14 de junho de 2013

Polêmica, eu? #4 - Spams e divulgações

Hey, pipous!
Mês passado nem rolou essa coluna aqui no blog por causa da minha correria, então provavelmente deve entrar mais uma lá pro fim do mês pra poder compensar essa vergonha que passei.
E o tema que resolvi trazer pra cá é sobre essas coisinhas que, apesar de necessárias para que as pessoas conheçam o que você tem pra mostrar/falar, são completamente irritantes se feitas por quem é desprovido de senso, onde bem entende e sem o menor respeito pelo espaço alheio: spams e divulgações.

Spams e divulgações nos comentários
Pensem comigo: Vou dar como exemplo uma resenha: Li o livro e pus os meus miolos pra funcionar a fim de passar minha impressão e opinião em forma de texto de forma clara pros outros lerem. Ok. Isso tudo levou tempo e acima de tudo dedicação. E quando nos dedicamos a alguma coisa, esperamos um mínimo de retorno... Não cobro comentários de ninguém, mas se a pessoa se dá o trabalho de comentar, que seja para comentar a respeito do que está escrito. Se não leu, não comente. Simples, não?
Mas aí além de não ler, a pessoa ainda vem fazer propaganda do blog que tem, e ainda dá um ultimato de que adorou o blog, mas só te segue se você seguir de volta! Oi? O desespero pra ter mais seguidores é tanto que começam praticamente a ameaçar a gente. Acho que nem preciso me aprofundar nessa questão, assim evito a fadiga...

Spams e divulgações no Skoob
Aí você entra no seu Skoob e se depara com 138 recados não lidos, e quando vai ver, 136 é divulgação de outros blogs. Juro que não me importo com divulgações feitas no Skoob. Eu mesma já fiz algumas convidando pessoas a participarem de promoções, a visitar e seguir o blog se tivessem gostado e tudo mais, mas antes de enviar esse tipo de mensagem, eu me dei o trabalho de ler o mural do sujeito para ver se ele não se importa com isso. Tem muita gente que além de não gostar, ainda xinga, como se isso fosse resolver alguma coisa... Mas ela está no seu direito, oras.. Não gosta, avisou (mesmo que de forma mal educada) e quer paz. E ainda tem aqueles que falam "se tiver um blog me manda que sigo de volta", mas além de não seguir, ainda voltam um tempo depois com o mesmo spam.
Dá pra um ajudar o outro sem ser inconveniente e nem passar a impressão de egoísta, né?

Spams e divulgações no Facebook
Não tem coisa mais chata do que a pessoa usar o espaço de outra pra deixar o link de seu blog ou o que seja para outras pessoas visitarem (e em vão, porque ninguém visita). Quando fazem isso na página do  eu apago sem a menor dó, porque não faço isso na página de ninguém e não concordo que façam isso na minha desse jeito, sem aviso sem nada. Talvez se a pessoa pedisse por inbox ou por email seria mais simpático, mas chegar chegando é muita falta de educação.
Acredito que quando a pessoa tem algo de útil e que agrade os outros para falar, ela não precisa invadir o espaço alheio. Tem N formas de fazer a própria página crescer sem necessidade de incomodar os outros.

Gente que só quer ajuda de blogs maiores pra fazer o próprio crescer e depois somem
Mas como assim a pessoa só me procura pra "me usar" e depois some e nunca mais ouço falar?
Como assim a pessoa nem fala comigo e aparece do além me procurando pra promoção em conjunto pra benefício próprio sem pensar se isso também é bom pra mim?
Quer ajuda, ok, mas vamos ajudar os outros também? Olhar só pro próprio umbigo não faz ninguém chegar em lugar nenhum...
Não me importo em participar de promoções em grupo, mas que tal rolar uma afinidade, uma amizade, um contato mais frequente, antes e depois das promoções?
Humildade, minha gente! Eu teria uma coisa pra falar pra esse povo que só quer usar o outro e depois jogar fora, como se fosse um modess sujo, mas não vou falar, porque é palavrão...
E isso também serve pra quem participa de promoções e só segue/curte o blog enquanto a promo está valendo, e depois deixa de seguir/deixa de curtir porque não ganhou.. Mas isso é assunto pra outro post...

Enfim... Acho que a divulgação, se feita de forma legal, passa uma boa impressão daquele blogueiro, pois ele não fica insistindo, não é inconveniente, não incomoda e acaba atraindo os outros justamente por ele não ser chato nem abusar.
Então, que tal deixar a ideia de competição pra lá, pois isso não leva a nada, e ter um relacionamento legal com os outros blogueiros? Assim todo mundo se ajuda, todo mundo sai ganhando e a convivência fica muito mais agradável!


Publicidade
A dica de hoje é a rede social Badoo, onde você encontra uma infinidade de maneiras de manter contato com pessoas do Brasil e do mundo através do chat online principalmente para solteiro e muitas outras maneiras de se relacionar e encontrar aquele amigo de infância ou aquele parente distante, faça agora mesmo a experiência!

36 comentários

  1. Eu não gosto de divulgações no skoob, mas no meu mural não tem nada escrito, então não saio por aí xingando quem me manda. Pelo contrário, vejo o blog da pessoa, e se gostar, deixo um comentário lá (às vezes até peço para visitar o meu).

    O que eu não gosto é quando uma pessoa fica com raiva porque a outra não gostou da divulgação. Como você disse, ela tá no direito dela ué

    ResponderExcluir
  2. Sou dessas que não gosto de divulgação no Skoob, tem dias que recebo uma penca de notificações :(
    Outra coisa que não gosto muito é gente que faz twitter só pra promoções, entra lá e chove RT de tudo qualquer coisa. No meu perfil antigo deletei vários usuários que faziam isso.
    Eu gosto, então sei lá.
    Sempre cuido muito para não encher de SPAM as redes sociais.

    ResponderExcluir
  3. Não me importo com divulgações no meu skoob, desde que o convite para conhecer o blog seja agradável. Não gosto do tipo de convite "Me segue?" a resposta é "não" porque respondo mesmo. Já recebi três recados seguidos do mesmo, ai avisei que marquei como spam.
    É bom ter cuidado quando se faz promoção com outros blogs porque mesmo que cada blog seja responsável pelo envio de um livro você acaba associando seu nome aos de outros blogs, então é bom conhecer seu "associado". Ganhei duas promos destas no inicio da ano e um blog fechou e outro não deu nenhuma satisfação.
    Outro dia li comentários de um blogueiro em outro blog e ele comentou exatamente assim "adorei a resenha" e deixou o link do blog dele, então fui lá e o que ele pede? Comentários pertinentes nada de "adorei a resenha", mostre que você leu o post. Concluindo só foi divulgar o blog no outro blog e nem leu o post. Muito feio isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciane, já aconteceu isso de uma pessoa que eu achava ser gente boa pedir pra entrar numa promo, mas depois simplesmente sumiu, excluiu o blog e a ganhadora ficou a ver navios... Conversei com ela e me propus a enviar um outro livro no lugar, mas agora não faço promo com qualquer um...

      Excluir
  4. Nossa, o Skoob é desanimador. E aquilo de sinalizar como "spam" não funciona, então eu logo clico em "bloquear". É triste, mas acho muito chato a pessoa não deixar recado sobre o que estamos lendo e sim para fazer spam. É blogueiro, é escritor... Quando vejo um recado de verdade no Skoob juro que acho até estranho ahaha!

    Quase todo mundo que tem um blogue ou site utiliza como assinatura o link para ele nos comentários em outros lugares. Até vai, mas se a pessoa deixa um comentário verdadeiro. Noto muitas vezes que comentam apenas para deixar o link, acho falta de educação. Você resumiu tudo: Se comentar, comente direito, afinal a postagem deu trabalho; se não quer comentar, não comente, simples assim.

    No Facebook muitas pessoas nao entendem porque as vezes páginas grandes bloqueiam os comentários de usuários. Porque devem recebem dezenas de spams diários. O Facebook até que bloqueia grande parte. Mas acho horrível entrarem na fan page só para divulgar algo. Escritores iniciantes fazem mais isso que blogueiros, pelo menos na minha página. Ás vezes a pessoa nem curte a página, só entra para deixar spam.
    Marcação à toa então, nem comento.

    Tem ainda os spammers e pedintes do Twitter. OS que falavam com você e de repente só pedem RT. Pior ainda: Gente que você nunca viu pedindo RT ou "convidando" a clicar em tal link. Pedindo para seguir de volta. Às vezes nem te segue. É tão chato, mas chato MESMO, você ver que foi mencionado e achar que alguém falando com você e na verdade é spam ou pedido disso ou daquilo.

    Já esse lance de blogueiro ser seu "amigo" e "parceiro" só quando é conveniente para ele... Isso ocorre demais. Tem quem troca banner, mas nunca visita o colega. Tem os que só querem crescer através de sorteios em conjunto. E só querem fazer sorteio com blogues muito maiores.
    Depois que o blogue cresce como a pessoa desejava, claramente ela te abandona, afinal "não precisa" mais de você. É muito triste descobrir isso. Você pensa que tinha uma amizade e percebe que foi usado :(

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Tati.. Essa blogosfera tá uma vergonha...
      As pessoas perderam a noção das coisas... perderam o senso do ridículo...

      Excluir
    2. realmente ta uma vergonha a blogosfera literária olha.
      adorei o texto flavinha.

      Excluir
  5. É triste ver coisas assim acontecendo na blogsfera. Já recebi alguns recados no meu blog com um simples "gostei do blog. Segui de volta?".
    O que a gente sente numa hora dessas? Raiva? Decepção?
    Eu fico é muito triste pq as pessoas ficam com preguiça de ler os posts que eu tive a dedicação de fazer. Agora o blog está desatualizado, mas sempre que posso comento nos blogs que adoro o conteudo (o LC é um deles *-*).
    Acho até legal a divulgação pelo skoob, mas que o texto seja bem elaborado e não feito no ctrl+v.
    Enfim, vc está super mega certa em fazer um post nesse assunto para ver se o pessoal se toca.
    Acho que eu vou é começar a ajudar essas pessoas que só passa com "adorei a resenha", tipo dizendo as formas melhores de chegar num blog e fazer sua divulgação sem ofender o blogueiro. Quem sabe eles não mudam, né?
    Vc Flávia-chan, sempre escolhendo temas delicados e mostrando a sua opinião na força e coragem *-* bjs

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito bom este post.
    Particularmente detesto SPAM de qualquer tipo, em qualquer lugar. Já com as divulgações, sou um pouco mais tolerante, mas desde que feita com respeito, moderação e de forma interessante e respeitosa.
    No Skoob acho bacana as divulgações de promoções, por exemplo, quando a pessoa vê que você quer o livro e avisa que tem sorteio no blog. É bem aceitável, até porque é do interesse da pessoa ter o livro.
    Agora gente que usa o espaço dos outros para se promover e não oferece NADA, é completamente inaceitável. SPAM em resenha é o mais desrespeitoso de todos. Concordo com você, o blogueiro se esforça, dedica tempo, e vem um sem noção e faz isto.
    Espero que com posts assim como o seu sirvam para este pessoal (mas acho que estes não leem nada, né?).
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você Flavia, não gosto quando vou ver os comentários do meu blog e tem lá ''Seguindo, segue de volta '' ''Seguindo'' Desanima a gente. Mas como você falo dos blogs pequenos ficar famoso nas costa dos maiores não acho isso legal também, mas também tem blog grande ai que da as costa quando vê um pequeno pedindo divulgação.
    mamaenumdeixa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo com tudo o que você falou. Eu comecei com um blog faz pouco tempo e comecei só para falar dos livros que eu gosto, postar resenhas, wishlists e tal. Não comecei querendo ser um blog famoso da vida sabe? E eu vejo que tem muita gente pensando que vai criar o blog hoje comentar em todos os blogs famosos e no outro dia também vai ser um deles.
    Eu sempre comentei nos blogs que eu acompanho e a maioria deles são blogs reconhecidos e até hoje eu comento nas postagens e acho que foi por causa disso que quando eu comecei alguns pessoas já me conheciam e também comentavam no meu blog. Como eu não tinha e ainda não tenho leitores que acompanham o blog, as vezes eu uso aquele espaço que os grupos do facebook tem para divulgação de blogs e com isso eu ganhei alguns seguidores e algumas pessoas também comentavam e eu também ia la e retribua os comentários. Aí eu percebi que tinha gente entrando só para deixar o link do blog. Uma pessoa comentou "legal" e deixou o link do blog, do facebook, do twitter, um projeto que ela estava fazendo e um texto gigante de divulgação e eu achei isso muito chato. Porque eu só comento em alguma postagem se eu tiver o que comentar, se não eu deixo quieto. Se for para eu comentar "gostei, legal, bacana" e deixar o link do meu blog eu prefiro nem comentar. Você já vê que aquilo foi falso, né?
    Agora eu ando recebendo bem pouco comentário e sempre aparece os comentários de divulgação. E é muito chato isso. Acho que o legal do blog é você escrever e ver os comentários de pessoas dizendo o que acharam do blog e não comentários de divulgação. Perde toda a graça isso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Concordo com tudo. Eu já parei de me importar. Ignoro certos comentários no Skoob, não sigo quem vem me pedir pra seguir blog, e não deleto spam nos comentários do meu blog. Tem gente que nem se dá ao trabalho de ler seu post.

    Achei válido seu texto. Gostei muito.

    Beijos,
    Carissa
    http://www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Flávia! Adoro ler dissertações sobre o assunto porque divulgação e SPAM são a polêmica de quaisquer esferas da blogosfera! Eu já tinha uma ideia do que você achava a respeito disso por meio de nossas inúmeras conversas no chat do Facebook, mas este post só me fez adorá-la e respeitá-la ainda mais como blogueira! Você é a única - preste atenção, a única - que consegue atingir seus leitores de uma forma que nenhum ou nenhuma outra consegue, apenas por ser sincera (mas nunca rude). Você pode não saber, mas já é uma diva dos blogs literários!! Hahaha. É claro que queremos que nosso trabalho seja reconhecido, mas isto não é motivo para usar os outros... A rede literária tem ainda muito o que aprender, mas um dia, espero eu, poderemos conviver num mundo de blogs pacíficos e sem desrespeitos velados!
    Beijo do seu leitor e fã sempre,
    Vinícius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oowww
      emocionei, vini *-*
      ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

      Excluir
  11. Eu nem me denomino como blogueira porque já começou a parecer sinônimo de "pedinte". Tem gente que abusa, cara!
    Só sabe comentar no blog alheio pedindo visita!
    Eu comento e coloco o link no final apenas na minha primeira visita no blog, mas sem nenhum "eu passei aqui, passa no meu", "VEJA, EU COMENTEI! Retribui?"...
    Acho isso um saco!
    E eu quase nem leio os comentários do meu blog, ainda tenho que topar com essas coisas!

    ResponderExcluir
  12. Olá Flávia!
    Achei seu texto muito válido e concordo com muitas coisas.
    Como qualquer um, também detesto divulgações e pedidos de "passa lá", quando são de forma desrespeitosa. Acho que todos querem e muitos precisam divulgar seu trabalho, mas dá pra fazer isso sem ser chato e inconveniente.
    Acho que os melhores lugares para divulgações são grupos específicos para blogs ou livros. O skoob é o principal deles e o facebook também dá muito espaço pra isso.
    Sobre parcerias com blogs, grandes ou não, acho que tudo deve ser conversado muito bem antes para ver se realmente é interessante e bom para ambos.
    E sobre comentários que só estão ali para pedir alguma coisa, nem falo nada.

    http://pensamentos-em-in-stantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu estava ansiosa para ler esse Poliêmica, eu? Afinal, esse é um assunto que chateia e até irrita muitos de nós, pois sinceramente, acho essas "divulgações", são totalmente desnecessárias! No skoob eu simplesmente apago, nem me dou o trabalho de ler, mas não vou sair por ai xingando o individuo que me mandou esse spam... Quanto nos comentários nos blogs, acho uma total falta de respeito! Poxa, o trabalho que o blogueiro teve, e chega o fulano e vem com um comentário desse nível, é para deixar qualquer um revoltado! Uma coisa é você comentar decentemente no blog da pessoa, e deixar seu link, mas nada de impor para o blogueiro retribuir, pois é deselegante. Se alguém comenta como deve em meu blog, pode ter certeza que vou retribuir, visitar e comentar, e quem sabe, futuramente seguir, mas com aquele cidadão que apenas quer fazer spam, eu estou fora! Infelizmente esse tipo de "blogueiro" nunca vai para frente, apenas terá seguidores fantasma, e nada além disso! Se quer que seu blog seja visto, faça por onde, e não sai por aí fazendo mil e uma divulgações, impondo para outros te seguires, fazendo spam, pois assim, você apenas vai conseguir desafetos!

    Enfim, gostei muito da abordagem no Polemica, eu? Gosto do modo como você conduz esse tema Flávia!

    Beijos

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  14. Eu entendo teu ponto de vista e desde que comecei com essa de ter um blog vejo as pessoas reclamarem principalmente do famoso "me segue que sigo de volta". Nunca fiz isso, acho estranho até essa abordagem, pois seria mais adequado então a pessoa seguir teu blog e de repente convidar a outra a visitar seu espaço também. Às vezes é bem broxante mesmo tu escrever uma postagem super bacana e a pessoa nem sequer ler, ou só deixar um recado com o link do blog, mas eu particularmente não me importo, no meu blog eu dou essa abertura... aceito propagandas e recados prontos sem problema, mas fico muito contente quando aparece alguém com um comentário inteligente, ou pelo menos sobre o assunto em questão. Até assim, estava vendo esses dias em uma página que curti no Facebook, tem blogueiros que chegam a expor o comentário de outra pessoa e caçoam dela ainda por cima... bah, acho muita falta de tolerância, viu... não gostar de receber esse tipo de comentário é totalmente aceitável, mas então basta apagar, sei lá... eu ainda acho que tem gente que acaba sendo meio radical nesse ponto, mas cada um é cada um. Tipo, tu colocou tua opinião da tua maneira, sem ofender ninguém e isso é válido e deve ser respeitado com certeza.

    ResponderExcluir
  15. Seu blog é L-I-N-D-O amei continue assim... Sempre estaremos te visitando tá...Postagens ótimas!!!!
    Beijokas do Estante da Bea
    biaalini.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Flávia!
    Adorei o post de hoje e sei que quando comecei com o blog cometi alguns erros, já fiz isso de colocar recados no skoob, mas agora acho mais legal abrir um tópico lá na comunidade e expor o que tá rolando no blog de uma maneira geral quem ficar interessado vai lá e confere né, com relação ao facebook é um tanto chato quando tem uma mensagem super longa de um autor querendo que você divulgue o trabalho dele, não sou contra ajudar já fiz divulgação de vários autores que nem parceiros são do blog, mas tem uns que te mandam o post pelo inbox ai eu já acho de mais né, assim editora que manda e-mail com divulgação, o blog não é parceiro e antes eu até fazia, um dia fui na maior cara de pau pedir um livro que me interessou bastante para resenhar, a editora nunca se quer respondeu o e-mail, mas as divulgações vem sempre, simplesmente parei de divulgar.
    Adoro ler essa coluna sempre aprendemos algo mais com ela.

    Beijão

    ResponderExcluir
  17. Cara, eu racho de rir desse povo blogueiro sem noção que fica fazendo propagando nos comentários! Dá dó da pessoa e dó do dono do blog. Sério, e é sem noção! Aquela coisa de "ahh, adorei sua resenha, curte meu blog? Bjs."
    Meu, vi uma garota falando no twitter, blogueira, de um comentário bem assim. E ri dela dizendo um monte de bobagem da pessoa, tipo a cara de pau e o que ela quer mais que ela faça. A reação foi hilária, fui até conferir no blog o que era e vi que a dona excluiu o comentário. Pode parecer besteira, mas é de rir de dó. Dá raiva não é? Você se dedica e vem um querendo fazer propaganda no teu post? Puf, que babaca ¬¬
    Agora, nas redes sociais até que é diferente. É chato, mas pelo menos não tem um sem noção te dando um comentário nada com nada no seu post né!

    ResponderExcluir
  18. Eu não possuo um blog, mas sei que é muito chato ficar nessa insistência, ainda mais por que sou usuário do Skoob, e por mais novo que eu seja lá, já recebi inúmeros recados para seguir blog e tal. Já em relação aos comentários, isso eu acho uma falta de Educação, quando comentamos em algum blog, resenha, ou mesmo um texto de opinião (como este), é por que queremos colocar nossa mente para funcionar, admirar e também opinar sobre o assunto tratado. Quem usa os comentários para uma "auto divulgação" não merece ser visitado.

    Tenho que admitir que já fiz dessa, seguir o blog e depois que a promo acabou deixar de seguir, mas só fiz isso porque não gostei do conteúdo do blog, e não por que não ganhei (não me condenem). Foi através de um promoção que conheci blogs super interessantes e que vez ou outra estou dando uma olhadinha.

    Adorei este "Polêmica, Eu?" Flávia, vai servir para pessoas que fazem este tipo de coisa, para repensarem antes de repetir qualquer uma destas atitudes XD
    Bjss!

    ResponderExcluir
  19. Eu também já fiz divulgação no skoob mas sempre lia se o usuário gostava ou não, hoje em dia só respondo as perguntas e coloco meu link, agora ir no blog do outro nem comentar o post e dizer me segue que te sigo acho meio palhaçada nunca deletei esses comentários mas acho que vou começar a fazer isso por que é muita cara de pau né

    bjos

    ResponderExcluir
  20. Diferente de vocês não tenho blog e nem skoob mais participo de vários blogs e sei bem como funciona. Por isso, sempre procuro fazer comentários condizentes com os posts sem ser os tradicionais "gostei da resenha" e etc, pode não ser algo tão elaborado ou longo mais demonstra que realmente li o post.

    Pra vocês terem uma ideia, num dia entrei no blog e a menina tinha feito uma critica negativa na resenha do livro, aí uma comentarista veio comentar na resenha e escreveu que tinha gostado da resenha e do livro, que iria ler pois era bom, enfim, falou mil maravilhas sendo que tava na cara que ela não tinha lido nada e usou do espaço apenas para a promoção do blog. kkkkkk Imagino a frustração da dona do blog. :(

    Isso é ruim mas acontece, fazer o que???

    ResponderExcluir
  21. Realmente, cara. Tem gente q n percebe o quao egoistas q estao sendo fazendo essas partes u.u no skoob ate q n ne importo, pois nao estou recebendo muito ainda e acabo n lendo as vezes, mas tenho ctz q deve ser insuportavel essas coisas ni blog do cara e no fb.
    Infelizmente n tem como fazer parar, pq sempre existira.

    ResponderExcluir
  22. A linha que separa a necessidade de divulgação e o bom senso na divulgação é muito tênue. Temos que ter cuidado com a forma com que fazemos nossas ações na internet. Não dá para esquecer que lá do outro lado não tem uma máquina, mas uma pessoa.

    Beijos.

    http://escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Tudo tem limite né?
    Eu faço divulgação no Skoob, mas não tento obrigar ninguém a segui-lo, só acho que é uma das melhores redes sociais para fazer essa divulgação, desde que se use o bom senso.
    Mas francamente, esse povo que fica indo de blog em blog comentando qualquer coisa só para deixar o link do blog deles e pedir (sente só a sutileza)"Olha, comenta e segue?", é de dar pena...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Essa coisa começa devagar e vai aumentando... eu, que participo de alguns blogs, vejo tanto comentário sem noção, só 'pra encher linguiça' por participar de um top ou da promoção...
    No Skoob tb recebo algumas divulgações, mas como não tenho blog acho que nem são tantas como vcs devem receber - as blogueiras.
    Acho que a troca de gentilezas é bem vinda, mas é preciso senso pra diferenciar uma coisa boa de uma troca de favores descarada e sem senso.

    ResponderExcluir
  25. É verdade que de vez em quando é necessário divulgar, mas é preciso tomar cuidado com o COMO divulgar. Já entrei em blogs que vi nos comentários exatamente por ter fugido do "me segue que eu te sigo de volta". Até porque, isso é tão vazio! A pessoa diz que adorou teu blog, pede para visitar o dela e deixa bem claro que não se deu ao trabalho de ler o post, talvez nem o título. Mas temos quem saiba divulgar, no momento e no lugar certo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Eu acho que não tem problema nenhum em divulgar desde que seja da forma certa e que não ofenda ninguém. Por exemplo. Você não gosta de divulgação e deixa isso bem claro mas mesmo assim eu vou lá e divulgo na sua página, é errado. Também não custa nada ter educação não é mesmo? Eu não me importo que venham divulgar no meu skoob porque gosto de saber novidades e já descobri coisas bem legais, mas tem algumas pessoas que são tão mal educadas ao divulgar que eu simplesmente nem leio tudo. Outra coisa que me incomoda bastante é gente vindo divulgar no blog sem nem frequentar, tipo "amei a resenha" e coloca o link do blog dela e nunca mais aparece, não gosto disso.

    ResponderExcluir
  27. Sempre que vejo divulgação nos comentários acho meio estranho. Mas tipo, quando o blogueiro comenta sobre a resenha e só depois divulga, acho que assim fica válido, né? É ao menos uma forma de demonstrar respeito com quem teve o maior esforço para postar uma resenha bacana e tal. Eu recebo divulgações no Skoob. Não me importo, até porque acabo conhecendo blogs bem bacanas que passo a seguir e interagir. E tem também promoções de livros que estou desejando, enfim... mas já vi alguns recados que soam até como ameaça. rs Principalmente quando é pra blogueiros. Há ainda outros que simplesmente querem te obrigar a seguir. Gente, é muito absurdo por aí. hehe Acho que o que mais falta é respeito mesmo e claro, bom senso.
    Gosto bastante dessas suas postagens, Flávia! É sempre bom debater sobre esses temas polêmicos da blogosfera. hehe O seu foi o primeiro blog que conheci e antes nem comentava, só visitava mesmo e já li sobre outros temas que você já postou por aqui e realmente gosto muito!

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Veii.. massa é ver os comentários.. as réplicas.. oaskdoadksao
    :D
    Adoro seus posts polemicos
    Divulguei na minha FanPage..

    É realmente.. na minha ta escrito.. se apresente,,. diga quem voce é;...
    e nada... simplesmente nao leem o mural e vao postando..

    Mas finjo que nem vejo.. simplesmente apago do skoob e a vida continua.. de que me adianta xingr e esbravejar? Sempre vai ter um ou outro que vai fazer isso.. akdoaskd

    Coisas da vida..
    Mas tem uns que sao abusados.. demais..

    Esse negocio de se aproveitar de blogs maiores é o terror..
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.com
    FanPage

    ResponderExcluir
  29. Muito bom o artigo!

    Não vejo problemas em divulgação, é claro que o usuário não gosta, não custa nada avisar no mural. na questões relacionadas as promoções do blog infelizmente muitas pessoas só visita o blog por conta dos sorteios e isso é pouco triste, tipo você dá uma olhada no painel de visualizações e o post de resenha tem pouca visitas, enquanto ao do sorteio ultrapassa a mil visitas, mas também não vejo problema sério nisso, até porque muitos blogueiros também gostam de aproveitar e ganhar seguidores na hora de fazer sorteios.

    ResponderExcluir
  30. Eu adorei o post de hoje. Assim como você eu também já fiz algumas divulgações via skoob, mas sempre conferia no mural da pessoa para ver se ela gosta de receber o tipo de recado ou não, além disso sempre fiz questão de anotar os nomes para quem eu enviei para não enviar recados repetidos.
    Mas se tem uma coisa que eu odeio é quando fulaninho vem na fan page do blog deixar aquela propaganda sinistra! PELOAMOR! Dá vontade de mandar um troço bem mal criado para a pessoa, coisa mais chata e inconveniente.
    beijos

    ResponderExcluir
  31. Eu gostei de seu post acho legal donos de blogs que falam o que pensam e não ficam so mandando indiretinha..acho chato, fala logo o que pensa, poxa.
    Não ligo para divulgações no skoob..mas fico P da vida quando é uma blogueira que me convida e depois fica cheia de mimimi..foi ela mesma que me convidou..poxa.
    Eu participo de muitas promoções e presto atenção as regras, mas me irrita algumas blogueiras 'criarem' regras que so valem para algumas pessoas..sera que elas não vêem que tem gente vendo isso..
    beijos.

    ResponderExcluir
  32. Faço minhas as vossas palavras, pois divulgação exagerada é algo realmente ridículo e irritante.
    Acho que o que você falou sobre interação entre blogueiros é algo bem bacana, porque amizade na internet é válida sim, tanto quanto as do "mundo real", trazendo benefícios para ambos.
    Concordo absolutamente com a Nadja Moreno quando ela diz: "A linha que separa a necessidade de divulgação e o bom senso na divulgação é muito tênue. Temos que ter cuidado com a forma com que fazemos nossas ações na internet. Não dá para esquecer que lá do outro lado não tem uma máquina, mas uma pessoa." Achei algo realmente genial.

    Beijos
    http://capituleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir