Dica Esperta #2 - Formatação nos textos do blog

16 de julho de 2013


Ooooie, gentem! A última postagem com dicas espertas também foi relacionada ao layout do blog, disposição de elementos, cores e etc... Dessa vez, a dica vale pra todo mundo que não dispensa um Ctrl+C e Ctrl+V pra colar o texto a ser postado no blog, e ainda vale como um aviso muito importante para todo mundo que quer evitar ter problemas com erros no template e nem deixar o blog pesado.

Então bora espiar pra entender um pouquinho de faxina nas postagens?
Todo blog tem uma pré-configuração no que diz respeito ao tamanho, cor e estilo de fonte. Vocês podem conferir isso nessa parte das configurações do modelo:


Vale lembrar que alguns blogs possuem fontes configuradas no código HTML do template para torná-las padrão, visto que o blogger pobre dispõe de poucos modelos, e por esse motivo não é possível alterar a fonte ao acessar as configurações avançadas. Nem por isso é recomendado alterar a fonte direto na postagem usando a formatação, pois essa formatação sempre vai substituir a configuração padrão e mesmo que, futuramente, você queira mudar seu layout, a fonte pré-configurada nos posts não vai mudar sozinha pois a formatação feita permanece e substitui a configuração padrão. O resultado disso é um blog com postagens cheio de fontes variadas e que vão causar aquela impressão de bagunça, de falta de cuidados e de desleixo com a aparência do blog e a apresentação dos textos.

O grande problema

Tem gente que vai postar uma resenha, por exemplo, e pra facilitar na hora de escrever a sinopse, corre no Skoob e copia o texto de lá. Aí cola no post e continua escrevendo o que tem pra escrever... Depois, ao visualizar e postar, um pedaço do texto está diferente do restante e a pessoa não faz ideia do que é isso.. e muitas vezes ainda posta assim mesmo, sem se preocupar com essa diferença e sem considerar que isso estraga a apresentação do texto, e do visual do blog também. Isso acontece porque, como expliquei acima, ao copiar um texto de um lugar que possui formatação própria, essa formatação é mantida e o que está pré-configurado no blog, é substituído por ela.

Olhem um exemplo de como fica um texto copiado do Skoob (a sinopse, no caso) e colado diretamente no corpo da postagem publicada sem se preocupar com a formatação:


Repare que o início do texto se manteve fiel à configuração do blog (tipo de fonte, tamanho e cor), mas a parte da sinopse copiada, puxa a formatação do Skoob. E uma vez aberto o comando de formatação, o restante do texto continua com ele...



No HTML da postagem, a área destacada iniciada por <span indica a formatação que não queremos, mas veio quando copiamos o texto do Skoob, e ela termina no </span seguinte. Essa formatação define a cor da fonte (#474747), o tipo de fonte (Arial) e o tamanho da fonte (14px), mas é possível que outros tipos de formatação, dependendo de onde o texto foi copiado, venham junto.
E pra desgraçar o negócio ainda mais, a pessoa, desesperada, usa as ferramentas de edição do blogger pra tentar "consertar" a caquinha, e consegue enfiar mais código de formatação sem necessidade do que já tem. Muda a fonte, insere fundo e etc...
É tanto código de formatação que mal dá pra encontrar o texto importante no meio da bagunça... Meu exemplo foi pequeno, mas existe coisa muito pior por aí... A pessoa desiste, publica o texto e "may the odds be ever in your favor"...

Mais um vilão

Outro perigo ainda maior é o WORD. O que acontece é que muita gente escreve o texto no Word, formata com estilo de fonte, tamanho e cores de sua preferência. Mas depois copia e cola direto no corpo da postagem sem se preocupar com essa formatação, pois dessa forma o texto sempre sai do jeito que a pessoa quer. Só que o Word é um editor de texto muito poderoso, e, às vezes, além da formatação feita nele, você ainda pode copiar códigos de scripts que vão embutidos sem saber, pois quase ninguém confere o HTML da postagem pronta, e esse benditos códigos vão deixar o blog mais pesado a cada nova postagem, e vão acabar fazendo com que, mais cedo ou mais tarde, apareça algum erro medonho no template. Pasmem, mas já encontrei postagens criadas no Word (e coladas direto no post) com mais de MIL linhas de códigos de formatação, scripts e até macros! E era uma postagem com menos de 20 linhas de texto! E isso era um um único post... imaginem essa formatação em todos os outros posts do blog... Se aquela imagem alí em cima cheia de códigos de formatação assusta, imaginem uma formatação inútil com mais de mil linhas!!! É pedir pra sofrer futuramente... Evitem usar o Word para redigirem textos que, posteriormente usando o copiar e colar, serão postados no blog.

A simples solução!

Existem duas formas muito simples e fáceis de tirar a formatação horripilante pra ela ficar limpinha como na imagem abaixo:
  • Usando o Bloco de Notas
É só copiar o texto, seja de outros sites ou do Word, pro BLOCO DE NOTAS. Sim, ele é pobrinho, não dá pra editar nada com ele, mas esse é o segredo do sucesso aqui, pois ele tira qualquer formatação de textos copiados e que já possuem formatação. Então faça isso: copie o texto que você quiser usar e cole no Bloco de Notas. Depois copie do Bloco de notas pro blog! Simples, não?
Dessa forma, o HTML da postagem fica limpo e ao visualizarpublicar a postagem final (já com as devidas formatações de negrito e blockquote aplicadas), ela vai ficar do jeito que deveria ser, assim:


A desvantagem de usar o Bloco de Notas pra faxinar, é que se você tem palavras com hyperlinks, estes serão perdidos, então é preciso salvá-los antes pra inserí-los depois da limpeza. O ideal é usar esse método para redigir textos, e ao colar no corpo da postagem, usar as formatações básicas do próprio blog.
  • Usando a ferramenta Remover Formatação
Na barra de ferramentas do blog existe um botãozinho "mágico" (o T com um x vermelho) que limpa todas as formatações existentes, basta selecionar o texto e clicar no botão, mas já adianto que se o post que você pretende faxinar contém muitas imagens, é preciso ter atenção, pois todas essas imagens vão parar no início do post sendo necessário reupá-las ou reposicioná-las de volta aos seus devidos lugares, o que pode ser bem trabalhoso já que elas também perdem as formatações no que diz respeito a tamanho, alinhamento e afins e não vão encaixar em qualquer lugar de forma simples.



Então, no caso de haver imagens no post, o ideal é que somente as áreas que contém texto sejam selecionadas, parágrafo por parágrafo, pulando imagens. E a vantagem de usar esse método é que, diferente do bloco de notas, as palavras que contém links não são afetadas e os links continuam lá, do mesmo jeito.
Uma observação: Ao remover a formatação do texto, você pode se assustar com os enormes espaços entre parágrafos que vão aparecer, como se você tivesse dado vários "enters" entre eles, mas é só apagar tudo pra aproximar o texto de novo e na dúvida visualize o texto antes de publicar pra se certificar de que está tudo nos conformes.

Pra finalizar...

Caso você tenha muitos posts "estragados" com essas formatações, pode partir pra faxina usando essas dicas. Vai dar trabalho, vai levar tempo, mas além de evitar possíveis erros, seu blog vai ficar mais limpo, bonito e organizado. E um lembrete: ter e manter um blog não é só ir lá no "criar nova postagem", escrever e pronto. É preciso se atentar a esse tipo de coisa, tanto pra manter um visual limpo e bacana, quanto pra evitar problemas que possam surgir devido a tantas formatações.

Claro que usar formatação pra enfeitar o texto não tem problema nenhum, desde que o uso seja feito com moderação, por favor. O blog já é pré-configurado e não tem a menor necessidade de mexer onde não precisa, a menos que você queira mudar o texto colocando um negrito, um itálico, um sublinhado, um tachado, um blockquote pra destacar uma citação e coisas simples do tipo...

Espero que a dica tenha sido útil pra vocês! Em caso de dúvidas ou sugestões para mais dicas do tipo, é só deixar aqui nos comentários. Assim que possível respondo aqui mesmo, então volte pra conferir, please. Ou se preferir, é só me mandar um email.

Bjodoce!

33 comentários

  1. Eu copio e colo no Google Tradutor KKKKKK, tira a formatação também !!
    Adorei as dicas Flá :)

    Beijoos,
    www.segredosentreamigas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahaha Bah! Nunca usei o tradutor do Google na minha vida! Nem imaginava isso! Boa dica tb! ahahahaha

      Excluir
  2. Oi Flávia!
    Adorei as dicas de formatação de post, mas, felizmente, não preciso de nenhuma!! Hahaha. Por incrível que pareça, faço tudo pelo Blogger mesmo. :)
    Dá trabalho, especialmente quando há imagens envolvidas, e aqueles botões de justificar, centralizar e etc. dão uns bugs algumas vezes, mas eu até que me saio bem nessa bagunça!! Rs.
    Agora... Ninguém merece blogueiro desleixado. Fica feio para ele e incomoda o leitor. Ugh.
    Ansioso pela Dica Esperta #3! ;)
    Beijsssss

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, também gostei da dica da Barbara rsrsrs
    já tô indo arrumar uns posts estragados :D

    Beijos,
    Professora Estagiária

    ResponderExcluir
  4. Que legal! Eu nem sabia que isso existia. Mas eu digito no Blogger mesmo. Bom saber. Obrigada! Vou dar uma olhada em outras dicas.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não há nada nesse post que eu não sei (A METIDA HAHAHA), mas espero que muitos leiam e aprendam a fazer direitinho... Sinceramente, se vejo que o blogueiro não tem cuidado com a formatação, nem desejo continuar a leitura.
    Vi alguém falando do google tradutor... Antigamente, eu também usava muito o bloco de notas, mas agora uso a caixinha para escrever novos tweets do tweetdeck HAHAHAHA
    Adorei o post, bem fácil de entender.

    ResponderExcluir
  6. Oi Fla!
    Adoreiii as dicas!!! Eu nem sabia desse lance do Word! =/
    Hunf! Canso de escrever resenha no Word e copiar pro blog. =/
    Agora que ja sei, nunca mais farei! rs

    Beijokass

    ResponderExcluir
  7. cara que legal :) nem sabia disso, curti olha

    ResponderExcluir
  8. Dicas super importantes!!! Realmente, tem que tomar muito cuidado na hora de passar o texto do Word, por exemplo, pro blog. É um pouquinho mais "trabalhoso" mas vale a pena

    ResponderExcluir
  9. Oi Flávia!!
    Adorei a dica e nem sabia disso do word, começando a fazer as coisas diferentes.
    Adoro as suas dicas.
    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Flávia foi ótimo você fazer essa postagem em ?! Eu tive esse problema com o Word como você já sabe e eu nunca mais usei meus textos lá, agora sempre faço no bloco de notas e sempre estou verificando também se nao tá vindo aquele script enorme.

    Enfim...Mas uma coisa que eu me identifiquei muito ai também é a sua primeira dica, de quando a gente posta um texto e a fonte tá de um jeito e o resto normal. As vezes acontece comigo, mas eu não sabia o que era. Vou prestar atenção nisso agora também.

    ótimo você ter falado disso
    beijinhos linda e parabens

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá,bom dia!!
    Nossa,adorei o post! :D
    Gosto muito de vir aqui xDD

    Ah,tem um novo post no meu blog,convido a você a passar lá e dar uma olhadinha pra dizer se gostou da minha obra ^^

    http://gliter-lovely.blogspot.com.br/

    bjooos ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi Flavia! Que dica maravilhosa, não sabia de nada disso. Nossa vou ter que arrumar alguns posts lá no blog, mas com certeza vai valer a pena. Parabéns pela dica e super obrigado. Abraços!

    www.cabanadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre uso a ferramenta de tirar a formatação do próprio blogger, não sei se dá no mesmo. Mas gostei da dica! Beijos.

    http://memoriasdeumasonhadora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Essa do bloco de notas meu irmão usa com tudo que ele copia, mas eu uso o chrome e nele tem a opção de "colar texto sem formatação", aí fica muito mais simples. Às vezes também colar do word traz o fundo branco do editor, e o post fica horrível, eu demorava horas pra tirar, agora colo sem formatação e fica muito mais fácil.
    Mesmo assim gostei das dicas ;)

    ResponderExcluir
  15. Oi Flávia, que dica boa essa do bloco de notas, vai adiantar muito meus posts, adorei!!

    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  16. Muito boa suas dicas Flávia. Eu sou uma negação quando se fala em formatação, pra quase tudo eu preciso dar uma pesquisada antes. Adorei XD

    Bjss!

    ResponderExcluir
  17. Eu tb uso o bloco de notas! Eu escrevo no Word e depois faço ctrl + c e colo no bloco de notas porque aí o texto fica "livre" das formatações...Ao colar no Blogger e publicar o texto fica com pré configuração do blog. Ótima iniciativa a sua.. Pior é quando fica com plano de fundo no texto que foi colado...

    ResponderExcluir
  18. Observa-se que manter um blog bem arrumado e estabelecido é um trabalho árduo o/
    Agora admiro muito mais todos aqueles que tem blogs e que sempre nos mantêm atualizados de tudo.Dá para ver que uma tarefa trabalhosa mas que vocês adoram!

    ResponderExcluir
  19. òtima dica Flavinha pra todos.. sempre fiz dessa maneira.. além de tudo.. o blog fica mais bonito e organizado.. já é um comeco pro sucesso do blog.. oaskdoas

    beijos

    Guilherme Kunz
    tematoa.com

    ResponderExcluir
  20. Poooxa Flavinha, como não dizer "Que belo post"?? Já fiquei horas olhando no painel do blogger tentando arrumar essas cacas de copia e cola, formatação e afins.. Agora aprendi, bloco de notas! E não sabia desse lance do word, de scripts que implicam o html e deixam o blog pesado. Valeu!!

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  21. Eu escreve no word, copio e colo no bloco de notas e depois no blogger!
    Trabalhão,Oi!
    Não sabia dessa historia de blog pesado, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  22. Muito legal suas dicas.
    Eu escrevi alguns posts para um blog,
    mas, sempre me enrolava com isso.
    PS: escrevia no word e depois copiava e colava :P

    ResponderExcluir
  23. Sabe o que está me tirando do sério? É o "<3" que eu coloco e fica com um monte de html amostra na postagem. XD
    A sua dica valeu ouro! Depois vou dar uma olhada nas postagens do meu blog e ver como ta a parte de html. Eu escrevia o texto no Word, sem edição e depois colocava no blogger, mas o que me dava problema era colocar o texto do lado da foto. Eu desisti de ajeitar nas 4 resenhas que fiz lá porque eu não achava a solução e quase chorava de tanta raiva, agora vou tentar ajeitá-las pra ficar bonitinha a formatação do texto e imagem sim. HUSAHSUAHSA
    Novamente...obrigada. ;3

    www.nyasmim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Ótimas dicas Flávia!
    Encontrei esse blog no site de busca e gostei muito, parabéns!
    Abraços,
    wandersonsabino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Dica muito importante para quem está iniciando em blog's! Vinha enfrentando esse probleminha até me dar conta que tinha relação com o "copiar" e "colar". As vezes acontecia até mesmo quando estava redigindo o texto no blog. Me ajudou muito, obrigada querida!

    ResponderExcluir
  26. Boa a Dica, não estou familiarizado com o Blog ainda e sua dica me ajudou. Parabéns pelo Post e pelo blog.

    ResponderExcluir
  27. Sua dica me salvou ! Muito Obrigada ! Beijinhos !
    Blog Colorful Jelly Beans

    ResponderExcluir
  28. Nossa ótima dica!! Estou apanhando com meus posts "estragados" também... obrigada!

    ResponderExcluir
  29. muito boa a dica mesmo, editava o texto todo bonitão no google doc, na hora
    de mandar para o blog estava ficando todo estranho, valeu ae e parabéns.

    ResponderExcluir
  30. Olá Flávia, tudo bem?
    Olha foi muito legal e válida sua postagem, ajudou bastante!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  31. Adorei a dica! Estava com algumas dificuldades, mas graças a sua dica consegui ajeitar.

    Dá uma olhadinha no nosso blog! estamos construindo ele para que os alunos do nosso projeto postem seus trabalhos de literatura de cordel. Ainda estamos começando mas logo logo vamos postar o trabalho deles.

    Blog:
    https://jornalcordelistico.blogspot.com/

    ResponderExcluir