23 de março de 2013

Clube da Insônia - Tico Santa Cruz

Lido em: Março de 2013
Título: Clube da Insônia
Autor: Tico Santa Cruz
Editora: Belas Letras
Gênero: Contos/Poesia/Crônicas/Literatura Nacional
Ano: 2012
Páginas: 104
Nota:
Sinopse: Na noite, a fúria e a paixão se encontram. O submundo emerge às ruas, evocando gente esquecida que não tem vez nem voz e perambula pela cidade em busca de luz. A noite também é a casa da diversão sem hipocrisia, da embriaguez, da luxúria, das angústias e das reflexões de quem não consegue adormecer antes de a loucura se recolher novamente aos seus abrigos diurnos. De olhos bem abertos, o músico Tico Santa Cruz, líder da banda Detonautas Roque Clube, leva o leitor a um mergulho na escuridão para compartilhar seus medos e seu inconformismo, em textos viscerais que pulsam do início ao fim, madrugada adentro, até o sol nascer.
Resenha: Clube da Insônia é um livro com textos escritos em noites em que o autor, cantor e compositor, não conseguia dormir, momentos em que todas as nossas ideias mais afiadas vêm a tona, e colocava no papel todos os seus pensamentos acerca de ideias, reflexões e suas críticas à sociedade hipócrita em que vivemos. O livro é dividido em duas partes: a primeira traz textos mais pessoais, em que o autor, que assim como na música é sempre muito sincero e direto, fala sobre situações e experiências próprias até se tornar quem é nos dias de hoje. Já a segunda parte, traz textos sobre a opinião dele sobre a sociedade, os problemas do mundo, a política, o poder negativo da midia e etc... E nessa segunda parte é que realmente podemos perceber que muita coisa do que ele pensa e resolve expor, seja em forma de texto ou seja em forma de música, é a mais pura verdade e que muitos deveriam prestar atenção para refletir sobre o que está a nossa volta. Não sou fã de carteirinha da banda porque meu estilo musical é outro, mas, de vez em quando, paro pra ouvir no talo pois curto as músicas justamente pelas letras, que têm algo a falar de útil e que nos toca se pararmos pra prestar atenção. Tenho uma grande admiração pelo Tico, e enquanto lia Clube da Insônia, pude sentir uma nota de melodia em todos os textos, que inclusive dariam músicas muitos bacanas também!
Tico escreve muito bem e ele consegue expor uma ideia ou pensamento complexo, e até polêmico, em poucas palavras, e isso tornou a leitura rápida e fluída, sem enrolação.
A capa é incrível e super adequada. Uma criatura sentada, pensando, refletindo, sem se preocupar com sua aparência que é um misto de anjo e demônio. A revisão é impecável e a diagramação é fantástica, páginas brancas e pretas, se alternando a cada texto, e ilustrações cheias de significados e expressões.
Os textos carregam tanta personalidade do autor, que chega a ser possível não só ler, mas também ouvir a voz do Tico e acreditar que alguns dos textos são letras de alguma música composta por ele. É impossível ler Clube da Insônia e tentar separar o autor do cantor, pois independente do que o cara faz da vida, tem seus próprios valores e pensamentos, e conserva uma personalidade só...
Recomendo a leitura pra quem gosta de refletir sobre os problemas do mundo, pra quem tem um olhar mais crítico sobre os problemas sociais ou simplesmente pra quem quer conhecer um pouquinho mais da forma de pensar incrível de Tico.

14 comentários

  1. Eu acabei de ler o outro livro do Tico e ele segue a mesma linha de repartição dos capítulos. Achei bacana "O clube da insônia" se focar não só naquilo que é subjetivo, mas colocar pra fora a crítica.
    Também gosto dessa capa, é bem interessante ^^
    A diagramação ao que parece é tão detalhada quanto a do livro "Tesão".

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Gosto bastante das idéias do Tico, por isso acho que gostaria de ler um livro dele. Fiquei bastante interessada! ;)

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Gostei da resenha
    Fiquei com vontade de ler o livro
    Nunca li nada do autor...
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tenho isso com alguns artistas também: não gosto da música, mas adoro a poesia. Rap, por exemplo, tem um viés bem político, mas o ritmo não me agrada...
    Enfim, a diagramçaõ desse livro é sensacional!

    ResponderExcluir
  5. Incrível como as pessoas podem nos surpreender. Não imaginava que sua obra fosse carregada de emoção, como pude perceber enquanto lia a resenha, e pra ser sincero, bateu aquela curiosidade de saber mais sobre estes textos reflexivos e também polêmicos.

    A resenha sempre maravilhosa XD
    Bjss!

    ResponderExcluir
  6. Acho que meu mal fazendo direito e ouvindo muito sobre a sociedade é que no meu tempo de folga acabo não querendo ler livro assim, por isso que não achei muito interessante para mim claro.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite amiga
    Entrando na internet procurando sugestões de um bom livro, encontrei no seu espaço varias e de qualidades, por isso além de pegar uma dessas sugestões para eu ler, estou seguindo seu blog para poder sempre me informar sobre um bom livro para se ler

    Abraços,
    Trocyn Bão - Thiago

    ResponderExcluir
  8. Não acredito q vc ja leu! To com vontade de ler desde que vi as propagandas na fan page do Skoob. Não curto o Tico como cantor, mas tenho a maior curiosidade de ler o que ele escreveu.

    ResponderExcluir
  9. Oi Flavinha, nunca li nada dele.
    Mas achei bem interessante a resenha.
    Quero ler e ver se me afino as escritas dele.

    Beijoos

    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  10. Olá Flávia,
    Adorei a resenha, não li Clube da Insônia, tenho vontade, pois recentemente li Tesão do mesmo autore gostei bastante, apesar de não curtir essa onda erótica que tem por aí, mas achei diferente por ser uma visão erótica narrativa e com uma aurea útopica, você não sabe o diferenciar o que é sonho da realidade. Muito bom.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  11. nossa eu nao consigo gostar nada que envolva o escritor...por isso acho que não leria o livro D:

    ResponderExcluir
  12. A resenha esta muito boa
    Mas não é do tipo de livro que me chama atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Flavia! Não é meu estilo de livro, mas pelo que vi é um livro de conteúdo bem rico, então para quem gosta deve ser uma ótima opção. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Flavia, tudo bem?
    Confesso não ser nem quem é o tal do Tico, hehe, totalmente alienada, será? Achei o nome muito criativo, a capa é bonita, mas não sei se ficaria interessada nos textos, afinal, acredito que para são mais para serem lidos para os fãs do autor entenderem melhor os pensamentos dele né?
    Mas quem sabe um dia...
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir