26 de junho de 2014

Iniciada - Amanda Hocking

Lido em: Junho de 2014
Título: Iniciada - Trylle - Livro 3
Autora: Amanda Hocking
Editora: Rocco  
Tradutora: Priscila Catão
Gênero: Fantasia/YA/Sobrenatural
Ano: 2014
Páginas: 336
Nota
Sinopse: Depois de descobrir sua verdadeira origem e ser levada para o mundo mágico de Trylle em Trocada e de se deparar com uma rival que a faz questionar qual é realmente o seu lugar em Dividida, os dois primeiros livros da série, agora a jovem precisa fazer a escolha certa para salvar o reino de Trylle, do qual ela se tornou rainha. Mas será que seu coração está pronto para esta decisão?

Resenha: Essa resenha tem spoilers do livro anterior!
Iniciada é o terceiro volume da trilogia Trylle escrita por Amanda Hocking e lançada pela Rocco. A história dá sequência aos acontecimentos dos livros anteriores que contam a descoberta e a posterior ingressão de Wendy ao mundo dos Trolls depois de ter vivido como uma humana comum por 17 anos sem saber que era uma princesa. Em Forening, a cidade onde vive a comunidade trylle, ela fica dividida entre os dois mundos e agora chegou a hora de Wendy decidir sobre seu futuro.
O casamento arranjado de Wendy com Tove se aproxima e os Vittra estão vindo com tudo para que a guerra possa ser travada e eles tomarem Forening. Como Wendy irá herdar o trono, ela passa a participar de reuniões e também a tomar decisões em benefício do reino para que se salvem dos ataques que estão por vir. E são essas escolhas feitas por Wendy que irão salvar, ou destruir, os Trylle de uma vez por todas...

A história num geral gira em torno de Wendy preocupada em tomar decisões e dar uma de heroína ao mesmo tempo em que lida com um casamento impossível e com seus sentimentos por Finn, o rastreador, e Loki, um Vittra que até então ninguém sabe se está alí pra ajudar por ter mudado de lado ou não. Há também os conflitos com Elora, sua mãe, e com o líder dos Vittra, seu pai, que não mede esforços para atingir seus objetivos e nem se importa com nada nem ninguém a não ser seus próprios interesses.
O que deveria ser um triângulo amoroso não funcionou, pois Finn, apesar de gostar de Wendy, não faz nada pela moça, e isso foi a brecha que "liberou" Wendy para se interessar por Loki, que faz aquele estilo bad boy que todas as autoras do mundo insistem em colocar em algum personagem.
Tove é um dos meus personagens preferidos e acredito que a presença dele na trama é para esfregar na cara da sociedade que se a homossexualidade não fosse vista com tanto preconceito, como se fosse algo errado, mais e mais homossexuais assumiriam essa condição.
Apesar de alguns problemas com a trilogia como um todo, achei que o desfecho foi satisfatório e a história é boa. Remete ao "e todos viveram felizes para sempre". Senti como se a autora tivesse tido uma ideia mas não soube conduzir para que tudo combinasse 100% e fizesse sentido, pois no começo Wendy era bem rebelde e com o passar do tempo mudou até a própria personalidade, então, algumas coisas são esquecidas, outras surgem do além, a batalha no final acontece num piscar de olhos e o confronto que deveria ser "épico" não durou nem um capítulo direito. Não sei se é algo bom ou não, pois não curto batalhas que se prolongam e parecem que não vão ter fim, mas tudo foi muito, muito fácil de se resolver visto que passaram o livro inteiro se preparando e decidindo o que fazer.

Pra quem gosta de histórias leves com elementos sobrenaturais diferentes do que estamos acostumados, recomendo a leitura.

4 comentários

  1. Poxa! Pena que tem spoiler do outro livro, não vou poder ler muito. Mas já ouvi falar muito bem sobre esse livro e ele está na minha lista de "quero ler"!

    ResponderExcluir
  2. Não pude nem ler devida aos spoilers, ainda não li os outros livros da série, porém dei uma lida na sinopse e passei a vista em alguns parágrafos (nunca resisto) e me pareceu bom, interessante!

    ResponderExcluir
  3. eu gosto do estilo de escrita da autora, mas ainda não li nada dessa trilogia. to pensando em dar uma chance no futuro próximo.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Nossa... já está no livro 3 =O
    Misericórdia, tem tantas novas séries por aí, que fica difícil acompanhar todas. Mas essa é uma das que eu quero, espero conseguir comprar os livros em breve.

    ResponderExcluir