24 de março de 2013

Dica esperta #1: Organize o visual do seu blog


Hey, gente!
Sei que tinha prometido essa postagem há uns dias atras, mas só deu pra organizar o post hoje! Ufa! Correria, correria!
As dicas de hoje, como o título diz, são pra deixar seu blog organizado visualmente. Ninguém merece entrar num blog poluído, cheio de perequetês inúteis, feios, despadronizados e com elementos nada a ver. Um blog é uma coisa meio pessoal, e querendo ou não, a personalidade do dono dele acaba sendo refletida alí. Um blog desorganizado, dá impressão de que o dono é desleixado e despreocupado com os leitores dele.

Dica 1: Combinação de cores e elementos

A escolha dos elementos e das cores do blog devem fazer jus ao nome e ao estilo que ele segue. Existem cores quentes, como vermelho, laranja, amarelo e etc, que são estimulantes e dão a sensação de alegria, excitação e dinamismo. Mas também há cores frias, como azul e verde, que passam calma, tranquilidade e serenidade. Se você resolveu criar um blog com o nome "Livros em Chamas" por exemplo, não tem nada a ver colocar ele todo azul com flores e passarinhos voando, pois o nome lembra fogo e o fogo e os elementos relacionados a ele são quentes e intensos, logo, as cores adequadas são as cores quentes...
Pra quem tem curiosidade ou quer entender melhor, existem muitos sites que explicam a teoria das cores, harmonia e tudo mais, então não vou me aprofundar nesses temas.
Caso tenha duvidas sobre harmonia das cores, existe um site bem bacana que disponibiliza diversos tipos de combinações, o Color Combos. Ele inclusive já dá o código decimal da cor em questão pra facilitar na hora de aplicar no blog.

Dica 2: Disposição das imagens

As colunas do template do blog tem limites de altura e largura, e nada pior do que uma imagem dentro da área de postagem, ou na lateral, que ultrapassa esse limite. Gente, não tem coisa mais desleixada do que isso.


Geralmente quando a imagem é adicionada pelo próprio gadget, é possível marcar a opção para que ela fique ajustada automaticamente, mas e quando ela está no meio do html?
Nesse caso, você tem duas opções. Arranjar um editor de imagem e ajustar a imagem pra que fique menor, ou incluir no codigo html um comando para que ela fique ajustada:



Lembrando que altura e largura são medidas em pixels, e geralmente as colunas laterais medem cerca de 300px, mas pode ser mais, ou menos, claro. Para confirmar e deixar a imagem sempre menor do que a largura, é só entrar nas configurações do blog e em Modelo - Personalizar, conferir o tamanho na opção "Ajustar larguras":


Dica 3: Banner rotativo

Muitas parcerias + muitos banners + pouco espaço = Gadget para banners rotativos.
Não é dificil achar e configurar o código html para banners que ficam rolando, pra cima ou pra baixo, pra esquerda ou pra direita, igualzinho aqueles créditos no final de um filme na lateral do seu blog. Se os banners forem poucos, tudo bem, porém, tem gente com 300 parcerias que simplesmente coloca TODOS os banners do mundo na rolagem. Oi? Quem em sã consciência vai ficar alí, com um balde de pipoca, perdendo 2hrs da vida assistindo todos aqueles banners passar? Pode ser prático por causa do espaço, mas chega a ser uma falta de respeito com os leitores e até com o parceiro que tá no meio daquela rolagem eterna... Não façam isso, por favor...

Dica 4 - Publicidade no blog

Propagandinhas podem dar uma graninha extra, mas dependendo do anúncio e da localização dele, o visual do blog fica todo estragado. Se não tiver jeito e for mesmo necessário incluir essa publicidade, é melhor dar preferência pra colocá-la na lateral do blog, como um gadget, ou em forma de slide. Colocar publicidade logo abaixo do cabeçalho, principalmente se for uma imagem estática e de um tamanho que não acompanha a largura do post e da lateral, não fica legal... Olha "eça coiza orroroza":


E pensa bem... se uma já fica feia, imagina se forem muitas e de tamanhos diferentes ainda... #xorei. Anúncios distribuídos de qualquer jeito, em qualquer lugar, além de deixar o visual pesado, dispersa o foco o leitor.
Quando esses anúncios ficam reunidos em um slide, no rodapé do blog, ou até mesmo num gadget de rolagem (desde que sejam poucos), fica muito mais organizado e menos poluído.
Existem alguns blogs com dicas para layouts que trazem tutoriais muito bons de como inserir esses slides, que na minha humilde opinião, são a melhor forma de anunciar qualquer coisa. É só dar uma pesquisada no Google.

Dica 5 - Cabeçalho bagunçado

Harmonia é a palavra chave. O cabeçalho é a identidade, a porta de entrada do blog, é a primeira coisa que os leitores irão ver quando acessarem, por isso, deve ser algo que seja agradável e cause impacto e que faça com que quem visitou, se lembre dele depois a partir dos elementos presentes alí. A fonte deve ter impacto e combinar com o resto dos elementos. A(s) imagem(ns) também devem ser harmoniosas e combinarem entre si, terem traços iguais ou parecidos e não darem a impressão de bagunça e falta de senso. Imagens aleatórias, sem edição e dispostas de qualquer jeito não faz com que o leitor se concentre nem associe um elemento ao seu blog. Imagina a cena: "Ah, vc que é a dona daquele 'Blog Teste', da corujinha, do biscoito de estrela, do rolo de filme, das balas, da câmera, daquela zona sem fim, né?"
Trocar o layout e alguns elementos não tem problema, pois é bom mudar de vez em quando e deixar as coisas mais modernas ou práticas, mas ficar trocando o logo do blog sempre, faz com que ele perca a identidade.


Um blog bacana pode ser simples, mas se for bem organizado, com cores harmoniosas e elementos bem distribuídos, fica bem mais convidativo e aconchegante pra quem visita.
Por hoje as dicas são essas, pessoal! Caso tenham duvidas ou sugestões para mais dicas, é só deixar nos comentários aqui em baixo mesmo.
Espero que as dicas tenham sido úteis para ajudar aqueles que querem dar um up, uma faxina e uma organizada básica no seu cantinho.

36 comentários

  1. cara nem me fala sahusahu eu vou trocar meu cabeçalho xp eu não sou boa em fazer, mas vou tentar fazer um bem simples xp
    deus me da coisas gente que faz um troço e fica fora com a imagem toda torta vishi é horrivel xp

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse post Flavii!! Nada pior do que um blog desorganizado mesmo! E acho tenso quando são aqueles blogs grandes de ''trocentos e tantos'' seguidores, parceiros e tal.
    Muito legal!
    PS. Em breve quem vai fazer meu lay é tu! Rsrsrrs'
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara nem me fala eu to vendo que quando começar a trabalhar eu vou comprar um lay azul *-* da flavinha

      Excluir
  3. Flavia, adorei as dicas. Muitos blogs e sites deviam saber delas, por que, sem brincadeira, tudo bem publicidade, mas as vezes você abre o site, e junto vem aquela pancada de publicidade uma encima da outra, irrita muito! Acho que é preciso bom senso, muita pesquisa e originalidade.

    Falando em originalidade, adorei os coelhinhos no Cabeçalho. Muito fofos *--*

    ResponderExcluir
  4. Oi Flavia!

    Adorei as dicas! É sempre bom ficar atento ao que pode ser melhorado no blog, e deixar tudo mais organizado e agradável é muito importante. Eu sou péssima em html e tudo que envolva esses códigos, mas sempre me esforço para deixar o meu blog um pouco melhor. Pretendo em breve trocar o layout por um exclusivo, acho que fico muito melhor. :)

    Beijos!

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post! Tem tantos blogs com um bom conteúdo, mas ficam até difícil de ler com tanta ''bagunça'' e a gente não acha nada. Ainda bem que existem blogs como esse para nos ajudar!!! Eu ADORO a combinação de cores e a organização do seu blog! Eu ainda tô no comecinho do meu e sempre dou uma olhada nessas dicas! Começar bem é importante, hahaha!!! Beijoss! http://411dreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post *-* O meu blog é sempre bem chamativo, mas todos os meus leitores sabem que eu sou super extravagante, então combina com a minha personalidade. hahahah! Eu ainda preciso organizar o blog, estou juntando um dim dim para isso =) e com certeza a responsável será você.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Falou TUDO! E mandou um monte de indireta pra alguns outros blogueiros que até comentam aqui!! Hehehe

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas, Flávia!

    Também não gosto de muita informação junta. Fica confuso, poluído.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Gostei das dicas e fico agradecida por seguir algumas delas.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu detesto propagandas enormeees logo que você abre a página de um blog. É chato também ver um cabeçalho com muita informação. Quem não gosta de entrar num blog e ver tudo organizadinho e com um visual limpo ne?

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas!!
    Eu sempre tenho problemas para mexer nas coisas lá do blog, e com essas dicas tudo fica mais fácil.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei, isso vai me ajudar bastante.
    http://outonosdehortela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Como sempre, me escangalhei de rir lendo o post. Sou muito sua fã cara! S2

    Bju

    ResponderExcluir
  14. Oi Oi Flavia.
    Adorei as dicas.
    Simples mais realmente a grande maioria faz uma diferença danada no visual do blog.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu sou um desastre nisso, sempre tenho que contar com alguém. Só isso das imagens que sou mais ou menos de me liga.

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas, é sempre bom ver blogueiras como você dando força aos que estão começando. =) Beijos

    http://www.estantedadebora.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Flávia que post legal, adorei!!!! Parabéns!!!
    Seu blog tá cada dia mais bonito e organizado!!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Flaiva <3
    Você sempre fazendo coisas de utilidade pública. Realmente, tem gente que é a cara da pobreza e estraga um blog com trocentos elementos desnecessários, nem preciso citar nomes. Prezar pela qualidade x simplicidade é algo que acho bem legal de se fazer !
    Adorei a bonequinha fofa com as orelhas de coelho !
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ps: viu como estou gato no meu avatar? KKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  19. Muito bom
    Da uma passadinha lá no meu blog quando puder, se seguir é só avisar que sigo de volta. CLIQUE AQUI NO AMO MODA E MAKE

    ResponderExcluir
  20. Obaa obrigada pelas dicas *-*
    Em breve vamos arrumar algumas coisas no blog =DD
    Adoorei viiw !
    Bjoos
    http://www.livrosechocolate.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Bem, Flavia, acho que estou fazendo tudo certinho então! hehe. Curti bastante as dicas, mas já sabia de várias... Outro site bom para escolher cores é o Colour Lovers, ADORO as paletas de lá!
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo post explicativo e cheio de dicas para quem quer manter seu blog mais harmonioso... tem vezes que visito blogs que mal abrem de tão pesados que estão por conta de aplicativos que não tem nenhuma outra função a não ser "enfeitar" o blog... fora que tem blogueiro que coloca uns 3 do mesmo gadget espalhados pelo layout, não sei por que...

    ResponderExcluir
  23. adorei o post ,bem explicativo.. e com dicas maravilhosas pra o blog..
    adorei o blog tbm
    bju

    http://aieuvivantagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Essa da imagem foi maravilhosa, UHAAUA eu sempre tive dúvidas como essa.
    A próxima dica tu poderia dar de post, como organizar imagem com texto, e essas coisas +_+
    sempre acho que faço igual e sem graça

    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
  25. Muuuuuuuuuito obrigada Flavia!
    Vou ver se reservo um tempinho esse final de semana pra por tudo em ordem porque sou leiga no assunto e vou precisar ler com calma, fazer ao mesmo tempo e ainda ficar fuçando a internet pra achar coisas legais como os banner rotativos HSUSAHUSH

    Obrigada pela dica!
    Beijos

    http://thetheatredesvampires.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Nossa, amei as dicas
    Acho que meu blog não esta precisando tanto,
    pois eu tento deixar o maximo arrumado
    Mas é sempre bom prestar atenção nessas coisas

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Flávia, tudo bem?
    Gostei e muito da suas dicas. Na verdade tento manter o meu blog o mais clean possível, e na versão atual esse foi o meu maior objetivo, até mesmo pra deixar a leitura do blog mais funcional.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  28. Flá,
    Achei incrível sua iniciativa em explicar estes itens, parabéns!!!
    Ainda me acho uma anta completa e não ousaria testar no meu blog... vou abrir um blog teste e aplicar para ver se dá certo e depois coloco no blog...

    Beijos
    Chrys
    Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  29. Legal Flá... Já entrei em alguns blogs que até gostei do conteúdo, mas acabei deixando um pouco de lado por ser muito cansativo visualmente. Eu tento pensar nisso quando mexo no layout do meu =)

    Bjinhos
    Delírios Lúcidos

    ResponderExcluir
  30. "Quem em sã consciência vai ficar alí, com um balde de pipoca, perdendo 2hrs da vida assistindo todos aqueles banners passar?" HAHHAHAHAHHAHAHHAHAHHAHAHAHHAHA

    Eeeeeeeeeeeras, eu penso a mesma coisa (e o pior que eu fico, pois eu sempre quero saber das parcerias dos blogs).

    Ótimo post.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  31. Muito boas as suas dicas, Flavia.
    Fiz umas mudanças no meu blog agora. Ainda não está do jeito que eu gostaria, mas devagarinho eu vou chegando lá. :)

    Beijos. =**

    http://navirj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Adorei as dicas! Eu acho que meu blog está um pouco bagunçado, mas não por causa de imagens ultrapassando a largura e tal, mas por causa das cores excesso de coisas. Estou pensando em uma maneira de organizar tudo, e quando eu puder, comprar um layout seu rsrsrs

    ResponderExcluir
  33. Tem muita gente que precisa ler esse post! Sério.

    ResponderExcluir
  34. Muito bom esse post, gostei bastante e ótimas dicas. Vou dar uma olhada lá no meu usando suas dicas!

    ResponderExcluir