24 de março de 2015

The Pointless Book: Um livro sem noção - Alfie Deyes

Lido em: Março de 2015
Título: The Pointless Book: Um livro sem noção
Autor: Alfie Deyes
Editora: Verus
Gênero: Interativo/Criatividade
Ano: 2015
Páginas: 288
Nota:
Sinopse: Complementado por um app gratuito, este é um livro sem noção, cheio de diversão e desafios: assar um bolo na caneca; criar uma cápsula do tempo; fazer desenhos insanos; escrever um diário sobre uma semana da sua vida; aprender origami etc. Totalmente ilustrado e com uma série de jogos, atividades e brincadeiras, Alfie desafia você a completar seu diário e a não fazer praticamente nada com orgulho.

Resenha: The Pointless Book é um livro interativo voltado ao público mais adulto criado pelo youtuber Alfie Deyes, do canal PointlessBlog (entre outros) e publicado pelo selo Verus, do Grupo Editorial Record.
Seguindo a moda dos livros interativos, The Pointless Book é todo ilustrado e sua proposta é dar ao leitor várias atividades, brincadeiras e joguinhos com intenção de divertir, como descrever nosso dia com uma palavra, recortar e montar um dado para jogar, escrever um elogio numa página e dar a um amigo, terminar desenhos, resolver anagramas ou charadas malucas, virar a página com o nariz e até guardar flores dentro do livro, ou seja, não fazer nada de realmente útil mas ainda assim ter orgulho disso.


Eu não conhecia o canal (em inglês, claro) e nem o autor, mas me interessei pela proposta do livro visto que se trata de um livro criativo do estilo "faça-você-mesmo" e acho um barato (por mais que me doa o coração ter que rabiscar ou destruir páginas de um livro).
Mesmo que o livro funcione como um complemento pro canal onde o autor desafia seus seguidores a completar as tarefas do seu livro de inutilidades, é algo totalmente independente e você não tem que acompanhar o canal de Alfie pra isso.
O livro ainda acompanha um aplicativo gratuito que pode ser baixado pelo Itunes ou Google Play. No começo tive um pouco de dificuldades pois não achei que o aplicativo fosse tão intuitivo como parece, além de ter achado um pouco pesado. Ao escanear a foto indicada, um vídeo do próprio autor aparece onde ele dá as boas vindas ao leitor. Ao que parece, a ideia do app é causar a proximidade nessa interação entre autor x leitor ao completar o livro, além de ser possível ter acesso a atividades extras que podem ser salvas, impressas e completadas por fora do livro.


Confesso que algumas atividades soaram meio bobas se levarmos em consideração que é algo voltado para jovens adultos, como o "tênis de cabeça" onde o leitor é orientado a olhar pra esquerda e depois para a direita (?), mas ao se tratar de um livro com propósito de divertir, acho válido.
Se você procura por um livro pra rabiscar, escrever, destruir e que foge da proposta da literatura/leitura, super indico!

"Você está segurando um livro que não vai mudar a sua vida, não vai te deixar mais inteligente, nem vai trazer a pessoa amada em três dias, mas não importa.
Pelo menos dá pra fazer bolinhas de papel."


3 comentários

  1. Esse livro acaba de chegar aqui em casa e espero passar o fim de semana me divertindo com ele. Também tenho dó de rabiscar, rasgar, entre outras coisas que esses livros interativos se propõem a fazer, mas vou tentar...

    ResponderExcluir
  2. Ainda não adquiri nenhum livro no estilo DIY, confesso que estou querendo muito e esse ai me chamou a atenção! Parece ser divertido e mesmo que algumas coisas sejam bobas, vale a brincadeira né?!

    http://colecionando-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que legal, não sabia que existia um livro interativo voltado ao público mais adulto,, super curti a ideia. ^^

    ResponderExcluir