6 de abril de 2016

A Bailarina Fantasma - Socorro Acioli

Título: A Bailarina Fantasma - Anabela em Quatro Atos #1
Autora: Socorro Acioli
Editora: Seguinte
Gênero: Drama/ Fantasia/ Romance/Infanto-juvenil
Ano: 2015
Páginas: 186
Nota
Onde comprar: Saraiva | Submarino | Americanas
Sinopse: Anabela mal podia conter a empolgação quando seu pai foi o arquiteto escolhido para coordenar uma obra no Theatro José de Alencar, em Fortaleza. A proposta era que aquela casa de espetáculos maravilhosa mantivesse as mesmas características de quando foi inaugurada, em 1910. Logo vira rotina para Anabela passar as tardes por ali, fazendo a lição de casa enquanto o pai trabalha. Mas essa reforma vai acabar desenterrando histórias escondidas há muitos e muitos anos, já que Anabela começa a ver uma bailarina translúcida, vestida de azul, que mais ninguém parece enxergar. Será que a garota vai conseguir ajudá-la?

Resenha: Anabela mora com seu pai na Travessa dos Anjos, um lugar simples que sempre atrai olhares e comentários curiosos devido a enorme estagnação do lugar. Nada muda, nada evolúi, e a condição dos habitantes é o diferencial do lugar: eles são capazes de encontrar a felicidade nas pequenas e mais simples coisas que a vida lhes oferecem.
Anabela sempre deixava bilhetes nas flores de misótis, as preferidas de sua falecida mãe, acreditando que ao enterrá-los ela os receberia de alguma forma. Apesar de mórbido era um gesto de carinho digno de admiração.
Certo dia, o pai de Anabela, que é arquiteto, chega em casa irradiando alegria e felicidade, anunciando que, enfim, conseguiu o emprego que tanto almejava: trabalhar na reforma do lendário Theatro José de Alencar, que fora inaugurado na cidade de Fortaleza em 1910. Mas antes da reforma, eles foram convidados para a última apresentação de ballet, onde tudo começa. Durante apresentação, sentada ao lado de seu pai e de sua prima e melhor amiga, Luciana, ela percebe uma bailarina diferente das outras que estavam de branco. Esta em especial, e diferente das demais, estava vestida de azul e dançava graciosamente em toda sua glória, como se flutuasse em meio as outras, fazendo com que Anabela acreditasse que sua presença fazia parte do espetáculo. Mas, as coisas mudaram quando ela foi encarada e a bailarina apareceu do seu lado de repente. Assustada por ser a única a conseguir ver a bailarina, e sem saber como lidar com o que passou a sentir após aquela visão, ela passa a contar com ajuda de Luciana, que por ter o desejo de se tornar jornalista, encara toda a situação como uma forma de treinamento. As duas embarcam numa aventura para descobrir quem é a bailarina e por que somente Anabela é capaz de vê-la.



A narrativa se alterna entre primeira e terceira pessoa e os capítulos são apresentados como atos, assim como numa peça de teatro. A autora nos dá uma visão geral da trama, intercalando o passado com presente, possibilitando o leitor a conhecer a história da bailarina fantasma, assim como a construção do Theatro além dos acontecimentos atuais. O legal da divisão feita em atos é que, além de bastante original, os atos tem a função de explicar o enredo da melhor forma possível de uma maneira que todas as descrições e acontecimentos não fiquem vagos e sejam devidamente aprofundados sem deixar o leitor perdido.

   

A escrita da autora é leve e sensível e a combinação do sobrenatural com a lenda urbana que ronda o Theatro José de Alencar tornou a trama bastante envolvente.
A diagramação do livro não poderia ser a mais fofa. A editora caprichou com ilustrações a cada ato iniciado. A fonte tem o tamanho médio para uma leitura agradável e a revisão está impecável. A capa é linda e tem todo um toque vintage e juvenil.

A Bailarina Fantasma já havia sido publicado por outra editora em 2010, mas em 2015 foi uma ótima aposta publicada pela Companhia das Letras através do seu selo juvenil Seguinte.
Os leitores poderão embarcar numa história sensível e rica em detalhes, onde ao final fica uma linda mensagem: por mais bonito que o amor seja, não o subestime, mesmo que possa ser doloroso, pois ele sempre vencerá todas as barreiras embora elas possam parecer impossíveis. Posso resumir e descrever o livro com apenas uma frase: Formidável em todos os aspectos!
O livro superou todas as minhas expectativas. Fui pega de surpresa pois não esperava tanto da leitura e, apesar de ser voltada ao público infanto-juvenil, pode ser lida e apreciada por leitores de todas as idades devido a mensagem bonita e admirável que passa. Venha se aventurar junto com Luciana e Anabela nesta história graciosa, cheia de mistério, romance e, acima de tudo, superação.

Nenhum comentário

Postar um comentário