20 de março de 2016

Os Segredos Matemáticos dos Simpsons - Simon Singh

Título: Os Segredos Matemáticos dos Simpsons
Autor: Simon Singh
Editora: Record
Gênero: Não Ficção
Ano: 2016
Páginas: 280
Nota
Onde Comprar: Saraiva | Submarino | Americanas
Sinopse: Um livro que oferece um vislumbre completamente novo de um dos programas de maior sucesso da história da televisão.
Você pode ter assistido a centenas de episódios de Os Simpsons (e de seu primo, Futurama) sem nunca ter se dado conta das referências sutis à matemática brilhantemente incorporadas em muitas tramas – de equações famosas aos teoremas e conjecturas mais modernos. Ao relembrar episódios memoráveis da série, Simon Singh revela que por trás dessas referências estão a genialidade e o senso de humor sem igual dos roteiristas, muitos deles com formação acadêmica avançada em matemática.
Os segredos matemáticos dos Simpsons mergulha em histórias que exploram diversos conceitos matemáticos, apresentando imagens dos episódios, diagramas e testes.

Resenha: Os Segredos Matemáticos dos Simpsons, escrito pelo autor britânico Simon Singh e publicado no Brasil pela Editora Record, faz uma abordagem bastante inovadora acerca da série de animação Os Simpsons. Simon é um grande divulgador da ciência e da matemática e neste livro ele visa descomplicar e esclarecer que nada que aparece nas cenas não são por mero acaso.

Criada por Matt Groening, Os Simpsons consiste numa paródia que satiriza a cultura, a sociedade, o estilo de vida da classe média americana e vários aspectos relacionados à condição humana através de uma família completamente disfuncional composta por Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie.

O que poucos sabem é que, no sentido literal da coisa, seus roteiristas são geniais. Muitos deles possuem doutorado em Matemática, Física e Ciência da Computação e os episódios, além de muito engraçados, são cheios de referências engenhosas e super inteligentes.

Em Os Simpsons e seus Segredos Matemáticos, o autor frisa que embora a matemática ainda desperte a rejeição da maioria, principalmente aqueles que gostam de cultura pop, ela é mais do que um simples elemento: Faz parte da vida e não pode simplesmente ser ignorada.
A leitura é fácil e agradável, tem muito bom humor incorporado nos textos e nos títulos dos capítulos, mas não é exatamente fluída devido a alguns termos técnicos e exemplos do que podemos encontrar nos episódios mencionados. O autor faz definições de fórmulas, cálculos e teoremas de forma a facilitar a compreensão do leitor sem que o texto tenha aquele teor de aula chata e desinteressante. Inicialmente a impressão é que tais explicações iriam confundir nossas ideias, mas ao utilizar os exemplos encontrados no seriado, as coisas acabam fluindo melhor e acabam sendo bem legais.


A partir da página 185 o foco passa a ser o seriado animado Futurama, dos mesmos criadores de Os Simpsons, e, utilizando do ambiente futurista, a inserção da matemática ganhou um toque especial e mais avançado devido ao universo ser mais voltado ao público nerd e geek.

A capa tem as cores características do desenho, azul e amarela, com fórmulas e gráficos curiosos e que ilustram bem o conteúdo da obra. A diagramação é bem caprichada e há fotos, testes, piadas, imagens do seriado e ilustrações de várias fórmulas que apareceram em algum episódio que sempre é mencionado e explicado para que se entenda o contexto. Os nomes dos episódios, por ora, são mencionados, porém, apesar do ano, senti falta da informação sobre a temporada a qual pertencem para facilitar a procura.

Não espere muito profundidade na abordagem. Ela é feita de uma forma simplista e bem didática para que qualquer um possa ter acesso e compreender (desde que tenha paciência e leia sabendo a quê o livro se destina), mas acho que, para que o livro seja bem aproveitado, o leitor deve, no mínimo, ser fã da série ou gostar bastante de matemática para dar prosseguimento a leitura. Não curto matemática mas sou muito fã de Os Simpsons, então ler este livro me trouxe uma enorme nostalgia acerca de episódios antigos e dos quais não me atentei para os detalhes onde a matemática, a física e a própria ciência estavam embutidas.

No mais, aos fãs da série, é uma leitura super válida para que se possa assistir aos episódios sob um olhar mais atento e curioso. Dessa forma, compreendemos que por mais que a família Simpson seja cômica e hilária, assim como o elenco dos demais personagens, há mais profundidade nas situações que eles vivenciam do que imaginamos.



Nenhum comentário

Postar um comentário