29 de novembro de 2013

Veneno - Sarah Pinborough

Lido em: Novembro de 2013
Título: Veneno - Encantadas - Livro 1
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única
Gênero: Fantasia/Releitura
Ano: 2013
Páginas: 224
Nota:  
Sinopse: Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno a autora Sara Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentem? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria "um final feliz" pode se tornar o pior dos pesadelos!
Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um Realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!

Resenha: Veneno é o primeiro volume da trilogia Encantadas, escrita por Sarah Pinborough e lançado pela Única aqui no Brasil.
Se trata de uma releitura do clássico "Branca de Neve e os Sete Anões" com uma leve mistura de "João e Maria" e até "Aladdin" onde a autora  usou e abusou de sarcasmo ao fazer uma adaptação do conto original dos Irmãos Grimm (esqueça a Branca de Neve inocente da Disney) usando elementos mais "quentes" para tornar a história voltada para o público mais adulto.
Branca de Neve é uma mocinha amada pelo pai e admirada por todos à sua volta, não somente por sua beleza extraordinária, mas pela personalidade que tem: alegre, espontânea e um tanto mimada e indisciplinada. Não gosta de usar vestidos, anda a cavalo feito homem e seu comportamento não é nada digno de uma princesa. Seus melhores amigos são anões que trabalham em minas.
Lilith é o oposto de Branca de Neve... Foi criada no meio da floresta por sua bisavó, morando numa casa feita de doces, mas tendo um propósito em sua vida. Ao crescer, foi obrigada a se casar com um rei, o pai de Branca de Neve, que havia perdido a esposa há pouco tempo, e dessa forma seria a rainha e teria poderes além dos que envolvem a magia e a feitiçaria. Lilith é apenas quatro anos mais velha que Branca de Neve e não admite o comportamento inadequado da princesa. Aproveitando que o rei foi para a guerra, Lilith passou a ser a maior autoridade no reino, e decide usar desse poder para dar um jeito em Branca de Neve tentando fazê-la se comportar com uma dama e organizando uma festa para tentar um casamento arranjado, porém, Branca de Neve acredita que só deve se casar quando encontrar o verdadeiro amor, diferente de Lilith que encara o casamento como uma questão política sem ligação alguma com esse sentimento...
Por ter tido seus planos arruinados por Branca de Neve e por ser constantemente atormentada por seu espelho que não cansa de repetir que Branca de Neve é a mais bela, Lilith decide se vingar pela humilhação que acreditou ter passado e resolve que o único jeito de se ver livre de uma vez por todas desse tormento seria matando a garota, mas claro que não com as próprias mãos... Oi, caçador!
Tendo a vida poupada, mas sua dignidade não, Branca de Neve encontra refúgio com seus amigos anões, mas Lilith não descansa... então eis que a maça entra em cena para enfim fazer com que Branca de Neve caia dura com um pedaço da fruta envenenada entalado em sua garganta a espera do beijo de seu grande e verdadeiro amor...
Enquanto os anões zelavam pelo corpo desfalecido de Branca de Neve, eles recebem uma visita inesperada de alguém perdido e ferido: o príncipe! Ele vê a linda moça naquele estado mas ainda assim se apaixona por ela imaginando que com aquela beleza e cara de santa só poderia se tratar de uma donzela pura e indefesa (risos eternos). Porém, ele acaba se revelando alguém com características bem diferentes das quais poderíamos imaginar quando, enfim, consegue acordar a mocinha...

Enfim... releituras são sempre uma forma de encaramos uma história já conhecida com uma visão diferente juntamente com mudanças e adaptações. Na capa de Veneno, muito bem trabalhada e chamativa por sinal, olhares mais atentos já irão identificar que não se trata de nada infantil ao ver que Branca de Neve está deitada com um olhar todo provocante em cima de um lençol vermelho...
Apesar de não serem tantas, existem cenas provocantes e até impróprias para menores de idade, se é que me entendem... Mas para ser sincera, achei tais cenas um tanto desnecessárias pois fiquei com a impressão de que foram inseridas para desviar o foco ou preencher lacunas por falta de maior aprofundamento ou explicações. A história tem a mesma base do clássico, mas com as mudanças, várias coisas ficaram no ar. A única coisa que tive certeza foi de que a rainha má, só é má porque foi criada para ser assim e no fundo é uma amargurada e até se atrapalha por que não consegue controlar tudo como gostaria... Já os demais personagens não ganharam maiores aprofundamentos para entendermos melhor suas atitudes e decisões que tomam, ou por que motivo apareceram ali...
A narrativa é bem fluída mas não senti aquele gosto na leitura, pela forma como a história foi moldada e contada.
No mais, o trabalho de diagramação em que inícios e finais de capítulos são decorados com ornamentos dão um toque bem requintado à obra e a revisão é impecável. Os capítulos felizmente são curtos e isso acaba tornando a leitura mais rápida, pois pra mim, capítulos longos demais atrapalham e estão por fora...
Para quem curte releituras e quer conferir uma história com um toque de sarcasmo, sensualidade e um final pra deixar qualquer um de boca aberta e de cabelo em pé (sim, o final é chocante e por ser tão inesperado e surpreendente arrancou uma estrela de mim), Veneno é uma boa pedida, principalmente para repensarmos sobre os verdadeiros vilões e como as atitudes deles são dignas de indignação, ou pena, ou vergonha...
E que venha Feitiço, a continuação...

19 comentários

  1. Amei! Ótima resenha *-* Deu ate vontade de ler ><
    Beijos :*
    http://shy-confident.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já tava morrendo de vontade de ler agora então...eu não sabia que tinha cenas impróprias para menores mas...como eu já sou de maiooor ...rsrsrsrs.Eu ia comprar hoje com a promo da editora mas o frete tava no valor do livro,pelo amor de Deus né,ai desisti.

    ResponderExcluir
  3. Li a sinopse deste livro e já havia me interessado e agora tendo um gostinho a mais com sua resenha quero lê-lo mais ainda! Mais um que vai pra minha lista de natal (coitado do meu Papai Noel! rs)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não sei, mas não me identifiquei muito com o livro... Ainda prefiro o original dos irmãos alemães... Essa adaptação não me interessou muito, mesmo a sua resenha acendendo um pouco a minha curiosidade.
    A capa é magnífica e eu compraria pela capa... Mas creio que se eu fosse pesar pela adaptação... Acho que não.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Acho que hoje em dia está na moda recontarem a história dessas princesas da Disney. Personagens que conhecemos como tão inocentes, agora ganham um ar mais ousado e provocador, justamente pra chocar.
    Não estou reclamando, eu gosto disso, desde que não forcem a barra, porque tem autor que exagera muito e acaba se tornando desnecessário.

    Beijos,
    Resenhando Books

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por capas e a capa desse livro é MAGNIFICA ! Simplesmente, linda.
    Mas, esse tipo de literatura realmente não me interessa e nem chama atenção. Mas, sua resenha foi ótima, gosto muito de suas resenhas, porque dá pra realmente formar uma opnião através de sua resenha, porque não é apenas um resumo, que tem gente que faz e tem a cara de pau de chamar de resenha. Muito boa, parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Mais um livro pra minha lista de desejados. Confesso que não sou muito fã de livros nesse estilo (contos), mas esse me chamou a atenção e decidi dar uma chance a ele. Caso eu goste, e espero que sim porque me apaixonei pela capa, eu possa ler os outros também. Quando surgir a oportunidade irei lê-lo com certeza. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da resenha! Só não sei se gostaria do livro, tem adaptações que eu gosto, mas essa não me agradou muito, ainda mais pelas cenas desnecessárias, como você disse.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oii Flavinha!
    Desde que foi lançado, o livro está na minha lista de mais desejados.Com essa capa chamativa, e muito sexy *o*. A sinopse sempre me chamou a atenção, e adoro adaptações, e me pareceu ser essa distorcida de vilões e mocinhos e isso me encantou. Só não senti muito certeza com tua resenha ): (eu estava ansiosa pela resenha desde que vi o livro em tua cabeceira) meio que me desmotivo um pouco, bem pouco, pois minha expectativa está alta, parece ser uma história normalzinha ): mas mesmo assim que saber esse final bafo que deve ter, e os toques picantes e as distorções de personagens, ai quero saber tudo. E que venham mais Encantadas (:
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oii, Flavinha!!
    Que capa é essa? Muito, muito linda!! Chamativa e sexy! A sinopse do livro chama atenção e, adoro releituras de contos famosos, então, o livro me chamou atenção! Apesar da sua resenha ter me deixado meio receosa pelo livro. Ainda quero ler mas não tenho mais "aquela" vontade!
    O final deve ser bem inesperado, pelo jeito que você escreveu!!!
    Beijo!
    http://thais-monte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Quando vi que era uma releitura da Branca de Neve, me lembrei na hora do Livro das Coisas Perdidas, que é perfeito também. Achei a capa muito bonita e atraente.

    ResponderExcluir
  12. Olá Flávia!?

    Essa é uma de minhas atuais leituras e apesar de está gostando, não estou me envolvendo tanto, não há aquela empolgação se é que me entende... apenas estou gostando de ler, mas fico com aquele pensamentozinho de que a narrativa poderia ser melhor... vejamos...

    xoxo
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  13. Oi Flavia, estou louca para ler este livro, pois adoraria ler outra versão de livro tão conhecido!!
    Parabéns pela resenha =)

    ResponderExcluir
  14. Eu estou louca por esse livro, já li várias resenhas sobre ele e cada vez mais fico ainda mais curiosa!
    Sinto muita invejinha por você ter lido
    asuahsuahsuahsu
    Eu amo toda essa fase que estamos vivendo de contos de fadas ficando mais adultos.
    Estou louca para ver esses anões falando palavrões
    auhsuahsuahs
    Depois que eu li na resenha de uma amiga que a madrasta não era tão má e o príncipe era estranho isso me deixou ainda mais curiosa

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
  15. Nossa, eu fiquei interessada pelo livro só pela capa e depois que eu li a sinopse eu fiquei mais ainda. Eu gosto das histórias (dark) dos Irmãos Grimm, tem um livro que reúne todos os contos deles, não é? Eu queria ler porque não achei todos os contos na internet; um que me chocou um pouco foi a da Bela Adormecida O.o
    Mas enfim... eu vou ler esse livro (só não sei quando, rsrs), minha vida está bem corrida, por isso sumi das redes sociais e parei de comentar nos blogs, mas agora que estou de férias passarei aqui mais vezes! ;D

    Beijokas da Mylloka :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  16. Flavinha, tenho que concordar com você, o final é bem diferente, também fiquei de boca aberta....hehehehehe
    Gostei muito do livro, mas esperava um pouco mais dele!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  17. Adoro releituras de contos de fadas, estou curiosa sobre esse livro, só não queria que a primeira protagonista fosse a branca de neve, não vou mt com a cara dela rs, vou conferir quais princesas serão as protagonistas dos próximos livros e as capas, já que essa está bonita.

    ResponderExcluir
  18. Não gosto muito de contos de fadas modificados, normalmente não consigo ler, ou assistir, e isso ocorreu com a série. Sinceramente, não sei se sairia da página 2 do livro, não por ser ruim, é devido a essa deformidade na história, para mim é muito estranha. Mas, uma coisa que li e achei interessante foi a parte de você dizer que a madrasta má só é má devido ela ter sido criada para isso, que na verdade é um amargurada. Não animaria ler, creio eu.

    ResponderExcluir
  19. Parece bem interessante. Gosto de histórias assim! :D
    P.S: O que significa o hot?

    ResponderExcluir