12 de junho de 2013

Amazônia - M. C. Jachnkee

Lido em: Maio de 2013
Título: Amazônia: Um Caminho Para o Sonho
Autora: M. C. Jachnkee
Gênero: Literatura Nacional/Didático
Ano: 2011
Páginas: 274
Nota
Sinopse: Em "Amazônia - um caminho para o sonho", os personagens são de Ascurra e em busca de uma mudança na vida, partem para a maior Floresta Tropical Úmida do Mundo. Da majestosa Manaus dos Barões da borracha, passando pela festeira Parintins, subindo o rio Tapajós ao encontro de Fordlândia- a cidade americana construída em meio à selva até a Belém dos índios Tupinambás que observaram a chegada dos conquistadores na Baía. Eles precisarão se adaptar e encarar realidades diferentes. Irão conhecer muito dos pontos turísticos e também da história da região norte do Brasil. É um livro que traz muita informação histórica e de uma maneira sutil vai-se apresentando os personagens e a trama.

Resenha: "Amazônia" traz a história de quatro amigas, Rafaela, Camila, Joana e Ana Carolina que em companhia de Daniel, tio de Joana e professor de história, saem de Ascurra, uma cidade situada ao sul do Brasil e partem numa jornada até o norte do país, numa viagem carregada de curiosidades, muitas informações valiosas para nosso conhecimento e cheia de surpresas, tanto para elas quanto para o leitor.
Cada uma das meninas, apesar de jovens, tem seus próprios ideias. Ana Carolina é bem altruísta, Rafaela sonha em escrever um livro e busca inspiração na viagem, Joana é a mais sensata e também uma boa ouvinte, e Camila é a mais divertida e bem humorada de todas elas. Em meio a viagem, podemos perceber como os personagens evoluem e crescem como pessoas, sendo através do conhecimento que adquirem durante a viagem ou seja através do relacionamento que se estreita entre eles.
Para todos aqueles que apreciam uma história dentro da História, que tem curiosidade para saber mais sobre a Amazônia, que morrem de preguiça daquele professor chato de História ou Geografia com aquela lenga lenga que ele chama de aula, e acima de tudo que consideram a leitura uma grande viagem, pare o que está fazendo, agora, e vá ler esse livro.
Já disse algumas vezes que eu amo História e depois de ter lido "Amazônia", parei pra pensar se fui eu que não prestei atenção às aulas, ou se foram os professores que não tiveram uma forma de explicar de um jeito tão detalhado, fácil de entender e super gostoso de se ler sobre o Amazonas, suas características, a cultura, a comida típica, os habitantes locais e seus costumes, as questões sociais e políticas que são enfrentadas pela população, as lendas, o turismo e etc, como a autora conseguiu descrever aqui.
O foco principal é a descrição da região do Amazonas, e com uma narrativa leve, fluída e super gostosa, a autora conduz a história que é uma verdadeira aula, digna de reverências, e acharia mais do que justo que as escolas do Brasil, tanto as públicas quanto as particulares, adotassem o livro a fim de fazer com que os alunos lessem para, além de embarcarem numa história com personagens super cativantes a quem qualquer um pode se identificar, ainda aprendessem sobre a Amazônia de um jeito fantástico, como se a visita fosse feita por quem lê.
"Amazônia - Um caminho para um sonho" é um livro que pode ser resumido em uma palavra: Necessário.
É um livro que além de muito didático, pois traz uma riqueza enorme de detalhes sobre o norte do país mas que infelizmente muitos desconhecem por preconceito ou ignorância, ainda deixa a mensagem clara de que sonhos podem se tornar realidade, basta corrermos atrás, sem medo, do que tanto queremos.

24 comentários

  1. Odeio História, mas adoooro Geografia! haha
    Parece mesmo um ótimo livro para ser lidos por alunos, pois como vc disse, ele é gostoso de ler, bem diferente da maioria dos livros que nos dão na escola.. haha

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Acompanho o blog da escritora há algum tempo e logo vim ler tua opinião sobre o livro, pois sei que tuas resenhas sempre são compreensíveis e principalmente, sinceras. Fiquei muito empolgada com ele agora, eu amo História e me pareceu um jeito maravilhoso de aprender mais sobre a Amazônia... sinceramente, também não lembro de ter aprendido muita coisa sobre a região no colégio, vai entender...

    ResponderExcluir
  3. Flávia, fico imensamente feliz por conhecer sua opinião e por ser positiva!!! Acho que é um feliz ao quadrado. hehehe
    Nossa!!! Gostei da maneira que você escreveu a resenha, dos pontos abordados.
    Muito bom saber que o livro acrescentou em conhecimento e na busca dos ideais.
    Obrigada pela confiança e por aceitar ler meu livro e resenhá-lo.
    Mil beijinhos para você.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Flávia.
    confesso que ultimamente tenho me surpreendido muito com livros assim!
    Eu gosto muito de ler livros que falam de regiões geográficas específicas, e incluí este em minha lista ^^

    Um beijo,
    Jhosy

    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Flávia! Já li Amazônia e curti bastante. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. É uma história legal, já vi outras resenhas dela e achei bem bacana. Ler não sei se leria, mas gosto de conferir resenhas. A maioria do pessoal gosta dele mesmo, isso é bem legal de ver!

    ResponderExcluir
  7. Sempre quis conhecer a Amazonia mas como sem dinheiro não da para ir nem na esquina eu vou ficando por aqui...
    O livro parece muito bom e concordo com você as escolas deveriam ter em suas estantes.
    beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Flávia!

    Gostei de sua resenha! Necessário? Maravilha, então agora preciso ler este livro! (:

    Bacana seu comentário sobre as escolas precisarem adotar o livro.

    Beijos e boas leituras!

    http://escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Acho importante expor a cultura brasileira nos livros, ainda mais quando ela está envolvida por personagens cativantes e uma história empolgante. Adorei a resenha, e concordo com você, Flávia. Esse livros deve ir para as escolas!

    Bjss!

    ResponderExcluir
  10. Geralmente eu curto história, mas não achei muito interessante o livro. Talvez por ser meio didático tenha me passado uma impressão um tanto ruim, mas quem sabe um dia esteja num momento melhor e resolva ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Muuuito interessante!
    Com ctz vou ler, pois tô procurando livros bons brasileiros e gostei muito do tema

    ResponderExcluir
  12. Troquei algumas mensagens com a autora desse livro. Ela é uma simpatia! Eu tenho mta vontade de lê-lo, está na minha lista de desejados, mas acho que o título não atrai tanto os jovens. Eles pensam que a história pode ser chata. Infelizmente, na nossa cultura, é preciso usar marketing para tudo e talvez um título diferente atraísse mais leitores.

    ResponderExcluir
  13. Até gosto de literatura brasileira mas infelizmente não me interessei nem um pouco pelo livro, é uma pena, o tema é legal mas acho que a abordagem não foi a melhor

    ResponderExcluir
  14. ah cara isso é verdade, as pessoas desvalorizam mt o norte por puro preconceito.
    ah acho que vou adorar ler esse livro <3

    ResponderExcluir
  15. São de livros assim que as escolas precisam. Não só incentivam na leitura, como também o aluno, sem perceber, vai acabar aprendendo enquanto se perde na história.
    Boa recomendação.

    Beijos,
    Resenhando Books

    ResponderExcluir
  16. As escolas precisam usar livros que deem mais valor ao nosso país. Porque hoje os jovens, principalmente, só gostam de coisas de outros países. O livro parece ser muito bom.
    the-paradiise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Sou suspeita em falar do livro da Marli!
    Ele realmente é uma lição! Uma grande lição. Existe história que ela contou no livro que eu nem sabia direito. Tem coisa que a ela escreveu no livro que estudamos tão superficialmente no colégio.

    Tava ansiosa pela sua resenha e se tu iria curtir o livro e não sabe a minha alegria em saber que gostou ♥

    Beijinhos.
    Helana.
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Sempre gostei de História e se o livro é assim como você diz, deve ser muuito legal mesmo!
    Adoro conhecer mais sobre as diferentes regiões do país e a Amazônia é um lugar que ainda sonho conhecer.
    Quem sabe eu já não dou um pulo lá, através do livro?!

    Bjs. ^^
    http://pensamentos-em-in-stantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Isso não acontece só com você Flávia, muitas das metodologias adotadas nas escolas são horríveis e os alunos acabam não aprendendo justamente por não entenderem ou gostarem da maneira como o professor explica um assunto. Eu odiava história no ensino fundamental, quando fui pro ensino médio li um livro sobre a história dos governos no Brasil que me fez gostar da história política do país e acabou até influenciando a escolha do curso que faço na universidade. Por isso acho que esse livro deve realmente ser bem legal e "necessário" como você falou.

    ResponderExcluir
  20. Adoro livros que façam esse mega favor para o leitor: traga informação e cultura de forma divetida, como quem não tem a pretensão de ensinar.
    Fiquei com vontade de ler tb, pela história que contém, pela aventura que propõe e por me contar mais sobre uma região tão rica em tudo: flora, fauna, comida, cultura, belezas naturais, povo maravilhoso!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Flávia! De cara não me interessei muito pelo livro. Mas lendo sua resenha percebi que o livro merece ser lido, sim! A temática é de grande importância, pois traz detalhes do que é a Amazônia e ajuda o leitor a conhecer mais da história, de como é a Amazônia em si e talvez ajude até a acabar com o preconceito em relação ao norte, que é sempre esquecido. E é verdade, muitas vezes em sala de aula não conseguimos ter uma "boa visão" de fatos históricos. Até porque os professores tem metas a cumprir, não podem se demorar em um conteúdo, tem um roteiro a ser cumprido e acabam "ocultando" ricos detalhes. Por isso é importante que tenhamos leituras complementares, como essa! :) Amei a sua dica.

    ResponderExcluir
  22. Oi querida, tudo bem?
    Eu já li esse livro da Marli. E é um história surpreendente que traz a história de forma leve e gostosa nos fazendo entender pontos importantes.

    Um dos melhores livros nacionais que eu já li.

    Sua resenha ficou muito boa, beijos

    Nossa romance ardente com sobrenatural, vampiros... Muito bom!

    Com certeza merece ser lido!

    parabéns pela resenha querida!

    Beijos

    Livros... Eu quero ler sempre

    ResponderExcluir
  23. Eu ainda não li o livro da Marli, apesar de já estar com ele em mãos. Achei super válido você destacas o enredo detalhista dela e de como o livro poderia ser adotado nas escolas. Concordo com você que talvez eu também não tenha aprendido muito obre o Amazonas na escola ;/ E acho que gostaria de conhecer um pouco mais. Quero logo me aventurar no livro junto com as meninas.
    beijos

    ResponderExcluir
  24. Eu amo história e geografia. Confesso que já vi o livro à venda, mas acabei julgando-o tanto pela capa quanto pelo título e não me interessei em comprá-lo. Mas agora me arrependo, rs. Livros didáticos que contém uma pequena história em torno sempre me agradam.
    Parabéns pela resenha, está maravilhosa!

    Beijos
    http://capituleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir