21 de março de 2016

Vamos Juntas? - Babi Souza

Título: Vamos Juntas? - O guia da sororidade para todas
Autora: Babi Souza
Editora: Galera Record
Gênero: Não ficção/Nacional
Ano: 2016
Páginas: 144
Nota
Onde Comprar: Saraiva | Submarino | Americanas
Sinopse: Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas?
Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado.
Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.

Resenha: Quantas vezes uma mulher já teve medo de andar sozinha na rua por correr o risco de ser assediada, assaltada ou até mesmo violentada? O caminho de ida e volta pra casa, para o trabalho, escola ou faculdade pode ser pior do que parece já que, infelizmente, faz parte da realidade feminina que elas ainda sejam alvos da intromissiva e abusiva abordagem masculina. E por passar por uma situação dessas, a jornalista Babi Souza refletiu sobre a questão da insegurança que, nós mulheres, sentimos diante de situações assim e criou o movimento Vamos Juntas? que, apesar de simples, pode fazer toda a diferença num trajeto a ser percorrido: Se você estiver andando sozinha durante a noite ou numa rua deserta, olhe em volta. Pode ter uma mulher indo na mesma direção e com os mesmos receios que você, então por que não irem juntas?
A ideia ganhou espaço no Facebook e a repercussão foi enorme. Em pouco tempo a página ganhou centenas de milhares de curtidas, comentários e compartilhamentos, mulheres de todas as idades e de todos os lugares do Brasil aderiram e propagaram a ideia e várias delas passaram a relatar muito do que já vivenciaram em experiências que tiveram, tanto as boas quanto as más.


O mais legal do movimento é que, através dele, muitas mulheres tiveram voz, deixaram a insegurança de lado e resolveram enfrentar seus medos e até mesmo seus assediadores. Encontraram uma na outra uma irmã a quem se abrigar, alguém a quem apoiar e dar um ombro amigo, independente das circunstâncias, sem julgamento e só com o intuito de fazer o bem a quem é exatamente como nós. Uma aliança baseada na sororidade visando o bem estar de todas.
O livro não toca somente no ponto do movimento, mas também na importância do feminismo e do empoderamento feminino, mostrando que muitas mulheres, por não saberem o real significado desses termos, ainda não vestiram a camisa a ponto de lutarem pela igualdade de gênero. Logo, o livro desconstrói conceitos mal interpretados de forma leve, direta e quase didática.


E pensem numa diagramação fofa! O projeto gráfico do livro é a coisa mais gracinha, com cores marcantes, tipografia descolada, ilustrações lindas em forma de pictogramas que combinam com a proposta do livro, cards recortáveis com mensagens inspiradoras e um formato que funciona como um verdadeiro guia, com a história do movimento, a história da sororidade, estatísticas e dados históricos sobre os feitos de mulheres notáveis, relatos verídicos das seguidoras da fanpage e até uma análise sobre a rivalidade entre mulheres (que jamais deveria existir).

Vamos Juntas? é um livro, acima de tudo, necessário, afinal, se o tempo passa e os homens ainda continuam insistindo em se comportar dessa forma, sem indícios de que vão mudar e sem nos respeitar como iguais, que a mudança parta de nós, da nossa união e dessa coisa linda chamada sororidade, que vem crescendo a cada dia mais. Juntas nós podemos quebrar barreiras, ultrapassar limites e mudar o mundo!


3 comentários

  1. Eu acompanho a página faz tempo e estou louca por esse livro!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  2. Oi! Adorei a resenha <3 O livro parece bem interessante,especialmente por se tratar de feminismo.
    Beijos!

    http://nomundodaka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Interessantíssimo! Não conhecia o projeto, mas com certeza vou me informar melhor e adquirir o livro o mais rápido possível.

    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir