19 de abril de 2016

Livro de Marcar Filmes - Increasy Consultoria Literária

Título: Livro de Marcar Filmes - Meu Diário de Viagens na Telona
Autoras: Increasy Consultoria Literária
Editora: Verus
Gênero: Livro Interativo
Ano: 2016
Páginas: 200
Nota:
Onde Comprar: Saraiva | Submarino | Americanas
Sinopse: Um lugar para anotar os filmes a que assistiu em diversas categorias, aqueles que conquistaram o seu coração e os que ainda quer ver, enquanto descobre os premiados, que nenhum cinéfilo pode deixar passar.

Resenha: Assim como o antecessor Livro de Marcar Livros que visava registrar nossas leituras e hábitos literários em geral, a proposta do Livro de Marcar Filmes é promover a interação do leitor ao fazer registros de tudo sobre sua experiência com filmes já assistidos ou não.

Apesar de autoexplicativo, o início do livro é cheio de instruções sobre como preenchê-lo e vai um pouco além do que um simples diário.
A ideia principal não se prende somente ao registro de filmes dos quais já assistimos e gostamos, mas também escrever de forma resumida sobre a experiência com o filme em questão, falar dos nossos atores preferidos e seus papéis marcantes, os melhores diretores e até as falas memoráveis que se tornaram clássicas, como "Hasta la vista, baby" ou "Que a força esteja com você". Se você é fã de cinema e não sabe de que filme essas frases saíram, pare.


Algumas listas de filmes já vem prontinhas, desde filmes clássicos aos mais recentes e a forma de organizar e catalogar os filmes é super fácil. Basta marcar nas caixinhas se o determinado filme já foi assistindo ou está na fila.
Começamos preenchendo o nome do primeiro filme que nos lembramos de ter assistido, o primeiro filme comprado, filmes que marcaram a infância, personagens preferidos e etc.
Seguimos pra lista dos ganhadores do Oscar, o Palma de Ouro (do cinema francês), os filmes que ganharam no Festival de Gramado, dentre outros que podemos usar como uma guia ou somente a título de curiosidade, até mesmo o Framboesa de Ouro que visa premiar as piores produções, mas achei que muitos dos filmes de prêmios que a grande maioria desconhece serviram mais para ocupar o espaço do que poderíamos anotar, já que a maioria daqueles filmes, independente de terem ganhado prêmios, muitas pessoas nunca ouviram falar, principalmente filmes argentinos, chilenos e de outras nacionalidades "esquecidas" nesse universo.

Ao separar filmes por categorias (musicais, animações, terror, drama, suspense e afins), há indicações de alguns filmes conhecidos dentro do gênero em questão seguido do espaço para nós mesmos preenchermos, avaliarmos e escrever algum comentário abaixo.


Quem gosta de fazer um registro do que já assisiu vai curtir a ideia do livro. É bem interessante acompanhar a lista de todos os filmes que já ganharam um Oscar de melhor filme desde 1929 até 2015!
Confesso que muitos dos filmes que levaram a estatueta dourada, por serem clássicos e muito antigos, não fazem muito meu estilo, e alguns nunca ouvi falar, mas admito ter tido uma grata surpresa ao reconhecer alguns nomes e relembrar de vários filmes que já assisti em algum momento e adorei, tanto pelo roteiro quanto pela atuação dos atores. A vontade é de fazer uma maratona com um balde de pipoca para rever todos aqueles filmes memoráveis que se tornaram favoritos, como A Lista de Schindler, de 1994; Forrest Gump, de 1995; Coração Valente, de 1996; dentre outros.

Mas, assim como o livro anterior, acredito que o livro tem o ponto fraco de dispôr de muito pouco espaço para fazer anotações de todos os filmes, principalmente pelo fato de que filmes são mais acessíveis e as pessoas costumam assistir muito mais filmes do que ler livros. Quem é um verdadeiro cinéfilo já assistiu milhares de filmes, acompanha o trabalho de centenas de atores e não haveria espaço para todos os registros, logo considerei a proposta do livro algo voltado para a descontração e registro dos filmes que realmente marcaram, ou como lembrete do que queremos assistir futuramente,  não como um catálogo propriamente dito.

Com relação ao projeto gráfico, este segue o mesmo padrão do livro anterior, cheio de detalhes em tons de roxo e lilás. A capa é dura (mas não tanto quanto a do primeiro livro) e com um efeito áspero que lembra uma lixa e as páginas são brancas.


Pra todos aqueles que curtem cinema e querem registrar um pouco desse hábito, o Livro de Marcar Filmes com certeza será de grande ajuda, tanto pela ideia da organização, quanto pela diversão que a interação proporciona.

P.S.: Quero um Livro de Marcar Séries. ♥


Nenhum comentário

Postar um comentário