19 de outubro de 2014

60 dicas para um lar feliz e transformador - Julio Sampaio

Lido em: Outubro de 2014
Título: 60 dicas para um lar feliz e transformador
Autor: Julio Sampaio
Editora: Ponto Vital
Gênero: Autoajuda
Ano: 2014
Páginas: 116
Nota
Sinopse: Podemos mudar o mundo a partir do nosso lar? A felicidade é objetivo de cada um de nós, independente de nossas crenças e desejos. Pode-se dizer que um mundo feliz seria o desejo da própria humanidade. No entanto, este mundo não poderá será criado de cima para baixo, por uma organização internacional, por exemplo. Ele deverá ser construído pela formação de lares felizes, nos seus diversos formatos possíveis. Como construir um lar feliz e que contribua para a transformação do mundo ao seu redor? Como cuidar da relação entre o casal? Qual a importância dos detalhes? Como manter acesa a chama e fazer do dia a dia um aliado na permanente renovação do relacionamento? E como lidar com os filhos? E os desafios financeiros e profissionais? Quais as principais ameaças à construção de um lar feliz e como se defender delas? Como agir nos momentos de separação?
Com o alerta de que não se tratam de verdades absolutas e baseadas, principalmente, em sua própria experiência, o autor apresenta pequenas dicas para o dia a dia. Elas podem fazer diferença para você e para outras famílias ao seu redor.

Resenha: 60 dicas para um lar feliz e transformador é um livro de autoajuda escrito pelo autor, que se baseou em sua própria experiência, Julio Sampaio, e publicado pela Editora Ponto Vital.
Depois de um breve resumo sobre sua vida, ele apresenta o termo LFT (Lar Feliz e Transformador), mostrando que se posto em prática, é possível gerar mais felicidade nas pessoas a nossa volta e, como consequência, transformamos o mundo.
É um livro que aborda crenças, baseado no cotidiano, no aprendizado pessoal e na vivência com outrem, oferecendo dicas para as mais diversas situações que as famílias podem passar, se é que não já passaram. O autor acredita que o objetivo maior de todos é atingir a felicidade e manter a casa em harmonia de forma que todo lar pode ser um LFT, e se não é, trabalhar para que se transforme em um.

É um livro bem curto e escrito em primeira pessoa onde o autor "conversa" com o leitor, contando sua história, seus pontos de vista, mostra no quê acredita, se baseia em filosofia e cada capítulo vem em forma de uma situação diferente seguido por uma dica do que é possível fazer para remediar ou evitar maiores conflitos, envolvendo mudanças de comportamento e aceitação, desde o início até o fim de um relacionamento (seja por separação ou até pela morte do ente querido).

Mas sendo bem sincera com relação ao que absorvi de tudo, apesar de ser um livro de fácil entendimento e com pensamentos verdadeiros e que condizem com o que deveria ser a realidade com intuito de vivermos melhor, são dicas que as pessoas, no fundo, já até devem saber ou ter um pouco de noção, porém não colocam em prática ou talvez não queiram assumir que precisam de um impulso, seja por comodismo, por falta de reciprocidade, por orgulho, ou qualquer outro motivo que não a faça correr atrás da mudança pra melhor. No livro fica claro que a mudança deve partir de nós mesmos, sem que fiquemos tentando mudar o outro ou esperando a mudança alheia, mas pra isso, a pessoa tem que querer e, acredito que no contexto, precise conviver com pessoas que também estejam dispostas a ceder e mudar em prol da paz em família e na busca pelo LFT.

É uma boa leitura para abrir os olhos de quem está no comodismo e precisa de dicas para começar sua busca pela transformação de sua casa, seu lar e sua felicidade.


Nenhum comentário

Postar um comentário