18 de março de 2013

Um Motim no Tempo - James Dashner

Lido em: Março de 2013
Título: Um Motim no Tempo - Infinity Ring - Livro 1
Autor: James Dashner
Editora: Seguinte
Gênero: Fantasia/Infanto Juvenil
Ano: 2013
Páginas: 248
Nota
Sinopse: Quando os melhores amigos Dak Smyth e Sera Froste descobrem o segredo da viagem no tempo - um dispositivo portátil conhecido como Anel do Infinito -, eles acabam envolvidos numa guerra secreta que existe há muitos séculos e decidirá o futuro da humanidade. Recrutados pelos Guardiões da História, uma sociedade secreta que existe desde Aristóteles, as crianças descobrem que a história havia saído desastrosamente de seu curso natural. Agora, Dak, Sera e Riq, o jovem guardião em treinamento, devem voltar no tempo para corrigir as Grandes Fraturas - e, no caminho, ainda salvar os pais de Dak. A primeira parada é na Espanha de 1492, quando um navegador chamado Cristóvão Colombo está prestes a ser lançado ao mar, durante um motim terrível.

Resenha: A história de "Um Motim no Tempo" se passa em um mundo parecido com o nosso, onde a organização "SQ" é a lei absoluta e quer ter controle sobre todos e, visando o poder, modificou vários acontecimentos na História fazendo com que eventos que deveriam ter acontecido, não existissem, o que gerou as Grandes Fraturas na História. E como consequência disso, as pessoas ainda sofrem de reminiscência, pois sentem falta de algo que não viveram ou não tiveram, o que significa que, em algum momento, a História sofreu alguma alteração.

Dak Smith e Sera Froste são dois prodígios. Dak sabe tudo História e não perde a oportunidade de falar sobre o assunto, já Sera é apaixonada por Física Quântica e Química. Os dois são amigos e sempre estão juntos. Os pais de Dak são inventores e desenvolvem um dispositivo capaz de fazê-los voltar no tempo, o chamado Anel do Infinito. Mas algo não sai como planejado em uma das viagens, os pais de Dak acabam sendo capturados. Dak e Sera se unem aos "Guardiões da História", responsáveis por fazer essas correções, e têm como aliado Riq, um guardião em treinamento e que fala 16 idiomas, e além de terem que resgatar os pais do garoto, ainda tem como missão consertar as Grandes Fraturas... E a Fratura em questão, é impedir que Cristóvão Colombo seja jogado ao mar durante a viagem nas caravelas rumo ao novo mundo, pois isso fez com que a América tenha sido descoberta pelos irmãos Amâncio (who?)...

Quando li a sinopse do livro, fiquei bem curiosa, pois além de ser fã de histórias infanto juvenis, principalmente essas fantásticas, ainda sou fã de História.
O tema "viagem no tempo" pode ser batido, mas a forma como a história foi apresentada e contada, é super bacana e gostosa de acompanhar. Por ser o primeiro volume (de 7) a história é mais introdutória. Os personagens principais e a viagem ao tempo, seus perigos e as consequências caso algo seja modificado, são apresentados para que possamos ficar por dentro de como as coisas funcionam.
A narrativa é bem ágil e combina muito bem com toda a ação e aventura que o trio passa para poder consertar a tal Fratura, mas mesmo tendo ficado super envolvida com a história e a narrativa viciante, senti falta de maiores detalhes do cenário e maiores explicações sobre a "SQ", mas entendi que, talvez, isso venha nos próximos volumes, em que a história vai ser mais aprofundada e tudo mais, pois o final desse livro só faz com que quem tenha curtido a história fique maluco querendo saber o que vai acontecer com os meninos, então, não considero a questão da falta de explicações um ponto negativo, considerando que é o livro 1.
Pode parecer bem forçado crianças super inteligentes como Dak e Sera adentrarem esse mundo e passarem a fazer essas viagens, sendo responsáveis pela salvação da História e do mundo, mesmo que existam adultos que poderiam ter feito isso. A própria Sera conseguiu finalizar a criação do Anel do Infinito, coisa que os nem pais de Dak, que criaram o dispositivo, não tinham conseguido ainda... As crianças sabem de tudo e dão um jeito pra tudo, sempre com humor, mesmo que estejam em perigo, e deixam vários nerds pra trás no quesito lógica, mas acho válido que os protagonistas tenham essas características para se tornarem únicos e tenham sido os escolhidos para fazer parte da aventura, visando o público alvo do livro. Existem outros personagens de outras histórias por aí muito inteligentes, até mais que os professores, e agradaram bastante...
É um livro infanto juvenil, mas que vai agradar leitores de todas as idades, visto que, além de ter uma narrativa super leve e fácil, o que torna o livro ser lido em questão de poucas horas, nos leva pra outras culturas e fatos históricos através das viagens no tempo.
Pra quem gosta do gênero, é leitura obrigatória!


Resenha recomendada:
Um Motim no Tempo - por Tati/Leitora Viciada

17 comentários

  1. Eu fiquei curiosa para lê-lo, parece leve e mesmo assim cool.

    ResponderExcluir
  2. Eu também li a prova e gostei bastante, só achei que poderia ter ainda umas 200 páginas de tão gostosa que foi a leitura. Sei que tb ficou muita coisa sem explicação que espero que sejam explicadas nos próximos volumes os quais já estou muiiiiiiiiiito ansiosa.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  3. Oi Flavia!
    Eu não achei tão forçado a parte das crianças não, acredita? Pra mim tudo fluiu direitinho.
    Eu poderia ler mais e mais. <3 O que me empolga é que a série é bem grande. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. o livro parece ser bem legal pra ler em uma tarde :) gostei da resenha
    poxa queria ler a prova ;w;
    ultimamente ando lendo umas resenhas e estou ficando bem curiosa acerca desse livro *-*

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente adorei o livro, na verdade (usando as palavras da flavia) adoro História, então é claro que eu ia me interessar por um livro como esse!

    Adorei a resenha, ficou ótima XD
    Bjss!

    ResponderExcluir
  6. Eu QUASE consegui pegar a prova do livro com a editora, mas quando respondi eles já tinham enviado todas!!! :/
    Eu adoro viagens no tempo. O último que li a respeito foi Tempest, e gostei bastante. Já viagens no tempo inseridas num meio mais juvenil assim, nunca li! Espero ter a oportunidade de ler logo, até porque estará no catálogo da Seguinte, e poderei pedir!!! Hahaha
    Só não curto o fato de a série ser narrada por autores diferentes...
    Beijos, Fla!

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Achei o sinopse bem interessante, porque gosto de livros que abordam o tema viagem no tempo. A sua resenha está ótima, parabéns!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    nossa o livro nem lançou e vc já esta resenhando!!

    gostei, parece ser bem interessante!!!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Flavia!

    Quero muito ler esse livro e pelos mesmos motivos que você. Haha =)
    A série deve ser incrível, e eu gosto bastante dessa temática.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Para um livro ganhar 5 estrelas é pq, de fato, é maravilhoso mesmo!!! Hahaha. quero ler pelos mesmos motivos que vc!
    beijos
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Flavinha, você parece ter curtido bem a leitura.
    Geralmente esse tipo de livro não me atrai muito.
    Mas eu até que daria uma chance a esse, já que também gosto de historia.
    Gostei muito da resenha.

    Beijokas
    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Quando vi a sinopse, fiquei curiosa em ler também. E, como sempre, sua resenha me fez ter certeza de querer ler esse livro!
    Amo história e infanto-juvenil (dã, eu tenho 12 anos) e esse é bem o tipo
    de leitura minha =)

    Kisses,
    Hannah Mila - http://meu-mundo-hm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Flavia! Eu curti muito o livro e achei uma pena ser tão curtinho. Não achei a super inteligência das crianças forçada, vi como parte do universo que o autor criou, mas percebi que não foi só você que achou isso. Eu não vejo a hora de ler os outros. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Flávia!

    Adorei seu resenha, parece ser um bom livro. Fiquei ansiosa para conferir ele logo!

    Beijos, Kamila

    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Flávia,

    Eu adoro histórias de viagem no tempo e fiquei supercuriosa quando vi a capa e li a sinopse de "Um motim no tempo". Agora com a sua resenha fiquei ainda mais interessada em lê-lo. Também gosto muito de infanto-juvenis, então este livro parece uma combinação perfeita. Já está a lista de desejados no Skoob.

    beijos
    ^-^
    http://vagandoentreestantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Achei a história divertida, a aventura é muito animada! Gostei bastante. E sempre me perguntava "Amâncio o quê???" AHAHAHA

    ResponderExcluir
  17. Achei a história legal. Aventura é sempre um prato cheio! Apesar de não gostar muitoo do gênero, acho que iria ler de boa.

    ResponderExcluir