10 de junho de 2014

Um Caso Perdido - Colleen Hoover

Lido em: Junho de 2014
Título: Um Caso Perdido - Hopeless - Livro 1
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera
Gênero: NA/Drama
Ano: 2014
Páginas: 384
Nota +16
Sinopse: Às vezes, descobrir a verdade pode te deixar com menos esperança do que acreditar em mentiras...
Em seu último ano de escola, Sky conhece Dean Holder, um rapaz com uma reputação capaz de rivalizar com a dela. Em um único encontro, ele conseguiu amedrontá-la e cativá-la. E algo nele faz com que memórias de seu passado conturbado comecem a voltar, mesmo depois de todo o trabalho que teve para enterrá-las. Mas o misterioso Holder também tem sua parcela de segredos e quando eles são revelados, a vida de Sky muda drasticamente.

Resenha: Um Caso Perdido é o primeiro livro da trilogia Hopeless escrita pela autora Colleen Hoover e lançada no Brasil pela Galera Record. Nele conhecemos Sky Davis, uma garota de 17 anos que mora com Karen, sua mãe adotiva, sempre estudou em casa e nunca teve contato com praticamente nada ligado a tecnologia. Televisão, celular, computador e afins são itens que ela desconhece completamente devido a filosofia de sua mãe e os livros são seu refúgio. Assim como Six, sua melhor amiga, Sky "coleciona" relacionamentos, e todos sempre superficiais, e mesmo que nunca tenha chegado nos finalmentes com nenhum deles, ela nunca se deixa envolver emocionalmente, nunca sentiu que aquele cara da vez é O cara e tudo não passa de uma grande diversão. Prestes a fazer 18 anos, Sky convence a mãe a ir terminar os estudos num colégio, mesmo que ela tenha fama de "puta" por todas as pegações que já teve, como se ela se importasse com isso...
Até que ela conhece Dean Holder, um cara lindo, com covinhas, forte, cheio de personalidade, estilo bad boy e que tem uma tatuagem escrito "Hopelles", e ele sim irá abalar suas estruturas e fazer com que ela saia de sua zona de conforto. Dean é um "caso perdido", e, assim como Sky, também tem uma má fama.
A medida que o tempo passa, Sky e Dean vão se envolvendo e construindo um relacionamento intenso, a química dos dois é simplesmente perfeita e eles se entendem como ninguém. Porém, como nem tudo são flores, Holder acaba causando sensações em Sky que acabam desencadeando lembranças terríveis vindas um passado trágico há muito tempo reprimido, e quando os segredos que ele guardava são revelados, a vida de Sky vira e desvira de cabeça para baixo de forma bombástica.

Narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Sky, Um Caso Perdido é aquele tipo de história que começa num ritmo empolgante fisgando o leitor de tal maneira que é impossível parar.
A trama se passa nos tempos atuais e algumas lembranças de 13 anos atrás, quando Sky ainda era uma garotinha, vêm à tona. Essas lembranças que estavam enterradas há muito tempo são as responsáveis por todo o drama que ela enfrenta em sua vida (e por matar o pobre coitado do leitor de desespero também).

O relacionamento de Sky e Holder é algo que começa aos poucos, e a medida que eles se conhecem melhor, percebem que a má fama que possuem não é nada se comparado ao sentimento intenso e a admiração que eles passam a sentir um pelo outro e posteriormente se torna algo descartável e inútil. O sentimento entre eles é algo tão forte que parece vir de outras vidas.
Onde estão os Holders desse Brasil, pelamorrrrdedeusss!!? Por mais Holders e por menos trastes, obrigada! 
Enfim, a única questão que não engoli muito bem foi o título que podia ter sido mantido no original pelo significado que possui e a maturidade dos personagens. Mesmo que todos eles tenham sido muito bem construídos com todas as suas particularidades, defeitos, qualidades e tudo mais, a forma como encaram e levam a vida foi um pouco exagerada devido aos diálogos que, por mais maravilhosos e profundos que sejam, são complexos e reflexivos demais, principalmente se levarmos em consideração a pouca idade que eles têm/tinham. Tanto que preferi encarar todos eles como se fossem mais velhos. Mas ainda assim foi uma das melhores leituras que já tive, tanto na questão da trama, quanto no envolvimento com a história.
É difícil acompanharmos uma história em que consequências para determinadas atitudes são minuciosamente trabalhadas para se adequar a cada escolha feita, a tempo e a hora, sejam elas certas ou erradas de acordo com a concepção de cada um, e posso dizer que esta foi escrita levando todos os mínimos detalhes (no que diz respeito aos sentimentos) de forma impecável. Tirando a questão da idade x maturidade, tudo está conectado, tudo faz sentido, tudo pode acontecer na vida real, mesmo que seja tão inaceitável e difícil de acreditar...
E vou ter que confessar: este foi um livro que mexeu comigo como nenhum outro fazia há muito, muito tempo... Terminei de ler incrédula e pensando como seria difícil escrever essa resenha pra tentar passar pelo menos uma parcela do que senti e acho que nunca vou conseguir.
Foi impossível não me emocionar, não me revoltar, não sentir vontade de quebrar um filho da puta sacana no meio, e, acima de tudo, foi impossível não sentir falta de um amor que me fizesse sentir segurança, confiança e me desse certeza que estaria ali pra mim e por mim sempre que precisasse, apesar de qualquer obstáculo ou infortúnio que a vida me impusesse, sempre... E eu chorei... chorei... E quando me recompunha, me emocionava com a cena seguinte e chorava outra vez...

Um Caso Perdido, pra mim, é aquele tipo de livro que balança as estruturas, que traz uma história forte, intensa e sombria, porém doce, bonita e delicada o suficiente para torná-la emocionante, perfeita, inesquecível e tão marcante como nenhuma outra foi capaz. A vida segue e, às vezes, só conseguimos nos encontrar quando acreditamos que tudo está perdido...


24 comentários

  1. Se tu diz que é bom, a chance de eu gostar cresce absurdamente. Tô só esperando o meu chegar pra começar a ler, porque amei a escrita da autora em Métrica e só ouço boas críticas a respeito desse. Ok, também não entendi a tradução do título, mas vamo que vamo.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  2. Nossa Flávia, que resenha intensa!
    É a segunda resenha que leio sobre o livro, mas é a mais intensa até agora.
    Fiquei muito ansiosa em ler o livro.
    Abraços e obrigada por me manter em desespero até ter Hopeless comigo.

    ResponderExcluir



  3. Tô curtindo muito seu blog, comecei a ler faz pouco tempo, mas já tem me ajudado muito na construção do meu. O descobri ao procurar no google dicas de como fazer uma boa resenha, e o seu post ensinando isso me ajudou bastante.

    Sobre esse livro, nunca tinha ouvido falar, mas quem sabe após essa resenha tão profunda, que mexeu tanto com você, eu talvez o procure?! hahaha

    Beijos

    http://iniciodeconversa.blogspot.com.br/











    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito ler esse livro e sua resenha me deixou mais animada! Concordo poderiam manter o nome original, porque se não fosse pela sua resenha eu ia achar que a historia falava de um outro assunto. Achava que ela era tipo uma rebelde, por causa desse titulo kkk
    Amei a resenha... me deixou mega curiosa!

    ResponderExcluir
  5. cara eu n dava nada por esse livro, sei lá a sinopse é até interessante, mas não e despertou curiosidade.
    não sei se no momento leria pq ando meio chata com minhas leituras, mas achei interessante e gostei muito da resenha. quem sabe eu de uma conferida futuramente nesse livro.

    ResponderExcluir
  6. Então é isso! Pelo que tenho visto Colleen é um grande sucesso desse ano, pelo menos entre os blogs, praticamente todos tem resenha desse livro. Não li Métrica ainda que também foi bastante falado, mas já estou providenciando Um caso perdido de tanto que falam, quero tirar minhas próprias conclusões sobre tal obra!

    ResponderExcluir
  7. Oi,

    não tinha muita vontade de ler esse livro, mas sua resenha mudou a minha opinião. Os protagonistas não parecem ser muito do tipo que me agrada, mas o romance entre parece ter sido tão bem construído que fiquei com vontade de ler o livro. Também não entendi porque a editora não manteve o título em inglês, ia fazer muito mais sentido. Ótima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ai que lindo, virou favorito =)
    Sabe, estava meio com um pé atrás para ler este livro, ainda mais depois de várias resenhas negativas dos outros livros da autora. Mas este parece ser ótimo mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Já havia lido algumas outras resenhas sobre esse livro, e cada nova que eu leio, a minha vontade de lê-lo aumenta. Li Métrica a pouco tempo e simplesmente AMEI escrita da autora e pelo que li em alguns outros locais, "Hopeless" é ainda melhor. Não vejo a hora de poder embarcar nessa leitura.

    ResponderExcluir
  10. muitoooo interessante ..fiquei com vontade de ler =D

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, com certeza deixa muitos curiosos para ler ;D

    ResponderExcluir
  12. Nossa esse livro parece ser maravilho, bastante emocionante, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  13. Todas as resenhas que tenho lido desse livro me dão uma certa angústia para tê-lo em mãos o mais rapidamente possível, já que todas falam muito bem desse livro. Tenho lido muitos lançamentos que não tem mais profundidade, apenas uma historinha beeemm boba e adolescente. Espero que este seja realmente diferente!

    ResponderExcluir
  14. Curiosissima e louca pra ler esse livro *---*

    ResponderExcluir
  15. Não gosto muito de resenhas, pois quando leio da vontade de ter o livro mas o dinheiro não deixa sabe. Parece ser bem dramático e triste, garotas que moram com a família e ninguém gosta dela e tudo mais, eu gosto de temas assim, por que nós podemos ver o que acontece diariamente com os jovens e adultos, triste.
    A resenha ficou ótima Flávia; Beijos.. ;*
    Thay

    ResponderExcluir
  16. Não sou muito de livros em 1 pessoa, não sei porque, mas depois de ler tantos comentários bons a respeito desse livro e resenhas maravilhosas (incluindo a sua), eu estou louca para ler esse livro! Principalmente porque o nome é impactante, não posso dizer se prefiro ou não o nome original porque obviamente não li rsrsrs. Além disso, livros que abalam estruturas são necessários uma vez ou outra. Quando você precisar de um assim, deveria ler os de Jodi Picoult, eles, para mim, abalam qualquer estrutura.
    Preciso ler Um Caso Perdido antes que o seguinte seja lançado!

    Carol Medeiros
    http://cappuccinowithlove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Flávia!
    Romance já é bom e quando as personagens são bem construídos, fica ainda mais empolgante.
    O que não entrou na minha cabeça é uma adolescente não ter contato nenhum com tecnologia, é coisa totalmente inimaginável a meu ver.
    Boa semana!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Honestamente, o gênero não é dos meus favoritos,
    mas a cada resenha minha curiosidade de conferir o livro aumenta
    e sei que corro o risco de gostar!

    ResponderExcluir
  19. Esse livro parece ser um pouco mais psicológico do que os que geralmente acontece com os livros que tem essa pegada de romance... a autora é sempre bem comentado em todos os livros dela que vejo serem resenhados na blogosfera... um livro que merece a chance de ser lido para termos uma opinião...

    ResponderExcluir
  20. OI meu anjo, tudo bom??? Eu li sse lviro e fiquei encantada com os personagens...a Collen arrassou ao escrever a história...esse livro possui um trama complexa e bem construída.Assim como você não gostei do título,queria que fose mantido o original..até porque por causa desse título e da premissa, tinha pensado que era um livro totalmente diferente..Mas,dei uma chance porque era da Colleen e não me arrependi..Parabéns pela resenha,ficou ótima.bjs e fique com Deus

    ResponderExcluir
  21. Ansiosíssima para ler este livro... quais serão os segredos deles...legal como os dois se completam, apesar de toda má fama... Ansiosa para ver como os dois vão enfrentar seus problemas juntos... seu passado... bjos

    ResponderExcluir
  22. Estou com muita vontade de ler este livro e fiquei mais curiosa ainda após ler sua resenha. Gosto muito de estórias que mexem com o leitor e gostei de saber que esta faz isso. O enredo é ótimo e fiquei com vontade de acompanhar o desenrolar da estória deste casal. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi, Tudo bem?
    Adorei a resenha do livro, estou mega curiosa para ler ele, não li nada da autora ainda, mas só ouvi elogios, pretendo ler Um caso perdido assim que possível.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  24. Ai eu vejo esse livro na Saraiva; leio a sinopse, acho interessante e penso comigo..'vou dar uma olhada no blog da Flávia, pra ver se ela já resenhou ele'..e então me deparo com essa super e empolgante resenha *--*
    Poxaa, agora não tenho a menor dúvida de que posso voltar lá e trazer ele pra casa..afinal, se a Flávia indica, então é mesmo dos bons :D

    Ótima resenha! Parabéns.

    Bjos ^^

    ResponderExcluir