2 de novembro de 2016

Novidades de Novembro - Planeta de Livros

Tentativas de Fazer Algo da Vida - Hendrik Groen

Olhar terno e hilário sobre a terceira idade, romance virou best-seller internacional sem revelar nome do autor. Hendrik Groen pode ser velho, mas nem de longe está morto – e não planeja ser enterrado tão cedo. Seus passeios estão ficando mais curtos porque as pernas já não dão conta, as visitas ao médico se tornaram mais frequentes do que gostaria. É nesse momento da vida que se pergunta se não há nada mais a fazer além de tomar chá fraco e cuidar de flores. Quando o novo ano começa, ele toma uma decisão: escreverá todos os dias um diário, contando os altos e baixos de sua rotina num asilo em Amsterdã. O resultado é um olhar terno e hilário sobre a terceira idade, mas é também um devastador retrato de uma parcela da população esquecida pela família e pela sociedade.

A República da Propina - Márlon Reis

Um dos criadores da lei da ficha limpa, o juiz Márlon Reis trabalhou por quase duas décadas no interior do país acompanhando processos eleitorais. Também leu mais de mil sentenças da Justiça Eleitoral, além de estudos internacionais. Essa imersão em histórias de compras de voto e outras fraudes originou este romance que, nas palavras do autor, “não é bem uma ficção; é uma trama baseada num realismo nada fantástico”. O narrador é Cacá Furtado, assessor do deputado federal Cândido Peçanha – que, por sua vez, protagonizou o best-seller O nobre deputado, publicado por Reis em 2014. Em A república da propina, Cacá relata histórias inspiradas em casos reais, como o do prefeito eleito que mandou capangas retirarem a caixa d’água de uma eleitora ao descobrir que ela votara em outro candidato – e se tornou o primeiro político do país a perder um mandato em virtude da compra de um único voto. Ao longo dos anos, Cacá descobre sua vocação: escrutinar almas em busca de favorecimentos. Seja o velho Jonas, disposto a fazer campanha em troca de remédio para impotência, seja o candidato Dinho do Filé, massacrado nas urnas depois de se recusar a presentear sua comunidade, todos fazem Cacá perceber que a dignidade sempre está à venda. É tudo uma questão de saber o preço de cada um.

Em Busca de Catia - Catia Fonseca e Ricardo Sil

Nesta ficção inspirada em fatos reais, escrita a quatro mãos com o dramaturgo Ricardo Sil, a apresentadora do programa Mulheres, Catia Fonseca, conta sua própria história a partir da separação depois de um casamento de 27 anos, dos percalços da nova vida de solteira à reinvenção profissional, com direito à descoberta de um novo – ou antigo – amor. Personagens reais, como o atual marido de Catia, o diretor Rodrigo Riccó, e imaginários, como a terapeuta B. Tany e a aspirante a chef de cozinha Rayanne, se misturam numa trama que envolve os bastidores da TV, receitas de família e muito humor, além de uma mensagem de inspiração para mulheres que querem recomeçar. A trama começa numa viagem logo após a separação. Quando reavalia o passado, Catia tem consciência de que a vida foi boa: uma carreira de sucesso como apresentadora de TV, dois filhos independentes que começam a deslanchar em suas profissões. Foi no intervalo entre a saída de cada um deles de casa que começou a pensar mais em si e no tanto de vida a desbravar. Com a sensação de que muitas mulheres, ao passar dos quarenta anos, desistem de ir em busca da felicidade, decide se reencontrar. Não sabe para onde o destino vai levá-la, mas quer estar atenta a cada possibilidade.

Entrando no Clima - Maju Coutinho

Antes um tema deixado em segundo plano, a previsão do tempo na televisão ganhou espaço e prestígio com a apresentadora Maria Júlia Coutinho. Carismática, divertida e didática, a Maju, como é chamada pelos colegas e pelo público, logo virou uma das estrelas do Jornal Nacional. Inventando termos como “chuvisca” ou explicando as ações do menino danado (El Niño) e da menina levada (La Niña), ela mostrou que é possível e interessante conhecer sobre meteorologia. Com a ajuda de especialistas, a jornalista desvenda neste livro conceitos que já foram incorporados pelos telespectadores, como atmosfera, pressão e efeito estufa. Ilustrações, fotos e gráficos ajudam na compreensão, enriquecida ainda com trechos de música e ditos da sabedoria popular sobre o “deus tempo”.

Colecionadores de Histórias - Rogério Feltrin

Com sucessos como este que a banda Rosa de Saron vem, há mais de duas décadas, mudando a vida das pessoas que ouvem suas letras e melodias. Durante esta trajetória, eles receberam – e ainda recebem – milhares de histórias de fãs e ouvintes que tomaram decisões importantes, reverteram um momento de adversidade da vida e até mesmo desistiram do suicídio ao ouvirem as impactantes músicas do grupo. Rogério Feltrin, um dos fundadores e baixista da banda, conta neste livro várias destas histórias de maneira emocionante. Além disso, faz uma reflexão e tira um ensinamento de cada uma delas, aplicando-o ao nosso cotidiano. Prepare-se para momentos de alegria, drama, inspiração e muita emoção em Colecionadores de histórias.


Expert em Vinhos em 24 Horas - Jancis Robinson

Autora de várias “bíblias” sobre o tema, Jancis Robinson explica de forma didática e prática como escolher um bom vinho. Sugere maneiras de fazer uma degustação com os amigos – afinal, a melhor maneira de curtir uma bela garrafa é na companhia de quem se gosta. Jancis dá 10 dicas para escolher a garrafa certa, quanto deve-se pagar por cada uma e como combinar vinho e comida. A edição brasileira inclui um posfácio do sommier do Grupo Fasano, Manoel Beato, que conta a história do vinho no Brasil e aponta os melhores exemplares nacionais.



Nenhum comentário

Postar um comentário