10 de março de 2013

Garota Tempestade - Nicole Peeler

Lido em: Março de 2013
Título: Garota Tempestade - O Estranho Mundo de Jane True - Livro 1
Autor: Nicole Peeler
Editora: Valentina
Gênero: Urban Fantasy
Ano: 2013
Páginas: 280
Nota:
Sinopse: Mesmo tendo passado a vida inteira na pequena e conservadora cidade de Rockabill, Jane True, 26 anos, sempre soube que não se encaixava numa sociedade pretensamente normal. Durante um de seus clandestinos nados noturnos no mar congelante, desafiando um perigosíssimo redemoinho, uma descoberta terrível leva Jane a revelações surpreendentes sobre sua herança genética: ela é apenas meio-humana. Agora, Jane precisa penetrar um mundo de mitos e lendas, povoado por criaturas sobrenaturais, aterrorizantes, belas e até mortais. Características que também descrevem perfeitamente Ryu, seu novo “amigo” -- um vampiro poderoso, deslumbrante e hummm, aiii... muuuito SEXY. Nesse mundo, onde há um goblin advogado, um espírito de árvore maquiador, um súcubo dona de boutique, elfos diabólicos, homens inflamáveis, seres híbridos que se transformam em animais selvagens, nada é presumível. Que dirá um romance ao molho pardo. Mas atenção, nunca, nunca mesmo, esfregue a lâmpada do gênio. Entretanto, alguém está matando meio-humanos como Jane. A pergunta que não quer calar é: os assassinatos são fruto de uma mente doentia ou há um plano macabro para exterminá-los?
Resenha: Garota Tempestade é o primeiro livro da série "O Estranho Mundo de Jane True", e traz a própria Jane como protagonista dessa história do gênero Urban Fantasy, que anda agradando bastante vários leitores. Pra quem não sabe, o gênero traz os seres sobrenaturais e a cidade grande, em vez dos cenários fantásticos, como pano de fundo. Rockabill é a cidade dessa história, e traz locais com nomes peculiares como a boate Pocilga, a lanchonete Chicqueirão entre outros.

Jane é uma moça de 26 anos bem diferente das outras... Toda a cidade a vê com maus olhos devido ao seu passado sombrio... A história da mãe é perturbadora, pois apareceu em Rockabill do nada, e desapareceu igualmente. E pra piorar, Jane ainda é suspeita de ter matado o namorado, Jason, há alguns anos atrás. Esses fatores acabaram por fazer com que praticamente todos da cidade se afastassem dela.
Já que Jane não tem muitas opções, mantém uma rotina: adora nadar na água gelada a noite, e vai trabalhar na livraria Morrer de Ler, que pertence a Grizzie e Tracy, um casal de lésbicas malucas e desbocadas que são o que Jane pode considerar como suas únicas amigas.
Até que um cara aparece morto e a vida de Jane vira de cabeça pra baixo, pois a partir daí, ela começa a descobrir sua verdadeira identidade e tudo o que antes parecia não ter sentido, passa a ter respostas...
Ryu é enviado para investigar essa morte, e através dele, Jane descobre que seres sobrenaturais, como vampiros, íncubos e súcubos, selkies e kelpies, goblins e etc existem e vivem em Rockabill, e que ela inclusive é uma meia humana.
Ela passa a ajudá-lo nessa investigação e acaba se envolvendo com ele de um jeito pra lá de quente, e descobre que ela também corre perigo! Agora, os dois vão tentar descobrir quem é o assassino pra dar fim nessa história.

A narrativa em primeira pessoa é super ágil e envolvente e colabora para nos sentirmos íntimos de Jane. Mesmo sendo fluída e fácil, a escrita da autora, por mais que seja cheia de tiradas hilárias, é mais séria (no sentido de não ser amadora e pobre), e acho que pela forma como todas as questões são tratadas com naturalidade e como se existissem de fato, não se torna cansativa, muito pelo contrário.
Jane é uma garota muito divertida, sensata e engraçada, porém, incompreendida. Acho que por estar tanto tempo encalhada, ela reprimiu sua sexualidade, e agora que surgiu a grande oportunidade, se comporta como um vulcão em erupção. E dá-lhe Ruy pra dar conta de todo esse fogaréu! E cá entre nós, ele não deixa a garota na mão...
Às vezes os pensamentos e o próprio comportamento de Jane pode soar um tanto vulgar para alguns, mas não achei inadequado nem vi isso como um ponto negativo, achei bem normal visto que ela estava há anos e anos na solidão e seca, coitada...

Enfim, a história não gira só em torno de seres fantásticos morando numa cidade peculiar, pois o mistério que envolve a morte do sujeito encontrado por Jane é só a porta de entrada para um mundo cheio de seres fantásticos e incríveis de várias espécies com um toque de romance. Eu só achei que as descrições e explicações do que eles são e fazem, foram, às vezes, um pouco confusas ou enroladas, pois senti que esses detalhes não passaram de resumos, e tive um pouco de dificuldade pra gravar a função de cada um deles (e confesso que de alguns já esqueci e vou acabar tendo que reler qualquer hora pra refrescar minha memória). Isso não impede o entendimento da história, mas acho que seria melhor se todas as espécies apresentadas tivessem mais informações e fossem descritas de forma um pouco mais lenta pra que pudessem ser melhor assimiladas.
Uma coisa que achei muito bacana foram as várias referências, tanto musicais e cinematográficas, quanto literárias, que vão desde Harry Potter a Sade (Smooth Operator)! Amo *-*

O romance, apesar de intenso e muito caliente, não é nada meloso nem aquela coisa de amor eterno a primeira vista... Jane e Ryu estão se conhecendo e aproveitando o momento, especialmente na cama, o que demonstra que é normal e comum que pessoas adultas tenham suas necessidades e extravasam quando acham conveniente e isso não é feio, sujo nem errado. Jane, por ser tão diferente dessas protagonistas tradicionais, por mais faminta por sexo que seja, consegue cativar o leitor por sair desse padrão de menina certinha, delicada, indefesa e apaixonada. Talvez existam meninas por aí que se identifiquem com ela e seus desejos, por mais que sejam secretos... Já Ryu, parece ter sido criado para agradar e arrancar suspiros da mulherada, e por mais que tenha curtido o relacionamento dos dois e a necessidade que ele tem de proteger Jane, soou bem clichê pra mim. Estou meio cansada desses personagens gostosões.

A capa do livro engana... Por ela, parece que a história se trata de um livro infanto juvenil, mas está longe disso. É um livro voltado pro público adulto, tanto pela escrita, pela linguagem quanto pelas cenas hot. Jane explora a sexualidade da forma mais natural possível, e achei muito bacana ela ainda exigir que seu parceiro sempre use preservativo de uma forma que não deixa impressão de que há um tipo de campanha forçada a favor do sexo seguro, mas sim de que Jane tem consciência e preocupação de se cuidar, coisa que todos deviam fazer.

Gostei bastante do cuidado que a editora teve com a revisão e com a diagramação, mas fiquei na dúvida com relação a tradução, pois senti que algumas palavras usadas não fazem parte do vocabulário gringo e foram inseridas ali pra dar um ar mais descolado e abrasileirado no texto, e como não tive acesso ao original em inglês, não tenho como confirmar. As páginas são amareladas, a fonte tem um tamanho que não cansa a vista, e cada início de capítulo tem a ilustração do coração com dentes de vampiro presente na capa.

Pra quem gosta de fantasia, mistério e um romance pra lá de quente, não pode deixar de ler Garota Tempestade!

50 comentários

  1. Ah que perfeito esse livro, Flavinha!
    Jurava pela capa, que era um livro infanto juvenil mesmo, parece.
    Mas fiquei encantada com ele depois dessa sua resenha.
    Precisoo e muito ler. Sinto que ele foi feito pra mim! hahaha

    Vou tentar ler o mais rápido possível!

    Beijokas

    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e de cara achei que era um livro infantil (prevejo livrarias colocando esse livro em estantes infanto juvenil, como vive acontecendo)...
    Gostei da resenha, fiquei bem curiosa, adoro quando vejo um filme/livro que uma personagem gosta das mesmas coisas que eu, fazem referencias a coisas que eu gosto!
    Espero ter a oportunidade de ler esse livro um dia, curti de verdade!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  3. É, pela rua resenha o livro é bem para 'adultos' e essa capa saiu um pouco do contexto, acho que isso é uma parte ruim, veja bem, a capa não é feia, mas com o nome do livro e essa capa qualquer mãe poderia acabar comprando para seu filho 'criança' esse livro sem saber que a obra não é indicada aos mesmos... Mas se formos levar para o lado de que hj em dias as 'crianças' sempre bem mais que os adultos sobre sexos, drogas e outras dessas coisas...

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  4. Fico em dúvida, uma capa juvenil e o assunto tem cenas quentes? Confuso, no mínimo. Mas sim, eu leria o livro, ele me chamou muito a atenção.

    Beijos.
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. A.M.E.I a resenha, Flavia!
    Quero ler esse livro urgentemente!
    Tem tudo que eu gosto e com uma abordagem adulta e divertida e acho que vou amar!
    A capa engana à primeira vista, mas gostei dela também.
    Assim que puder vou comprar o livro. :)

    Beijos.

    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Flavia! Eu achei que a linguagem foi bem vulgar as vezes. Eu achei Jane bem imatura para uma mulher de 26 anos. Quantos aos seres fantásticos muitos e confusoc, e como você já esqueci da maior parte. Mas quero muito ler a continuação,depois daquele final, muita coisa boa irá acontecer.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. esse livro está e deixado mega curiosa
    espero ler ele esse ano.
    gostei da sua resenha, e vi gente falando da linguagem meio tensa (vulgar), mas isso não me incomoda sabe.

    ResponderExcluir
  8. Morro de vontade de ler este livro, espero ganhar alguma promo dele! A capa é linda e como você disse: ela engana!!
    Ótima resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Eu não achei a parte do sexo muito natural não, Flavia. :( Sei lá, eu acho que a autora explorou demais uma parte só para dizer que o livro é NA e não YA, sabe? Uma coisa bem forçada. :/
    Mas a capa realmente engana. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. A capa engana completamente, sempre pensei que se tratasse de uma história infantojuvenil, mas depois que li as primeiras resenhas percebi que estava totalmente equivocada.
    O problema é que eu não gosto de personagens imaturas, então não sei se o lerei. Quem sabe um dia. :)
    Excelente, Flavia!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que bacana. Eu vi algumas resenhas dele, mas a sua foi a melhor, e me deu ainda mais vontade de ler.
    Meu único medo é de não gostar das cenas hot, por ainda não estar familiarizado com essas cenas (leio muita fantasia, e são poucas as que retratam essas cenas), contudo eu quero muito ler.

    Parabéns Flávia XD
    Bjss!

    ResponderExcluir
  12. Essa capa realmente engana, e muito! Aparenta um infanto-juvenil, mesmo, quando vi pela primeira vez também achei que fosse. Pais, familiares e outras pessoas podem correr o risco de comprá-lo para uma 'criança' sem saber de seu conteúdo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei do livro também ^^
    Sobre a descrição dos personagens, acho que elas ficaram um pouco "fora do contexto", como se a autora não quisesse perder tempo inserindo informações conforme surgiam, mas colocando tudo em um diálogo. O ser surgia, aí o Ryu começava a falar (e falar e falar e falar).

    Gostei das cenas hot também =) Só achei a Jane imatura pra idade, mas, felizmente, ela não é chata e talz.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Flavia!

    Caramba! Eu nunca pensei que este livro fosse sério! Como você falou, pensei que era livro para criança! Gentémmmm!

    Achei hilário seu comentário sobre o vampiro! rs

    "E cá entre nós, ele não deixa a garota na mão..."

    Vai para a minha lista de leitura! ainda bem que você fez essa resenha porque tudo que eu li nela estava totalmente fora de questão olhando essa capa infantil!

    Abraços

    Gláucia

    eassimestaescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie Flavia.
    Já li algumas resenhas desse livro e a cada vez me interesso mais por esse livro.
    A história parece ser interessante.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Jéssica
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. A capa engana mesmo...
    Gostei da sua resenha, me fez querer ler o livro já reneguei ele por causa de outras resenhas, porém não sei iria gostar, mas para saber só lendo né?!
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Essa capa passa a imagem muito errada do livro, eles deveriam trocar. Se eu não lesse sua resenha, apenas visse o livro na livraria, acharia que é um livro infantil e passaria direto.
    Nunca li nada de Urban Fantasy e nem sei se gostaria muito, mas por causa da sua resenha fiquei bem curiosa para ler esse livro.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  18. Oie,
    estou doida para ler esse livro, esta todo mundo falando bem dele e esta em quase todos os blogs que acompanho.
    Parabens pela resenha :)

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  19. Quando vi a capa desse livro pela primeira vez, pensei: "Poxa, que legal, a Valentina vai mesmo investir em infanto juvenis"
    E não, nada disso. Morri de rir a primeira vez que li uma resenha: 26 anos, de bem com sua sexualidade e toda hora a palavra libido. A capa engana muito, mesmo que a menina (mulher, no caso :P) esteja com os seis cobertos pelos cabelos - o que devia já passar a imagem de algo mais adulto - dá a impressão que é só um infanto. u.u Quero ler, mas vou esperar baixar um pouco o preço *o*

    Gislaine Alves
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  20. Cada vez eu fico com mais vontade de ler, você falando que tem referencia a HP já faz eu gostar ainda mais dele!

    ResponderExcluir
  21. Oi Flávia!

    Sei que é errado dizer,mas quis o livro desde que vi a capa e graças a Deus a história parece ser boa.Só que a capa tb engana um pouco né,ninguém imaginaria que encontraria um 'ROMANCE PRA LÁ DE QUENTE" nele.

    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  22. Através de outras resenha eu já tinha ficado curiosa por este livro, mas com seu post Flá eu fiquei muito mais ainda!! rsrs ... achei legal a forma como vc detalhou as características da personagem, até então eu estava com aquela imagem de que era uma adulta com comportamento de adolescente. Mas da forma como vc explicou a coisa começou a fazer mais sentido. Nem imaginava que livro era assim meio hot! Quero ler *-*

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Esse livro parece bem legal. Quando eu vi a capa pela primeira vez pensei que era infantil, me enganei :)

    ResponderExcluir
  24. Oi, esse livro esta sendo muito divulgado, mas não consegui me interessar totalmente sabe? Eu nao sei exatamente o porque,mas não quero ler tão cedo, quem sabe se surgir uma oportunidade eu leia né?
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Flavia :D
    Eu estou interessada nesse livro, e pela sua resenha, pode esclarecer alguns fatos sobre ele. Mais ainda não é uma prioridade, quem sabe no futuro..
    Beijos!
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. No começo achei que era mais infantil com todos esses seres míticos e essa capa, depois você me diz que é HOT!! :O
    Só espero que nenhum pai dê esse livro aí para as crianças achando que é só uma historinha uahsuashuas
    Então, essa narrativa não me chama muito a atenção agora, mas quem sabe... vai que eu ganho uma das zilhares de promoções que eu tô participando que o incluem, né?
    bjs, Ju - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  27. Olá!!! Esse livro parece super legal, eu não tinha lido nenhuma resenha sobre ele e gostei bastante!
    Só pelo fato de não ser meloso já me conquistou. Gosto muito de fantasia e mistério e espero ler esse livro em breve!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  28. Engraçado que eu tb não consegui me encantar muito por Ryu e adoro personagens assim. Mas no caso dele, faltou algo.
    No mais, eu adorei esse livro, estou super ansiosa pra ler a continuação!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  29. Entrou para a lista de desejados já! Livros HOT é comigo mesmo!!! Hehehe
    Espero ganhar a promo...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  30. Bom se tem vampiros(estou dentro),agora se tem cenas hilarias e hots.Ai é pedir para ler este livro urgentemente(hahahahaha).
    Já li muitas resenhas sobre este livro,mas ate agora não consegui achar uma que chegasse a essa.Esta muito boa sua resenha(serio!).Vc detalhou tudo nos mínimos detalhes e sem soltar spoillers.
    Realmente quando olhei para a capa(ainda em divulgação pela editora),achei que seria um conto juvenil.Porem depois de ler resenhas que falam que ele nada tem de juvenil.Me peguei imaginando o porque então desta capa.Mesmo assim a capa não deixa a desejar,achei ela bem fofa.
    Pronto agora preciso urgentemente ler este livro e tudo por causa de sua resenha(hahahahaha).

    Parabéns pela resenha!!!!!!!!!!!

    Beijokas Ana Zuky

    sanguecomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Acho que a Editora errou na hora de escolher a capa, pois pra mim esse livro era um conto juvenil, mas deixando isso de lado, ameeii sua resenha me fez se interessar pelo livro. Parabéns :)

    ResponderExcluir
  32. "Pra quem gosta de fantasia, mistério e um romance pra lá de quente, não pode deixar de ler Garota Tempestade!"
    Eu não posso deixar de ler então hahaha
    Adorei a resenha, Flavia.
    Já tinha visto o livro por aí, mas nunca tinha me interessado em saber qual a história.
    Beijinhos!
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Não primeira vez que vi esse livro, eu não fiquei interessada,mas depois de ler várias resenhas positivas sobre esse livro, ele acabou me interessando!!

    ResponderExcluir
  34. À primeira vista dá pra passar batido por esse livro, tendo em vista sua capa, justamente pelo motivo apresentado nesta resenha...... Contudo, o título do livro me chamou a atenção, e acabei lendo sua sinopse, e, a partir daí, tenho lido várias resenhas. Achei a trama bem instigante, e o gênero literário é um de meus prediletos, assim, estou louca para ler o livro..... Outros pontos de que gostei é o fato de esse livro ser voltado ao público adulto, a presença de vários personagens sobrenaturais e a trama em si, cheia de mistério e assassinato.

    ResponderExcluir
  35. Gostei dos pontos que você ressaltou na resenha, Fla.
    Ótimo não ser aquele livro que tem um romance artificial demais, e que tudo acontece de supetão. A capa engana mesmo rsrsrs mas ja vi resenhas que falam sobre a sexualidade imposta, mas só a sua ressaltou o uso do preservativo. Ótima (:
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Muitas pessoas me falaram que esse livro é ruim e tal, até que eu fui pesquisar na internet e descobri mais sobre ele a acabei gostando e to maluca para ler ele...

    ResponderExcluir
  37. Estou com muita vontade de ler esse livro.
    A primeira coisa que me chamou a atenção nele foi a capa, que gostei bastante, mas realmente me deu a ideia de algo juvenil mesmo.
    Depois que li a resenha, vi que não tinha nada a ver essa ideia, mas a curiosidade aumentou. Gosto do tema, gostei que não é meloso e estou curiosa com a história.

    ResponderExcluir
  38. Adorei o que vi desse livro até agora. É bem boa essa história e estou doida pra ler. E se levar pela capa eu nem olhava duas vezes pois pensaria que era de criança. Quando saiu a capa pensei que fosse, mas a sinopse já dava uma ideia. Caramba, preciso!

    ResponderExcluir
  39. Adorei
    agora mais ainda que eu quero ler

    ResponderExcluir
  40. Sou fã de fantasia, mistério e um pouco de romance. Confesso que eu achava que o livro seria mais ''juvenil'', mas agora que li sua resenha e vi que ele é hot, estou curiosa para lê-lo e ver o que acho.

    ResponderExcluir
  41. Não conheço o livro Flávia mas fiquei bastante interessada em ler o livro depois que li sua resenha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  42. Ah, sim. Esse livro deve realmente ser muito bom!
    Eu amo histórias quem tem romance envolvido mas que não seja o ponto central da história.
    Também nunca tinha lido um livro assim, e fiquei muitíssimo curiosa em relação a ele. Amei a primeira resenha (a sua) :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  43. Por isso que não devemos julgar o livro pela capa, eu jurava que era um livro infantil quando o vi UAHSUAHSA. Mas agora lendo a resenha, fiquei louca para ler. É muito dificil eu ler livros assim, cheio de mistérios, e vampirescos...mas eu gostei da resenha, e fiquei curiosa em lê-lo.

    ResponderExcluir
  44. esse livro parece ser muito bom pelo que já falaram, e confesso que quando eu vi a capa achava que era um livro infantil mas me enganei
    quero muito ler

    ResponderExcluir
  45. Parabéns pela resenha!
    Achei a sinopse bem interessante! Adoro histórias sobrenaturais com um pouco de mistério! =)
    Por causa da capa, realmente achava que era um YA.

    ResponderExcluir
  46. Oi Flavia!!

    Já tinha lido outras resenhas desse livro e ficado curiosa pra ler, mas a sua resenha me deixou com muito mais vontade, vc contou coisas que nao tinham ficado claras pra mim rs, e que fazem toda a diferença!

    Adoro livros sobrenaturais e tenho sentido falta de livros mais "adultos" sobre isso. Mas eles podiam ter feito uma capa diferente neh?!
    Duvido nada ver uma criança ganhando esse livro rs

    Bjooo

    ResponderExcluir
  47. Oi Flavia,

    Adorei a sua resenha e me surpreendi com o livro. Logo quando vi a capa de "Garota tempestade" achei que se tratasse de uma livro de fantasia infantil, mas o fato de ser uma fantasia urbana com um enredo mais adulto me deixou ainda mais interessada em lê-lo.
    Também gostei da variedade de seres sobrenaturais, sempre fico curiosa pra saber como o(a) autor(a) vai desenvolver o mito de cada um, ou se vai fazer uma salada só, rsrs.
    Mal posso esperar pra ler "Garota tempestade", já está na milha lista de desejados.

    beijos.
    ^-^
    http;//vagandoentreestantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. A estória parece meio sinistra, não só a estória como a capa também do meu ponto de vista, mas o livro parece ser interessante. Quero ler! Ainda mais sabendo que as resenhas são positivas^^

    ResponderExcluir
  49. E como a capa engana viu! Não sabia que era um livro assim caliente! E não conhecia essa denominação Urban Fantasy. Vivendo e Aprendendo! Bom saber que a história é agil e em primeira pessoa. Voltando a capa, eu adorei, mas pensei que fosse história mais juvenil mesmo! Bom saber que a história é legal!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  50. Eu sou louca para ler esse livro, adoro o enredo sobrenatural, ainda mais que ele é um pouco picante.
    Apesar de muita gente não gostar dessa capa, eu adorei ;D
    beijos

    ResponderExcluir