals, sou meio leiga e me confundo toda.
    Ótima resenha :)

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Oi Flávia!

    Gostei bastante da sua resenha e fiquei bastante interessada em ler "Os Dragões de Titânia", mas confesso que depois que li "O coração de Salatiel" fiquei com os dois "pés atrás" com livros de fantasia nacionais. Claro que cada autor é deferente e tem seu próprio estilo de escrita, mas já pela sinópse dá pra perceber que é muito acontecimento e muito personagem pra uma história só (mesmo que seja uma série. É uma série, né ou entendi errado?). Então fico pensado "como o autor fez pra administrar tudo isso sem perder o foco da narrativa ou deixar o livro muito superficial?" (quem leu "O coração de Salariel" vai entender o que eu chamo de realmente superficial).

    Enfim, ainda estou com um pé atrás, mas depois da sua resenha fiquei bem tentada a dar uma chance à "Os Dragões de Titânia".
    Ótima resenha!
    Beijos.
    ^-^
    http://entrelivroserabiscos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops, só uma correção: eu quis dizer que "cada autor é DIFERENTE" e não "deferente".

      Excluir
  36. Que legal, parece ser uma história interessante, não conhecia esse livro e gostei de ficar sabendo mais sobre ele.
    Adorei a descrição dos personagens, rsrsrs, muito bacana!!
    Parabéns pela resenha,ficou 10!

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  37. Ah...não sei o que achar desse livro. Não curto muito obras que possam me deixar confusa, mas adoro ilustrações. Então acho que teria uma opinião melhor se chegasse a ler ele.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  38. Oi querida, como está?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro e me pareceu bem interessante, vou procurar saber mais um pouco dele.

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - Insta

    ResponderExcluir
  39. Já tinha visto a capa desse livro em alguns blogs, nossa adorei a sinopse. Que galera hein, gostei da descrição de cada personagem, parece um livro de muita aventura !!!!

    ResponderExcluir
  40. Deve ser ótimo esse livro hein
    Me Lembrou Rangers - A Ordem Dos Arqueiros hehe

    Abrç'z Parceira \õ
    tenerdificando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. Olá
    Gostei da sua resenha, entrou para minha lista de vou ler algum dia, rs.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Adorei a resenha, Flávia!
    Puxa, pelo jeito este é mais um livro nacional que vale a pena ler... adoro livros assim, com uma narrativa mais leve e meio sarcástica, mesmo com acontecimentos críticos ainda dá pra rir da narrativa! Já vou colocá-lo em minha lista de desejados, fiquei curiosa...
    Bjus!
    Paty Algayer - Mágica Literária

    ResponderExcluir
  43. Oi,

    tem selinho para você lá no blog:

    http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2012/12/semana-54.html#more

    Espero que goste!

    Bjs

    ResponderExcluir
  44. Gostei de ler a sinópsia, embora este tipo de leitura não me atrai. Adooro romances viver a fantasia apaixonante dos relacionamentos conturbados que depois se acertam e como dizem: E viveram felizes para sempre. Claro que gosto de outros tipos de leitura, poemas então nem se fale. Mas gostei do seu blog, das novidades que você traz e estarei sempre passando por aqui para ver. beijinhos querida...

    ResponderExcluir
  45. Partece ser um livro bem interessante! Não leria agora , porque minha lista tá beeeem grande com os livros que tenho aqui em casa
    mas a sua resenha foi muito boa. Acho que flashbacks no meio de cenas de ação são meio... Peculiares, acho que me perderia na história também :3
    Mas no geral, fiquei com vontade de ler *-*

    Parece ótimo , não podia ficar de fora mesmo! *-*
    Um beijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Ei Flavia, eu te indiquei à um Meme lá no blog, depois dar uma olhada tá?
    beijos!
    http://souseuastral.blogspot.com.br/2012/12/meme-aos-17-quase-18.html

    ResponderExcluir
  47. Capa linda. Parabéns pela resenha ficou ótima!!!!

    ResponderExcluir
  48. Nossa, eu quero muito ler esse livtro principalmente por ser literatura fantastica (o que estou amando no momento).
    A capa é linda e lembra mesmo o Legolas (p/ minha alegria) *-*
    deve ser mesmo engraçado os personagens e a aventura deve ser muito louca. Espero lê-lo esse ano *-* bjs

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  49. Nossa, eu quero muito ler esse livtro principalmente por ser literatura fantastica (o que estou amando no momento).
    A capa é linda e lembra mesmo o Legolas (p/ minha alegria) *-*
    deve ser mesmo engraçado os personagens e a aventura deve ser muito louca. Espero lê-lo esse ano *-* bjs

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir