12 de janeiro de 2012

Magia ou Loucura - Justine Larbalestier

Lido em: Janeiro de 2012
Título: Magia ou Loucura
Autor: Justine Larbalestier
Editora: Galera Record
Gênero: Juvenil/Fantasia
Ano: 2005
Páginas: 320
Nota:
Sinopse: Por 15 anos Razão viveu no interior da Austrália com sua mãe, Sarafina. Desde quando ela consegue se lembrar, as duas vivem fugindo da avó, Esmeralda - uma bruxa que pratica terríveis rituais de magia negra. Mas, depois que Sarafina enlouquece, Razão é mandada para o lugar que mais teme: a casa da avó, em Sidney.
Mas o lugar nao se parece em nada com o que Sarafina descreveu, e Esmeralda não aparenta ser maléfica. Pela primeira vez, Razão se vê questionando os ensinamentos da mãe... Mas espere aí! Mesmo sem ter visto sinais de fumaça e espelhos espalhados pela casa - altamente perigosos, segundo Sarafina -, a avó guarda dentes de pessoas escondidos e tem uma chave misteriosa na gaveta. Ela não pode ser boa, pode?

Resenha: Razão e sua mãe, Sarafina, vivem fugindo de Esmeralda. Sempre estão se mudando e se escondendo, mudando a cor do cabelo, dando nomes falsos e nunca fazem amizade por onde passam para evitarem de ser reconhecidas pelas pessoas. Sarafina também prepara Razão para o caso de Esmeralda encontrá-la para que ela possa fugir da maneira mais fácil. Razão cresceu aprendendo que magia é uma coisa ruim, pois a avó é má e usa essa magia para prejudicar os outros.
Razão é super inteligente e tem muita facilidade com questões lógicas e matemática.

Mas quando Sarafina é internada num hospício por ter enlouquecido, Esmeralda fica com a guarda da menina e Razão vai de encontro com o que passou a vida inteira fugindo.
Porém, ao chegar na casa da avó, Razão começa a perceber que as coisas não são bem como sua mãe ensinou. Ela faz amizade com Tom, um garoto que tem sua mesma idade, que sonha em ser designer de moda, que é fã de Esmeralda, e em suas explorações pela casa de Esmeralda (ou Mere, como Tom a chama), acaba descobrindo coisas estranhas e misteriosas, dentre elas, uma porta que parece ter vida e que a leva direto para a cidade de Nova York! Lá, Razão em meio a um inverno congelante tem a ajuda de Jay Tee, que também tem o dom da magia, e acaba virando sua amiga. Razão começa a descobrir que magia de fato existe, mas que não é como nos contos de fadas. A magia funciona como a energia vital da bruxa: Se for gasta, acaba, o que leva a pessoa a morte. Se não é gasta, se acumula, e leva a pessoa a loucura!
Razão ainda não sabe como usar magia e, por ver Jay Tee usando a dela, passa a ter interesse em saber.

Até que, ainda em Nova York, Razão conhece Jason Blake que ajuda Jay Tee dando a ela um lugar pra morar, mas em troca exige que ela lhe dê um pouco da magia que tem (ela tira um pouco do tempo de vida que tem e passa pra ele poder viver mais). Ele passa a ter interesse na magia de Razão, e pede que ela dê sua magia a ele em troca de maiores informaçoes sobre o que é e como usar esse poder. Mas devido a experiência da "drenagem" não ser nada agradável, Razão entende que aquilo não pode ser boa coisa e resolve voltar para Sidney a fim de descobrir uma "cura", um equilíbrio para que a magia não leve ninguém a morte e nem a loucura, com propósito de ajudar sua mãe.
Mas as coisas são bem mais complicadas do que parecem e as pessoas nem sempre são o que aparentam ser...

"Magia ou Loucura" tem uma proposta inteiramente nova no que diz respeito ao mundo mágico de bruxas e seus poderes, e o título já resume a história do livro. A leitura é super leve e envolvente, a capa é muito bonita e recomendo a leitura!

3 comentários

  1. Gostei da hist´ria e a capa é linda ^^
    Realmente é bem diferente do convencional até o nome da protagonista é diferente. Adorei!!!
    É a primeira vez que vejo algo sobre este livro que com certeza vou ler!

    ResponderExcluir
  2. hmm, Bruxas? Nunca li nada a respeito. Pela sinopse e sua resenha o livro parece ser bem misterioso. Que nome estranho : Razão '-' Eu preciso ler o livro Dezesseis Luas que fala sobre bruxas também, mas é bem diferente desse.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Flavia!

    Conheci a Justine outro dia e achei ela uma fofa! Como nunca li nada dela resolvi vim ver se você ja tinha lido pra saber o que achou rs.

    a historia parece ser bem no meu estilo rs. Bom saber que é leve e envolvente =)

    bjoo

    ResponderExcluir