26 de novembro de 2013

O Chamado do Cuco - Robert Galbraith

Lido em: Novembro de 2013
Título: O Chamado do Cuco - Cormoran Strike #1
Autor: Robert Galbraith
Editora: Rocco  
Tradutora: Ryta Vinagre
Gênero: Romance Policial
Ano: 2013
Páginas: 448
Nota:
Sinopse: Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.
Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.
Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.

Resenha: O Chamado do Cuco é um romance policial lançado pela Editora Rocco e escrito por Robert Galbraith (pseudônimo de J.K Rowling). Ambientado na atual Londres, somos apresentados a Cormoran Strike, um detetive com uma vida bastante conturbada: Strike foi um ex soldado na guerra do Afeganistão, usa uma prótese por ter perdido parte da perna, foi morar em seu escritório após ter se separado da mulher e é visto como alguém que fez parte de uma família instável e desequilibrada, levando em consideração que sua mãe foi alguém condenada pela imprensa pela vida desregrada e pela morte por overdose que teve.
Strike é contratado para investigar a morte da modelo Lula Landry pelo irmão da moça, John Bristow. Segundo a polícia, a moça teria se suicidado há 3 meses atrás devido a uma vida regada a drogas e depressão, mesmo com todo glamour, fama e perseguição constante por parte dos paparazzis, pulando de sua cobertura direto para a morte. Porém, John não concorda com o laudo da perícia e pede para que Strike investigue. Com problemas financeiros, Strike aceita o caso e conta com a ajuda de sua nova assistente temporária, Robin Ellacott, que, ao que tudo indica, está mais interessada na forma como o trabalho de investigação é feito do que no salário propriamente dito.
A partir daí a história se desenrola e Strike coloca sua experiência e inteligência em prática para investigar a morte da modelo, interrogando no decorrer de todo o livro amigos ou pessoas envolvidas com Lula (também conhecida como Luly ou Cuco) e que tinham algum conhecimento pelo seu estilo de vida e seus costumes, descobrindo, assim, que a morte da moça esconde mais segredos sombrios do que aparentava...

Quando O Chamado do Cuco começou a aparecer como a nova obra de J.K. sob pseudônimo de um homem, todos os leitores e fãs da autora ficaram em polvorosa, ansiosos pelo seu lançamento. Com isso, expectativas foram até as alturas e quem esperou por algo inédito encontrou um mistério que, apesar de muito bem escrito e detalhado, não é lá tão novo assim, afinal, detetives vêm investigando assassinatos de forma exaustiva desde os primórdios e os culpados são sempre quem menos esperamos... E nessa história não é diferente.
O diferencial é justamente a descrição detalhada do cenário que transporta o leitor para as ruas de Londres, a personalidade cativante dos personagens e suas particularidades, seus problemas pessoais e a forma como lidam com eles. Strike, por exemplo, é um cara que não tem charme algum e de início encontra dificuldade pela falta de informações para desvendar o caso (me peguei tentando ajudá-lo várias vezes!), mas ainda assim se desenvolve de forma genial e conquista o leitor, assim como Robin que com sua atitude e eficiência como assistente do detetive, mostra que devemos nos dedicar ao que gostamos em nome da felicidade e realização em vez de procurarmos algo que vá dar um retorno financeiro melhor mas que nos deixará infelizes por falta de identificação e amor a profissão... E, claro, a crítica explícita sobre a superficialidade, a sujeira do mundo da fama, toda a falsidade e ganância que a envolve e de como a mídia não se importa em expor a vida alheia tirando proveito de tudo, moldando notícias da forma como convém.

Vou confessar que romances policiais e investigativos não são meu gênero de leitura preferido, e apesar de achar o início um pouco arrastado até a leitura engatar de vez, gostei muito da forma como a trama foi desenvolvida e as pontas amarradas até chegar ao desfecho que, pra mim, foi bem inesperado, empolgante e satisfatório.
A única coisa que me deixou incomodada foi a tradução do título (The Cuckoo's Calling) que passa uma imagem errada da história, afinal, "O Chamado", até onde entendi, seria referente a última ligação feita por "Cuco", o apelido da modelo morta. E não, isso não é um spoiler...

Enfim, é um livro que certamente vale a pena ser lido, tanto pela genialidade e narrativa impecáveis, quanto pelos personagens marcantes. O Chamado do Cuco é o primeiro volume da série Cormoran Strike, e que venham os próximos casos para podermos acompanhar.



42 comentários

  1. Flavinha eu adorei a sua resenha.
    Eu tenho esse livro em minha estante, pois ganhei de presente.
    Eu vou ler, pois estou no momento de livros agora de investigação policial (risos)
    E fico feliz que mesmo não sendo o seu gênero, você tenha gostado da história.
    Muito bom. =]
    Parabéns

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Flá! Eu estava esperando ansiosa a resenha do blog sobre esse livro. Estava meio apreensiva sobre a nova escrita da J. K. sob o pseudônimo já que o último livro lançado dela, que não foi do Harry, não ganhou lá tantos pontos positivos como esperava.
    Achei que o livro ia ser bem arrastado como o anterior a esse, mas como engatou depois... Talvez, quem saiba, eu leia...
    Amo livros de investigação policial, cheios de ação e quebra cabeças!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Devo dizer que estou verdadeiramente empolgada para começar esse livro; gostei demais de Morte Súbita, que me fez criar um conceito altíssimo da Rowling em narrativa adulta. Vamos ver se com o gênero policial ela foi tão feliz quanto. Eu, particularmente, gosto bastante de suspense policial, então já é um ótimo começo...

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  4. A primeira resenha que leio sobre o livro e estava com medo daquela chuva de criticas como foi com Morte Súbita. Como não li o outro livro realmente não sei o que esperar da escrita de J.K. além de HP. Mas pela sua descrição o livro parece ser bem interessante =)
    Livros policiais tem a mesma formula, mas não é por isso que gostamos deles?! haha
    Estou ansiosa para comprar o meu exemplar e poder ver por mim mesma como a autora se saiu.

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá Flavia!
    Acredita que ainda não li nenhum romance policial? Pretendo mudar isso logo, rs.
    Esse parece ser um ótimo livro.. Mesmo o começo ser tão enrolado assim :/
    Ótima resenha :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Flávia!!
    Eu adoro livros que envolvam ação, investigações policiais..e tudo mais!! Estou ansiosa para ler O Chamado do Cuco..mas confesso que mesmo sendo a Rowling preferi não criar muitas expectativas..rsrs..tenho lido bastante coisas legais sobre ele, mas mesmo assim melhor nao criar tanta expectativa :)
    Espero conseguir ler ele em breve! Como sempre..amei sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Flávia! Gostei de sua resenha, mesmo sabendo que não encontrarei algo muito diferente do comum de investigação ainda quero ler, gosto mto da Rowling apesar de nunca ter tido vontade de ler Morte Súbita (Acho que é esse o nome não? acho rs) Eu já gosto de algo mais policial e investigativo, espero gostar!
    bjusss
    Pan
    http://pansmind.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Flávia...Tudo bem??
    Sou uma grande fã de livros de investigação, e ao ler sua resenha, fiquei ainda mais curiosa para ler este livro, e confesso que li algumas resenhas dele, e como a sua são sempre positivas.Parabéns pela resenha!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  9. Amo aqui por isso, sempre com novas resenhas e de qualidade ! Estava louca pela resenha desse livro, ouço vários elogios, mas é a primeira resenha que eu vejo ! Ahh, e a minha vontade de ler, depois de sua resenha virou perseguição, agora estou doida pra ler, e adoro personagens marcantes. Agora só falta o sorteio hahaha !
    Abraçoo Flá !

    ResponderExcluir
  10. Flávia,

    Já estou com o meu Chamado do Cuco aqui em casa! Queria muito ler em novembro, mas acho que vai ficar para o mês que vem! Adorei a sua resenha, aliás, gosto muito da forma como você expressa o que achou de um livro. Não fica enrolando e vai direto ao ponto! Depois de ler o que você escreveu, fiquei com mais vontade ainda de ler esse livro. Adoro livros policiais e estou ansiosa para saber como a JK Rowling/Robert Galbraith escreveu um livro desse gênero :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu comprei esse livro mais ainda não li,confesso que comprei mais por causa da capa dura *-*.
    No momento eu to numa fase policial sabe,então comprei vários mais ainda não li.

    ResponderExcluir
  12. Livro policial eu curto bastante, apesar de ler pouco esse estilo, fico mais rondando nos romances mesmo, porém me interessei bastante por esse, apesar do clichê "morte+investigação" eu desejo muito ler esse. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Boa resenha curto muito esse tipo de história policial com um quê de quem matou rs

    Já adicionei na minha lista de desejos! rsrs

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Eu sou super fã de Harry Potter, quando eu soube que ela tinha lançado um novo livro fiquei eufórica, porém fiquei realmente triste quando descobri que era um romance policial e eu detesto esse gênero, não há autor no mundo que me faça gostar de algo assim. Depois que li sua resenha ao qual você me passou que o livro realmente não era tão inédito assim, seu enredo já era noticia velha, então com toda certeza não vou ler.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
  15. Gostei da sua resenha, e queria comentar, que amo esse tipo de livro, suspense policial, como Agatha Cristhie são demais! Pelo que li, a J.K. conseguiu fazer o mesmo "truque" que fez com HP, nos levando direto para o local em que a história se passa, genial!

    ResponderExcluir
  16. Eu fiquei meu dividida com relação a esse livro. Também não sou muito fã de livros policiais, mas tipo, estamos falando de J.K. Rowling, não é? A diva em pessoa.
    E como se trata dela, acho que vou acabar dando uma chance ao livro, mais cedo ou mais tarde.

    Beijos,
    Resenhando Books

    ResponderExcluir
  17. Olá, Flavinha!
    Eu estava com sdds daqui, alguns dias sem visitar ):
    Mas ok, fiquei feliz com essa resenha desse belo livro, que parece ser um super livro, com uma supres trama, muito bem intricada, bem escrita, também sendo da rainha né. Amo romances policiais, detetives *-* E esse parece ser um livro ótimo, muito bem colocado, bem indicado... então é obvio que vai pra minha listinha. (: bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá Flavinha!
    É a primeira resenha que leio desse livro.
    Gosto muito de livro que envolve suspense, parece ser uma boa pedida, mesmo sendo tão arrastado no início!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  19. Oi, também não curto muito romance policial, mas fiquei curiosa com O chamado do Cuco, obrigada por esclarecer o motivo do título! Eu ficava me perguntando pq Cuco... rs e que bom que o livro é bem escrito ^^ pq esse é o tipo de livro que tem que ser bem escrito se não ficaria extremamente massante, mais do que já é. Confesso que ainda não li nenhum livro da J.K. Rowling #ShameOnMe

    ResponderExcluir
  20. Ah eu gosto de de romances policiais e investigativos o que faria com eu desse um ponto para ele, e daria outro ponto de confiança devido a autora. Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  21. Olá Flávia, aaaah comprei esse livro ontem. Mas pelo fato de ser da J.K e da capa ser LINDA (encontrei uma promoção no livro de capa dura *--*. Ao ler sua resenha, me identifiquei bastante e já fiquei alerta para não ir com tanta sede ao pote :)

    Gostei bastante daqui e é o primeiro blog que entrei com layout natalino AMEEEEEEEEEI, hahaha.

    Vou voltar mais!

    Beijos,
    Thamara Laila
    www.thamaralaila.com.br

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Nunca li um livro da J.K, aliás comecei a ler Harry Potter e abandonei, rsrsr, mas confesso que estou super curiosa pra ler esse. Gosto muito de livros policiais, são tão misteriosos e achei interessante o fato desse ocorrer em Londres ♥. Que bom que a J.K fez uma trama instigante e apesar de prosseguir no clichê (não é um suicídio e o assassino é quem menos esperamos), mas creio que esse livro é bem misterioso e quero lê-lo!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Já faz tempo que ouço falar desse livro, li poucos livros de romance policial e O Chamado do Cuco parece ser interessante... gosto de mistérios e histórias de detetive, ja até quis ser uma quando era criança rss Strike parece ser o tipo de personagem que faz o leitor ter afeto pela história dele, estou ansiosa pra ler. :)
    Parabens pela resenha, bjs.

    Fernanda Emiliano
    emiliano.fernanda@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  25. Não sabia que fazia parte de uma série! Eu gosto de tramas policiais, desde que bem escritas e com a narrativa bem amarrada. E como O Chamado do Cuco está bombando nas listas de mais vendidos, com certeza quero ler!

    ResponderExcluir
  26. A capacidade de contar histórias da J. K. sempre me surpreende!
    Eu ganhei Morte Súbita, mas ainda não tive tempo de ler. Eu amo romances/suspenses policiais e estou curiosíssima por O Chamado do Cuco. Sua resenha fez com que minha curiosidade aumentasse ainda mais!
    Beijos!
    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  27. Só pela capa quando lançou já me interessei muuuito, aí quando soube que era da J.K fiquei doido querendo, ainda não tenho o livro, mas, pretendo ler logo!
    Adorei a resenha ficou bem explicativa sem dar spoilers :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Eu assumo, sou fã total da escrita da J.K tô lendo "Morte Súbita" e quase choro no primeiro paragráfo do livro só pela forma que ela escreve é como se eu estivesse voltando para casa, parecendo que estou mergulhando no mundo de H.P novamente =/
    Quando fiquei sabendo do "O Chamado do Cuco" fiquei louca pelo livro e coloquei na minha lista de futuras aquisições, não quis nem saber da sinopse só por ser da J.K eu quis HAHAHA.
    Sua resenha é a primeira que leio do livro e fiquei FELIZ com que li. Gosto de romances policiais apesar de não ser algo que leio com muita frequência e pelo o que você descreveu J.K mantém a sua caracterisitca nessa história, cheia de detalhes que não nos enjoam e uma busca ao assassino . Já quero.
    beijos

    @Moniiqueta
    monica.oli@oi.com.br

    ResponderExcluir
  29. O livro é realmente interessante. Eu ainda não tive a oportunidade de ler HP, por isso ainda não posso dizer nada sobre ela. Mas a admiro por tentar se arriscar em outro gênero, é um desafio e tanto. Adorei a resenha e títulos brasileiros as vezes (ou muitas vezes), tiram todo o sentido da obra.

    ResponderExcluir
  30. Tramas investigativas e policiais conseguem me prender. De início fiquei sem muita vontade de ler esse livro, mas depois de ver os pontos positivos não há como não ler.

    ResponderExcluir
  31. Desde o lançamento desse livro que não se fala em outra coisa, é: - Nossa, como o livro é bom! - Uau, que suspense, incrível!
    E todos esses comentários pela blogosfera só atiçaram ainda mais a minha vontade de ler ele.
    Nunca li nada da J.K Rowling. Até porque não sou fã de Harry Potter (Me julguem!) e talvez por esse motivo eu tivesse certo preconceito com a autora. Porém, felizmente percebo que estava enganada e parece que a autora se superou nesse novo livro.
    Espero gostar dessa leitura, ainda mais com toda a atmosfera Londrina no ar, não tem como não gostar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Já vi alguns blogs resenhando este livro e parece ser muito interessante! Eu adoro uma boa investigação e muito mistério e este livro parece bem legal, apesar de você ter comentado que o início foi um pouco arrastado, parece ser uma ótima leitura!
    Também achei chato o título em português ter saído da ideia original =/
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Desde que este livro foi anunciado eu me interessei pela sua temática, uma escrita diferente da costumeira da autora e isso me agrada bastante.
    Com a sua resenha vi que não vou me arrepender lendo este livro, mistério e investigação é algo que gosto bastante.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  34. Quero muito ler esse livro. Não sabia que era uma série, achava que era um livro único. Já li um livro policial investigativo e simplesmente adorei, o livro Viva para Contar da Lisa Gardner, mas ainda não li um romance policial. Só li os livros de Harry Potter, ainda não li Morte Súbita nem esse, mas quero lê-los o mais rápido possível. Li vários comentários positivos sobre esse livro e isso me faz ficar mais ansiosa pra saber o que se esconde nessas páginas, e até que ele está bem avaliado no Skoob, melhor do que Morte Súbita.
    Beijos!

    http://temponaoperdido.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  35. Gosto desse tipo de gênero, apesar dos livros quase sempre irem para o lado clichê das coisas. Mas, eu as vezes gosto do básico-policial-suspense-até-o-fim desses livros e estou louca para ler esse! Tá nos desejados há tempos. Não sabia também que era uma série de livros! Espero que tanto esse livro quanto os outros que virão, sejam bons.

    ResponderExcluir
  36. Eu ainda não li esse livro, mas tenho muita vontade. Eu adoro os livros da J. K. e romances policiais é meu gênero literário favorito, então os dois juntos só aumenta minha vontade de ler esse livro!!

    ResponderExcluir
  37. Adoro romance policial e dependendo do autor(a) eu me animo mais ainda pra ler, o que é o caso!!
    a sinopse desperta uma super curiosidade em mim e a resenha tbm é muito boa, além das outras que ja li, no geral as pessoas tem iponiões bem divididas com esse livro pelo que li, mas geralmente era quem nao gotava muito do genero então nao levo muito em conta, por que gosto, super super ansiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  38. Quero muito ler, além de ser de um gênero que gosto muito é de uma das minhas autoras favoritas e agora ainda por cima estou vendo resenhas super positivas, adorei sua resenha e tudo o que falou.

    Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/748058

    ResponderExcluir
  39. Sou muito FÃ da J.K Rownling , então estou disposta a ler qualquer livro escrito por ela, particularmente adorei essa historia toda de pseudônimo, Vi outras resenhas a respeito desse livro , mais na sua gostei muito quando você fala da tradução do titulo e Concordo com Você!!!

    ResponderExcluir
  40. A J.K.Rowling sempre terá seu merecido reconhecimento devido a grandiosa saga do bruxinho Harry Potter. Lembro-me que fiquei sabendo sobre a utilização do pseudônimo neste livro através de uma notícia que detalhava como um software fez as análises linguísticas. Depois disso a minha reação foi no minimo carnavalesca. Ainda não li o livro, mas este caso chamou bastante a minha atenção, principalmente quando a relacionamos com a trama, isso sem mencionar que o gênero policial é um dos meus prediletos. Espero lê-lo antes da Editora Rocco lançar The Silkworm, o segundo volume que recentemente fora relevado. Enfim, a edição com a capa dura é perfeita, mas a de brochura já é um bom pedido.
    Adorei a resenha !!!

    Abraços
    Gustavo Demétrio

    Vida de Leitor - vidadeleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Adorei esse livro, mas vc já leu o livro "reverso" escrito pelo autor Darlei...apesar de não ser tão conhecido, se destaca por marcar a história, pois coloca em cheque, as leis que governam o nosso universo, e ainda por cima desafia os principais dogmas religiosos, nossas principais crenças são postas em dilemas cruciais, enfim se trata de um livro arrebatador, esse é o link do livro. Abraços..
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir