9 de janeiro de 2016

O Segredo de Ella & Micha - Jessica Sorensen

Título: O Segredo de Ella & Micha - The Secret #1
Autora: Jessica Sorensen
Editora: Geração
Gênero: NA/Romance
Ano: 2014
Páginas: 264
Nota:
Onde comprar: Saraiva | Submarino | Americanas
Sinopse: Ella e Micha se amam desde a infância, mas um trágico acontecimento muda o rumo de suas vidas, afastando-os. Ella adota uma nova personalidade para fugir de seus conflitos, mas não vai conseguir enganar os outros e a si mesma por muito tempo, fingindo ser quem não é, e negando o amor que sente por seu amigo.
O passado de Ella contém Micha, mas Micha não quer só o passado de Ella, e sim, seu futuro.
Nessa história envolvente, que empolgou jovens no mundo todo, Jessica Sorensen ilustra de modo sensacional o universo dos conflitos juvenis, onde há rebeldia, problemas familiares, traumas e solidão, mas também o prazer das descobertas sexuais, a vivênia do amor e a superação.

Resenha: O Segredo de Ella & Micha é um romance new adult que compõe o primeiro volume da série The Secret escrita pela autora Jessica Sorensen. O livro foi publicado no Brasil pela Geração Editorial.

Ella Daniels e Micha Scott eram melhores amigos e confidentes desde a infância e, mesmo com problemas familiares, eles sempre estiveram lá um pelo outro. Mas eles cresceram, amadureceram e Micha queria mais do que a amizade de Ella... Até que um dia, após o primeiro beijo, Ella parte em busca do próprio caminho sem dar satisfações nem se despedir de ninguém, e durante 8 meses Micha não soube de seu paradeiro. Desde então ele vem tentando encontrá-la.
Ella entrou na faculdade a fim de deixar o passado para trás e junto com Lila, sua colega de quarto, ela tentava seguir com vida, querendo esquecer o que a deixou tão amargurada.
Agora, durante as férias de verão, Ella voltou pra casa, mas está mudada. Ao adotar uma personalidade nova quando decidiu fugir, a garota se tornou outra pessoa a quem Micha mal reconhece. Antes a garota era adrenalina pura, assumia riscos e não tinha medo de encarar nada nem ninguém, mas agora ela está diferente, mais comportada e delicada, tanto na forma de se comportar quanto de se vestir.
Algo fez com que Ella partisse e Micha vai fazer de tudo para descobrir o que aconteceu com a garota por quem ele sempre foi apaixonado para tentar trazê-la de volta, a Ella que ele conhecia, a Ella que ele é apaixonado.
Cabe aos dois vencerem os traumas do passado se quiserem iniciar algo que vai além dessa amizade.

A narrativa é em primeira pessoa e se alterna entre Ella e Micha. A escrita é fácil e envolvente devido a grande carga emocional inserida, e mostra com bastante clareza todas as particularidades dos personagens de forma única.
Posso afirmar que, embora não fosse exatamente o enredo que esperei quando levei a sinopse em consideração, o livro me surpreendeu bastante.
Ella tem sérios problemas de intimidade que vieram desde a infância... Ela ficou marcada por um lar desestruturado e desfeito, se culpava pela morte da mãe, viu o pai se afundando ao encontrar consolo para tal perda no fundo no copo, além do irmão que nunca estava presente...
Pra ser sincera eu não senti muito simpatia por Ella logo de cara. No começo ela demonstrou ser um pouco egoísta ao pensar apenas em si mesma e, por ser complexada, parecia ser alguém difícil de lidar.
Demorou um tempo até Ella aceitar que Micha sentia algo maior por ela. Confesso ter sido um pouco frustrante acompanhar este progresso devido a resistência dela, mas a medida que a história se desenrola, percebi que a garota passou por problemas complexos que fizeram com que ela reagisse de forma compreensível. Ela é muito resistente e indecisa e isso acabou sendo um fator problemático no desenrolar da trama pois a impressão que tive foi que enquanto Micha se aproximava, ela se afastava. Era mais do que óbvio que o romance iria surgir, e impor obstáculos para arrastar a história é algo que considero enrolado.
Micha (a pronúncia correta é My-ka) é o oposto da garota. Ele é o típico bad-boy que arranca suspiros, com tatuagens e tudo mais, e é visível que ele demonstra o que sente por Ella logo no começo, sem frescuras. Ele é decidido e não hesita em correr atrás daquilo que acha que vale a pena, e Ella é o mundo pra ele, claro que ele moveria montanhas por ela. Ele não liga pro que os outros pensam e mesmo que aparentemente seja um cara mau, ele é sensível e um doce de rapaz. É impossível não se apegar a ele.
Ella e Micha forma um casal maravilhoso. Eles têm cicatrizes e conseguem compreender um ao outro com bastante sintonia. Para dar um toque mais sensual à história a autora incluiu toques de tensão sexual, trabalhando em cenas mais quentes para que o casal tivesse uma química explosiva.
A história não se prende apenas ao romance, até mesmo porque o próprio gênero costuma trazer elementos dramáticos que envolvem a família e traumas vividos, e mesmo que existam alguns temas bem delicados, a autora tratou tudo com leveza para costruir personagens humanos e verdadeiros que poderiam muito bem se passar por alguém que conhecemos, ou nós mesmos.

A capa é muito bonita e a diagramação é simples. As páginas são amarelas, a fonte é bem grande e somando isso à fluidez da escrita, o livro pode ser lido em questão de poucas horas. Os capítulos também são curtos e nada cansativos.

Pra finalizar, não acho que a questão dos segredos é o que move a trama, até mesmo porque os tais segredos não são exatamente escondidos o tempo todo. As coisas vão um pouco além e são mais profundas. Ella e Micha tiveram experiências e emoções complexas que fizeram deles quem são, e tudo o que viveram, apesar de tê-los afastado, serviu como impulso e serviria para uní-los mais cedo ou mais tarde. Os traumas que ambos tiveram ainda interferem na vida deles, mas embora tenham sofrido muito, eles ainda buscam pelo amor, e é isso que importa, é isso o que dá esperança às almas feridas que buscam a cura.
Pra quem procura por um new adult com uma história que envolve e emociona, recomendo.

Trilha sonora de O Segredo de Ella & Micha:
  1. All the Same - Sick Puppies
  2. The Story - Brandi Carlile
  3. Shameful Metaphors - Cevelle
  4. Rush - Dance Movie
  5. Behind Blue Eyes - The Who
  6. Black Sun - Jo Mango
  7. Sail - Awolnation
  8. The Distance - Cake
  9. Live and Die - The Avett Brothers



Nenhum comentário

Postar um comentário