8 de maio de 2013

Garota Exemplar - Gillian Flynn

Lido em: Maio de 2013
Título: Garota Exemplar
Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Gênero: Thriller Psicológico/Drama/Suspense
Ano: 2013
Páginas: 448
Nota
Sinopse: Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?
Resenha: Às vezes me pego pensando em como existem pessoas que vivem de aparências, ou que por trás de toda uma pose, existe alguém bem diferente do que podemos imaginar de forma a nos deixar surpresos, e se você tem esses questionamentos, fica encucado com atitudes assim, ou até mesmo finge ser quem você não é, só posso afirmar uma coisa: Garota exemplar vai chocar você. Ainda não sei identificar se o "choque" é algo positivo ou não, mas é o tipo de livro com uma história de extremos, que leva o leitor do amor ao ódio, que termina e te faz pensar em milhões de coisas e que ainda te deixa com aquela sensação incômoda, de incredulidade, por simplesmente não acreditar (ou não entender) como funciona a mente alheia e até onde as pessoas podem ir e o que são capazes de fazer... É o tipo de história que faz com que o leitor pause a leitura, feche o livro e pense: "OMG, não acredito! Que loucura é essa?! WTF!" mas queira continuar desesperadamente pra saber até onde tudo isso vai, e de quebra deixar a adrenalina correr solta pelas veias.
A Intrínseca fez um ótimo trabalho na diagramação e na revisão do texto e a capa desse livro é simples, misteriosa mas ao mesmo tempo, perfeita!
Garota exemplar nos apresenta o casal Dunne que, aparentemente, é feliz. Mas em pleno aniversário de 5 anos de casamento, Nick chega em casa e encontra tudo revirado, e Amy, sua esposa, desapareceu. Tudo vai a tona muito rápido, a polícia logo começa as investigações, o caso ganha uma atenção especial na mídia e entre a população, e Nick é o principal suspeito.
Com uma narrativa descontraída mas ao mesmo tempo frenética, acompanhamos os capítulos sendo alternados pelo ponto de vista de Nick, que está sendo acusado, e de Amy, a esposa dedicada e perfeita (?), que deixou vários registros em seu diário sobre os altos e baixos de seu casamento, o que sentia com relação a tudo o que andava acontecendo e o que esperava que mudasse, e isso tudo colaborou ainda mais para que todos suspeitassem de seu marido.
Sempre caindo em contradição, seja por mentiras ou pelo próprio comportamento inadequado diante da situação, Nick faz de tudo pra provar sua inocência e ao mesmo tempo descobrir a verdade, mas ao seguir as pistas, nem imagina a realidade absurdamente macabra que está por trás do desaparecimento de Amy.
Gillian Flynn construiu uma trama excepcional, inteligente e arrebatadora, a ponto de fazer com que todas as emoções do leitor fiquem a flor da pele e sua mente fervilhe com pensamentos perturbadores mas ao mesmo tempo intrigantes.
Os personagens, se é que podem ser chamados de reles personagens, são todos muitíssimos bem construídos e possuem personalidades vivas, intensas, complexas e extravasam os mais diversos sentimentos, como amor, ódio, inveja, dentre outros, a ponto de nos convencer de que são reais, mesmo com alguns tendo mais destaque do que outros. E o final? Inesperado e completamente estarrecedor. Senti falta de uma resolução final e decente para tudo o que aconteceu, pois o livro terminou e eu fiquei  me perguntando "tá, fiquei com a cara enfiada na terra, mas cadê o castigo pro culpado?", quando percebi que talvez tenha sido exatamente essa a intenção da autora, de expor a frieza e o calculismo de uma mente psicopata, e que num meio onde todos são vítimas e ao mesmo tempo são culpados, podemos pagar pelos nossos atos, sim, mas não necessariamente perante a lei, e sim, convivendo com isso, diariamente, como um castigo eterno e cruel, sem escapatória, apenas deixando que o tempo cuide e termine com tudo...
E só pra constar, nunca mais irei ouvir "Pra ser Sincero", música da banda "Engenheiros do Hawaii", sem pensar em Garota Exemplar... Se alguém fizer uma playlist, incluam essa música, please ahahaha
Fechei Garota Exemplar, incrédula, chocada, estarrecida, mas ao mesmo tempo maravilhada com tamanha maestria e genialidade por parte da autora que escreveu uma história que mexeu com as minhas emoções a ponto de me fazer colocá-lo no hall das melhores leituras que tive até hoje na minha vida.

54 comentários

  1. Esse livro é muito bom mesmo *o*
    Fiquei pensando também com a mesma cara WTF com que tipo de pessoas a gente lida no dia a dia, pq a mente humana é complexa. Confesso que existe uma Amy escondida dentro de mim muamaumaaumuaa
    Gostei do livro do começo ao fim, quero filmeeee!
    O que me deixou intrigado foi o final também, sem ter o culpado preso! Mas a ideia devia ser essa, o castigo seria conviver com aquele "peso" entre os dois!! Amei muito a resenha, me senti igualzinho!
    Beijos Fla!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah... se já queria ler agora quero ainda mais!! Mais um para a minha lista de compras!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa.. que resenha foi essa?
    Se desejava esse livro antes, agora QUERO AGORA.
    Só leio resenhas positivas desse livro.
    Tenho que comprar URGENTEMENTE.
    Parabéns pela resenha;
    Beijos

    Jéssica
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que resenha *u*
    Desejo esse livro loucamente!

    ResponderExcluir
  5. Desde que o livro foi lançado tenho interesse em lê-lo. Bom saber que gostou tanto a ponto de considerá-lo uma das melhores leituras da sua vida!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Poxa, o livro te surpreendeu mesmo, hein?!
    Essa foi a segunda resenha do mesmo livro que li hoje, e a sua ainda me deixou mais surpreso com a sua reação por te gostado tanto e também por parece ser um suspense BASTANTE intrigante.
    Eu preciso mesmo ler esse livro. Aparenta ser um livro que com toda certeza eu gostarei e acho que mexerá muito comigo.
    Enfim, parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Caracas, teve uma amiga que me perguntou se esse livro é bom vou indicar sua resenha, acredite não sabia da existência dele --' Por não ser editora parceria ás acabo nem dando muita atenção.
    :(

    O livro parece muito bom mesmo, acho que iria ler.

    beijinhos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Muito bom a resenha !!!

    Tem TAG para você no blog:

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/2013/05/meme-literario.html

    Espero que goste!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Flá!

    Li esse livro na Saraiva e AMEI a historia... Estou louca para comprá-lo e reler para resenhar.
    Achei a história bem diferente, aborda fatos não muito abordados nos livros atuais.
    Sua resenha me deixou com ainda mais vontade de reler :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  10. Ah OK! Agora você me deixou muiito louca por esse livro!
    Tenho visto falar bastante dele, mas não tinha parado pra ler nenhuma resenha ainda.
    E caí na besteira de ler logo a tua resenha. Agora vou ter que comprar e ler, né!? rs
    Adorei!!! Amo historia que nos tiram do eixo. rs

    Beijos
    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  11. Agora não dá nem pra pensar em NÃO ler, Flávia!
    Como fiquei tanto tempo me aguentando, eu não sei. Vou lá na Travessa agora comprar. hahaha

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Realmente é um livro intrigante, e que ganha novos fãs todo dia. Li resenhas idolatrando o livro, e a cada nova que aparece, me sinto empurrado para ler, e saber mais sobre a história. Quero muito lê-lo, muito mesmo. A resenha, Flávia, ótima como sempre. XD

    Bjss!

    ResponderExcluir
  13. caramba melhor leitura que ja teve na sua vida *u* uau
    agora mesmo que fiquei curiosa pra ler

    ResponderExcluir
  14. Oiee

    Uau adorei sua resenha mas não senti vontade de ler o livro pelo que todos falam no final dar um ar de decepção rsrs quem sabe um dia resolvo ler ... o seu comentário de o melhor livro que leu na vida é instigante mas vou deixar para ler o livro mais para frente!!

    Beijos

    Andressa
    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Depois dessa resenha eu quero muito ler *-*
    Adoro suspense e tudo mais ~^
    Vce ganhou uma tag!

    Até mais Parceira \õ
    http://www.tenerdificando.com.br/2013/05/tags-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
  16. Hum.. gostei da resenha e gostei da sinopse do livro. Esperando o salário para poder comprar!! E o engraçado é que estive com esse livro nas mãos mas preferi comprar outro. Pena!!!

    ResponderExcluir
  17. Noooossa! Que resenha incrível! Quero muito ler esse livro desde que lançou, mas ainda não tive oportunidade :/ Acho que deve ser um livro realmente muito bom!
    Até mais ^^

    ResponderExcluir
  18. Eu já acho esse livro incrível sem ter lido, imagina quando eu ler?
    Eu acredito que Amy a "Garota Exemplar" talvez não seja tão boa assim como o livro quer mostrar, mas posso estar enganada, talvez isso seria muito obvio, mas mais obvio ainda é o marido ter feito algo com ela.
    Preciso desvendar logo esse mistério!
    Bejos ;)

    ResponderExcluir
  19. Agora me diz, como depois de ler uma resenha dessa eu posso ficar sem ler o livro? A resenha mais empolgante que li do livro até hoje, todas as resenhas são unanimes e dizem que o livro é bom, gosto de livros que mostram que as pessoa pode, guardar segredos e serem bem diferentes do que aparentam, espero em breve poder lê-lo.

    ResponderExcluir

  20. Parece ser um ótimo livro, quero ler :D

    Adorei a resenha, só me fez ler ele ainda mais rsrsrs eu quero! Alguém quer me dar ele de presente? Aceito doações. rsrsrs

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho ouvido muito falarem bem sobre esse livro, parece ser muito legal, será que ele é mesmo o que parece ou estará escondendo algo? Mas falando sério estou super curiosa por essa leitura.

    ResponderExcluir
  22. Eu estou ansiosa para ler o livro, só tenho visto críticas positivas a respeito dele e já vi que ele vai virar filme, muito linda a capa do livro, falsas aparências existem em muitos lugares, nem sempre as pessoas aparentam ser o que parecem, gostei muito da abordagem sobre esse tema.Será que vou ficar chocada com o final como muita gente tem ficado? Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  23. Fico cada vez mais curiosa quando vejo as notas nas resenhas desse livro, TODAS T-O-D-A-S que eu vi até agora foram cinco estrelas, acho que é um pouco por causa da história ter como personagens principais marido e mulher. Gosto muito de suspense, e essa coisa de falsas aparências faz a gente pensar um pouco. A capa é linda.

    ResponderExcluir
  24. Já tinha lido uma outra resenha desse livro e fiquei maravilhada e morrendo de medo de você contar mais do que eu não queria saber rsrsrs.
    Gosto muito desse tipo de leitura e já estou muito curiosa pra ler com todos os comentários positivos da resenha.
    Adoro surpresa e ter um final diferente do apontado deve ser maravilhoso não vejo a hora de ler esse livro , tudo indica para uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
  25. Esse livro é simplesmente muito bom pelo que diz a resenha faz eu querer ler o livro todo logo muito bom demais

    ResponderExcluir
  26. Li várias resenhas sobre este livro e a sua em especial me deixou muito curioso para ler. É um livro com um toque de thriller que creio eu que qualquer pessoa que goste de ler já teve alguma vez na vida uma certa vontade de ler um livro assim. Encontrei-o um dia desses numa livraria aqui perto de casa e só não o comprei por problemas financeiros rs
    Enfim, espero tê-lo o mais rápido possível, principalmente por causa dessa sua resenha que me deixou com água na boca, e espero gostar muito dele. Abraço.
    http://cacandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Quero saber pq esse livro fez tanto sucesso.

    ResponderExcluir
  28. Não sei qual será a frequência de lançamentos dessa autora, mas espero que ela faça mais livros de qualidade como esse, porque não vi uma alma falando mal desse livro.
    No início nem me interessei, mas depois de ler inúmeras resenhas, fiquei com tanto interesse que até 50 tons vai esperar a leitura (ainda não li - pasmem!).

    ResponderExcluir
  29. Oi Flavia, tudo bem?
    Então, desde o lançamento de Garota exemplar, eu quero muito ler esse livro. A capa me chamou atenção, e a sinopse também. Mas eu não estava com expectativas altas, pois estou meio desligada da blogosfera por causa da faculdade e não sabia como tinha sido a aceitação dos leitores/blogueiros. Enfim, cheguei aqui para participar da promoção e acabei descobrindo que você adorou o livro. Fiquei muito feliz! Espero gostar de Garota exemplar tanto quanto você, e ,se é que é possível, a sua resenha me motivou ainda mais a lê-lo. A história parece ser bem envolvente.
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Eu já tinha lindo outras resenhas do livro e estou muito interessada em lê-lo. Me pareceu um livro que te prende, assim como só os bons livros fazem.

    ResponderExcluir
  31. Oi Flavia!
    Só fez aumentar a minha vontade de ler o livro, sério, sua resenha me deixou mais curiosa pra conhecer essa história, é a segunda resenha que leio desse livro e só faz aumentar a vontade! adoro livros cheio de suspenses e que nos deixam pensativas! Parabéns pela resenha,espero poder ler em breve!

    Beijos,Tahis.
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. É exatamente essa empolgação que espero ter ao ler esse livro!
    Só li resenhas favoráveis. Gente, tenho que ler esse livro! Estou cada vez mais interessada nessas tramas que me deixam tensa, afiando minha percepção e aguçando minhas desconfianças...
    Quem é Nick, quem é Amy? Gosto desse jogo misterioso que a autora faz, construindo e desconstruindo nossas opiniões e raciocínio durante a leitura.
    Espero chegar ao final na linha certa das suspeitas. Se acertar eu venho aqui pra contar, haha.

    ResponderExcluir
  33. Três segundos, peraê. Estou ouvindo Pra Ser Sincero, porque quero captar um pouco mais desse livro. Os mesmos defeitos, suspeitos, crimes perfeitos sem suspeitos, mentiras, falsidade, crime sem castigo... O.K. Acabei de recordar o filme Uma Janela Secreta. Agora tenho que ler esse livro! Estou participando da promoção, e acho que vou ganhar, hein? Hehe!

    Obrigada pela resenha. Eu ainda não conhecia o livro, só o título. Amei!

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  34. Quero demais esse livro , é muito lindo , e eu não tô encontrando nas livrarias da minha cidade ...aff

    ResponderExcluir
  35. Uma das melhores leituras de sua vida?

    E apesar de tantas resenhas, continuo intrigada com a esposa deste cara!

    Isso só faz eu sentir mais vontade de ler! aiai! Queria tanto ganhá-lo!

    Beijão!

    Gláucia - booklover.com.br

    ResponderExcluir
  36. Foi bem interessante o jeito de você falar sobre o livro,a vida dos personagens,os autos e baixos de Amy. Ela me parece ser bem complexa.Vou ler com certeza,me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  37. Espetacular "Garota exemplar" amo esse ar de suspense que não dá vontade de parar de ler
    sem contar que é uma trama muito bem feita e que pelo que percebi através da resenha o livro nos provoca a pensar como o ser humano é tão complexo.

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  38. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES


    Li excelentes resenhas falando muito bem desse livro e essa não foi diferente, bem elaborada, abordando pontos revelantes do ivro, despertando o interesse dos leitores.

    ResponderExcluir
  39. Oi Flávia!
    Estou cada vez com mais vontade de ler Garota exemplar, li ótimas resenhas sobre ele. Faz tempo qe procuro um bom thriller psicológico, que te deixe com os nervos à flor da pele e com algumas reviravoltas para tirar o fôlego. E, pelo que vc descreveu na sua resenha, Garota exemplar cumpre isso!
    Gostei da forma como a narrativa é alternada entre Nick e Amy e gostei muito da capa tbm. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  40. Nossa... Eu estava precisando de um livro assim. Que me surpreenda!
    E amei mais ainda da autora ter caprichado nos personagens. Porque cá entre nós, to enjoada de personagens superficiais e que você fica perguntando "Poque eles existem?"
    Quando eu li a sinopse do livro pensei que fosse aquele tipo de livro que promete demais e acontece pouco. Mas com certeza estava completamente errada!
    Estou louca para lê-lo, agora mais ainda.
    Beijos e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  41. *O*...
    Parece ser um livro muito bom..
    Pelo que eu li na sua resenha, é um livro que nos surpreende e que faz com que nossos sentimentos fiquem a flor da pele.
    Preciso ler urgentemente ..
    ótima resenha...

    ResponderExcluir
  42. É tanta gente falando desse livro que estou louca para ler. Adoro que me surpreenda positivamente e acho que esse será uma bela surpresa.
    Fiquei doida para ler agora, mas estou me segurando para não largar o que estou lendo para começar esse.

    ResponderExcluir
  43. Eu ainda não tinha realmente parado pra ler uma resenha sobre esse livro, ou ao menos não me lembro rs, pode ser pq nao foi tão boa, enfim rsrs.
    Estava lendo e pensando "ok, o livro parece ser bom", mas sua frase final me fez pensar que o livro não é só bom, e sim fantastico, definitivamente vai para minha lista de desejados rs.

    Bjoo

    ResponderExcluir
  44. Eu já vi tantas resenhas desse livro mais nunca tinha parado pra ler nenhuma e com sua resenha com certeza quando eu tiver um tempo eu vou lê-lo,é tanta gente falando que bem,né!Amei sua resenha,o blog tá melhorando a cada dia!
    Beijinhos!*

    ResponderExcluir
  45. estou simplesmente LOUUUUUUCA com esse livro *_* otima resenha!

    ResponderExcluir
  46. Amei sua resenha, você disse que garota exemplar é chocante, estou com vontade de ler um livro assim, que paro a leitura e digo: estou chocada! Saber o que se esconde por trás de aparências, que quero ficar chocada com Garota Exemplar! Eu já amo "Pra ser sincero" do Engenheiros e vou incluir na minha playlist desse livro. Eu quero muito ler!
    Um abraço!
    Amanda Ramos

    ResponderExcluir
  47. Eu quero muito ler esse livro desde a primeira resenha positiva que li!! Mas sua resenha mostra tão empolgação e animação que me contagiou!!
    Eu preciso muito ler esse livro!!

    ResponderExcluir
  48. Como assim eles são vítimas e culpado ao mesmo tempo??
    Gosto quando a narrativa é com dois (ou mais) personagens. Gosto de saber o que pensam e o que fazem durante a trama.
    Também achei a capa super bonita. Sincera ao mostrar o conteúdo do livro.
    Quanto a sua resenha, ficou perfeita. Você deixou claro o quanto gostou do livro e falou super bem da trama.
    Adorei.
    Se deixar eu fico aqui escrevendo....

    Bjkassssssss

    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  49. De fato é um livro que te prende mais pelo suspense do que por qualquer outra coisa. Mas ele merece um pontinho por seu toque de realismo no casamento desmontado somado ao toque de crueldade de algo que existe mesmo.
    É, é isso.

    adriana medeiros

    ResponderExcluir
  50. Amoooooooooo de paixão livros com essa temática! E pela quantidade de resenhas ótimas que ando lendo e do pessoal falando entusiasmaticamente deste livro, entrou para o topo da minha vasta de lista de aquisições!

    ResponderExcluir
  51. Um amigo meu disse que o livro era maravilhosa, que leu em um fds e que eu precisava comprar. Depois de ler sua resenha já entendi o porque :D
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  52. por onde olho este livro está sendo indicado! Estou louca pra ler, e confesso que sua resenha me deixou com mais vontade ainda...

    E parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  53. É tanta resenha positiva em relação a esse livro que eu ainda não sei porque ainda não o li. O livro parece ser bem interessante, principalmente por trazer um suspense que parece ser intrigante.Sua resenha só fez aumentar minha vontade de ler o livro !
    Um beijo.

    Bia - Blog Escrevendo Mundos
    @escrevendomundo

    ResponderExcluir
  54. Quero muito ler o livro, já que falam tão bem dele. Sinceramente não sei porque estou enrolando para comprar.
    Sua resenha fez minha vontade dobrar!

    Beejo

    ResponderExcluir