22 de dezembro de 2017

Tudo Junto e Misturado - Ann Brashares

Título: Tudo Junto e Misturado
Autora: Ann Brashares
Editora: Seguinte
Gênero: Jovem Adulto/Romance
Ano: 2017
Páginas: 336
Nota:
Sinopse: Sasha e Ray sempre passam o verão na velha casa de férias da família. Desde pequenos, os dois dividiram muitas coisas - leram os mesmos livros, correram pela mesma praia, comeram pêssegos colhidos na mesma fazenda, tomaram café da manhã sentados à mesma mesa. Até dormiram na mesma cama, mas nunca ao mesmo tempo. Afinal, eles jamais se encontraram. O pai de Sasha um dia foi casado com a mãe de Ray, e juntos tiveram três filhas: Emma, Quinn e Mattie. Mas o casamento acabou, deixando para trás apenas rancor e ressentimentos. Os dois casaram de novo e formaram novas famílias, mas nenhuma delas pretende desistir da casa de praia, muito menos compartilhá-la. Até este verão. As vidas de Sasha e Ray estão prestes a se cruzar - e, com tudo junto e misturado, as famílias vão mudar para sempre.

Resenha: Quando o casal Lila e Robert se separa de forma muito conturbada, eles passam a compartilhar as três filhas que tiveram, Emma, Quinn e Mattie, e também a casa de praia da família que ninguém quer abrir mão.
Depois de se separarem, eles construíram novos relacionamentos, e com isso tiveram outros filhos. Lila e Adam tiveram Ray, Robert e Evie tiveram Sasha.
As famílias revesam a casa durante as férias. Quinze dias pra cada um. Ray e Sasha sempre passam o versão na casa de praia desde pequenos e sempre dividiram tudo que a casa oferece, mas nunca ao mesmo tempo, afinal, eles nunca sequer se encontraram.
Até que, aos dezessete anos, o caminho deles se cruza...

Antes da história começar a autora deixa informações sobre os núcleos familiares assim como os cenários onde tudo se passa, e isso facilita a identificação de cada personagem.
O livro é narrado em terceira pessoa através de pontos de vista dos diferentes personagens, com muitos diálogos e descrições que colocam o leitor bem próximo aos acontecimentos. A autora também tem um estilo diferente para escrever e muitas situações são descritas de uma forma delicada e cheia de sensibilidade que deixa o leitor fazer algumas deduções sobre a cena.

De cara eu logo pensei que a história abordaria um relacionamento entre os "não irmãos" Sasha e Ray e o alvoroço que isso causaria na família, mas percebi que não é isso, não. A curiosidade que um tem pelo outro já vinha desde o passado, quando eles cresceram juntos e acompanharam o outro através de objetos e memórias gravadas na casa de praia e especialmente no quarto que dividem.
Assim como numa família comum, os personagens são reais, têm segredos, problemas grandes e pequenos, manias, e, como todo mundo, não são perfeitos, e seus sentimentos muitas vezes ficam confusos quando sentem raiva, ciúmes ou alegria de terem irmãos e meio-irmãos.

Não sei se a leitura me pegou de jeito quando eu mesma posso dizer que minha família não é tão tradicional assim e também passou por problemas com separação. Minha mãe e meu pai não se falam e quando ela se casou de novo eu tinha três aninhos. Aos oito soube que ganharia uma irmãzinha, desde então a família cresceu e agora sou a mais velha de quatro! E assim como acontece na vida real, a autora trouxe na ficção os conflitos pelos quais os filhos passam quando os pais se separam, e os novos que vêm quando ganham irmãos, e posso dizer que mesmo entendendo o lado da minha mãe, que tem a vida corrida e se estressa quando meus irmãos mais novos não dão sossego pra ela, eu às vezes sinto que fico de lado por não ganhar tanta atenção quanto eles, mesmo que eu entenda que eles são menores e muito mais dependentes. Por isso consegui me identificar com uma parte da história e em alguns momentos fiquei emocionada a ponto dos olhos ficarem cheios de lágrimas, porque entendi que por mais problemas que possam existir numa família, independente dela ter "crescido para os lados", que o amor incondicional é um sentimento que sempre estará presente ao meu redor.

Pra quem gosta de histórias que envolvem a família e o relacionamento, muitas vezes bastante complexo, entre os membros, Tudo Junto e Misturado é leitura curiosa, emocionante. divertida e muito indicada.

0 Comentários pelo Blogger
Comentários pelo Facebook

Nenhum comentário

Postar um comentário