28 de setembro de 2016

Games - Hay Day

Título: Hay Day
Desenvolvedora: Supercell
Plataforma: Android e iOS
Categoria: Simulação
Ano: 2012
Classificação Indicativa: Livre
Nota: 
Sinopse: Viver trabalhando em uma área rural não é nada fácil. Mas seu personagem, cansado do mundo urbano, está disposto a dar uma chance para esse desafio em Hay Day.
Depois de receber uma fazenda de herança de seu avô, você vai descobrir todas as vantagens – e desafios – de cuidar de um estabelecimento desses. Assim, é sua tarefa plantar novos alimentos, criar os animais corretamente e vender os frutos de seu trabalho.

Hay Day é um aplicativo gratuito de simulação para celulares e tablets em que, inicialmente, o jogador herda uma fazenda em ruínas e agora precisa recuperá-la para torná-la próspera e voltar ao seu tempo de glória.


O jogo é bastante interativo e animado em seus três locais: a Fazenda principal, o Lago e a Cidade. Na fazenda podemos cuidar dos animais para obter pontos de experiência e matéria prima como leite, lã, ovos e bacon, cultivamos plantações dos mais diversos alimentos para podermos produzir itens em máquinas específicas para vendermos ou utilizarmos em tarefas ou pedidos feitos por visitantes ou barco, enquanto no lago pescamos filés de peixe, penas e cauda de lagosta. Na cidade atendemos os visitantes que sempre pedem itens específicos de acordo com o estabelecimento em que se encontram, o Spa, o Cinema, o Mercado, a Lanchonete, a Loja de Presentes, a Hospedaria e o Café na Praia (todos devem ser comprados com moedas e o preço varia de acordo com o nível de reputação em que são liberados). Esses estabelecimentos, assim como a Prefeitura, podem ser melhorados para que comportem mais visitantes, dê mais moedas ou xp e tenha o tempo de atendimento reduzido.


O gráfico é super rico e colorido, e as animações são bastante divertidas e algumas bem engraçadinhas, principalmente quando há alguma atualização para datas comemorativas. O jogo é muito intuitivo e o controle de tudo é feito de forma muito fácil: tocando e arrastando.

No início é tudo muito fácil, mas com o avanço de nível e com o crescimento da fazenda, novas máquinas e novos produtos são desbloqueados, e com isso a quantidade de moedas ganhas, assim como experiência pelos itens mais raros, aumentam, e os pedidos de itens mais complexos também.
Alguns itens são fundamentais se manter em estoque, como leite, queijo, nata, manteiga, açúcar e etc, pois com eles outros itens podem ser fabricados, como bolos, tortas, biscoitos e etc...


É possível conectar o jogo ao Facebook para que os amigos que também possuem o aplicativo sejam vizinhos e possam visitar nossa fazenda, curtirem e comprarem os produtos à venda na nossa Loja de Beira de Estrada, e vice versa.

Meu único problema com esse jogo é que não posso me dedicar o quanto gostaria, e por esse motivo não subo de nível muito rápido e nem consigo juntar dinheiro para comprar todas as máquinas que meu nível permite, já que são caríssimas. Quanto mais se avança, mais difícil o jogo fica. Perco muito tempo comprando o que nem sempre preciso no jornal e tudo o que produzo ou compro utilizo nas tarefas ou pedidos de caminhão, e nesses casos nem sempre as moedas ganhas compensam. Sei que deveria produzir para poder vender e ganhar dinheiro, mas entre ganhar dinheiro e xp para passar de nível, prefiro passar de nível, mesmo que quanto maior o nível, mais o jogo requer xp para avançar.


Diamantes são importantes no jogo pois facilitam muito quando é preciso acelerar alguma produção, contratar Tom, o ajudante que procura itens que precisamos a um preço mais em conta sem necessidade de revirarmos o jornal, ou comprar uma tarefa extra para a Corrida da Vizinhança que é sempre muito disputada, principalmente na Liga dos Campeões. Então sempre que ganhar diamantes assistindo aos vídeos dos anunciantes, completando alguma conquista do jogo, passando de nível, pescando algum peixe novo ou encontrando algum baú em alguma fazenda alheia, guarde em vez de gastar a toa.

A Fazenda também pode ser expandida, estabelecimentos e máquinas podem ser melhoradas, e itens de expansão podem ser conseguidos ao colher plantações, alimentar animais, assistindo propagandas, finalizando o atendimento dos visitantes na Cidade ou como prêmio ao bater as pontuações durante a Corrida.
Melhorar o Silo e o Celeiro para que comportem mais itens também é importante, dessa forma podemos manter um estoque a fim de atendermos de imediato os visitantes ou cumprindo tarefas.


A Corrida é divertida, promove interação entre os participantes da mesma vizinhança mas competir não é muito meu forte apesar de sempre participar. Eu quase sempre passo raiva ao ver vizinhanças com a pontuação máxima em dois dias de corrida enquanto levamos a semana inteira para chegar lá.

Para quem gostava de Colheira Feliz, do finado Orkut, vai relembrar os velhos tempos ao se aventurar pelos desafios propostos pelo Hay Day.

Nenhum comentário

Postar um comentário