26 de novembro de 2015

Vire a Página - Rebecca Beltrán

Título: Vire a Página: Livro de atividades para esquecer seu ex
Autora: Rebecca Beltrán
Ilustrações: Adrià Fruitós
Editora: Verus
Gênero: Autoajuda/Livro interativo
Ano: 2015
Páginas: 140
Nota
Onde comprar: Saraiva | Submarino | Americanas
Sinopse: Um livro com mais de cem atividades para exorcizar os seus demônios e esquecer o seu ex.
Escreva, recorte, cole, desenhe e pinte, mas, acima de tudo, divirta-se e espaireça
Quando terminar, você vai perceber que o sol continua nascendo todas as manhãs
Vire a página!

Resenha: Vire a Página é um livro de interativo escrito pela autora espanhola Rebecca Beltrán com ilustrações de Adrià Fruitós que traz a proposta de fazer com que a leitora esqueça o traste do ex-namorado.
Um relacionamento que chega ao fim é uma experiência terrível, convenhamos. E a ideia de ser chutada por aquele cara em quem apostamos tanto é de partir o coração, mas o mundo não acabou, colega! Vire a Página! O livro é uma forma divertida e que utiliza de muito bom humor para tentar ajudar a mulher a passar por esta fase negra fazendo com que ela enxergue que, independente do que tenha acontecido, sempre haverá o dia de amanhã e nunca sabemos o que nos aguarda lá...


Achei a proposta válida até certo ponto. Além de eu não me encaixar na situação de ter um ex cujo sentimento de perda me corrói por dentro me fazendo chorar até emagrecer, ficar encolhida debaixo das cobertas pensando onde foi que eu errei, e ficar ouvindo a mesma música triste de amor por 24hrs sem parar - e ainda cantando com minha voz de taquara rachada -, eu me considero fria o bastante pra seguir em frente sem ficar me lamentando e pensando no que perdi caso fosse comigo. Já passei dessa fase depois de ter ficado calejada há um bom tempo atrás... E fora que não acho que escrever sobre o ex é algo que vá me fazer esquecer dele, muito pelo contrário.

Sei que cada caso é um caso e cada um encara essa situação à sua própria maneira e se a ideia de preencher um livro e seguir instruções for algo que vá ajudar, ótimo. Qualquer ajuda é bem vinda. Mas ainda acho que o livro deve ser encarado como uma forma de distração e não de solução, até mesmo porque a solução está em nós mesmas e nas atitudes que tomamos a partir de nossas escolhas...

O que achei bem bacana foram as atividades, em sua grande maioria, bem engraçadas e "libertadoras". Há frases e citações que se encaixam com o momento fazendo com que seja possível enxergar a situação de um ângulo diferente e até rir do ocorrido, além de cronogramas para uma programação de atividades que vão manter a leitora ocupada e com o pensamento bem longe daquilo que não vale a pena.


Acho que qualquer tipo de relacionamento, por pior e mais frustrante que seja, pode ser usado como experiência de vida. Dessa forma vamos aprendendo com erros e acertos que todas as pessoas possuem diferenças mas que, mais cedo ou mais tarde, alguém que terá mais coisas em comum do que pensamos vai aparecer pra proporcionar momentos inesquecíveis em nossas vidas. E se um dia acabar, paciência... Nem tudo está perdido e se dermos outra chance ao amor a vida pode nos surpreender, quantas vezes forem necessárias.
Acho que existem relacionamentos que devem ser esquecidos e enterrados (e estes são os ideias para se usar de exemplo nesse livro), mas outros, ainda que tenham chegado ao fim, serão lembrados pra sempre, mais pelas coisas boas do que pelas ruins. Há casos em que os envolvidos continuam amigos e vivem numa boa sem ressentimentos, e digo isso por experiência própria. Embora na prática isso seja difícil, nem sempre há necessidade de se mandar um ex-namorado para o quinto dos infernos.


A diagramação é uma graça, com tipografias descoladas que dão um ar despojado ao livro, as cores preto e vermelho dão um charme bem legal e enriquecem o projeto gráfico deixando-o bem vivo e chamativo.

Um livro com uma abordagem divertida com propósito de amenizar uma situação complicada, Vire a Página é uma alternativa despojada pra quem quer investir tempo pra falar do que te fez perder tempo.



12 comentários

  1. Já li uma resenha sobre esse livro e fiquei curiosa para saber mais sobre ele. Estou muito curiosa para conhecer algum livro interativo legal, as atividades mostradas nas fotos são legais demais. Nunca terminei um relacionamento, mas eu soube também que em algumas páginas dele, qualquer pessoa pode realizar as atividades sem ser exatamente sobre rompimento de relações. Adorei a resenha e as imagens do livro ^^

    ResponderExcluir
  2. Preciso urgente de um desse.
    kkkkkk ja tinha visto uma resenha sobre esse livro no youtube, e pensei caramba preciso desse livro, depois dessa maravilhosa resenha vou comprar ele com certeza. ( depois do sorteio, vai que tenho sorte kkk).

    ResponderExcluir
  3. Até certo ponto também acho que falar do ex não vai ajudar a esquece - lo. Mas amo livro interativos, esses de certa forma iria me ajudar a ver quanto tempo precioso eu perdi com alguém que não valia a pena, e no fim das contas iria rir bastante da situação!

    ResponderExcluir
  4. HÁ MUITOS ANOS TIVE QUE TOMAR UMA DECISÃO,NÃO ADIANTA ESTAR AO LADO DE ALGUEM E SOFRER O TEMPO TODO COM INDIFERENÇA AUSENCIA E A CERTEZA DE QUE VOCE ESTAVA ALI POR QUE A PESSOA TINHA PENA DE DEIXAR VOCE.QUANDO DESCOBRI QUE FAZIA PARTE DE UMA APOSTA EU VIREI A PAGINA LITERALMENTE E DISSE UM BASTA NÃO QUERO MAIS.
    AI ENTÃO VOCE DESCOBRE QUE A PESSOA SE ARREPENDE E VEM TENTAR REAPROXIMAR ENTÃO TOMEI CORAGEM DEPOIS DE TANTA DOR E DISSE NÃO,MELHOR DEIXAR COMO ESTÁ,CADA UM EM SEU CANTO.SEGA EM FRENTE AMANHÃ VERÁ COMO VOCE FOI BURRA E TERÁ REPIDIO DISSO.OBRA PERFEITA PARA OS DIAS ATUAIS,ENSINA AS PESSOAS A LIDAREM COM MAESTRIA,DESABAFANDO DE UMA FORMA INEDITA.EU VIREI A PAGINA E NÃO VOLTO ATRAS.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o livro...muito interativo...quero muito ele

    Vou adquirir com certeza
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro livros interativos, gosto de incentivar a criatividade, mas esse é ainda mais especial, só quem já sofreu de amor sabe o quanto é difícil superar a fossa e seguir em frente

    ResponderExcluir
  7. parece legal o livro
    não conhecia
    adorei a resenha ;)

    ResponderExcluir
  8. Essa é a primeira resenha que leio desse livro e achei bem legal, assim como voce, já passou minha época de morrer de chorar por um homem, hoje encaro as coisas de forma diferente, mas acho bem válido a proposta desse livro, e em ultimo caso, se não ajudar, pelo menos a pessoa vai se divertir com ele né,rsrs! Bjão!

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser muito divertido, além de deixar o aprendizado das situações que vivemos, mesmo as ruins

    ResponderExcluir
  10. Que livro legal, esses livros interativos são cheios de atividades diferentes e divertidas

    ResponderExcluir
  11. Livros interativos nunca foram meu forte, mas quando vi esse eu pensei "eu realmente preciso disso!"
    Deve ser muito divertido fazer as atividades. E o boneco de vodu hahahahahahahah que sarro. Adorei

    ResponderExcluir
  12. Esses livros a cada tempo que passa ficam melhores, são bons para relaxar (melhor que colorir).

    ResponderExcluir