11 de setembro de 2016

Thomas e sua Inesperada Vida Após a Morte - Emma Trevayne

Título: Thomas e sua Inesperada Vida Após a Morte
Autora: Emma Trevayne
Editora: Seguinte
Gênero: Fantasia/Juvenil
Ano: 2016
Páginas: 240
Nota:
Onde Comprar: Saraiva | Submarino | Americanas
Sinopse: Roubar túmulos é um negócio arriscado. É, na verdade, um péssimo negócio. Para Thomas Marsden, a partir de uma noite de primavera em Londres (véspera do seu aniversário de doze anos), esse passa a ser um negócio também assustador. Isso porque, deitado em uma cova recente, ele encontra um corpo idêntico ao seu. Esse é apenas o primeiro sinal de que alguma coisa muito esquisita está acontecendo. Muitos outros vêm em seguida, até que Thomas vai parar num mundo estranho, habitado por fadas e espiritualistas, onde a morte é a grande protagonista. Desesperado para conhecer a sua verdadeira história e descobrir de onde vem, Thomas vai ser apresentado à magia e ao ritual, e vai se dar conta de que, de vez em quando, aquilo que faz dele um garoto comum pode torná-lo extraordinário.
Resenha: Thomas e sua Inesperada vida após a Morte, da autora de Voos e sinos e misteriosos destinos, conta a história do pequeno Thomas, um garoto de onze anos que ajuda seu pai numa tarefa um tanto peculiar: cavar túmulos para retirar dali objetos de valor. Em uma dessas retiradas, numa noite fria em Londres, o jovem se depara com um defunto idêntico a ele. Será aquele um irmão gêmeo do garoto Marsden? Alguém tentou pregar uma peça nele? Numa aventura cheia de magia, Thomas vai descobrir que nem tudo que parece na verdade é.

O livro de Emma Trevayne, o segundo publicado pela editora Seguinte, reúne elementos que enriqueceram a história do começo ao fim e consegue atingir o objetivo de proporcionar uma leitura agradável para o público infanto juvenil.

A aventura de Thomas já começa com ele no cemitério com seu pai, cavando alguns túmulos para achar objetos valiosos. Logo no último parágrafo, o garoto acha o corpo idêntico ao seu no caixão. Em seus vinte e um capítulos, a história é muito bem moldada e consegue ter ganchos interessantes que possam prender o leitor. Por ser curto e desenvolvido de maneira simples, Emma conseguiu organizar as ideias de maneira que o livro se torne leve, divertido e um bom entretenimento.

A ambientação do livro é feita numa Londres que no início da revolução industrial. Isso interfere diretamente nos acontecimentos do que rondam Thomas, envolvendo ferro e sinos. A autora conseguiu reunir alguns traços de mitologia muito conhecidos pelos leitores de fantasia e isso foi muito agradável. No mais, há uma garantia de se encontrar nessa aventura muitas carruagens elegantes, damas com roupas suntuosas e  tudo que a Londres do século XVIII garante.

A história tem diversos personagens que não são citados na sinopse, o que é uma surpresa muito positiva, pois todos eles são agradáveis. Apesar do papel importante que cada um desempenha, não há um aprofundamento neles, nem mesmo no grande vilão. Por se tratar de um livro juvenil, a escolha por tramas menos elaboradas parece o caminho mais certo a ser percorrido, o que interfere diretamente na resolução dos fatos. Enredos intrincados demais requerem soluções bem elaboradas e respostas convincentes. Emma Trevayne percorreu o caminho contrário e optou pela simplicidade, o que implicou numa solução mais fácil dos dilemas dos personagens. É pouco crível alguém aceitar as revelações que ocorrem no livro de maneira tão natural, mas como o livro é destinado ao publico juvenil, se torna aceitável.

Thomas e sua Inesperada Vida após a Morte é uma deliciosa aventura pelo reino de criaturas mágicas. A história de Emma é um prato cheio para quem gosta de livros infanto juvenis que contém aquela pitada de magia, um protagonista que, apesar da pouca idade, tem uma bravura admirável e é cercado de bons amigos prontos para ajudá-lo.

Nenhum comentário

Postar um comentário