Como eu era antes de você - Jojo Moyes

Lido em: Junho de 2013
Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Gênero: Drama/Romance
Ano: 2013
Páginas: 320
Nota:
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento.
O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

Resenha:  "Como eu era antes de você" é um drama que conta a história de Louisa Clark, uma moça de 26 anos, com um jeito muito cafona de se vestir, que empurra um namoro falido com Patrick e foi demitida do café onde trabalhava como garçonete. Agora ela está a procura de um emprego para poder se manter e ajudar com as despesas de casa, já que mora com os pais, o avô, a irmã mais nova e o sobrinho pequeno, e é muito cobrada pela família. Talvez por morar numa cidade com poucas chances de crescimento para alguém como ela, Lou acabou se acomodando e se conformou que nunca seria ninguém na vida, e apesar de ser a irmã mais velha, sempre foi colocada em segundo plano e sempre viveu à sombra da irmã mais nova, que é mais inteligente, mais ambiciosa e alvo de todas as expectativas que a família alimenta como alguém que iria se dar bem na vida, porém, por ter ficado grávida, precisou interromper seus planos.
Ao ir numa agência de empregos, devido a não ter muita experiência e nem ter muitas qualificações, a única opção que restou para Lou foi ajudar com os cuidados de um homem de 35 anos que sofreu um terrível acidente que o deixou paralizado de forma irreversível, entrevado numa cadeira de rodas, e que depende dos outros para viver, Will Traynor. Apesar de não ter ficado muito satisfeita com o tipo de serviço que seria designado a ela, Lou aceitou, pois era um trabalho temporário e o salário era muito alto. Porém, Will é um cara extremamente fechado, amargurado, arrogante, mal humorado e de mal com a vida. Sua condição, de acordo com ele, é algo longe de viver com dignidade, pois além de depender dos outros para tudo, não pode mais aproveitar a vida intensamente como fazia antes. Mas o que ele não esperava, era que após as faíscas dos primeiros dias de convivência se extinguissem, Lou fosse exatamente o tipo de pessoa que lhe traria a alegria que o acidente lhe tirou, que despertaria vários sentimentos e emoções, e que sua vida, por mais triste e vazia que fosse, sofreria uma grande mudança ao lado dela... E assim como Will, Lou também não esperava que sua vida iria mudar para sempre, principalmente quando descobre que ele guarda um segredo e que sua temporada como cuidadora seria uma tentativa de correr contra o tempo...
A história é super bem escrita, e flui maravilhosamente bem. Narrada em primeira pessoa, e com alguns capítulos sendo contados pelo ponto de vista de outros personagens, Lou é uma personagem intensa, e que apesar de não ter ambições, é divertida e preocupada com as pessoas a sua volta. É um tipo de personagem que faz com que nossas emoções fiquem a flor da pele pelas descrições de sentimentos que ela extravasa através de seus atos ou pensamentos. Ela tem todo um potencial para ser alguém na vida, mas ainda não teve motivação para que fosse despertado, até conhecer Will, alguém que poderia lhe oferecer tudo, mas ao mesmo tempo nada.
Um relacionamento em que duas pessoas combinam perfeitamente bem, mas que ao mesmo tempo não se completam totalmente...
Como eu era antes de você é o tipo de história que emociona, que toca, que faz chorar... Tanto pela simplicidade dos atos e pela beleza dos gestos, como pela dor de perder parte de quem você é, ou viver na aflição, correndo contra o tempo, tentando alcançar o inalcançável, ou simplesmente desistindo do que não se pode ter mais... Nem sempre o dinheiro compra a felicidade, nem sempre a falta dele é sinônimo de tristeza. Pessoas podem viver de aparências, podem ter tudo mas ao mesmo tempo não ter nada, enquanto outras estão alí só pra trazer cor a uma vida totalmente cinza...
Um dos dramas mais bonitos que já li, que me fez ficar com os olhos cheios de lágrimas e que faz com que o leitor reflita sobre o que mais tem valor nessa vida tão curta que temos...

40 comentários:

  1. Cara, parece ser ótimo, de verdade! :**

    ResponderExcluir
  2. Ahh que linda resenha, Flá!
    Eu to me segurando pra ler esse livro, pois pelo que vi falar é emocionante demais.
    Como sou chorona, tenho receio de me debulhar em lágrimas, esses livros sempre me deixam com uma mega ressaca. rs

    Beijoos

    ResponderExcluir
  3. Adorei, adorei. Estou louca para ler este livro, exatamente pelas coisas que você falou: simplicidade, emoção, reflexão, etc.
    Acho que apesar de ser uma história dramática, também é, ao mesmo tempo, muito bonita de se "ver". E como tem a ver com a vida "real", em que as coisas nem sempre dão certo, né?
    Quero muito ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Estou quase pensando em ler este, sua resenha me motivou... Quero um livro para me emocionar e chorar ahaha vi o exemplar na livraria e gostei <3
    Você disse que é um dos dramas mais bonitos que já leu, preciso ler também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. ja estava pensando em comprar este livro agora com a resenha concerteza vou comprar

    ResponderExcluir
  6. Olá Flávia, tudo bem?

    Então essa sua resenha me deixa ainda com mais vontade de ler, como eu li A Última Carta de Amor, da mesma autora, eu fiquei encantada, a história fluiu bem, mas não me fez derramar lágrimas, mas emocionou. Quando soube do Lançamento Como Eu Era Antes de Você é claro que eu precisava conferir e comprei o livro que já se encontra em minhas mãos, mas ainda não consegui ler [ele chegou semana passada e já estou lendo dois livros].
    Já li outras resenhas dele em outros blogs e todas bem positivas, mas confesso que nenhuma foi tão profunda quanto a sua. De todas as resenhas desse livro que já li a sua me envolveu mais e deu aquela vontade de largar os dois livros que estou lendo e pegar Como Eu Era Antes de Você e devorá-lo durante este dia.

    xoxo
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  7. Ah meninas frequentadoras do Blog, leiam esse livro. Leiam, leiam, leiam, leiam. Vcs vão assim como a Flávia e como eu simplesmente AMAR!!!!! Esse é um daquele romances que a gente não esquece e que quer reler várias vezes.
    Eu tb amei "Como eu era antes de você" e nem conhecia a Jojo Moyers (ela só tem 2 livros publicados o outro é "A última carta de amor" - vou comprar com certeza) mas já está na minha lista de escritora de romances favoritos.)

    Amei sua resenha Flávia e as meninas nem sabem do final né??? kkkkkkkkkkkkk sem spoilers.. pode deixar!

    Beijossssss

    ResponderExcluir
  8. Ah... só uma coisinha.. a Clark não tem um jeito cafona de se vestir. Era é Vintage tá bom???? Ela só veste aquilo que gosta e de preferência bem fora de época. Então é Vintage!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Fla, nao tinha lido nenhuma resenha deste livro ainda, mas adorei a historia! Acho que vou chorar um mar inteiro de lágrimas, pq só de ler sua resenha já fiquei emocionada (sim, sou mto choronakkk)
    beeijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Flavia. Voltei depois de um longo sumiço!
    Amei o lay romântico do blog! Liiiindo! Estou numa fase super romântica <3 e claro, adorei a resenha dessa história de amor. Vai pra listinha (enorme). :)

    Beijinhos, querida. =**

    ResponderExcluir
  11. Precisando ler os dois dela que não li. Livros perfeitos esses, esse é mais um que com certeza vai ser muito gostoso de ler. Pelo visto vale mesmo a pena e a história é linda *-*
    A maioria das resenhas que vi são boas, estou animada pra ler o meu!

    ResponderExcluir
  12. Deve ser uma história linda... Gosto de livros que nos faz pensar sobre a vida, nossa existência e o que é mais importante para nós. Eu sinceramente não esperava isso desse livro, esperava uma história de amor melosa e que fica naquele longo e entediante triângulo amoroso, mas ela se mostrou totalmente diferente, com certeza, agora, eu vou querer lê-lo.

    ResponderExcluir
  13. Esse livro me fascinou, eu amei a história mesmo não ter lido o livro, com sua resenha fico mais curiosa ainda, a cada é linda e convidativa!!!
    Parabéns!!!
    bjs
    Danielle Casquet livrosajaneladaimaginacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Kkkk parece q vc contou td a historia, mas sei q ela eh bem mais q isso :)) quero muuito ler!

    ResponderExcluir
  15. Parece muito bom o livro. Eu gosto de romances, e quando eu vi ele no gadget ali do lado fiquei muito ansioso pela resenha. O título me chamou muito a atenção, e a capa também. Gostei muito da história, gosto desse tipo de coisa.
    the-paradiise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Esses dias vi uma colega com esse livro e peguei pra ler a sinopse. Na hora não me interessei tanto e achei a capa muito rosa e sem graça.
    Agora, depois da sua resenha, até fiquei com vontade de ler. :)
    Talvez quando minha lista diminuir...

    Bjs. ^^

    ResponderExcluir
  17. O livro é totalmente tudo que você falou <3
    Ainda bem que você gostou tanto quanto eu !!! Só merecia um coraçãozinho ali hein rs
    Beijooos!

    ResponderExcluir
  18. Olá Flávia!!

    Inicialmente não me interessei pelo livro, mas sua resenha ficou ótima. Estes enredos cheios de sentimentos me conquistam... Quem sabe encontro uma horinha para ler. :)

    http://escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Acho a capa uma fofura!
    Não me interesso muito por livros de drama, mas sua resenha me mostrou que esse é um que vale a pena ler. Se algum dia estiver com vontade de ler uma história mais tocante, vou escolher esse livro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Hello,
    Adorei sua resenha!!!
    Estou muito afim de ler esse livro

    ResponderExcluir
  21. Louca por esse livro. Achei a sinopse de uma doçura e um encanto enormes, tenho certeza que vai me envolver.
    Lembrei logo do filme Os Intocáveis. É a mesma situação do drama pessoal de cada uma das personagens. Isso dá cor ao livro! O encontro dessas duas almas promete boas emoções e, como boa chorona que sou, já imagino minhas lágrimas na torcida pela história.

    ResponderExcluir
  22. Quero muito ler esse livro, tinha ganho ele em uma cortesia do Skoob e seria a minha chance de lê-lo mas o livro sumiu. Fazer o que não é mesmo? Esperar pela próxima oportunidade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  23. Quero muito ler esse livro! A história toda parece ser linda e emocionante! *-* Gostei bastante do seu comentário final.

    ResponderExcluir
  24. No momento eu só consigo pensar em "Porque eu ainda não li esse livro" Acho que quase surtei com a resenha, não tinha ideia que o livro era tão emocionante assim, se bem que o Lucas me recomendou bastante ele *_*
    Pode apostar que em breve vou ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Apesar de ver pela sua resenha que o livro foi bom, ão pretendo ler uma amiga me contou o final..é triste isso rs.
    Não gostei do desenrolar e achei o personagem fraco. pois ele estava vivo e se amava mesmo não deveria ter feito o que fez..mas é minha opinião, quem sabe se eu lesse eu iria pensar diferente, mas não pretendo ler, ando precisando de livros mais finais felizes..beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SPOILER! Ia ler, agora já sei o que acontece no final.

      Excluir
  26. Não gostei. Esse tipo de livro não me interessa muito. Acho que as obras com esse tema são cheias de enrolação e bla bla bla. Mas a sua resenha está maravilhosa!

    Beijos,
    http://capituleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Esse livro é lindo, tocou meu coração.
    Para quem gosta de romance + tragédia é perfeito!

    ResponderExcluir
  28. A história é bem parecida com a do filme "Intocáveis", não?

    ResponderExcluir
  29. Para quem não leu ainda, super recomendo, é uma história que vai te prender do inicio ao fim, vc não consegue largar até terminar, e vou avisando ... lendo este livro, vc vai se emocionar com certeza ...

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Acabei de encomendar… Fiquei curiosa!
    Beijos, Pá.
    @papalombo
    http://www.fashionandotherthings.com

    ResponderExcluir
  32. Gostei muito da resenha e até de outras sugestões de livros encontradas aqui , obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  33. Li esse livro em 3 dias a história me prendeu de uma maneira que não consegui parar, a história é realmente muito bonita. E para falar a verdade chorei como uma criança nos 3 últimos capítulos hahaha. Livro é muito bom mesmo, vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  34. Esse é definitivamente o livro que mais chorei, não só por ser "triste", mas pela emoção. Simplesmente lindo, nos faz pensar e refletir muito, além de cativar e despertar interesse ainda maior pelo final da história. Recomendo muito pra que leiam, nao vao se arrepender!

    ResponderExcluir
  35. Esse é definitivamente o livro que mais chorei, não só por ser "triste", mas pela emoção. Simplesmente lindo, nos faz pensar e refletir muito, além de cativar e despertar interesse ainda maior pelo final da história. Recomendo muito pra que leiam, nao vao se arrepender!

    ResponderExcluir
  36. Com certeza um dos melhores livros que já li.. Muito bem escrito e prende do início ao fim. Emocionante, chorei lendo, principalmente no final, no momento que ela lê a carta..rsrs.. Super recomendo.

    ResponderExcluir
  37. Com certeza um dos melhores livros que já li.. Muito bem escrito e prende do início ao fim. Emocionante, chorei lendo, principalmente no final, no momento que ela lê a carta..rsrs.. Super recomendo.

    ResponderExcluir
  38. Um livro maravilhoso, nao me lembro de ter chorado lendo antes! Sensacional

    ResponderExcluir
  39. Concordo muito com a sua conclusão.

    Beijos

    ResponderExcluir

Curtiu o post? Comente!
Bjokas e obrigada!!