13 de maio de 2013

Fashionistas: Hadley - Sarra Manning

Lido em: Maio de 2013
Título: Hadley - Fashionistas #2
Autora: Sarra Manning
Editora: Prumo
Gênero: Juvenil
Ano: 2011
Páginas: 288
Nota
Sinopse: Hadley tinha tudo: dinheiro, beleza e fama. Mas, ao ser roubada pelo próprio pai, ela ficou quase sem nada. Dos 17 milhões de dólares que acumulou durante todos os anos de estrelato como atriz mirim, protagonista de filmes de grande bilheteria, não sobrou quase nada. Sua vida de estrela parece caminhar para um fim melancólico...


Resenha:  O segundo livro da série Fashionistas conta a história de Hadley, uma das quatro garotas que dividem um mini apartamento em busca de trabalhos como modelos da agência Fierce. As histórias se passam ao mesmo tempo, mas cada livro conta a história do ponto de vista de cada uma das meninas, o que os torna bem independentes um do outro. A resenha do primeiro livro, Laura, pode ser conferida aqui.
Hadley, desde antes de se entender por gente, já fazia sucesso em Hollywood a ponto de ter seu próprio programa quando criança esbanjando fofura e brilho pra todos os lados. Porém, a adolescência a "deformou", a mãe a convenceu a ficar dentro de casa e sua carreira afundou feito o Titanic. Como se isso não bastasse, os milhões que ela havia acumulado em seu período de fama foi roubado pelo seu próprio pai, que nunca se importou com ela. Agora, pra dar a volta por cima, ela vai sair da Califórnia rumo a Londres, vai processar o pai a fim de recuperar sua grana e também tentar alavancar sua carreira no mundo da moda, mesmo com a mãe interesseira em seu encalço, porém, com toda a sua pose, ela não aceita qualquer trabalho que aparece pela frente.
Com isso, a loira vai ter que aprender que se ela quiser voltar a ter algum prestígio, vai precisar de um pouco mais de humildade para enfim encontrar seu lugar nesse mundo, principalmente quando a pobre coitada cái em desgraça e tudo parece estar perdido...
Confesso que por ter gostado do primeiro volume, comecei a ler Hadley com muitas expectativas, mas diferente de Laura, a história de Hadley, por mais trágica que tenha sido, não conquistou minha simpatia.
A narrativa é feita em terceira pessoa, e sinceramente, eu iria preferir que fosse em primeira, pois como cada livro trata de uma garota, de sua própria história e o que é feito de sua vida após a chegada ao apartamento, talvez fosse mais convincente se a autora nos pusesse na pele e na cabeça dessa personagem para que a personalidade dela ficasse mais evidente e pudéssemos compreendê-la melhor.
A história, assim como a primeira, traz lições, e aqui são do tipo "quanto mais alto, maior o tombo", "a vida é dura" ou "quando se acha que está no fundo do poço, as coisas podem piorar", mas pra não ser totalmente negativo, "sempre há uma luz no fim do túnel" desde que "se você quer algo, corra atrás, pois nada cai do céu". Mas no geral, acho que a história poderia ser mais bem desenvolvida e menos cansativa, pra que a personagem tivesse mais destaque, fosse menos fraquinha e conquistasse a simpatia de quem lê, pois ela é bem superficial e muitas vezes antipática.
As outras garotas não tiveram tanto destaque nessa história e aparecem menos do que eu gostaria, e às vezes parecem ser descritas ou terem comportamentos um pouco diferentes do que demonstraram no primeiro livro, com exceção de Irina, que é uma bitch agora e sempre.
A narrativa da autora continua muito boa, mas a história em si, pelo menos a dessa garota em particular, não colaborou muito para que fosse tão fluída e envolvente quanto a primeira.
Com relação a diagramação, tirando alguns poucos erros na revisão, não tenho do que reclamar: segue o mesmo padrão do primeiro livro, com folhas brancas, letras num tamanho bom, o início dos capítulos são decorados e a capa é muito caprichada com aplicações em verniz no título, nos olhos e nos brilhos do batom e da pulseira de Hadley.
No mais, pretendo continuar lendo a série pra saber da história das que restam, Irina e Candy.

10 comentários

  1. Que pena que o segundo livro não te agradou como o primeiro, eu particularmente não gosto do tema moda, contudo, acredito que o fato do primeiro ser tão bem desenvolvido, o segundo estava cheio de expectativas e não as cumpriu. É uma coisa chata, mas que acontece.
    A resenha estava ótima XD
    Bjss!

    ResponderExcluir
  2. Uma pena o livro não ter sido tão agradável, muitas vezes o segundo acaba sendo bem inferior que o primeiro. Não sei se leiria a série, pois não é muito o meu estilo, mas gostei de conhecer.

    Beijos

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  3. Ai que pena que a história dela não e te agradou Flá...
    Achei que o enredo teria tudo pra dar certo... gosto de histórias em que o mundo da protagonista não seja perfeito... principalmente no que se refere à família... pode parecer meio maldade, mas o mundo não é perfeito...
    Achei a idéia de quatro livros e as histórias das vidas das protagonistas interessante, mas confesso que desanimei com as 3 estrelas...

    Beijos
    Chrys
    Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Gostaria de ganhar uma renda extra com o seu blog trabalhando 1h por dia no seu computador?
    Não precisa indicar pessoas e nem vender nada.
    Acesse o nosso site: http://ganhosweb.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a série. Apesar dos seus "poréns", me interessei por ela.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  6. Eu gostava dessas histórias de patricinhas, mas ultimamente eu não tenho tido muita paciência para isso, meu gosto mudou.
    Mas é legal saber que temos esta opção de série, caso a gente queira ler algo descontraído.

    http://resenhando-books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Flávia!
    Eu gostei muito da sua outra resenha, então esse livro também me parece ser uma boa opção.
    Realmente, eu concordo quando você diz que, por se tratar de experiências de personagens diferentes, ficaria bem mais legal para o leitor se a narrativa fosse em primeira pessoa. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Sempre tive vontade de ler a série Fashionistas e agora fiquei ainda mais animada em lê-lo, apesar do segundo não ter sido tão bom quanto o primeiro - me parece que vale a pena ler.
    Realmente, se fosse em primeira pessoa, poderia ter sido melhor.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a série. Achei interessante.
    Gosto de ler essas coisas do mundo da moda :p

    ResponderExcluir
  10. OI querida
    Tbe nao conhecia, vou procurar.
    Estou adorando seu blog.
    Cada dica otima! Fico doida para ler tudo :)
    Tem sorteio de aniversário de 3 anos do meu blog. Dá uma passadinha lá!
    Bjks mil e um otimo final de semana
    http://blogdaclauo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir