2 de março de 2013

Fashionistas: Laura - Sarra Manning

Lido em: Fevereiro de 2013
Título: Laura - Fashionistas #1
Autor: Sarra Manning
Editora: Prumo
Gênero: Juvenil
Ano: 2011
Páginas: 278
Nota:
Sinopse: Laura é uma linda inglesa, vencedora do reality show "Quero ser Modelo 2011" e viu seu sonho começar a se tornar realidade ao ganhar como prêmio um contrato com a renomada agência Firce. Como muitas jovens, o seu maior desejo é se tornar uma top model, assinar contratos milionários e ser convidada para as festas mais badalas. Mas o caminho ao topo é sinuoso e complicado, será exigido muito mais do que ela pode imaginar. Mudar-se para Londres, longe do seu namorado e de sua família, ter de dividir um minúsculo apartamento com três outras garotas tão lindas e ambiciosas quanto ela e aturar pedidos insistentes de sua agência para perder peso a todo custo, são apenas os primeiros passos na vida difícil na carreira de modelo.

Resenha: O primeiro livro da série "Fashionistas" se inicia com a história de Laura, uma garota de 17 anos com uma beleza fora do comum que participou do reality show "Quero ser Modelo 2011" e ganhou em disparada de milhares de outras concorrentes. Ela deixa tudo pra trás, família, namorado e etc, e vai para Londres morar num apartamento arranjado pela sua nova agência, a Firce, para facilitar o acesso aos novos trabalhos, tem que dividir o espaço com outras 3 garotas (Irina, uma russa super arrogante e dissimulada que não mede esforços para conseguir o que quer; Hadley, que deseja alavancar sua carreira de modelo; e Candy, que fez sucesso na TV com um reality show) e acaba aprendendo na marra como é a vida dura de um top model.
O problema, é que Laura acha que sua vida já está feita por ter ganhado o programa e que por isso não tem que fazer esforço algum para ser requisitada e conseguir trabalhos. Pra ela, basta falar que ganhou o programa e pronto, todos vão procurá-la e pagá-la pra fazer nada... Ledo engano... Então, quando Laura percebe que a vida de modelo é muito mais do que ser apenas um rosto bonito, que ter ganhado o programa foi apenas uma chance que outras não tiveram e ela deve aproveitar se quiser que tudo dê certo, ela terá que aprender a encarar seus problemas, aceitar suas falhas, enfrentar obstáculos e correr atrás com garra, dedicação e coragem, se é essa a carreira que ela quer seguir.

Confesso que apesar de achar a sinopse bacana, não sabia o que esperar desse livro quando iniciei a leitura. E posso afirmar que foi bem agradável e superou minhas expectativas.
A narrativa é super cativante, fácil e a leitura flui tão bem que é possível terminar de ler em poucas horas. Laura tem o sonho de ser uma modelo famosa, tem quem ajude, tem quem atrapalhe, mas a única pessoa responsável e capaz de ajudá-la, é ela mesma. Ela ganha o programa, mas apesar de bonita, está acima do peso, não consegue arranjar trabalhos pois não corre atrás de nada, e não tem a menor noção de como as coisas funcionam. E como tudo nesse mundo é super concorrido, a competição é dura, e as outras modelos que já sabem como funciona, não medem esforços para passar a perna em quem quer que seja para se dar bem.
Mas Laura dá uma verdadeira lição de força de vontade, determinação e coragem, e ainda lidando com seus problemas pessoais que acabam interferindo em sua vida profissional. E nessa história toda, podemos absorver uma mensagem muito bacana: se queremos chegar em algum lugar ou conquistarmos alguma coisa que queremos muito, temos que dar a volta por cima, arregaçar as mangas e correr atrás, pois se ficarmos estagnados e esperarmos que caia do céu, nada vai acontecer ou mudar...

A série Fashionistas tem mais 3 livros, cada um contando a história das outras meninas que dividem o apartamento com Laura e, até onde pesquisei, são independentes um do outro. Fiquei a fim de ler o "Irina" logo, só pra ver se essa chatonilda vai se ferrar e/ou aprender a ser uma pessoa decente, pois no "Laura" ela é simplesmente odiosa e intragável! E claro, quero ler os outros para saber a história das outras meninas também. A Candy, como o próprio nome diz, é um doce de pessoa.
Gostei muito da capa e do capricho da editora com os detalhes em verniz no título, nos olhos, nos brincos e no pingente em forma de estrela do colar na ilustração da personagem Laura, que até chega a lembrar esses aplicativos de montar um avatar fashion. As folhas são brancas, a diagramação é simples e em cada início de capítulo há umas pequenas ilustrações de itens de moda que deram um toque super fofo às páginas (vide a fonte Princess BV, os símbolos são alguns desses).

A história dá uma noção dos bastidores do que é essa correria das modelos em busca da fama, mas acho que por ser um livro voltado para o público juvenil, talvez para não apavorar as meninas que têm esse sonho, não trata dos problemas sérios e pavorosos desse meio (lembrei do filme Gia - Fama e Destruição, com a atriz Angelina Jolie, alguém já assistiu?). Enfim, a história do livro aborda alguns problemas, sim, mas de forma bem leve e isso pra mim por um lado foi bom, mas ao mesmo tempo foi ruim, pois pode acabar dando uma falsa impressão, ou ilusão, de que as coisas são mais simples do que parecem.

Pra quem curte uma história leve, descontraída e com os bastidores do mundo da moda como pano de fundo, vai curtir "Laura"!

40 comentários

  1. Oie Fláa *--* Eu fiquei bem curiosa quando vi esse livro na sua Caixa de Correio, é um tipo de leitura que eu gosto bastante. Acho interessante saber mais sobre os bastidores desse mundo da moda.
    Sua resenha foi bem cativante :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Retornei ontem ao meu blog, então, gostaria de convidar algumas das autoras de blogs para participar do sorteio que já está rolando! > migre.me/duFzz
    Lembrando que, tem que curtir as fanpages, compartilhar a foto, e acompanhar o blog Dona Clarita por e-mail... Tá tudo explicadinho ali no link =) Beijo grande!
    modaglaam.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas comentar da resenha que é bom nada né fia

      Excluir
    2. pfvr, se toqueeee. Ridículo vir comentar isso

      Excluir
  3. Flavia adorei a resenha e fiquei curiosa para ler! Acho muito interessante isso de revelar os bastidores do mundo das modelos muitas meninas acham que tudo são flores, fama e glamour!
    beijos

    Céu de Letras

    ResponderExcluir
  4. Só o título do livro já me chama a atenção, eu adoro essas histórias sobre pessoas famosas ou algo do tipo, to lendo Mentirinhas inocentes da Lauren Conrad que é sobre isso também, a fama e tudo mais, eu adoro esse tipo, já anotei a dica!!

    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  5. Parece ser bom, mas não chamou muito minha atenção, principalmente pela história. Sei que livros leves e descontraídos são bacanas, e até gosto de ler alguns quando estou um pouco desanimado para leitura, mas "moda" como pano de fundo me afastou um pouco, em todo caso, é preciso ler para tirar qualquer conclusão da história. (Pouco dualista eu...)

    ótima resenha.

    ResponderExcluir
  6. Oi Flavinha! Não conhecia a série, e gostei bastante da proposta. Conforme fui lendo a resenha, fiquei pensando em toda esta galera que vence estes concursos e acha que a vida está resolvida e não precisa fazer mais nada, lutar por mais nada. Eu acho que sendo rico ou pobre, famoso ou não, a vida é feita de desafios, comodismo comigo não funciona, quero sempre estar correndo atrás de meus sonhos. Quero ler o livro.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Fla!
    Moda só curto no Red Carpet do Oscar! Nunca dei uma chance a livros com o tema de fundo! Rs
    Mas como você sabe, faço grandes exceções, e está chegando na hora de eu decidir meu destino! Não vai ser moda, claro, mas me identifiquei com a Laura por isso.
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  8. Pra mim é fundamental que o livro traga uma lição de vida junto a ele, eu gosto muito disso. Mas esse lance de ser uma história com top model não me atrai muito não! Eu até gosto de moda, mas para livros e filmes acho que tem que ser no estilo 'O Diabo Veste Prada' sabe? Mas parabéns pela resenha Flavia, está ótima!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. To bastante interessado na série. E Laura parece partir de uma premissa bacana ^^
    E se o livro é leve e descontraído, porque não dar uma chance? ~ Não que eu não goste de moda, mas esse assunto não me atrai muito não.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  10. deixo com vc tamanho 42 nao é gorda.


    Espero que goste do livro. beijoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahaha esse ja li! :)
      só não fiz resenha ainda.
      bjuu

      Excluir
  11. Este livro parece muito legal, vi ele no blog da Camila Darc e gostei da capa!
    Adorei a sua resenha e fiquei feliz de saber que um livro não completa outro, assim posso participar de sorteios que tão rolando. Pensei que as folhas fossem creme =/
    Mais uma vez: Ótima resenha.
    Ps. O livro Cinquenta Tons de Cinza foi lido - de uma forma - para aquele post. Há muito tempo já tinha na mente de abandonar o livro, mas, eu lia trechos, pulava páginas, e assim contruí a minha opinião sobre ele e coloquei em ação postando no blog.
    Obrigado por comentar no meu blog.
    Beijo
    Gabriel - Corações de Neve

    ResponderExcluir
  12. Ah tem um livro muito legal chamado O inverno das Fadas de Carolina Munhoz, ja leu esse?
    beijoes
    http://www.katiebittencourt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse ainda não, mas tá na fila! vou ler ele!
      :)

      Excluir
  13. Parece ser uma leitura bem interessante mesmo. Sempre quis saber o que rola nos bastidores dessa vida louca de modelo!

    Beijo
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  14. Esse filme que vc citou eu já assisti e adoro até hoje, e esse livro parece aquele que retoma a vida de contos de fada de vida de modelo. Parece ser uma leitura boa, mas talvez não realista.
    clicandolivros.blogspot.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Eu fiquei curiosa justamente por isso, nunca tinha ouvido falar de um livro que retratasse isso e esse parece ser bem bacana. Para ser sincera eu estou mesmo preferindo livros que retratam de uma forma mais leve, no momento...

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Gostei da resenha Flávia! Parece ser uma leitura leve e divertida. Me lembrou um pouco L. A. Candy. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  17. parece uma leitura bem divertida e tudo mais, porém o livro não me chamou a atenção sabe
    deve ser porque não curto muito moda e tudo mais.
    mas sua resenha ficou bem legal :D

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha. Acho q vou adorar: bastidores do mundo da moda e história descontraída.
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/2013/02/livros-em-filmes-hora-da-estrela.html

    ResponderExcluir
  19. Oi Flávia!
    Gostei muito da resenha, dos pontos positivos e negativos que levantou, é legal numa leitura para jovens que a narrativa seja leve e descontraída, mas a realidade da vida de modelo é muito dura e o livro poderia se aprofundar um pouquinho nessas questões, já que essa carreira inicia-se tão cedo.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  20. Oi Flávia!
    Você já começou falando que é série... Isso já acabou comigo. Mas ok, sem problemas, quando um livro é bom não importa se é de série ou não, ainda mais esse que conta histórias de pessoas diferentes a cada livro, né?
    Essa temática mais leve tem me chamado TANTA a atenção que já coloco como uma possível leitura. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Fiquei interessado nesse livro agora. Pelo o que você disse, a leitura parece ser leve e divertida mesmo. E eu curto muito livros assim.
    O ruim é saber que é uma série, apesar de as histórias serem independentes.
    Enfim, parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, flor! Deixei três selinhos para você lá no blog! Dê uma passadinha por lá rsrsrs ;)

    Xerus, Gabi!
    http://abrindooslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Quando eu era menor queria ser modelo, na verdade ainda quero, abriria mão de tudo para desfilar com roupas bonitas e chiques, só que infelizmente, este ramo não é pra todas. Gostei muito, parece ser um ótimo livro!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. È sempre bom quando um livro superar nossas expectativas,né? Fico feliz que isso tenha acontecido com esse. Sinceramente não curti a capa, muito menininha...não me interessaria muito por ler. Não somente pela capa(Afinal não podemos julgar um livro pela capa), mas porque o enredo em si não me chama muito atenção. Porém curti ler sua resenha.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  25. Oi, Flavinha.

    A resenha ficou incrível, como sempre, mas alguma coisa nessa história não me atraiu. Sei lá, acho que essa série pode ser destinada a um público específico no qual eu não me encaixo.

    Bem, se você deu quatro estrelas é porque o livro é bom. Talvez eu gostasse de lê-lo, embora de cara não tenha me sentido atraída.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  26. Oi, Flavia! Tudo bem?
    Confesso que não gosto muito desse tipo de cenário e achei a capa bem pobrinha, então minha primeira opinião seria dispensá-lo. Mas a sua resenha me fez ver um outro lado da história e acho que vale a pena dar uma chance, não é mesmo?
    Beijinhos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oie Flavia,
    nunca tinha ouvido falar desse livro, mas me pareceu ser mto bom, vou procurar ainda mais sobre ele para ver se compensa compra-lo :)

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  28. Eu quero!!! Amo chick-lit, sou daquelas que só a capa de um livro desse gênero já conquistam.
    Pois bem... achei o enredo interessante. E nem comento nada sobre a menina que venceu o concurso estar acima do peso. ¬¬
    Só queria saber por que a Prumo faz um trabalho porcaria de divulgação. Nunca ouvi falar nesse livro antes. =/
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia o livro e me interessei, gostei de tudo o que vcc disse dele, maas o desanimou ao ver que um série e eu estou correndo de série, mais mesmo assim foi para lista de talvez eu lia xDD
    Beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Nunca li mas parece ser ótimo, adorei a resenha!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Flávia, tudo bem?
    Eu até gosto bastante de livros/filmes/séries com essa temática, talvez seja uma vontade de ser modelo enrustida em mim, e esse livro se mostrou um ótimo passa tempo, mesmo com as ressalvas feitas por você. O filme que você citou eu não vi ele inteiro, mas depois do pouco que vi, acredito que não queria ser modelo nunca mais. A maioria pensa que essa vida é simples, ou "vida mansa", mas da muito trabalho e exige muita renuncia. ótima resenha,
    Abraços,
    Amanda Almeida

    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  32. Gostei bastante da resenh
    Me deixou bem interessada no livro

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Nossa, eu acho muito legal esses livros que falam de assuntos polêmicos de uma forma mais leve..
    the-paradiise.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Flavia se fosse somente pela sinopse, o livro não me atrairia, acho que pelo tema mesmo, não tenho muito interesse.
    Mas depois lendo a resenha, eu gostei. Vi que o livro na verdade, além de mostrar um pouco dos bastidores do mundo da moda, trás também uma mensagem, achei interessante isso. E outra, é uma leitura leve e divertida. Gostei :)

    ResponderExcluir
  35. Oi Flávia,

    Adorei a capa do livro, mas o tema e a sinopse não me chamaram a atenção. Mesmo assim, gostei da mensagem que ele passa, de que nada cai do céu e é preciso se esforçar pra conseguir o que se quer. Acho que minha prima vai adorar, vou indicar pra ela.

    beijos.
    ^-^
    http://vagandoentreestantes.blogspo.com

    ResponderExcluir
  36. Oi Flavia, eu também não saberia o que esperar deste livro, e apesar de a narrativa ser cativante eu não sei se eu leria..
    Moda não me enxe os olhos.. Mais gostei da resenha, quem sabe numa próxima oportunidade..
    beijos Mila

    ResponderExcluir