21 de junho de 2014

EntreMundos - Neil Gaiman e Michael Reaves

Lido em: Junho de 2014
Título: EntreMundos - EntreMundos #1
Autores: Neil Gaiman e Michael Reaves
Editora: Jovens Leitores/Rocco
Tradutora: Viviane Diniz
Gênero: Fantasia/Sci-fi/Juvenil
Ano: 2014
Páginas: 248
Nota
Sinopse: Joey Harker não é um herói.
Na verdade, ele é o tipo de cara que se perde até na própria casa. Mas, um dia, Joey fica realmente perdido. Ele caminha direto de seu mundo para outra dimensão.
A caminhada entre os mundos acaba tornando Joey um prisioneiro dos exércitos da magia e da ciência, ambos determinados a usar seu poder de viajar entre as dimensões para dominar outros mundos. A única coisa que pode impedir que isso aconteça é o exército de Joeys, todos de diferentes dimensões, e todos determinados a salvar universos;
Agora Joey deve escolher: voltar à vida que ele conhecia ou se reunir à batalha até o fim.

Resenha: EntreMundos é o primeiro volume da série EntreMundos escrita por Neil Gaiman e Michael Reaves e lançado pela Rocco no Brasil.
Joey Harker é um garoto que vive se perdendo por aí, seja na rua ou dentro de sua própria casa. Até que um dia, durante um exercício de localização da escola em que a classe foi dividida em pequenos grupos que foram espalhados pela cidade a fim de conseguirem voltar para o ponto principal, Joey, em companhia de dois amigos, acha que tem certeza de onde está e qual caminho deve seguir, e começa a "Andar". E enquanto Anda, uma névoa se forma e ele se vê na mesma cidade, porém, algo está bem diferente... A começar pelos seus amigos que não estão alí mais... Joey volta para casa, mas lá não parece ser a mesma casa que ele conhecia... Nem seus pais o reconhecem! Parece que Joey está num mundo onde ele nem mesmo existe! Assustado, ele foge, é capturado e acaba descobrindo que pode caminhar entre mundos semelhantes. Mas como isso é possível? Há uma teoria que diz que quando uma decisão bastante séria é tomada, o mundo se divide nesse ponto abrindo caminhos para outras dimensões que correspondem a decisão tomada e a outras decisões possíveis, e Joey, sendo um "Andarilho" tem a habilidade de "Andar", o que significa que ele pode seguir pelo caminho e Andar entre mundos. E por essa premissa a história se desenrola, pois a partir da habilidade de Joey e a importância que ela tem, outras pessoas poderosas têm um grande interesse nela, afinal, viajando entre dimensões seria possível conquistar outros territórios, e Joey decide estudar e aprender mais sobre isso. Ele aprende que há uma divisão entre magia e ciência e que cada planeta aprofunda seu interesse em um deles e que para cada dimensão que ele visita, encontra um Joey correspondente, assim como amigos ou vilões, cada um com seus interesses próprios na questão da conquista ou da defesa de seu ideal.

Optei pela leitura desse livro por causa do autor. Neil Gaiman é o cara e consegue construir histórias fantásticas, independente do público a que se destina, que prendem o leitor do início ao fim e sempre deixam uma mensagem nas entrelinhas, e talvez por outro autor estar na co-autoria de EntreMundos e o estilo da escrita não lembrar em nada Neil, não senti que a história, apesar de muito bacana, prendeu tanto quanto imaginei que prenderia.
A começar por Joey que me soou um tanto superficial, ainda mais por tomar decisões grandes sem pensar nas consequências. Acho que ele também poderia passar mais sufoco pra sair dos problemas em que se mete, pois tudo parece ser fácil demais pra quem acabou de descobrir tudo aquilo de repente. Senti falta de uma explicação para a falta que uma vida, aparentemente normal e boa, deixada pra trás faz. Pra mim faltou mais aprofundamento nessas questões de desapego para parecer mais real.
O que curti bastante foi mesmo a ideia das dimensões, principalmente os caminhos abertos pela divisão a partir da decisão (o que me fez pensar que sempre temos um leque de escolhas e decisões a serem tomadas na vida para vários assuntos), de mundos divididos pela feitiçaria e pela razão e pela ação presente. Lembra bastante o universo geek/nerd e sci-fi, e há várias situações exageradas que exigem uma mente bem aberta do leitor.
Numa história do tipo, obviamente não poderiam faltar vilões, e aqui eles fazem parte do Império Hex ou Binário. Eles precisam de Andarilhos para abastecer seus navios para suas viagens inter-dimensionais e Joey e seus amigos precisam tomar bastante cuidado com eles.
A história é narrada em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Joey, é bastante fluída, irreverente e tem bastante humor.
A capa é muito bacana e ilustra bem a ideia dos caminhos a serem percorridos para chegar a outro lugar.
O livro é voltado para o público juvenil, mas pode agradar leitores de todas as idades, pois a história é interessante e os personagens são agradáveis e bem construídos de forma geral..
O segundo volume já foi lançado lá fora, "The Silver Dream" e fiquei curiosa pra continuar acompanhando as aventuras de Joey.

8 comentários

  1. Olá!
    Não sabia do lançamento desse livro, parece ser muito legal!
    E Neil Gaiman parece ter um estoque infinito de histórias incríveis rs
    Já coloquei na minha lista pra ler!
    Beijos
    http://addictionforbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Me interessei pelo livro, pois amo livros juvenis e livros que falam sobre outros mundos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei, tenho muito vontade de ler algo do Neil Gaiman mas nunca li, esse é mais um livro que não conhecia e gostei logo de cara, gosto desse tipo de história que retratem universos alternativos! Curioso!

    ResponderExcluir
  4. cara a ideia das dimensões é bem legal, mas não sei se gostei do joey, sei lá achei ele esquisito pelo pouco que vc disse!
    bom a capa não me agradou muito, mas acho que a leitura pode ser legal pra passar o tempo!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um pouco de receio de histórias muito fantasiosas, nesse estilo, mas pelo que você disse, esse autor é muito bom, e pode ser que eu curta!
    Valeu pela dica


    http://iniciodeconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi,

    não gostei da capa, mas sua resenha me convenceu a dar uma chance para o livro. A trama parece ser mesmo muito boa, imagina estar andando e, de repente, perceber que está em outra dimensão?! Eu adoro essa coisa de dimensões, de diferentes mundos de alguma forma interligados. Já ouvi falar muito de Neil Gaiman, e morro de vontade de ler algo dele, tenho certeza que a fama não é em vão.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu curto bastante o gênero e sempre me surpreendo com ótimas leituras.
    Mas este realmente não me chamou tanto a atenção..
    Se tivesse oportunidade leria sim.... mas no momento não compraria.

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muito muito ler o próximo livro! Tomara que não demorem mais sete anos pra lançar aqui no Brasil :/
    http://goo.gl/XEeyqT

    ResponderExcluir