18 de junho de 2013

Entre o Amor e a Paixão - Lesley Pearse

Lido em: Junho de 2013
Título: Entre o Amor e a Paixão - Belle - Livro 2
Autora: Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito
Gênero: Drama/Romance
Ano: 2013
Páginas: 512
Nota:
Sinopse: "Uma mulher dividida entre o compromisso e o calor de um relacionamento passado." No início da Primeira Guerra, Jimmy, o marido de Belle Reilly, é levado para as trincheiras mortais do norte da França e Belle percebe que não pode ficar de braços cruzados quando tantos estão sacrificando suas vidas. Armada de coragem e boa vontade, ela se torna voluntária como motorista da Cruz Vermelha, também na França.Então, enquanto cumpre seu dever humanitário, um trágico acidente lhe coloca frente a frente com Etienne — o homem que fez parte de seu passado e a quem nunca esqueceu completamente.Dividida entre a paixão proibida por Etienne e a lealdade e o amor por Jimmy, Belle encontra-se em uma situação impossível. A confusão de seus sentimentos, misturada à escuridão da mais brutal das guerras, a levará a sucumbir para sempre, ou a força da vida será maior e a conduzirá, finalmente, à verdadeira felicidade?
Resenha: Londres, meados de 1914. Belle finalmente se sente em paz, feliz em seu casamento com Jimmy, dona de sua loja de chapéus em Blackheath, e esperando seu primeiro filho. Tudo parceria perfeito, já que após tanto sofrimento ela merecia ser feliz. Só que a Primeira Guerra Mundial trouxe consequências gravíssimas para sua família. Belle insistira para que Jimmy não se alistasse, mas ele, como homem, viu que aquilo era seu dever com o país. Entre o amor e a paixão dá continuidade a tortuosa jornada de Belle e a vários problemas que se abateram sobre a população da Inglaterra durante a guerra. O ressurgimento de um antigo amor coloca a protagonista no meio de um embate em seu coração e a dúvida de quem deve ser o escolhido.

A grande dúvida que pairava em minha mente era: Belle precisava ter continuação? Tudo foi tão bem enlaçado no livro anterior, que continuar a mesma história foi um passo arriscado para Lesley. E mesmo assim eu mergulhei de cabeça na nova etapa da vida de todos os personagens. No final, pude constatar que Entre o amor e a paixão é um livro totalmente desnecessário e que só tirou o brilho do seu antecessor.

Um dos primeiros agravantes da história é a quantidade de páginas. 512. Se você me perguntar: "Mas não foi necessário?" Sim, em partes. A Lesley tem o dom de fazer narrativas perfeitas, mesmo em uma quantidade de páginas assim. O problema é que a história toda é carregada de desgraças, sofrimento e muita tristeza. Não precisava disso. A visão que eu tive com o final de Belle foi a melhor possível, até o favoritei. Ler essa sequência me deixou triste e decepcionado.

A personalidade de Belle Cooper continua impecável, e não é à toa que a autora disse não querer se despedir dela e por isso escreveu uma história sequente. Ela continua destemida, forte e inteligente. Creio que isso me fez gostar um pouco do livro, já que aprecio muito personagens principais tão fortes. A narrativa em terceira pessoa deu uma visão ampla do que ocorreu na guerra. Palmas para Lesley. É muito bom ver o cuidado que ela tem na composição de cada página, e a pesquisa feita em diversas fontes. Jimmy ganhou mais profundidade, já que ele se alistou no exército para lutar pelo seu país. O garoto, que se tornou um homem, continua fofo, atencioso e tudo aquilo que conhecemos anteriormente. Porém, a autora conseguiu distorcer um pouco a personalidade dele, o que me deixou frustrado. Sem contar as provações terríveis pelas quais ele passa.

Infelizmente, Lesley acabou a imagem brilhante que tinha deixado em Belle. A personagem sofreu tanto no último livro e mostrou que conseguiu superar, não havia motivos para repetir a dose. Alguns leitores me disseram: Mas e a guerra? E tudo que aconteceu depois? Isso não interessa. Se tem algo que eu faço ao terminar a leitura, é pensar por mim mesmo o que vem depois. Por isso, imaginei Belle feliz com sua loja de chapéus, casada com Jimmy e morando com Mog e Garth. Creio também que se houvesse a substituição dos personagens e alguns trechos, teríamos outro livro, outra trama para ser desenvolvida, e assim seria muito melhor. Não estranhem a classificação do livro como "Muito bom". É impossível negar que Pearse sabe como desenvolver tudo, desde narrativa até o encerramento da trama. Mas o fato é que Entre o amor e a paixão fez a imagem magnífica que Belle teve se dissolver pelo ralo.

43 comentários

  1. Eu achei válida a continuação de Belle, pela época em que este foi narrado: 1912, Inglaterra. Não nego que fiquei curiosa para saber se haveria uma continuação. E fiquei feliz ao saber que sim, porque ai minha curiosidade seria satisfeita: 1914 - 1ª Guerra Mundial está ai, o que aconteceu com eles? Por mais que eu goste de imaginar, os personagens não são meus para criar, são da Lesley e por motivos óbvios chorei que nem uma condenada com esse livro, porém senti que a história de Belle poderia ter um fim.

    ResponderExcluir
  2. Estava super ansiosa para ler esse livro, mas depois de ler essa resenha, desanimei um pouco.
    Também imaginei como final para Belle a loja de chapéus e um final feliz com Jimmy, Garth e Mog.
    Poxa, ela já sofreu tanto e nesse segundo livro ela sofre de novo? =/
    Agora já não sei se lerei o livro, mas fiquei feliz de ter lido a sua resenha!

    ResponderExcluir
  3. Que pena! Achei que esse segundo livro seria mais focado em outro drama pessoal, no romance e nas dificuldades de um período de guerra. Achei o primeiro muito pesado pelo tema forte do tráfico.
    Se realmente a força se perde nessa continuação, acho que não lerei nenhum dos dois.

    ResponderExcluir
  4. Oi Flavia, já sei que tem que se preparar quando for pegar o livro, amei sua resenha e agora já sei onde vou pisar, não curto muito tanto sofrimento, acho meio que desnecessário, sei lá... Gosto de livros que coloca uma energia positiva..

    beijos Mila
    Tem resenha no Daily..
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucas, esse é o meu medo de ler esse livro.
    To com muito receio de destruir a boa imagem deixada em Belle. =/
    Puxa, vai ser complicado encarar ele.

    Resenha maravilhosa!

    Beijokass
    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  6. Olha, tenho que dizer que me surpreendeu sua resenha. Sei lá, a gente nunca espera que um segundo livro estrague a reputação do primeiro (isso só acontecia em filme, pelo menos era que eu pensava). As séries hoje em dia ganharam muito espaço, é quase impossível não ver uma grade de lançamentos e lá não estar dois ou três livros que fazem partes cada de uma série. E como existe aqueles livros que precisam de continuação, existem aqueles que não precisam, e pela sua resenha, este foi o caso de Entre o Amor e a Paixão.
    Adorei a resenha, pena mesmo que o livro tenha causado está repulsa, mas infelizmente isso acontece.
    Bjss!

    ResponderExcluir
  7. Vixe Lucas, fiquei com medo agora.
    Confesso que estou retardando essa leitura, achei Belle absolutamente perfeito e estou com medo de que essa obra estrague a anterior, enfim. Adorei sua resenha, espero que também consiga dar 4 estrelas ao livro.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente não tenho conseguido ler todos os livros que gostaria, muitos livros e pouco tempo. E Belle acabou sendo um desses, então não posso nem opinar muito sobre a continuação, já que nem li o primeiro. Mas estou bem curiosa em relação a Belle, e acabei de ler Roubada da mesma autora e adorei, acho que não irei me decepcionar.

    ResponderExcluir
  9. Caramba, não imaginei que o livro fosse assim, tão cheio de desgraças e tragédias. Tenho Belle e é um dos próximos livros que vou ler, e confesso que estava bem empolgada com Entre o amor e a paixão, mas agora tenho minhas dúvidas se vale a pena ou não.
    Bom, depois de ler o primeiro volume eu decido! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  10. oi
    curti a resenha
    nao sei quando lerei o livro xp
    mas lerei um dia

    e para a flávia :) amei o lay sua linda

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucas!!!

    Fantástica sua resenha, mas infelizmente ela me desanimou hahaha... agora Entre o Amor e a Paixão desceu uns dez livros na minha lista e sequencia de leitura... acho que não estou em uma fase boa para ler provações e sofrimento... tenho medo de derreter. hahaha

    Beijos! Sucesso.

    http://escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lucas!
    Vai ser meio clichê o que vou dizer, mas sua resenha ficou tipo, muito, muito boa mesmo! Amei!
    Não li Belle, mas sei que os leitores gostaram muito da história. É uma pena a continuação ter estragado um pouco o brilho do livro anterior! Não sei se leria Belle, mas se o fizesse, não iria ler a continuação, já que é um tanto desnecessária.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Não li nenhum livro da autora, mas esse parece bem interessante.
    Só que acho que teria que ler o outro antes, né?
    Enfim, no momento não tenho acrescentar mais livros à minha lista de espera. rsrs
    Gostei da resenha, Lucas!

    Bjs. ^^

    ResponderExcluir
  14. Já sabia que Belle era um livro triste, mas saber que a autora repetiu a dose de sofrimento na personagem? Coitada!
    Além disso, os dois livros são enooormes né? Eu até tinha vontade de ler Belle, mas saber que tem mais esse livro me desaminou bastante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Roendo unhas pra ler o meu! Cadê? Não gostei do fim do ultimo livro, não queria que ela ficasse com aquele garoto...Ainda bem que tem mais! É ótima essas histórias, pelo que já vi desse é outro bem bom.

    ResponderExcluir
  16. Lucas,

    Só de pensar que esta mulher sofreu tanto, já perco a pouca vontade que eu tinha de ler o livro. Nem cheguei a ler o primeiro porque não me chamou a atenção e agora a sua resenha só me faz acreditar que drama demais acaba com o livro e eu gosto de finais felizes.


    Beijos e ótima resenha! :)

    Gláucia - booklover.com.br

    ResponderExcluir
  17. O livro parece muito bom, mas não me interesso pois não li Belle e não tenho vontade de ler. Gostei apenas da capa, mas a história não me conquistou.

    ResponderExcluir
  18. Se você quiser ler, vá fundo! Mas se prepare, porque são quinhentas páginas de sofrimento e devastação
    OMG! E agora?!Aaaahhh esse seu comentário me deixou triste,só de pensar que a bela imagem da mulher forte que foi Belle no primeiro livro me deixou com o pé atrás em relação esse livro :/
    Beijokas...
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Quando eu li o spoiler desse livro eu sabia que você detestaria essa continuação. Como eu sei que você amou Belle eu logo adivinhei que você acharia a continuação super desnecessário. O final em si eu gostei, porque você sabe para qual personagem eu sempre torci. Entretanto os acontecimentos que levaram até esse final foram medonhos (sério) e tristes demais, acho que não precisava de passar a foice em todo mundo. Só fico feliz por Belle continuar com a mesma força e personalidade de sempre.
    Beijos Lu

    ResponderExcluir
  20. Concordo com você não acho que precisava deste livro eu mesmo não pretendo ler..mas se estiver baratinho no sub em algum dia quem sabe, mas não vou fiar procurando, e fiquei chocada com a quantidade de paginas..
    Eu adorei o primeiro livro apesar de achar que o Jimi não foi tudo aquilo, teve momentos dele que queria que ela escolhesse outro...
    beijos.

    ResponderExcluir
  21. Não gosto muito de romances, salvo algumas exceções, mas como envolve drama meu interesse já aumenta um pouco, ainda mais sendo uma história envolvendo a Primeira Guerra Mundial, rs. Não li o primeiro livro, e não estou animada para ler sua continuação. Parabéns pela ótima resenha, mostrando sua real opinião sobre a obra.

    Beijos
    http://capituleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. eu ja li e adorei e o melhor de tudo tem final feliz apesar de tudo sempre torci pelo etienne fiquei feliz com final e com a estoria toda vale apena ler.

    ResponderExcluir
  23. olá!!
    eu tenho um defeito de ser curiosa, mesmo lendo sua resenha resolvi comprar o livro pq é uma continuação, realmente desnecessária, mas tenho que ler rsrsrs...
    dei uma folheada no livro Entre o Amor e a Paixão e ja vi que vou me decepcionar, tudo bem vc nos avisou mas sou teimosa e me deseje sorte.
    bjoooos e amei sua resenha

    ResponderExcluir
  24. Eu estou lendo e estou em choque com cada página que viro e preciso conversar com alguém sobre a Miranda por que continuo em choque! Estou próxima do fim e não faço a menor ideia de como farei esta resenha, Lesley me destroçou e estou tão chocada com o que esta acontecendo que não quero terminar de ler o livro e ficar sem Belle, ela é tão apaixonante que eu poderia viver nesse mundo sem problema algum. Gostei muito da sua resenha e concordo com o que disse, é difícil ainda lembrar da Belle doce e inocente do primeiro livro depois de tudo que ela passou nesta Guerra =[

    ResponderExcluir
  25. Gente o livro se passa na primeira guerra, como haver felicidade o tempo todo, sem falar que o garoto foi para guerra, sofreu o diabo lá, depois voltou para casa deficiente, como a personalidade da pessoa fica a mesma ??? Sem falar que com o livro a gente pode ter um pouquinho de dimensão do que foi a guerra. Amei o final dele tbm, se esse tivesse sido o final do primeiro eu teria concordado que seria desnecessário ter continuação como eu não gostei dela ter casado com o Jimmy eu fico com o final do segundo.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  27. Então gente, confesso que também fiquei um pouco chocada quando comecei a ler o livro. Achava que Belle já tinha sofrido o bastante no outro livro, ainda assim a autora quis retratar no livro o caos que foi a Primeira Guerra fazendo com que a personagem sofresse ainda mais com seu papel como motorista da cruz vermelha, vendo tantos bombardeios, pessoas morrendo etc.. acrescentando a isso o fato de Jimmy ter ficado sem uma perna e um braço e finalmente morrendo com a gripe. Quando o livro estava próximo do fim, temi que Belle não fosse ter um final digno de sua personagem, mas então ela reencontrou Etienne e enfim, encontrou a tão merecida felicidade. Gostei mttt que eles tenham ficado juntos no final, pois torcia pelo casal, mas fica a minha indignação com o final de Garth e Jimmy, pois eles sempre foram pessoas amáveis e mereciam um final bonito, apesar de tudo o que a guerra causou a eles.

    ResponderExcluir
  28. Já estava me desanimando em ler o segundo livro mas graças ao comentário de Andreza vou ler, tb gostei do Etienne não sei se eles deveriam ficar juntos logo no primeiro livro mas acho q ela merecia viver uma paixão maior com etienne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, o livro só me conquistou pelo fato deles terem ficado juntos. De resto, por se tratar de um tema envolvendo a guerra, a leitura se torna um pouco cansativa. Mas vale a pena ler :)

      Excluir
  29. oi boa noite, vc sabe me dizer se esse livro e o " A Promessa" são os mesmos livros com titulos diferente?? obrigada.

    ResponderExcluir
  30. Olá...

    Belle foi o primeiro livro que li dessa autora e me assustei bastante inicialmente com a forma que ela narra as histórias, as cenas (acaba sendo cenas mesmo pq imagimos tudo né?), mas depois me apaixonei completamente pela sua narrativa e suas ideias!
    Acho Lesley uma escritora FORMIDÁVEl! Ela não é,ou é muito pouco, previsível e é isso que procuro em leituras extra estudos. Em seus livro há momentos de pico, tanto tristes quanto alegres, e ela acaba nos despertando todo tipo de sentimentos.

    No Livro Belle depois do baque das cenas fortes, passei a gostar até mesmo das tensões, além de conseguir entender um pouco da história da época. Em relação ao final, eu esperava que Belle não ficasse com Jimmy... eu torcia por Etienne, mas acabei aceitando hehehe

    Ela conseguiu mostrar muito bem os dramas que as mulheres sofreram (ainda sofrem né) na época, e principalmente aquelas que não tinham um passado muito agradável aos olhos da sociedade.

    Como a guerra ocorreria anos depois, seria muito romântico de nossa parte imaginar que tudo continuaria ocorrendo de forma feliz na vida deles. Fiquei ultra mega feliz quando vi que o livro tinha uma continuação.... sabia que a história não poderia acabar de forma tão simples, como achei.
    Entre o amor e a paixão conseguiu me surpreender ainda mais com a narrativa sobre as mulheres. Amei a parte que fala de como antes da guerra as mulheres não eram aceitas nos trabalhos dignamente, e de como isso foi mudando após a guerra com a morte de tantos homens. A própria narrativa da guerra me chamou atenção. Teve momentos que acabei torcendo um pouco pro Jimmy, mas realmente Etienne sempre foi o meu preferido.
    Lógico que o número de tragédias nos livros ultrapassou minha expectativa (a morte de Miranda, principalmente, me doeu na alma hehehe), mas mesmo assim nem imaginamos o quanto sofreram as pessoas que realmente viveram a guerra naquela época.
    E por fim, amei o final do livro... como eu esperava no outro!
    Simplesmente amava o personagem Etienne e superamei o livro!

    SUPER recomento pra quem já leu Belle. Até posso surpreender ao dizer que gostei mais desse do que do primeiro. As cenas de estupro do primeiro livro me assustaram mais do que todas as tragédias desse segundo livro.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh! pela quantidade de páginas eu realmente não me importo!
      Amo ler e já estou super acostumada a livros longos.
      Até gosto pq sofro ao ter q me despedir deles na última página! rs


      bjim

      Excluir
  31. Eu também achei o mesmo. Não precisava de tanto sofrimento assim. Simplesmente ela colocou tragedia demais na trama. Sinceramente, o sofrimento não valeu... mas a leitura, os detalhes, são maravilhosos e isso ajuda muito na leitura.

    ResponderExcluir
  32. Achei a continuacao de Belle perfeita...livro emocionante e apaixonante...ao contrario de sua opiniao...digo a todos...vale mto a pena ler ....

    ResponderExcluir
  33. Achei a continuacao de Belle perfeita...livro emocionante e apaixonante...ao contrario de sua opiniao...digo a todos...vale mto a pena ler ....

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Com toda certeza a autora teve um admirável imaginação ao escrever este livro. Mas creio que ela se perder em meio a tantas paginas detalhando acontecimentos desnecessários, deixando de lado o romance a qual deveria ter sido agregado, E afinal onde esta á real diferença entre o amor e a paixão? Creio que os leitores esperavam mais romance, mais amor, mais paixão e menos sofrimento aos personagens que amavam verdadeiramente. No inicio o livro me surpreendeu, no meio eu me apaixonei por ele e no final eu tive um imenso desgosto. Esse livro não fala de amor e jamais diria que ele é um romance !

    ResponderExcluir
  37. Adorei Belle e assim que o terminei ja iniciei entre o amor e a paixão porem infelizmente me decepcionei parei de ler com tanto sofrimento nao vi romance acho que deixou a desejar imaginava mais desse livro.

    ResponderExcluir